Tudo sobre intercâmbio em San Diego, na Califórnia
Se você está lendo este texto, acredito que está planejando fazer um intercâmbio em San Diego, nos Estados Unidos, e ainda tem algumas dúvidas.
Este artigo irá te ajudar com informações e dicas sobre o tema e, assim, te convencer a escolher por essa cidade para passar alguns dos melhores meses de sua vida!
Fui para San Diego, em 2012, com apenas 17 anos e após terminar o Ensino Médio no Brasil. Fiquei na cidade por dois meses, seguindo de mais dois meses na Cidade do México.
Na Califórnia, estudei em uma escola de inglês e, por ser menor de idade, tive que ficar em uma casa de família — o que não tenho nada a reclamar.
Expliquei minha experiência para você sentir confiança no que vou dizer abaixo, já que como um ex-estudante, todas as informações que passarei nas próximas linhas são de experiência própria.
Mas, desde já, posso garantir a você que esses foram, sem dúvida alguma, os melhores meses de minha vida e serei eternamente grato por ter tido essa oportunidade.
Sobre meu amor pela cidade e pela Califórnia, só digo que tenho tatuado em minha costela o mapa do estado (acho que isso resume bem meu sentimento).
Bom, se você estiver pronto para se apaixonar por tudo isso também e fechar de vez seu intercâmbio em San Diego, seja de 4 semanas ou mais, como o meu, para profissional ou estudante. Continue comigo e veja o quão magnífica pode ser essa experiência!
Vale a pena? => Saiba tudo sobre seguro viagem estudante
Comprar chip de celular nos Estados Unidos »
Neste artigo você vai ver:
- Intercâmbio em San Diego: como é a cidade
- Onde estudar em San Diego
- Trabalhar e estudar em San Diego
- Onde morar em San Diego
- Onde comer em San Diego
- Como me locomover em San Diego
- Melhor época para intercâmbio em San Diego
- Preço do intercâmbio em San Diego
- Informações para intercambistas
- Dicas para intercâmbio em San Diego
- Dicas para ECONOMIZAR MUITO em San Diego
- Melhores passeios em San Diego
- Chip de internet em San Diego
- Seguro viagem em San Diego
Intercâmbio em San Diego: como é a cidade
Para começar, falarei de San Diego, a 2ª maior cidade do estado da Califórnia — atrás apenas de Los Angeles — e a 8ª dos Estados Unidos. É uma cidade grande, com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes, mas seu extenso território faz com que não pareça ter muitas pessoas .
O Aeroporto Internacional de San Diego está localizado no meio da cidade, ao lado de Downtown San Diego, onde se encontra toda a parte de negócios, os grandes edifícios e as pessoas engravatadas. Para entender melhor, veja os aeroportos da Califórnia e como ir do aeroporto de San Diego ao Centro.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Nessa região do aeroporto também estão algumas atrações da cidade — assunto esse que explicarei mais abaixo — e o mais perto do “caos urbano” que você encontrará por lá. Seus bairros são todos bem divididos de acordo com seu estilo de vida.
Os principais bairros voltados para os estudantes são:
- Downtown, que é o Centro de San Diego;
- La Jolla, tido como um dos bairros mais caros de toda a Califórnia;
- Pacific Beach, onde fiquei, e posso garantir ser uma das melhores opções para sua estadia.
CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »
Onde estudar em San Diego
Por ser bastante procurada por estudantes do mundo inteiro, em sua maioria buscando a fluência no inglês, a cidade possui diversas escolas de idioma espalhadas principalmente pelos bairros que citei acima.
O ensino dessas instituições é divertido, com muita diversidade — estudei com pessoas da Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, França, Venezuela —, professores jovens e aulas bem informais, com jogos, atividades ao ar livres e muita conversação em inglês.
Estudei na Kaplan International English, que ficava em La Jolla, mas hoje se localiza em Downtown, e gostei bastante da escola.
Há outras opções como a Eurocenters, em Gaslamp Quarter, a Converse International, ao lado da baía de San Diego, a EC, em La Jolla, a ELS, em Downtown, a Embassy, também no Gaslamp Quarter, entre outras.
Para quem já fala inglês e procura outro tipo de estudo, como um preparatório para exames de proficiência, focado em business english, ou mesmo para carreira acadêmica, como MBAs, Graduações e pós-graduações, também há diversas opções.
Para a proficiência e business, várias das escolas citadas acima oferecem o curso, enquanto para os outros existe o campus da UCSD — University of California San Diego —, uma prestigiada instituição de ensino superior localizada em La Jolla.
Dúvida => Fazer intercâmbio sozinho ou por agência
Trabalhar e estudar em San Diego
Dá para estudar e trabalhar em San Diego? Antes de responder essa pergunta, leia o artigo que explica sobre os tipos de intercâmbio que existem.
Agora, respondendo a pergunta inicial: DEPENDE. Vocês devem saber que as políticas de imigração para os Estados Unidos mudaram um pouco, o que afeta diretamente nesta questão.
Ainda assim, embora seja difícil, não é impossível realizar esse feito. Tudo depende do visto que você tiver.
Não é permitido trabalhar em solo americano portando visto de turista ou de estudante. Logo, é necessário que você consiga um visto de trabalho para poder ter um emprego na Califórnia, ou participar de programas como o intercâmbio Work and Travel (assista a esse vídeo no Youtube com tudo o que você precisa saber).
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em San Diego. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
E, se você não for transferido por uma empresa ou já viaje com um emprego certo, deve fazer um curso que já inclua as horas de trabalho. Existem diversos formatos para esse tipo de intercâmbio e a maioria já inclui um tempo de estágio, que pode ser remunerado ou não.
Em geral, se destinam a áreas específicas, sendo que você não pode, por exemplo, fazer um curso de marketing e trabalhar como atendente do Starbucks.
De qualquer forma, é possível ir com um visto de turista ou estudante e, se conseguir garimpar um emprego, dar entrada no visto de trabalho e residir no país enquanto o processo não se encerra.
Onde morar em San Diego
Quem vai fazer um intercâmbio em San Diego, tem duas principais opções de moradia, que apresentam seus pontos positivos e negativos, cabendo a você decidir o melhor quando for fechar seu pacote.
O primeiro é ficar em uma casa de família — foi o que fiz — e o segundo fica em uma residência estudantil. Casa de família te permite ter uma vivência com os locais, aumentando sua imersão na cultura americana e te possibilitando ter contatos que podem se tornar sua segunda família.
Como fui com 17 anos, fui obrigado a escolher por essa alternativa, mas não me arrependo. A casa possuía vários outros intercambistas, como duas francesas, um casal de brasileiros, uma suíça e até um menino do Kuwait.
Para os que preferem algo mais independente, tem a residência estudantil — um conjunto de apartamentos em que você divide o espaço com, geralmente, mais três pessoas.
É uma boa opção, mas que depende um pouco de seus roomates, já que você pode cair com alguém super organizado e sociável ou com uma pessoa o oposto disso.
Ainda assim, você conhece muito mais gente nesses locais, e as festas são quase que diárias, dependendo apenas de seus contatos.
O melhor lugar para conseguir uma residência é Pacific Beach, onde passam todas as linhas de ônibus e há conexões com outros meios de transporte público.
Além disso, o bairro tem de tudo um pouco quanto a comércio e restaurantes e, para os fãs como eu, uma belíssima praia para você relaxar de vez em quando.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Como usar => Whatsapp nos Estados Unidos
Onde comer em San Diego
Um ponto bastante positivo da cidade é sua diversidade gastronômica, você encontra de tudo em San Diego, desde restaurante baratos e com bom custo benefício até opções mais sofisticadas, com uma culinária mais moderna e, consequentemente, cara.
Por sua proximidade com o México — é a primeira cidade na fronteira entre os Estados Unidos e o México —, a cultura latina está muito presente em San Diego, sendo possível encontrar diversas opções de restaurante mexicanos na região. Para os amantes de peixe, também existem várias alternativas de comida japonesa.
Além disso, obviamente existem quase todas as grandes marcas de fast-food americano a que estamos acostumados, tais como McDonald’s, Burger King, Subway, Starbucks, e outras mais conhecidas pelos americanos, como The Cheesecake Factory, Ihop e Denny’s. Com certeza há uma variedade que vai agradar a todos os paladares.
Um fato interessante é que, durante meus dois meses por lá, encontrei dois restaurante brasileiros, um com uma comida bem caseira — estrogonofe, macarronada e o famoso PF com arroz, feijão, bife, batata frita e ovo, além do queridinho guaraná — e uma churrascaria em Downtown que consegue matar aquela vontade de carne de primeira.
Para conhecer mais opções de onde comer na cidade, veja também o artigo com os restaurantes em San Diego.
Tour => Excursão por San Diego
Como me locomover em San Diego
O sistema de transporte público de San Diego é muito bom e organizado. O mais utilizado é o ônibus, que possui diversas linhas e atinge a maior parte do território da cidade.
Para quem vai ficar por mais de um mês, é possível comprar um cartão por 72 dólares que dá direito a andar livremente por 30 dias. Acredite, compensa muito!
Além disso, também existe o Trolley, um tipo de VLT (veículo leve sobre trilhos), que é muito confortável e espaçoso, porém não faz todos os pontos da cidade. Sendo assim, na maioria das vezes você precisará utilizá-lo junto a outro meio de transporte, tal qual o ônibus.
Ainda assim, é uma excelente alternativa, especialmente para ir ao shopping Fashion Valley Mall.
Por último, é possível encontrar diversos táxis e Ubers pela cidade, o que facilita se você tiver com um horário muito apertado para seu compromisso, ou queira aproveitar de um deslocamento mais rápido e pessoal.
Para ter mais informações sobre este tema, veja o artigo como se locomover em San Diego, que explica detalhe por detalhe como ir de um lugar a outro pela cidade.
Melhor época para intercâmbio em San Diego
Por conta de sua localização, San Diego oferece um clima bastante agradável, não sendo muito diferente, por exemplo, ao da cidade de São Paulo, tendo um inverno bem frio e um verão bem quente.
Sendo assim, sinceramente, minha resposta para este item é simplesmente: quando você puder!
De qualquer forma, recomendo ler o artigo clima na Califórnia para entender melhor as diferenças climáticas e as temperaturas no estado.
A experiência que você terá vai muito além do período do ano que passará em San Diego, e estará ligada a tudo que você irá ver, os lugares que vai visitar, as pessoas que vai conhecer, as comidas que vai comer e, claro, as coisas erradas que vão acontecer, mas que você vai tirar de letra.
Isso sim é o intercâmbio, e não a temperatura. Além disso, todos os outros aspectos da cidade tendem a ser bastante lineares durante o ano todo, independente da estação.
É claro que há experiências que você somente poderá ter no verão, há outras que só serão possíveis no inverno. Na minha opinião, a única forma de aproveitar de tudo é se for ficar um ano no local.
Mais dicas => Cruzeiro pela baía de San Diego
Preço do intercâmbio em San Diego
Chegamos agora à questão principal, que vai definir se você terá ou não essa grande experiência. Bom, se esse realmente é o caso, tenho uma boa notícia para ti: o custo depende de você! Posso afirmar isso por conta da infinidade de opções de cursos, acomodações, restaurantes e tudo mais que existe na cidade.
Sendo assim, cabe a você decidir o quanto você pode gastar nessa sua viagem e, aí sim, analisar qual a melhor opção para fazer com essa quantia. Veja bem, se você tem pouco dinheiro, pode fazer um intercâmbio de duas semanas, por exemplo.
Também é possível escolher por cursos com menor carga horária, que diminui o custo. Da mesma forma, na hora de decidir por sua acomodação, você deve analisar qual terá o custo mais baixo, pensando também na localização da casa.
Para finalizar, muito do valor do intercâmbio se encontra nos gastos que você terá durante a viagem e, portanto, cabe a você dimensionar melhor esses custos. Se optar por trocar as refeições em restaurantes por comprar comida no supermercado, sua economia será grande.
Se você trocar seu refrigerante de 2 dólares do almoço todo dia por água, em uma semana você estará economizando 10 dólares, o equivalente a uma camiseta da Hollister.
É óbvio que o custo de um intercâmbio é alto, mas acredito nele como um investimento, visto que será um grande passo para sua vida pessoal e profissional.
Informações para intercambistas
Brasileiros: Sempre que se está planejando um intercâmbio em San Diego, é inevitável pensar se existem muitos brasileiros na região, o que pode te fazer falar mais português do que a língua em que se deseja fluência.
Em San Diego, há muitos brasileiros, inclusive, na sua sala de aula.Ainda assim, não se preocupe, seu conhecimento da língua vai vir das aulas e dos momentos em que tiver que se virar — ir a um restaurante ou loja sozinho é um ótimo desafio.
Então, é claro que, se puder, tente falar o menos possível de português, mas, ainda assim, você vai aprender inglês, relaxa.
Visto: Conforme explicado acima, é obrigatório que você tenha um visto americano para poder fazer seu intercâmbio em San Diego, mas há algumas formas de facilitar esse processo.
O que eu fiz, por exemplo, foi pegar um curso com menos horas de aula, o que me permitiu ir para lá com um visto de turista.
Dessa forma, todo a burocracia para conseguir o visto foi bem mais fácil, além de ter até hoje meu em dia, enquanto o de estudante dura somente durante o período que você terá aulas.
Maioridade: Lembre-se sempre que a maioridade nos Estados Unidos é de 21 anos — mesmo eles podendo dirigir com 16 —, o que significa que, se você é mais novo que isso, não poderá beber álcool, entrar em baladas ou qualquer outro evento que seja somente para maiores de 21.
Ah, e não rola muito o tal do jeitinho brasileiro lá, não pode e pronto. Se pensar em falsificar um documento ou utilizar o de outra pessoa, lembre-se que um delito como esse pode significar sua volta ao Brasil e impossibilidade de voltar algum dia aos Estados Unidos.
Bebidas: Além do fato da maioridade legal, também é preciso saber que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços abertos em qualquer local do território americano. Sendo assim, não pense em sair de um bar ou balada com uma cerveja na mão ou algo parecido, visto que a multa é de cerca de 250 dólares.
Praia: Para os que estão ansiosos para entrarem nas águas do Oceano Pacífico, deixo aqui duas dicas para você: em primeiro lugar, a água é extremamente gelada, mesmo no verão, o que impossibilita isso, pelo menos para mim.
Além disso, é preciso ficar atento, pois em alguns pontos das praias há tubarões, então veja bem onde vai entrar e certifique-se de que aquela área é livre para banhistas.
Clima e Fuso: A cidade de San Diego tem uma temperatura média de 22ºC no verão, enquanto no inverno cai para uma média de 15ºC. O clima é semi desértico, assim mesmo em dias quentes, a temperatura deve cair muito à noite. Sobre o fuso, eles estão geralmente 4 horas atrás do horário de Brasília.
Moeda: Como em todos os Estados Unidos, na Califórnia a moeda oficial é o dólar americano. Evite levar reais, pesos ou outra moeda. Por conta da variação do câmbio, analise constantemente a variação para saber a hora certa de comprar. Uma dica é fazer um cartão de viagem, que te possibilita colocar dinheiro sempre e sacar.
Idade ideal para o intercâmbio: Novamente, deixo a você a escolha. Eu fui com 17 anos e me diverti muito. Conheço pessoas que foram com mais de 50 e também adoraram. As experiência serão diferentes, com certeza, mas isso não quer dizer que sejam melhores ou piores.
Sempre é tempo de aprender coisas novas e conhecer novos lugares, então não tenha esse preconceito quanto a sua própria idade. Vá quando puder, vá quando quiser, vá quando te der vontade, vá quando tiver dinheiro, mas vá.
Agende => Passeios guiados em San Diego
Dicas para intercâmbio em San Diego
Como você deve ter percebido durante este texto, eu sou fanático pela Califórnia e por San Diego, então sim, sempre que posso tento convencer as pessoas a terem essa incrível experiência que eu tive. Se você tiver a chance, aconselho com todas as minhas forças que dê esse passo e se surpreenda com o que você pode fazer!
San Diego é uma cidade que pode se adaptar as suas necessidades, sendo que todos podem curti-la, independente de seu gosto. Sendo assim, deixo aqui uma pequena e extremamente clichê frase, mas que se encaixa muito bem à situação: Vá! E se der medo, vá com medo mesmo!
Com este manual completo sobre intercâmbio em San Diego, você tem todas as informações que precisa para tomar sua decisão.
Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em fazer intercâmbio!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO em San Diego
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para San Diego? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em San Diego para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em San Diego. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para San Diego, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em San Diego. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em San Diego, e por todo os Estados Unidos, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.
Melhores passeios em San Diego
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em San Diego, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet em San Diego
Ter um chip de celular em San Diego com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em San Diego.
Seguro viagem em San Diego
Contratar um seguro viagem para San Diego é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *