Início / Américas / América do Sul / Brasil / Santa Catarina / Turismo de experiência: Florianópolis como você nunca viu

Turismo de experiência: Florianópolis como você nunca viu

Você conhece Florianópolis??? Bom, faz pouco tempo eu achava que existiam apenas duas respostas: ‘sim’ ou ‘não’! Eu que já vim mais de 20 vezes para Floripa e conheço a grande maioria das melhores praias de Florianópolis, agora sei que a melhor resposta é ‘talvez’.

Confesso que fui pego de surpresa quando recebi o convite do Sebrae de Santa Catarina para experimentar os roteiros do projeto Turismo de Experiência, que visa incentivar e promover os pequenos negócios da região da Grande Florianópolis.

Após dois dias intensos vivenciando boa parte das 16 atividades que fazem parte desta primeira fase do projeto, descobri que Floripa é muito mais do que eu imaginava e existem muitas experiências que se diferenciam do turismo convencional, onde os turistas realmente fazem parte e participam das atividades.

Agora eu sei, Florianópolis tem muito mais a oferecer.

 

Turismo de Experiência – O projeto

A ideia do Turismo de Experiência foge um pouco do padrão é destina-se aos turistas que pretendem vivenciar a fundo a Ilha de Florianópolis, conhecer suas histórias, constumes e aprender mais afundo sobre suas tradições.

A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu. O novo turista deseja ser surpreendido e emocionado.

O objetivo do turismo de experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, como a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, e assim envolver o turista em uma atividade em que ele é o personagem principal.

Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos, costumes e experiências únicas.

Produtos turísticos em São José/SC

Obviamente tive minhas preferências ao fazer cada uma das atividades, mas uma coisa é certa: todas elas foram muito bem planejadas para dar máxima atenção ao turista. Seja um tour gastronômico no centro de Floripa, rafting, mergulho ou qualquer um dos passeios para conhecer a cultura de São José, na região continental de Florianópolis.

 

Turismo de Experiência em Florianópolis
Objetos de barro que fazem parte do folclore local.

A Magia do Barro | O roteiro cultural das Meninas da Terra começa com um visita na Olaria Beira Mar para contar a história dos oleiros, equipamentos e antigas técnicas de barro. Em seguida, um passeio pelo Centro Histórico de São José resgata a cultura e religiosidade dos casarões.

Por fim, a experiência no ateliê das Meninas, uma casa super charmosa com vista para o distrito de São José. Aqui você aprenderá sobre as peças do folclore açoriano, como o boi de mamão, passarinhos e anjos, produzidos em barro e com pintura manual que dão um toque feminino e delicado no acabamento das peças.

Além do prazer de desenvolver uma peça artesanal em barro, as Meninas da Terra oferecem um local extrovertido, acolhedor, de genuína amizade regada a um saboroso café da tarde.

Contato: (0xx48) 3244-6225

 

Turismo na Grande Florianópolis
Objetos da Olaria Beira Mar | Foto: Divulgação.

Oficina Chinelo de Dedo | Nesta oficina o turista é recebido com uma aula sobre a história da Olaria Beira Mar e folclore local, preparando uma peça na Roda de Oleiro, uma experiência sensitiva única. Em seguida inicia o preparo de um instrumento musical, um desafio agradável que requer paciência e persistência.

Durante a experiência é servido um café em louças de barro, produzidas ali mesmo, para saborear uma variedade de produtos locais. A arte da Olaria exige paciência, concentração e dedicação, e na Oficina Chinelo de Dedo os turistas encontram um cantinho lúdico, cheio de histórias, vida e integração entre o antigo e o novo, através da harmonia e do espírito da amizade.

Contato:  (0xx48) 3241-4992

 

Turismo acessível em Florianópolis
Tour acessível em Florianópolis.

História para todos | Promover turismo acessível a pessoas com deficiência como estratégia de inclusão social, por meio de passeios turísticos com a comunicação em libras, pelos principais atrativos da Ilha de Santa Catarina e Centro Histórico de São José.

Objetivos do passeio: consolidar o direito da pessoa com deficiência a atividade turística, proporcionar o acesso ao patrimônio histórico, social, cultural e natural, fomentar melhorias acerca de acessibilidade e mobilidade urbana, consolidar o direito da pessoa com deficiência a atividade turística.

Contato: Floripa FreeTour / (0xx48) 3224-4593

 

O Boi Brasão, na Feira da Freguesia.

Feira da Freguesia | Com a proposta de movimentar o Centro Histórico de São José e resgatar a tradição dos encontros dos moradores na praça, nasceu a Feira da Freguesia. Idealizada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, é aberta ao público e realizada sempre no segundo domingo do mês.

A feira é diversificada, onde os visitantes encontram desde o artesanato tradicional, como louças de barro, até antiguidades e móveis de madeira de demolição. As atrações folclóricas são apresentadas na praça Hercílio Luz, num palco montado, mas também aproveitam o coreto histórico do local.

Contato: (0xx48) 3259-2368

 

Experiências em Santo Amaro da Imperatriz

A cerca de 40 km distante da Ilha de Florianópolis, o município de Santo Amaro da Imperatriz é bastante conhecido por suas estâncias de água termal. Além disso, as opções de aventura também são populares, e agora ganhou algo a mais com o turismo de experiência.

 

Rafting em Florianópolis
Rafting no Rio Cubatão | Foto: Apuama Rafting.

Apuama Rafting | A prática da experiência inicia-se com a confecção de bombas de barro e sementes de árvores nativas que serão arremessadas com um estilingue nas margens do rio para semeadura e reparação da mata ciliar. Durante a oficina o turista recebe uma aula sobre o ecossistema local, flora e fauna visando identificar durante o percurso as árvores nativas. Na beira do rio com os equipamentos, o turista recebe a orientação necessária sobre segurança e procedimentos durante a descida do rio Cubatão Sul.

Essa nova modalidade da Apuama Rafting busca a interação do turista com o meio ambiente, para que ele tenha a aventura de descer uma corredeira, além de conhecer o percurso e a mata nativa que margeia o rio, aprendendo a importância da preservação ambiental.

Contato: (0xx48) 3245-7602

 

Atrações turísticas em Biguacú

Biguacú é a porta de entrada da Grande Florianópolis para quem chega de carro sentido norte-sul, e sinceramente foi onde vivenciei uma das experiências mais enriquecedoras da viagem, conhecendo um pouco sobre a história da Capoeira.

 

Turismo de experiência em Floripa
Capoeira na Escola.

Entre gingas e histórias, a Capoeira | Vivencie a ancestralidade afro-brasileira com uma imersão no Brasil-Colônia. O turista pisará no chão construído por mãos escravas e será conduzido por um Griot (contador de histórias) para conhecer como surgiu a Capoeira, filha de africanos nascida no Brasil, reconhecida em 2014 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Terá a oportunidade de aprender os movimentos básicos e a musicalidade dessa arte que encanta os quatro cantos do mundo, além das manifestações culturais que a acompanham: Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e confecção de Abayomis.

Ao final, o turista poderá saborear uma deliciosa feijoada, o prato nascido nas senzalas. A experiência é proporcionada pela Associação Cultural Capoeira na Escola do Museu Etnográfico Casa dos Açores, localizado no Balneário São Miguel, Biguaçu, comunidade que abrigou uma quantidade expressiva de escravos para atividades rurais e de caça às baleias.

Contato: (0xx48) 9655-4991

 

Turismo de Experiência em Florianópolis

Obviamente Floripa tem o maior número de empresas participando do Turismo de Experiência, afinal é um destino com centenas de atrativos. Como eu disse no início do artigo, mesmo depois de várias visitas, a ilha ainda tem muito a oferecer.

 

Dicas de turismo em Floripa
O início da experiência, na Quitanda do Paladar.

Paladares da 10ª Ilha | Nesta experiência única o turista escolhe frutas e legumes orgânicos, temperos e especiarias na Quitanda do Paladar, escolhe o peixe nas peixarias do Mercado Público e com a cesta repleta de ingredientes vem andando pela Rua Conselheiro Mafra conhecendo as histórias e arquitetura local, até o restaurante Conselheiro do Paladar.

Lá chegando, inicia-se o preparo do prato típico ao som de boa música e regado a uma cachacinha local. Claudia, com sua ajudante D.Marli, prepara o prato de forma descontraída, ensinando como fazer a receita como se estivesse em casa.

Cada turista prepara a sua marmita de barro, envolta em tecido de chita, e segue caminhando com o grupo até o Parque da Luz, onde a refeição é degustada num piquenique, apreciando a vista da ponte Hercílio Luz!

Contato: (0xx48) 3225-6111

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Turismo de experiência em Santa Catarina
Resex Marinha do Pirajubaé.

Um dia inesquecível | A 5 km entre o aeroporto de Florianópolis e o centro, fica um dos maiores patrimônios naturais e culturais da Ilha da Magia: a Resex Marinha do Pirajubaé, primeira reserva de uso sustentável no Sul do Brasil com uma área de cerca de 1.444 hectares de belezas naturais protegidas.

Nesse paraíso ecológico podemos ter uma experiência de barco conduzida por pescadores artesanais e extrativistas, transmitindo etnoconhecimentos, “causos” e contando mais sobre a coleta do famoso molusco que é prato típico de Florianópolis: o berbigão. Esse molusco bivalve tem na sua coleta um trabalho totalmente artesanal, sustento de muitas famílias, onde os homens normalmente realizam a extração e as mulheres o “desconchamento”. Essa experiência ainda reserva outras surpresas, como a apresentação de moluscos nativos com nomes curiosos como a mijadeira, linguaruda e lambreta, além de visita a pequenas formações de areia em meio a baía e a um manguezal quase intocado que permite a observação de aves. No passeio ainda se avista a ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade.

A experiência, além de emocionar com lindas histórias de vida, conta com a participação ativa do visitante, onde ele participa da tarrafada, simula a extração do berbigão, pode ajudar no preparo do peixe e ainda degusta do melhor pirão da cidade, acompanhado de peixe. Quem não quer fazer turismo deslumbrando-se com paisagens exclusivas, provar de uma comida caseira e ainda ajudar uma comunidade?

Contato: Eco Experiências / (0xx48) 9138-0951

 

Tour de experiências em Floripa
Umas das paisagens vistas no tour da Floripa by Bus | Foto: Divulgação.

Tour das Experiências | Passeio interativo de ônibus panorâmico na ilha da magia para apresentação dos atrativos turísticos com música nativa e histórias da cultura local, oferecido pela Floripa by BusVários passeios podem ser realizados interagindo com a cultura local e apreciando a gastronomia e a noite da ilha.

Contato: (0xx48) 3239-8966

 

Experiência gastronômica em Florianópolis
Mesa posta no Jardim do Rancho.

Uma experiência da terra ao prato | No roteiro de um dia, sentidos são aguçados por elementos da natureza. São aromas, sons, sabores e cores proporcionados num passeio sem pressa por um caminho em meio ao verde.

Nessa experiência o turista colhe seus legumes e temperos, direto da terra numa propriedade orgânica, e os prepara no sítio da família, conhecendo suas propriedades medicinais e formas de uso. Tudo se passa na comunidade de Ratones, um recanto de produção agrícola na Ilha de Santa Catarina.

Contato: Jardim do Rancho / (0xx48) 9972-3225

 

Experiências em Floripa
Sala de jogos da Pousada Favareto | Foto: Divulgação

Jogos da Experiência | Numa pousada familiar e aconchegante o turista é convidado para fazer parte de jogos com a família Favareto e amigos.

A família tem por hábito se reunir aos finais de semana, após as refeições e jogar jogos de azar, brincadeiras, carteados, contando histórias típicas que fizeram parte da época em que colonizaram a ilha.

Várias outras opções de jogos e brincadeiras pela ilha são indicadas para os grupos, como boliche, parapente, jogos de praia e muito mais.

Contato: Pousada Favareto / (0xx48) 3369-2003

 

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 
Experiência subaquática com a Água Viva Mergulho.

Experiência de Mergulho | Mergulhar já uma experiência e tanto! Estar em contato com a natureza na sua forma sublime onde os seres vivos não possuem medo do homem, é uma forma mágica de contato.

Nessa experiência, além do mergulho tradicional o turista recebe uma aula no fundo do mar sobre as espécies que tem contato, conhece os vários tipos de peixes, moluscos e plantas, assim interagindo com o grupo e instrutor.

Contato: Água Viva Mergulho / (0xx48) 3369-9003

 

Projeto Tamar Florianópolis
Objetos de plástico encontrados dentro de tartarugas.

Alimentação Interativa e Banho das Tartarugas | O centro de visitantes do Projeto Tamar auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infra-estrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar.

Nessa experiência incrível, de interação com as tartarugas, o visitante pode dar banho e alimentá-las!

Contato: (0xx48) 3236-2015

 

Ostra Xperience no Ribeirão da Ilha.

Ostra Xperience | A experiência é uma conversa sobre maricultura, explicando desde o período que o molusco é uma semente, passando por todo o processo de manejo até a mesa do consumidor, seguido por uma degustação de ostras in natura e ao bafo harmonizados com espumante catarinense.

Essa incrível experiência visa difundir o consumo da Ostra no Brasil, que cultiva o molusco há cerca de 20 anos, enquanto na Europa o cultivo é milenar.

A ostra é conhecida pelo alto teor de ômega 3. Segundo reza a lenda, os jogadores de xadrez russos consumiam muita ostra antes dos torneios, visando reduzir o stress e oxigenar o cérebro. Além do ômega 3, possui cálcio, ferro e zinco, sendo considerada um viagra natural para os brasileiros.

Contato: Floripa Xperience / (0xx48) 3333-4684

 

Tour em Florianópolis
Galera preparando suas caipirinhas | Foto: Jeff Severino.

Faça você mesmo sua Caipirinha | A caipirinha, bebida tipicamente Brasileira, caiu no gosto popular de estrangeiros e amantes da bebida! De uma forma simples e descontraída, nessa experiência o turista aprende a fazer sua própria caipirinha misturando e degustando cada ingrediente até chegar ao ponto adequado de seu próprio paladar.

Contato: Restaurante Canto do Mar / (0xx48) 3261-3006

 

Tour de barco em Floripa
Tour de barco na Barra da Lagoa.

O Homem do Mar | Uma experiência inesquecível a bordo de um simples barco de pescadores, seja contemplando o pôr do sol, pescando o peixe da época ou nadando em cantos secretos da ilha. O roteiro é definido no dia, com diversão garantida!

Contato: Apino Turismo / (0xx48) 3039-1404

 

Hospedagem em Florianópolis

Hospedagem em Floripa
Jurerê Beach Village | Foto: Divulgação.

A viagem contou com apoio do Jurerê Beach Village, um dos hotéis mais tradicionais de Florianópolis e foi realmente uma experiência se hospedar aqui. Além de localização privilegiada em Jurerê Internacional, uma das principais praias de Floripa, o hotel fica em frente à praia e oferece todo o conforto para o turista, com piscina climatizada, 2 restaurantes, serviço de praia, piscina e uma série de outras comodidades.

 

Dicas sobre o turismo em Florianópolis?

Mesmo com tantas visitas e após essa oportunidade de conhecer o Turismo de Experiência, sinto que ainda falta muito para conhecer em Florianópolis, que é certamente muito mais do que um destino de praia e verão.

Já visitou a região e possui dicas valiosas sobre o turismo em Florianópolis??? Tem dúvidas sobre a viagem e gostaria de saber mais???

Deixe seus comentários abaixo!!!

Até + !!!

A viagem foi patrocinada pelo Sebrae/SC, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *