Tudo sobre intercâmbio em San Diego, na Califórnia

Tudo sobre intercâmbio em San Diego, na Califórnia

Se você está lendo este texto, acredito que está planejando fazer um intercâmbio em San Diego, nos Estados Unidos, e ainda tem algumas dúvidas.

Este artigo irá te ajudar com informações e dicas sobre o tema e, assim, te convencer a escolher por essa cidade para passar alguns dos melhores meses de sua vida!

Fui para San Diego, em 2012, com apenas 17 anos e após terminar o Ensino Médio no Brasil. Fiquei na cidade por dois meses, seguindo de mais dois meses na Cidade do México.

Na Califórnia, estudei em uma escola de inglês e, por ser menor de idade, tive que ficar em uma casa de família — o que não tenho nada a reclamar.

Expliquei minha experiência para você sentir confiança no que vou dizer abaixo, já que como um ex-estudante, todas as informações que passarei nas próximas linhas são de experiência própria.

 Mas, desde já, posso garantir a você que esses foram, sem dúvida alguma, os melhores meses de minha vida e serei eternamente grato por ter tido essa oportunidade.

Sobre meu amor pela cidade e pela Califórnia, só digo que tenho tatuado em minha costela o mapa do estado (acho que isso resume bem meu sentimento).

Bom, se você estiver pronto para se apaixonar por tudo isso também e fechar de vez seu intercâmbio em San Diego, seja de 4 semanas ou mais, como o meu, para profissional ou estudante. Continue comigo e veja o quão magnífica pode ser essa experiência!

Vale a pena? => Seguro viagem intercâmbio

Comprar chip de celular nos Estados Unidos »

 

Intercâmbio em San Diego: como é a cidade

Intercambio nos Estados Unidos
San Diego é a 2ª maior cidade da Califórnia.

Para começar, falarei de San Diego, a 2ª maior cidade do estado da Califórnia — atrás apenas de Los Angeles — e a 8ª dos Estados Unidos. É uma cidade grande, com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes, mas seu extenso território faz com que não pareça ter muitas pessoas .

O Aeroporto Internacional de San Diego está localizado no meio da cidade, ao lado de Downtown San Diego, onde se encontra toda a parte de negócios, os grandes edifícios e as pessoas engravatadas. Para entender melhor, veja os aeroportos da Califórnia e como ir do aeroporto de San Diego ao Centro.

Nessa região do aeroporto também estão algumas atrações da cidade — assunto esse que explicarei mais abaixo — e o mais perto do “caos urbano” que você encontrará por lá. Seus bairros são todos bem divididos de acordo com seu estilo de vida.

Os principais bairros voltados para os estudantes são Downtown, que é o Centro de San Diego, La Jolla, tido como um dos bairros mais caros de toda a Califórnia, e Pacific Beach, onde fiquei, e posso garantir ser uma das melhores opções para sua estadia.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Onde estudar em San Diego

Intercambio na California
Há várias escolas de idioma em San Diego.

Por ser bastante procurada por estudantes do mundo inteiro, em sua maioria buscando a fluência no inglês, a cidade possui diversas escolas de idioma espalhadas principalmente pelos bairros que citei acima.

O ensino dessas instituições é divertido, com muita diversidade — estudei com pessoas da Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, França, Venezuela —, professores jovens e aulas bem informais, com jogos, atividades ao ar livres e muita conversação em inglês.

Estudei na Kaplan International English, que ficava em La Jolla, mas hoje se localiza em Downtown, e gostei bastante da escola.

Há outras opções como a Eurocenters, em Gaslamp Quarter, a Converse International, ao lado da baía de San Diego, a EC, em La Jolla, a ELS, em Downtown, a Embassy, também no Gaslamp Quarter, entre outras.

Para quem já fala inglês e procura outro tipo de estudo, como um preparatório para exames de proficiência, focado em business english, ou mesmo para carreira acadêmica, como MBAs, Graduações e pós-graduações, também há diversas opções.

Para a proficiência e business, várias das escolas citadas acima oferecem o curso, enquanto para os outros existe o campus da UCSD — University of California San Diego —, uma prestigiada instituição de ensino superior localizada em La Jolla.

Dúvida => Fazer intercâmbio sozinho ou por agência

 

Trabalhar e estudar em San Diego

Curso de inglês em San Diego
Se quiser trabalhar, opte por um pacote que alie estudo e trabalho.

Dá para estudar e trabalhar em San Diego? Antes de responder essa pergunta, leia o artigo que explica sobre os tipos de intercâmbio que existem.

Agora, respondendo a pergunta inicial: DEPENDE. Vocês devem saber que as políticas de imigração para os Estados Unidos mudaram um pouco, o que afeta diretamente nesta questão.

Ainda assim, embora seja difícil, não é impossível realizar esse feito. Tudo depende do visto que você tiver.

Não é permitido trabalhar em solo americano portando visto de turista ou de estudante. Logo, é necessário que você consiga um visto de trabalho para poder ter um emprego na Califórnia, ou participar de programas como o intercâmbio Work and Travel (assista a esse vídeo no Youtube com tudo o que você precisa saber).

E, se você não for transferido por uma empresa ou já viaje com um emprego certo, deve fazer um curso que já inclua as horas de trabalho. Existem diversos formatos para esse tipo de intercâmbio e a maioria já inclui um tempo de estágio, que pode ser remunerado ou não.

Em geral, se destinam a áreas específicas, sendo que você não pode, por exemplo, fazer um curso de marketing e trabalhar como atendente do Starbucks.

De qualquer forma, é possível ir com um visto de turista ou estudante e, se conseguir garimpar um emprego, dar entrada no visto de trabalho e residir no país enquanto o processo não se encerra.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Divertido => Passeio de segway em Gaslamp

 

Onde morar em San Diego

Dicas intercambio EUA
Pacifc Beach tem muitas residências estudantis.

Quem vai fazer um intercâmbio em San Diego, tem duas principais opções de moradia, que apresentam seus pontos positivos e negativos, cabendo a você decidir o melhor quando for fechar seu pacote.

O primeiro é ficar em uma casa de família — foi o que fiz — e o segundo fica em uma residência estudantil. Casa de família te permite ter uma vivência com os locais, aumentando sua imersão na cultura americana e te possibilitando ter contatos que podem se tornar sua segunda família.

Como fui com 17 anos, fui obrigado a escolher por essa alternativa, mas não me arrependo. A casa possuía vários outros intercambistas, como duas francesas, um casal de brasileiros, uma suíça e até um menino do Kuwait.

Para os que preferem algo mais independente, tem a residência estudantil — um conjunto de apartamentos em que você divide o espaço com, geralmente, mais três pessoas.

É uma boa opção, mas que depende um pouco de seus roomates, já que você pode cair com alguém super organizado e sociável ou com uma pessoa o oposto disso.

Ainda assim, você conhece muito mais gente nesses locais, e as festas são quase que diárias, dependendo apenas de seus contatos.

O melhor lugar para conseguir uma residência é Pacific Beach, onde passam todas as linhas de ônibus e há conexões com outros meios de transporte público.

Além disso, o bairro tem de tudo um pouco quanto a comércio e restaurantes e, para os fãs como eu, uma belíssima praia para você relaxar de vez em quando.

Como usar => Whatsapp nos Estados Unidos

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Onde comer em San Diego

Comida barata na California
Há muitas comida mexicana em San Diego.

Um ponto bastante positivo da cidade é sua diversidade gastronômica, você encontra de tudo em San Diego, desde restaurante baratos e com bom custo benefício até opções mais sofisticadas, com uma culinária mais moderna e, consequentemente, cara.

Por sua proximidade com o México — é a primeira cidade na fronteira entre os Estados Unidos e o México —, a cultura latina está muito presente em San Diego, sendo possível encontrar diversas opções de restaurante mexicanos na região. Para os amantes de peixe, também existem várias alternativas de comida japonesa.

Além disso, obviamente existem quase todas as grandes marcas de fast-food americano a que estamos acostumados, tais como McDonald’s, Burger King, Subway, Starbucks, e outras mais conhecidas pelos americanos, como The Cheesecake Factory, Ihop e Denny’s. Com certeza há uma variedade que vai agradar a todos os paladares.

Um fato interessante é que, durante meus dois meses por lá, encontrei dois restaurante brasileiros, um com uma comida bem caseira — estrogonofe, macarronada e o famoso PF com arroz, feijão, bife, batata frita e ovo, além do queridinho guaraná — e uma churrascaria em Downtown que consegue matar aquela vontade de carne de primeira.

Para conhecer mais opções de onde comer na cidade, veja também o artigo com os restaurantes em San Diego.

Tour => Excursão por San Diego

 

Como me locomover em San Diego

Transporte público em San Diego
Trolley | Foto: Gary J. Wood, via Wikimedia Commons.

O sistema de transporte público de San Diego é muito bom e organizado. O mais utilizado é o ônibus, que possui diversas linhas e atinge a maior parte do território da cidade.

Para quem vai ficar por mais de um mês, é possível comprar um cartão por 72 dólares que dá direito a andar livremente por 30 dias. Acredite, compensa muito!

Além disso, também existe o Trolley, um tipo de VLT (veículo leve sobre trilhos), que é muito confortável e espaçoso, porém não faz todos os pontos da cidade. Sendo assim, na maioria das vezes você precisará utilizá-lo junto a outro meio de transporte, tal qual o ônibus.

Ainda assim, é uma excelente alternativa, especialmente para ir ao shopping Fashion Valley Mall.

Por último, é possível encontrar diversos táxis e Ubers pela cidade, o que facilita se você tiver com um horário muito apertado para seu compromisso, ou queira aproveitar de um deslocamento mais rápido e pessoal.

Para ter mais informações sobre este tema, veja o artigo como se locomover em San Diego, que explica detalhe por detalhe como ir de um lugar a outro pela cidade.

Fácil => Ingresso antecipado para o Museu USS Midway

 

Melhor época para intercâmbio em San Diego

clima em San Diego
Intercâmbio em San Diego pode ser feito em qualquer época do ano.

Por conta de sua localização, San Diego oferece um clima bastante agradável, não sendo muito diferente, por exemplo, ao da cidade de São Paulo, tendo um inverno bem frio e um verão bem quente.

Sendo assim, sinceramente, minha resposta para este item é simplesmente: quando você puder!

 De qualquer forma, recomendo ler o artigo clima na Califórnia para entender melhor as diferenças climáticas e as temperaturas no estado.

A experiência que você terá vai muito além do período do ano que passará em San Diego, e estará ligada a tudo que você irá ver, os lugares que vai visitar, as pessoas que vai conhecer, as comidas que vai comer e, claro, as coisas erradas que vão acontecer, mas que você vai tirar de letra.

Isso sim é o intercâmbio, e não a temperatura. Além disso, todos os outros aspectos da cidade tendem a ser bastante lineares durante o ano todo, independente da estação.

É claro que há experiências que você somente poderá ter no verão, há outras que só serão possíveis no inverno. Na minha opinião, a única forma de aproveitar de tudo é se for ficar um ano no local.

Mais dicas => Cruzeiro pela baía de San Diego

 

Preço do intercâmbio em San Diego

dicas dos eua cambio
Custos dependem de você | Foto: QVM.

Chegamos agora à questão principal, que vai definir se você terá ou não essa grande experiência. Bom, se esse realmente é o caso, tenho uma boa notícia para ti: o custo depende de você! Posso afirmar isso por conta da infinidade de opções de cursos, acomodações, restaurantes e tudo mais que existe na cidade.

Sendo assim, cabe a você decidir o quanto você pode gastar nessa sua viagem e, aí sim, analisar qual a melhor opção para fazer com essa quantia. Veja bem, se você tem pouco dinheiro, pode fazer um intercâmbio de duas semanas, por exemplo.

Também é possível escolher por cursos com menor carga horária, que diminui o custo. Da mesma forma, na hora de decidir por sua acomodação, você deve analisar qual terá o custo mais baixo, pensando também na localização da casa.

Para finalizar, muito do valor do intercâmbio se encontra nos gastos que você terá durante a viagem e, portanto, cabe a você dimensionar melhor esses custos. Se optar por trocar as refeições em restaurantes por comprar comida no supermercado, sua economia será grande.

Se você trocar seu refrigerante de 2 dólares do almoço todo dia por água, em uma semana você estará economizando 10 dólares, o equivalente a uma camiseta da Hollister.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

É óbvio que o custo de um intercâmbio é alto, mas acredito nele como um investimento, visto que será um grande passo para sua vida pessoal e profissional.

Divertido => Ingresso para Legoland na Califórnia

 

Informações para intercambistas

Intercâmbio para brasileiros
Há muitos brasileiros fazendo intercâmbio em San Diego.

Brasileiros: Sempre que se está planejando um intercâmbio em San Diego, é inevitável pensar se existem muitos brasileiros na região, o que pode te fazer falar mais português do que a língua em que se deseja fluência.

Em San Diego, há muitos brasileiros, inclusive, na sua sala de aula.Ainda assim, não se preocupe, seu conhecimento da língua vai vir das aulas e dos momentos em que tiver que se virar — ir a um restaurante ou loja sozinho é um ótimo desafio.

Então, é claro que, se puder, tente falar o menos possível de português, mas, ainda assim, você vai aprender inglês, relaxa.

Visto: Conforme explicado acima, é obrigatório que você tenha um visto americano para poder fazer seu intercâmbio em San Diego, mas há algumas formas de facilitar esse processo.

O que eu fiz, por exemplo, foi pegar um curso com menos horas de aula, o que me permitiu ir para lá com um visto de turista.

Dessa forma, todo a burocracia para conseguir o visto foi bem mais fácil, além de ter até hoje meu em dia, enquanto o de estudante dura somente durante o período que você terá aulas.

leis nos Estados Unidos
Bebida alcoólica não pode ser consumida por menor de 21 anos e nem na rua.

Maioridade: Lembre-se sempre que a maioridade nos Estados Unidos é de 21 anos — mesmo eles podendo dirigir com 16 —, o que significa que, se você é mais novo que isso, não poderá beber álcool, entrar em baladas ou qualquer outro evento que seja somente para maiores de 21.

Ah, e não rola muito o tal do jeitinho brasileiro lá, não pode e pronto. Se pensar em falsificar um documento ou utilizar o de outra pessoa, lembre-se que um delito como esse pode significar sua volta ao Brasil e impossibilidade de voltar algum dia aos Estados Unidos.

Bebidas: Além do fato da maioridade legal, também é preciso saber que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços abertos em qualquer local do território americano. Sendo assim, não pense em sair de um bar ou balada com uma cerveja na mão ou algo parecido, visto que a multa é de cerca de 250 dólares.

Praia: Para os que estão ansiosos para entrarem nas águas do Oceano Pacífico, deixo aqui duas dicas para você: em primeiro lugar, a água é extremamente gelada, mesmo no verão, o que impossibilita isso, pelo menos para mim.

Além disso, é preciso ficar atento, pois em alguns pontos das praias há tubarões, então veja bem onde vai entrar e certifique-se de que aquela área é livre para banhistas.

Câmbio nos Estados Unidos
Para qualquer lugar dos Estados Unidos, leve dólar.

Clima e Fuso: A cidade de San Diego tem uma temperatura média de 22ºC no verão, enquanto no inverno cai para uma média de 15ºC. O clima é semi desértico, assim mesmo em dias quentes, a temperatura deve cair muito à noite. Sobre o fuso, eles estão geralmente 4 horas atrás do horário de Brasília.

Moeda: Como em todos os Estados Unidos, na Califórnia a moeda oficial é o dólar americano. Evite levar reais, pesos ou outra moeda. Por conta da variação do câmbio, analise constantemente a variação para saber a hora certa de comprar. Uma dica é fazer um cartão de viagem, que te possibilita colocar dinheiro sempre e sacar.

Idade ideal para o intercâmbio: Novamente, deixo a você a escolha. Eu fui com 17 anos e me diverti muito. Conheço pessoas que foram com mais de 50 e também adoraram. As experiência serão diferentes, com certeza, mas isso não quer dizer que sejam melhores ou piores.

Sempre é tempo de aprender coisas novas e conhecer novos lugares, então não tenha esse preconceito quanto a sua própria idade. Vá quando puder, vá quando quiser, vá quando te der vontade, vá quando tiver dinheiro, mas vá.

Agende => Passeios guiados em San Diego

 

Dicas para intercâmbio em San Diego

Como você deve ter percebido durante este texto, eu sou fanático pela Califórnia e por San Diego, então sim, sempre que posso tento convencer as pessoas a terem essa incrível experiência que eu tive. Se você tiver a chance, aconselho com todas as minhas forças que dê esse passo e se surpreenda com o que você pode fazer!

San Diego é uma cidade que pode se adaptar as suas necessidades, sendo que todos podem curti-la, independente de seu gosto. Sendo assim, deixo aqui uma pequena e extremamente clichê frase, mas que se encaixa muito bem à situação: Vá! E se der medo, vá com medo mesmo!

Com este manual completo sobre intercâmbio em San Diego, você tem todas as informações que precisa para tomar sua decisão.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em fazer intercâmbio!

 

ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *