Transporte em Sydney: dicas sobre como se locomover

Transporte em Sydney: dicas sobre como se locomover

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (8 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Saber se locomover pelo transporte em Sydney, na Austrália, é uma questão importantíssima para você que está planejando sua visita para Aussie Land. Sydney é uma das cidades mais visitadas no mundo e isso se deve a uma estrutura para recepção de turistas muito bem preparada. E claro, que entre os pontos importantes para receber pessoas do mundo inteiro, está um transporte muito eficiente.

A cidade conta com um sistema de meios de transporte, onde todos podem ser pagos através do Opal Card, um cartão pré-pago que pode ser adquirido online, em pontos espalhados pela cidade ou na maioria das estações de trem.

O que impressionará principalmente os brasileiros que visitam a cidade é a pontualidade do sistema de transporte público. Principalmente os trens, você pode confiar quase 100% nos horários de funcionamento das partidas e chegadas, sem problema nenhum. Saiba agora como se deslocar em Sydney de maneira rápida, segura e barata e evitar gastar mais com transfer para chegar em lugares fáceis, como o aeroporto ou The Rocks.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Sydney

Melhor seguro de viagem para a Oceania »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Sydney. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Como funciona o transporte em Sydney

Os trens são, com certeza, o meio mais rápido e confortável de se deslocar em Sydney e eles cobrem uma região bem considerável da região metropolitana da cidade da Austrália.

Todas as alternativas, no entanto, apresentam conforto e segurança muito bons, como os ônibus, trem, light rail (veículo de trilho leve) e ferry.

 

Meios de transporte em Sydney

Como se locomover em Sydney de forma prática
Meios de transporte em Sydney | Foto: Alex Proimos, via Wikimedia Commons.

O transporte público em Sydney é super eficiente e funciona baseado no Opal Card (alguns ônibus ainda aceitam dinheiro e nas estações você consegue comprar os tickets em papel), como já mencionado.

Uma dica importante aqui é que as tarifas em Sydney são calculadas de acordo com a distância percorrida. Por isso, em todos os meios de transporte você deve se lembrar de passar o Opal Card tanto na entrada quanto na saída do mesmo, do contrário será cobrado a tarifa máxima daquele meio de transporte.

A pontualidade impressiona. E os horários você pode ver em alguns aplicativos ou no site do sistema de transporte de NSW (New South Wales, estado australiano), onde você pode não só ver os horários, mas também planejar as viagens sabendo os preços e informações sobre o Opal Card. Confira agora mais sobre como se locomover em Sydney.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Sydney »

 

Trem em Sydney

Como se locomover em Sydney
Como se locomover em Sydney? Trens são ideias para se locomover em Sydney.

Os trens em Sydney permitem o deslocamento de grandes distâncias na região metropolitana. Ao todo, são 8 linhas que cobrem diferentes áreas da cidade.

As tarifas aqui variam de acordo com a distância percorrida e o horário do dia (a tarifa é mais cara nos horários de pico que são de segunda à sexta, entre 7h e 9h da manhã e entre 16h e 18:30h).

 

Preço do Trem em Sydney x Distância

valor metro sydney
Fonte: Transport NSW | *Valores de julho de 2020

Uma dica imprescindível aqui é que as manutenções nas linhas de trem são feitas aos fins de semana, então você pode se deparar com algumas estações ou linhas inteiras fechadas.

Nesses casos, serão colocados ônibus para o deslocamento entre as estações. Contudo, não se preocupe: eles deixam muitos profissionais orientando os passageiros nessas situações.

Outra dica de ouro é que as estações no aeroporto cobram uma taxa de acesso extra de A$14,30. Falamos sobre isso no artigo sobre como ir do aeroporto de Sydney até o centro.

 

Ônibus em Sydney

Como funciona o transporte público em Sydney
Como se locomover em Sydney? Ônibus em Sydney.

As áreas da cidade não cobertas por trens são bem servidas pelas linhas de ônibus. Todos os ônibus são bem confortáveis e espaçosos. Os motoristas aqui são bem rigorosos. Então, se o ônibus estiver cheio ele não deixará você embarcar, logo você nunca vai andar saindo pela janela do ônibus.

Os pontos de parada e linhas que atendem todas as regiões também podem ser consultados no site do sistema de transporte de NSW.

Quanto às tarifas, assim como nos trens e nos outros meios que vamos falar aqui, é proporcional a distância percorrida, por isso, não se esqueça de passar o seu cartão ao sair do ônibus para tarifação correta.

Preço do ônibus em Sydney x Distância

preco transporte publico sydney
Fonte: Transport NSW | *Valores de julho de 2020.

Uma dica muito importante para utilizar os ônibus é que nem todos aceitam o pagamento em dinheiro, então fique atento.

Até aqui já deu pra perceber que todo o sistema favorece a utilização do Opal Card e já anunciaram que não será mais aceito dinheiro em nenhum dos sistemas. Logo, adquira seu cartão logo na chegada a Sydney. Você gastará menos e será muito mais prático que o pagamento em dinheiro.

 

Ferry em Sydney

Como andar de ferry em Sydney
Como se locomover em Sydney? Ferry é indicado para admirar o pôr do Sol em Sydney.

Em uma cidade banhada pelo oceano, o Ferry com certeza faz parte do sistema de transporte. Existem várias linhas de ferry que possibilitam conexão desde Parramatta (através do Parramatta River).

Porém, a linha que talvez mais interesse aos visitantes é a que conecta Circular Quay (porto sob a Harbour Bridge e ao lado da Opera House) até Manly (a principal praia da região norte de Sydney). Aproveite e saiba quais são as principais atrações de Sydney.

Você também pode usar o ferry para navegar distâncias mais curtas como o Taronga Zoo ou Watsons Bay, além de Cockatoo Island (que você só vai conseguir chegar de Ferry).

Confira o mapa das melhores e mais famosas praias de Sydney.

As tarifas do Ferry são mais simples, mas também de acordo com a distância.

 

Preço do Ferry em Sydney x Distância

andar de ferry sydney
Fonte: Transport NSW | *Valores de julho de 2020.

Para Manly, além da linha tradicional existe a linha Manly Fast Ferry (agora também aceita o Opal Card). Essa linha é um pouco mais cara que a tradicional, porém é um pouco mais rápida e tem horários mais alternativos.

É uma opção bem interessante a considerar. Se você não for curtir a noite em Manly, eu aconselho voltar cerca de 20min antes do pôr do sol. Você conseguirá chegar ao Opera House em Circular Quay, aproximadamente na hora do pôr do sol e isso por si só já vale o passeio do dia. Falando em curtir a noite, veja as melhores baladas em Sydney.

 

Light Rail em Sydney

Como andar de Light Rail em Sydney
Como se locomover em Sydney? Transporte circula no centro de Sydney | Foto: Jpatokal, via Wikimedia Commons.

Já falei um pouco dele lá no começo no artigo. Esse é um sistema que funciona principalmente na região central de Sydney (estão expandindo a cobertura rapidamente). Você verá ele passando próximo à estação central em direção à região de Pyrmont.

O Light Rail também tem pontos de parada (parecido com os de ônibus) e algumas estações maiores. Novamente, lembre-se de passar o cartão antes de entrar (você passa ainda fora do trem) e ao sair também. Aqui é muito fácil esquecer porquê não tem nenhuma catraca e os pontos para passar o cartão ficam fora do trem.

As tarifas no Light Rail são as seguintes:

Preço do Light Rail em Sydney x Distância

se locomover em sydney
Fonte: Transport NSW | *Valores de julho de 2020.

Essa é uma opção rápida e prática. É melhor para curtas distâncias (até porquê a cobertura ainda é limitada). Novamente ressalto que a experiência é muito melhor se você usar o Opal Card.

 

Dicas para se locomover em Sydney

Sistema de transporte público de Sydney
Como se locomover em Sydney? Transporte público em Sydney é pontual | Foto: Philip Terry Graham, via Wikimedia Commons.

Como já mencionei, se locomover aqui em Sydney é muito fácil por que o transporte público é muito eficiente. Porém, algumas dicas podem te trazer ainda mais conforto e economia por aqui. Confira.

  • O valor cobrado no Opal Card é limitado a A$15,40 por dia e A$61,60 por semana, ou seja se você passar disso não será mais tarifado em nenhum meio de transporte.
  • Aos domingos a tarifa é limitada a A$2,60, logo vale a pena deixar os passeios mais caros para esse dia da semana. Consegui economizar uma boa grana assim.
  • Use o Trip Planner do sistema de transporte de NSW (www.transportnsw.info/trip#/trip) pra ver suas opções de transporte com preços bem detalhados. O site é super intuitivo e fácil de usar, porém na era dos celulares você talvez prefira um aplicativo.
  • Se for app, recomendo é o Trip View, disponível para Android e iOS. Esse aplicativo lhe permite planejar sua viagem bem detalhadamente, além poder usa-lo offline (caso fique desconectado, não ficará na mão).
  • Existem outros apps como o Trip Tastic e Trip Go, além do próprio Google Maps que também mostra (menos detalhadamente) suas opções de transporte ao redor da cidade.
  • Não custa salientar mais uma vez: se locomover em Sydney é muito mais fácil e barato com o Opal Card, logo adquira o seu logo na chegada. Você pode recarrega-lo online ou nas estações de trem e até mesmo programar uma recarga automática ao atingir uma carga mínima.
  • Finalmente, não se esqueça de passar o cartão tanto na entrada quanto na saída dos transportes para a tarifação correta.

 

Como se locomover em Sydney?

Como em qualquer outro destino, entender como se locomover em Sydney é fundamental para ter uma estadia confortável, econômica e sem preocupações. Prefere dirigir? Então, leia sobre isso em road trip de carro na Austrália.

O sistema integrado com o Opal Card é um grande facilitador aqui e você com certeza vai conseguir se deslocar sem muitas preocupações. Além disso, lembre sempre das dicas que demos sobre as tarifas. Acredite, elas te farão poupar boas doletas ao fim da viagem! Se está na dúvida de onde se hospedar, leia sobre os melhores hotéis de Sydney.

Agora que você já sabe se locomover em Sydney, confira confira esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo com diversas sugestões para aproveitar bem a cidade:

Gostou dessa dicas? Quer saber mais sobre o transporte público de Sydney? Deixe nos comentários que quero lhe ajudar 😉

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Sydney

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Sydney? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Sydney para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Sydney. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Sydney, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Sydney. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em Sydney, e por toda a Austrália, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em Sydney

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Sydney, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Sydney

Ter um chip de celular em Sydney com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Sydney.

Seguro viagem em Sydney

Contratar um seguro viagem para Sydney é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais