Transporte em Sydney: dicas sobre como se locomover

por Alex Azevedo

Transporte em Sydney: dicas sobre como se locomover

Saber se locomover pelo transporte em Sydney, na Austrália, é uma questão importantíssima para você que está planejando sua visita para Aussie Land. Sydney é uma das cidades mais visitadas no mundo e isso se deve a uma estrutura para recepção de turistas muito bem preparada. E claro, que entre os pontos importantes para receber pessoas do mundo inteiro, está um transporte muito eficiente.

A cidade conta com um sistema de meios de transporte, onde todos podem ser pagos através do Opal Card, um cartão pré-pago que pode ser adquirido online, em pontos espalhados pela cidade ou na maioria das estações de trem.

O que impressionará principalmente os brasileiros que visitam a cidade é a pontualidade do sistema de transporte público. Principalmente os trens, você pode confiar quase 100% nos horários de funcionamento das partidas e chegadas, sem problema nenhum. Saiba agora como se deslocar em Sydney de maneira rápida, segura e barata e evitar gastar mais com transfer para chegar em lugares fáceis, como o aeroporto ou The Rocks.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Sydney

Melhor seguro de viagem para a Oceania »

 

Como funciona o transporte em Sydney

Os trens são, com certeza, o meio mais rápido e confortável de se deslocar em Sydney e eles cobrem uma região bem considerável da região metropolitana da cidade da Austrália, na Oceania.

Todas as alternativas, no entanto, apresentam conforto e segurança muito bons, como os ônibus, trem, light rail (veículo de trilho leve) e ferry.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Sydney »

 

Meios de transporte em Sydney

Como se locomover em Sydney de forma prática
Meios de transporte em Sydney | Foto: Alex Proimos, via Wikimedia Commons.

O transporte público em Sydney é super eficiente e funciona baseado no Opal Card (alguns ônibus ainda aceitam dinheiro e nas estações você consegue comprar os tickets em papel), como já mencionado.

Uma dica importante aqui é que as tarifas em Sydney são calculadas de acordo com a distância percorrida. Por isso, em todos os meios de transporte você deve se lembrar de passar o Opal Card tanto na entrada quanto na saída do mesmo, do contrário será cobrado a tarifa máxima daquele meio de transporte.

A pontualidade impressiona. E os horários você pode ver em alguns aplicativos ou no site do sistema de transporte de NSW (New South Wales, estado australiano), onde você pode não só ver os horários, mas também planejar as viagens sabendo os preços e informações sobre o Opal Card. Confira agora mais sobre como se locomover em Sydney.

Conheça => Tour guiado pela Ópera House em Sydney

 

Trem em Sydney

Como se locomover em Sydney
Como se locomover em Sydney? Trens são ideias para se locomover em Sydney.

Os trens em Sydney permitem o deslocamento de grandes distâncias na região metropolitana. Ao todo, são 8 linhas que cobrem diferentes áreas da cidade.

As tarifas aqui variam de acordo com a distância percorrida e o horário do dia (a tarifa é mais cara nos horários de pico que são de segunda à sexta, entre 7h e 9h da manhã e entre 16h e 18:30h).

 

Preço do Trem em Sydney x Distância

valor metro sydney
Fonte: https://transportnsw.info/tickets-opal/opal/fares-payments/adult-fares | *Valores de julho de 2020

Uma dica imprescindível aqui é que as manutenções nas linhas de trem são feitas aos fins de semana, então você pode se deparar com algumas estações ou linhas inteiras fechadas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Austrália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Nesses casos, serão colocados ônibus para o deslocamento entre as estações. Contudo, não se preocupe: eles deixam muitos profissionais orientando os passageiros nessas situações.

Outra dica de ouro é que as estações no aeroporto cobram uma taxa de acesso extra de A$14,30. Falamos sobre isso no artigo sobre como ir do aeroporto de Sydney até o centro.

Prático => Ticket de ônibus turístico + Cruzeiro em Sydney

 

Ônibus em Sydney

Como funciona o transporte público em Sydney
Como se locomover em Sydney? Ônibus em Sydney.

As áreas da cidade não cobertas por trens são bem servidas pelas linhas de ônibus. Todos os ônibus são bem confortáveis e espaçosos. Os motoristas aqui são bem rigorosos. Então, se o ônibus estiver cheio ele não deixará você embarcar, logo você nunca vai andar saindo pela janela do ônibus.

Os pontos de parada e linhas que atendem todas as regiões também podem ser consultados no site do sistema de transporte de NSW.

Quanto às tarifas, assim como nos trens e nos outros meios que vamos falar aqui, é proporcional a distância percorrida, por isso, não se esqueça de passar o seu cartão ao sair do ônibus para tarifação correta.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Preço do ônibus em Sydney x Distância

preco transporte publico sydney
Fonte: https://transportnsw.info/tickets-opal/opal/fares-payments/adult-fares | *Valores de julho de 2020.

Uma dica muito importante para utilizar os ônibus é que nem todos aceitam o pagamento em dinheiro, então fique atento.

Até aqui já deu pra perceber que todo o sistema favorece a utilização do Opal Card e já anunciaram que não será mais aceito dinheiro em nenhum dos sistemas. Logo, adquira seu cartão logo na chegada a Sydney. Você gastará menos e será muito mais prático que o pagamento em dinheiro.

Imperdível => Walking tour pelo The Rocks em Sydney

 

Ferry em Sydney

Como andar de ferry em Sydney
Como se locomover em Sydney? Ferry é indicado para admirar o pôr do Sol em Sydney.

Em uma cidade banhada pelo oceano, o Ferry com certeza faz parte do sistema de transporte. Existem várias linhas de ferry que possibilitam conexão desde Parramatta (através do Parramatta River).

Porém, a linha que talvez mais interesse aos visitantes é a que conecta Circular Quay (porto sob a Harbour Bridge e ao lado da Opera House) até Manly (a principal praia da região norte de Sydney). Aproveite e saiba quais são as principais atrações de Sydney.

Você também pode usar o ferry para navegar distâncias mais curtas como o Taronga Zoo ou Watsons Bay, além de Cockatoo Island (que você só vai conseguir chegar de Ferry).

Confira o mapa das melhores e mais famosas praias de Sydney.

As tarifas do Ferry são mais simples, mas também de acordo com a distância.

 

Preço do Ferry em Sydney x Distância

andar de ferry sydney
Fonte: https://transportnsw.info/tickets-opal/opal/fares-payments/adult-fares | *Valores de julho de 2020.

Para Manly, além da linha tradicional existe a linha Manly Fast Ferry (agora também aceita o Opal Card). Essa linha é um pouco mais cara que a tradicional, porém é um pouco mais rápida e tem horários mais alternativos.

É uma opção bem interessante a considerar. Se você não for curtir a noite em Manly, eu aconselho voltar cerca de 20min antes do pôr do sol. Você conseguirá chegar ao Opera House em Circular Quay, aproximadamente na hora do pôr do sol e isso por si só já vale o passeio do dia. Falando em curtir a noite, veja as melhores baladas em Sydney.

Incrível => Jantar + Cruzeiro + música ao vivo Sydney Harbor

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Light Rail em Sydney

Como andar de Light Rail em Sydney
Como se locomover em Sydney? Transporte circula no centro de Sydney | Foto: Jpatokal, via Wikimedia Commons.

Já falei um pouco dele lá no começo no artigo. Esse é um sistema que funciona principalmente na região central de Sydney (estão expandindo a cobertura rapidamente). Você verá ele passando próximo à estação central em direção à região de Pyrmont.

O Light Rail também tem pontos de parada (parecido com os de ônibus) e algumas estações maiores. Novamente, lembre-se de passar o cartão antes de entrar (você passa ainda fora do trem) e ao sair também. Aqui é muito fácil esquecer porquê não tem nenhuma catraca e os pontos para passar o cartão ficam fora do trem.

As tarifas no Light Rail são as seguintes:

Preço do Light Rail em Sydney x Distância

se locomover em sydney
Fonte: https://transportnsw.info/tickets-opal/opal/fares-payments/adult-fares | *Valores de julho de 2020.

Essa é uma opção rápida e prática. É melhor para curtas distâncias (até porquê a cobertura ainda é limitada). Novamente ressalto que a experiência é muito melhor se você usar o Opal Card.

Conforto => Serviço de shuttle do aeroporto para o seu hotel em Sydney

 

Dicas para se locomover em Sydney

Sistema de transporte público de Sydney
Como se locomover em Sydney? Transporte público em Sydney é pontual | Foto: Philip Terry Graham, via Wikimedia Commons.

Como já mencionei, se locomover aqui em Sydney é muito fácil por que o transporte público é muito eficiente. Porém, algumas dicas podem te trazer ainda mais conforto e economia por aqui. Confira.

  • O valor cobrado no Opal Card é limitado a A$15,40 por dia e A$61,60 por semana, ou seja se você passar disso não será mais tarifado em nenhum meio de transporte.
  • Aos domingos a tarifa é limitada a A$2,60, logo vale a pena deixar os passeios mais caros para esse dia da semana. Consegui economizar uma boa grana assim.
  • Use o Trip Planner do sistema de transporte de NSW pra ver suas opções de transporte com preços bem detalhados. O site é super intuitivo e fácil de usar, porém na era dos celulares você talvez prefira um aplicativo.
  • Se for app, recomendo é o Trip View, disponível para Android e iOS. Esse aplicativo lhe permite planejar sua viagem bem detalhadamente, além poder usa-lo offline (caso fique desconectado, não ficará na mão).
  • Existem outros apps como o Trip Tastic e Trip Go, além do próprio Google Maps que também mostra (menos detalhadamente) suas opções de transporte ao redor da cidade.
  • Não custa salientar mais uma vez: se locomover em Sydney é muito mais fácil e barato com o Opal Card, logo adquira o seu logo na chegada. Você pode recarrega-lo online ou nas estações de trem e até mesmo programar uma recarga automática ao atingir uma carga mínima.
  • Finalmente, não se esqueça de passar o cartão tanto na entrada quanto na saída dos transportes para a tarifação correta.

Conforto => Ingresso sem fila para a Sydney Tower

 

Como se locomover em Sydney?

Como em qualquer outro destino, entender como se locomover em Sydney é fundamental para ter uma estadia confortável, econômica e sem preocupações. Prefere dirigir? Então, leia sobre isso em road trip de carro na Austrália.

O sistema integrado com o Opal Card é um grande facilitador aqui e você com certeza vai conseguir se deslocar sem muitas preocupações. Além disso, lembre sempre das dicas que demos sobre as tarifas. Acredite, elas te farão poupar boas doletas ao fim da viagem! Se está na dúvida de onde se hospedar, leia sobre os melhores hotéis de Sydney.

Agora que você já sabe se locomover em Sydney, confira confira esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo com diversas sugestões para aproveitar bem a cidade:

Gostou dessa dicas? Quer saber mais sobre o transporte público de Sydney? Deixe nos comentários que quero lhe ajudar 😉

 

ESCRITO POR

Alex Azevedo

ESCRITO POR

Alex Azevedo

Alex Azevedo, Engenheiro de Controle e Automação por formação e fotógrafo por paixão. Adoro viajar, ler e viver aventuras ao redor do mundo. O tempo que morei na Austrália e Nova Zelândia me propiciaram algumas das experiências mais inesquecíveis da minha vida.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *