Centro de San Diego e as principais atrações de Downtown

por Guilherme Tetamanti

Centro de San Diego e as principais atrações de Downtown

Se você está indo para a Califórnia para descobrir um pouco da vibe local, sua parada mais do que obrigatória está na Downtown em San Diego. O nome na verdade se refere ao centro de San Diego — quando estiver em solo americano, vai perceber que quase todas as cidades têm seus downtowns.

Nessa região ficam diversos bares, restaurantes e casas noturnas. Além disso tudo, é onde se encontram algumas das joias de San Diego, como o belíssimo bairro italiano Little Italy, o agitado Gaslamp Quarter e até o estádio Petco Park, a casa do time de beisebol da cidade.

Isso tudo é só para comprovar que uma visita a Downtown não se resume somente a baladas e festas, mas também a cultura e muita diversão. Outro fator interessante é que no mesmo local se encontra o centro administrativo e econômico da cidade — onde grandes empresas estão instaladas em enormes arranha-céus.

Fique comigo nos próximos parágrafos para descobrir um pouco mais desse conhecido — e badalado — bairro da segunda maior cidade da Califórnia.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Diego

Seguro viagem nos Estados Unidos »

 

Downtown: o centro de San Diego

Downtown em San Diego
Centro de San Diego | Foto: Bernard Gagnon, via Wikimedia Commons.

O Centro de San Diego ou Downtown pode ser facilmente identificado pela presença de grandes prédios, trânsito intenso e muita gente na rua. Me espantou muito quando pude confirmar que como nos desenhos, a cidade é quase que inteira de casas e pequenas construções e, bem no centro, há um aglomerado de grandes edifícios.

Quando puder visualizar isso, tenha certeza que essa é a Downtown. De acordo com a iniciativa Downtown San Diego Partnership, o bairro conta hoje com mais de 37 mil residentes e 4 mil companhias, que empregam mais de 81 mil colaboradores. Dessas empresas, 120 são startups de tecnologia ou inovação, o que comprova a proximidade da cidade com o Vale do Silício, mais ao norte do estado.

O bairro é dividido em sete zonas, cada uma com suas características próprias e um encanto único para seus moradores e turistas.

Civic/Core: Localizada no centro do bairro, a vizinhança é onde se encontram a maioria das grandes empresas e onde rola todo o trabalho. Ao mesmo tempo, o Civic Center Plaza é um local onde todos podem se encontrar, com fontes, jardins para piqueniques e paisagens cheias de árvores.

Columbia District: Ao lado do de Civic/Core está o Columbia District, conhecido principalmente por seus grandes parques — o Tuna Harbor Park e o Waterfront Park. Além disso, é lá onde ficam diversas opções de compras, gastronomia e entretenimento do centro de San Diego.

Cortez Hill: Onde o antigo se encontra com o novo. Essa é a melhor definição de Cortez Hill, uma zona de Downtown onde é possível encontrar desde antigas casas, com arquitetura vitoriana, até modernos prédios de escritórios e condomínios luxuosos. A vizinhança fica exatamente acima de Civic/Core e muito próxima do famoso Balboa Park de San Diego.

Dicas de Gaslamp Quarter / San Diego
Gaslamp Quarter.

East Village: Ocupando o extremo leste do bairro, o East Village é não somente a maior, mas também a vizinhança que mais cresce em termos populacionais da região. É lá que fica localizado o estádio Petco Park, onde os San Diego Padres mandam suas partidas de beisebol, então espere também por muita agitação e amor ao esporte.

Gaslamp Quarter: Também no centro, mas um pouco abaixo do Civic/Core está o Gaslamp Quarter, provavelmente o mais famoso dos pontos de Downtown em San Diego. Grande parte da vida noturna da região está localizada em algum de seus 16 quarteirões, o que faz com que muitos dos jovens optem por iniciar a noite em um restaurante e terminar em uma de suas conhecidas casas noturnas.

Little Italy: Tão importante para a região, Little Italy tem inclusive um post inteiro falando somente sobre ele. Essa é a maior comunidade italiana dos Estados Unidos, então espere por muito de sua gastronomia e costumes.

Marina District: Essa é a região mais luxuosa de Downtown, especialmente por ser de frente para a baía de San Diego e concentrar, obviamente, a marina da cidade. Por lá é possível encontrar diversos condomínios de luxo, assim como grandes — e caros — centros de comércio. Quer mais? É lá que é realizada todo ano a Comic Com de San Diego, a mais famosa de todo o mundo!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em San Diego »

 

Como chegar em Downtown

Centro de San Diego
Ônibus em San Diego | Foto: Balintawak, via Wikimedia Commons.

Como já falamos acima, o bairro de Downtown, fica localizado bem no centro de San Diego e, portanto, seu deslocamento até lá é mais do que simples. Saindo do aeroporto — que fica a alguns quilômetros apenas —, há diversas formas de chegar no bairro. Abaixo listo algumas maneiras de fazer o trajeto do aeroporto ao Gaslamp Quarter.

Ônibus: Saindo do Aeroporto Internacional de Lindbergh Field, somente é preciso pegar o ônibus de número 992 com destino a Downtown. O trajeto dura cerca de 12 minutos, e você deve descer no ponto da Broadway com a 6th Avenue.

Carro: Se você tiver alugado um carro, a melhor maneira de chegar ao centro da cidade é pela N Harbor Dr, a qual você pegará já saindo do aeroporto e permanecerá por cerca de 5,5 km. Após esse trajeto, fique nas faixas da esquerda para ter acesso à W Market St, onde você deverá seguir por cerca de 800 metros até chegar ao Gaslamp Quarter.

Táxi / Aplicativos: Se optar por utilizar de táxis ou serviços de aplicativos, o caminho provavelmente será o mesmo do item anterior. Os valores podem variar de acordo com o horário, mas, em geral, uma viagem de táxi entre o aeroporto e o Gaslamp Quarter custará cerca de 11 dólares, enquanto uma de Uber X terá valor de 13 dólares.

Fácil => Como sair do aeroporto de San Diego

 

O que fazer em Downtown

Como você pôde ver acima, opção de entretenimento é o que não falta no Downtown em San Diego, então verifique abaixo algumas dessas alternativas e veja o que mais irá satisfazer seu gosto!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Gaslamp Quarter

A história desse famoso distrito de San Diego, nos Estados Unidos, começa no século XIX, quando dois milionários americanos compram um grande lote de terra na região portuária e começam a vender pequenos lotes, dando início a à urbanização da área,

Com incentivo fiscal do governo, que também transformou o Gaslamp Quarter em patrimônio histórico de San Diego (veja lista com fotos dos prédios tombados) empresários começam a investir dinheiro na região e surgem lojas, restaurantes, teatros, shopping centers e hotéis.

Os reflexos são claros, pois hoje Gaslamp Quarter é o centro do comércio e vida noturna de San Diego, com uma infinidade de excelentes restaurantes, bares, casas noturnas e tudo para receber com maestria os milhares de turistas que todos os anos desembarcam por aqui.

Uma curiosidade é que o nome GAS-LAMP faz menção aos antigos lampiões de gás que faziam a iluminação das vias públicas, que marcou a época inicial da prosperidade de San Diego.

Leia também => Ocean Beach, a última praia “roots” de San Diego

 

Petco Park

Tour em Downtown
PETCO Park | Foto: abrowncoat, via Wikimedia Commons.

O PETCO Park é o famoso estádio do San Diego Padres, principal time de baseball da cidade. Mesmo que não seja fã do esporte e não entenda nada sobre ele, é legal assistir a uma partida, sendo ótima oportunidade para conhecer mais sobre o estilo de vida americano e praticar seu inglês. As pessoas que moram em San Diego são bastante receptivas e sempre iniciam uma conversa.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Tour => Excursão por San Diego

 

Passeio pelo calçadão de San Diego

Melhor museu de San Diego
Orla de San Diego, pertinho do Museu.

Boa parte da costa perto de Downtown possui calçadas e infraestrutura de bares e restaurantes que ficam bem cheios aos finais de semana. Além disso, vários passeios e atrações partem da costa, inclusive o USS Midway Museum, maior museu dentro de um porta-aviões em todo o mundo.

Divertido => Passeio de segway em Gaslamp

 

Little Italy

Dicas de passeios em San Diego
Little Italy | Foto: Visitor7, via Wikimedia Commons.

Bem próximo a Downtown está a pequena Itália dentro de San Diego, com excelentes restaurantes de massa e uma feirinha com produtos típicos que acontece todos os domingos, a Farmer’s Market.

Wifi ou Chip? => Internet na viagem

 

Onde ficar em Downtown

Melhores hotéis de San Diego
Manchester Grand Hyatt San Diego | Foto: Divulgação.

Por ser o centro da cidade, econômico e turístico, opção de estadia é o que não falta no bairro de Downtown, tanto para executivos, quanto para famílias e mochileiros. Veja abaixo algumas das melhores alternativas.

Hotéis

Manchester Grand Hyatt San Diego: Segundo o Tripadvisor, o hotel com melhor custo-benefício na região é o Manchester Grand Hyatt San Diego, que fica localizado na região da Marina District. Além de ter a bandeira de uma das maiores redes do setor, o hotel fica perto de diversas atrações, como o USS Midway Museum e tem vários restaurantes perto, como por exemplo um Cheseecake Factory.
Preço: $$$$
Localização: One Market Place, San Diego, CA 92101-7714
Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas

Hard Rock Hotel San Diego: O conhecido Hard Rock Hotel San Diego obviamente não poderia ficar de fora dessa lista. Além do nome que ele carrega, uma ótima observação é que sua localização é, literalmente, na entrada do Gaslamp Quarter. Sendo assim, você poderá escolher entre as diversas opções de entretenimento do hotel ou as outras diversas alternativas que poderá encontrar na rua.
Preço: $$$$
Localização: 207 5th Avenue, San Diego, CA 92101-6908
Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas

Hotel Indigo San Diego Gaslamp Quarter: A menos de três quarteirões do Petco Park, o Indigo San Diego Gaslamp Quarter é uma ótima opção para você que quer gastar um pouco menos que nos outros dois acima. O hotel fica um pouco distante do Gaslamp Quarter, mas ainda assim tem uma ótima localização.
Preço: $$$
Localização: 509 9th Avenue, San Diego, CA 92101-7213
Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas

Fácil => Ingresso antecipado para o Museu USS Midway

 

Hostels

Hostel em San Diego
USA Hostels San Diego | Foto: Divulgação.

ITH Adventure Hostel San Diego: Ainda de acordo com o Tripadvisor, o hostel com melhor custo-benefício na região é o ITH Adventure Hostel San Diego, localizado mais ao norte do bairro. O espaço é todo decorado, com grafittis e pinturas em diversos cômodos; com certeza uma ótima opção.
Preço: $$
Localização: 1658 Front St, San Diego, CA 92101-2920
Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas

USA Hostel San Diego: Localizado em pleno Gaslamp Quarter, o USA Hostels San Diego é uma excelente alternativa para aqueles que querem curtir o que a região tem de melhor, visitando seus barzinhos e casas noturnas e conhecendo gente do mundo inteiro!
Preço: $$
Localização: 726 5th Ave, San Diego, CA 92101-6918
Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas

Lucky D’s Hostel: Na divisa entre o Gaslamp Quarter e o East Village, o Lucky D’s Hostel possui uma localização privilegiada, assim como um atendimento muito bom — inclusive com alguns funcionários brasileiros.
Preço: $$
Localização: 615 8th Ave, San Diego, CA 92101-6405
Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas

Imperdível =>  Cruzeiro pela baía de San Diego

 

Onde comer em Downtown

Restaurantes em San Diego
Pappalecco | Foto: Divulgação.

Como você já deve ter percebido, o bairro de Downtown em San Diego oferece um pouco de tudo para seus visitantes e moradores, então nada mais justo que essa variedade de opções também chegar à gastronomia.

Pensando nisso, listei abaixo alguns dos melhores restaurantes da região, seja por seu custo benefício, por suas atrações ou por seus pratos.

Pappalecco: Localizado em Little Italy, obviamente que eu deveria colocar aqui uma opção de restaurante de comida italiana. Assim, o Pappalecco é uma excelente alternativa tanto para saborear suas pizzas quanto para um delicioso café da manhã com panninis e bruscchetas.
Especialidade: Italiana / Café da Manhã
Preço: $$$
Localização: 1602 State St, San Diego, CA 92101-2512

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Taka Restaurant: No coração do Gaslamp Quarter se encontra o Taka Restaurant, uma opção para os amantes da gastronomia japonesa. O ambiente é pequeno, mas bastante aconchegante, e sua linha de culinária é bem fiel à tradicional.
Especialidade: Japonês / Asiática
Preço: $$$
Localização: 555 5th Ave, San Diego, CA 92101-6913

Lanchonete em San Diego
Richard Walker´s Pancake House | Foto: Divulgação.

Richard Walker’s Pancake House: Se você está nos Estados Unidos, não tem como não pegar pelo menos um dia para se deliciar com o maravilhoso café da manhã americano. Para isso, conheça o Richard Walker’s Pancake House, com suas clássicas panquecas e ovos mexidos. O restaurante fica no Marina District, e é preciso chegar cedo — especialmente aos fins de semana — para não pegar fila.
Especialidade: Americana / Café da Manhã
Preço: $$$
Localização: 520 Front St, San Diego, CA 92101-6701

Cowboy Star: Próximo do East Village você encontrará o Cowboy Star, uma ótima opção para quem procura por uma refeição mais requintada em um ambiente aconchegante. Entre seus pratos, estão o tartare de salmão, o bife de bisonte e a sopa de cogumelos.
Especialidade: Americana / Steakhouse
Preço: $$$$
Localização: 640 10th Ave, San Diego, CA 92101-7218

Ghirardelli Ice Cream & Chocolate Shop: Se você é como também tem o paladar de uma criança indico o Ghirardelli Ice Cream & Chocolate Shop, um verdadeiro oásis de doces no meio do Gaslamp Quarter. Aproveite seus chocolates e sorvetes artesanais e pense como eu: já andei demais nessa viagem, provavelmente vou perder esses quilos.
Especialidade: Sobremesa / Doces
Preço: $$$$
Localização: 643 5th Ave, San Diego, CA 92101-6915

Oportunidade => Ingresso para museu em San Diego

 

Dicas e Informações

Pontos turísticos de San Diego
San Diego Comic Con | Foto: William Tung, via Wikimedia Commons.

Por estar no centro da cidade, o transporte tanto para chegar quanto para sair da região é bastante simples. Por lá passam linhas de ônibus e trolleys, que podem te levar a praticamente qualquer lugar da cidade. Além disso, ainda há muitos táxis e Ubers disponíveis.

Se for na época do Carnaval, não perca a festa de Mardi Gras que ocorre no Gaslamp Quarter. A região é praticamente toda fechada para os carros, e somente maiores de 21 anos podem andar por lá. Com certeza essa é uma das melhores festas da região.

Existe uma iniciativa da Downtown San Diego Partnership chamada de Clean & Safe, que tem como objetivo deixar o bairro mais limpo, bonito e seguro. Sendo assim, embora estejamos falando do centro da cidade, não espere por algo parecido como o que vemos no Brasil.

As edições da San Diego Comic Com (SDCC) geralmente ocorrem em julho por lá, exatamente no Convention Center, em Marina District. Por ter uma duração de quatro dias e ser conhecido no mundo inteiro, espere por muita gente na região e fantasias de tudo o que puder imaginar.

Não é permitido consumir bebidas alcoólicas nas praias e nem nas ruas de Downtown. Assim, não faça a besteira de sair bebendo no meio da rua ou caminhando no calçadão, pois a multa é de aproximadamente 250 dólares. Uma dica muito legal, nos dos Estados Unidos como um todo, é que normalmente a água é oferecida gratuitamente nos restaurantes.

Recomendo => Excursão por San Diego

 

Tudo sobre o centro de San Diego

San Diego é uma das cidades mais procuradas por brasileiros que viajam para os Estados Unidos, pois além de possuir várias atrações, as praias da cidade são a cara da Califórnia, caso de Pacific Beach, La Jolla e especialmente Ocean Beach.

Dentre essas atrações muitas se encontram no Downtown em San Diego, então separe algum tempo para curtir esse maravilhoso bairro

Embora próximo do aeroporto, a vida da cidade acaba passando longe de lá sem você perceber, podendo ficar dias e mais dias — ou até a viagem inteira — somente curtindo as praias ou atrações mais distantes.

Não cometa esse erro e já reserve uns dias para essa incrível comunidade. Aproveite e já leia o artigo com tudo sobre o que fazer em San Diego.

Agora que já está sabendo tudo de San Diego, prepare sua viagem e depois nos conte tudo o que encontrou! 

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. gilberto

    Olá, tenho 60 anos e gostaria de passar 3 meses em San Diego, com minha esposa. A idéia é alugar um studio bem localizado, com uma pequena cozinha, e estudar inglês 4 hs/dia nesse período. Penso em US 1.500/ mês de hospedagem. Tem alguma sugestão? Grato Gilberto

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Gilberto, Vai adorar passar uns meses em San Diego, principalmente se for meses perto do verão. Para hospedagem de longo período, sempre indico o AirBnb. Tem a explicação nesse link. Qualquer dúvida só escrever. Abraços