Ilha de Malta: vale a pena estudar inglês na Europa?

por Juliana Pereira

Ilha de Malta: vale a pena estudar inglês na Europa?

Eu não tenho a menor dúvida que vale muito a pena estudar inglês na Ilha de Malta! Aprendi o idioma em Londres, mas hoje moro em Malta e esse lugar simplesmente conquistou meu coração! Neste artigo, trago informações sobre os preços e minha opinião sobre fazer intercâmbio em Malta. 

Esse destino europeu ainda não é o mais divulgado, conhecido ou cobiçado. Talvez, pelo tamanho quase imperceptível que ocupa no mapa da Europa, talvez pela história da ilha, que se tornou um país independente há apenas 71 anos. Ou como eu gosto de brincar com meus amigos, por ser um paraíso secreto que deve ser mantido exatamente desse jeitinho, um pouco anônimo!

Mas como eu não sou uma pessoa egoísta, vou quebrar um pouco desse anonimato da ilha e falar das vantagens e desvantagens de estudar inglês por aqui! Quer saber mais? Continue a leitura. 

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Malta

Seguro viagem para intercâmbio »

 

Vantagens de estudar inglês em Malta

Vantagens de estudar inglês em Malta
Ilha de Malta: Inglês já é um diferencial de vida para mim | Foto: Arquivo pessoal.

Para mim, que moro aqui na Ilha de Malta, o inglês já ultrapassou a fase de ser um diferencial de currículo e se tornou um diferencial de vida. Estudar esse idioma sempre me abre caminhos e me possibilita viver experiências novas, o que tem sido simplesmente incrível! Conheça agora as principais vantagens de estudar inglês em Malta, na Europa.

 

Passear pela Europa

Onde fica a Ilha de Malta?
Na Ilha de Malta, você poderá percorrer toda a Europa.

Até mesmo alguns europeus se espantam quando nós, brasileiros, falamos que viemos até a Europa para estudar inglês. O mais lógico seria irmos para o Estados Unidos, que está bem mais perto. Mas para mim, não se trata de uma questão de lógica e sim de gosto, sonho e prazer.

Eu sou alucinada pela Europa, pela história do velho mundo. Tenho vontade de conhecer todos os países e me sinto em um jogo de tabuleiro, onde eu luto comigo mesma para expandir meus horizontes e conquistar cada vez mais territórios! 

Uma dica interessante é você fazer o passeio do ônibus turístico de Malta por apenas 20 euros. Vai dá para conhecer boa parte das belezas desta ilha.

Quando o assunto é mais amplo, você consegue sair de Malta e passar um final de semana na Grécia, na Itália, na Bélgica ou qualquer outro país europeu que você sonhe em conhecer, gastando bem menos do que se tivesse que sair do Brasil. Por falar nisso, veja um roteiro completo pela Europa.

Os gastos são sempre em uma única moeda, o Euro. O idioma muda, mas você pode ir para praticamente todos os países usando uma única língua, o inglês, mas com diferentes sotaques e histórias!

Entenda => Como funciona o seguro viagem obrigatório para Europa

 

Viver no meio do Mediterrâneo

Depoimento de quem mora em Malta
Ilha de Malta: Você vai amar essa ilha no Mediterrâneo | Foto: Arquivo pessoal.

Pra quem vive em um país com a extensão territorial do Brasil, pensar em viver em uma ilha, que de uma ponta a outra tem 33 km e depois disso só têm mais 2 ilhas, menores ainda (Gozo e Comino), pode ser um pouco perturbador. Mas acredite, você vai amar! Principalmente se o seu foco for aprender inglês! 

Aqui na “Ilhota”, tudo é super pertinho, você consegue atravessar 4 cidades caminhando por 30 minutos.  Duvida? Veja esse cruzeiro de barco em Malta ou ainda um passeio a pé pela Malta Medieval.

Sua rotina vai ser casa, escola, praia e gente do mundo inteiro falando com você! E não é que as pessoas vão falar com você, porque somos simpáticos ou extravagantes, vão falar pelo simples fato de que alemães, suecos, italianos, russos, espanhóis, colombianos, franceses entre outros, vêm para Malta com o mesmo objetivo que a gente, passar férias, se divertir e aprimorar o inglês!

Curiosidade => Como usar WhatsApp na Europa?

Aprimorar o inglês em Malta
Ilha de Malta é apaixonante | Foto: Arquivo pessoal.

Adicione a essa pequena descrição do seu cotidiano: uma temperatura que no verão (junho até setembro) é tipo o Rio de Janeiro, e no inverno (novembro até abril) vira o Rio Grande do Sul, mas independente da estação do ano, a vista é tipo Fernando de Noronha! (espere até conhecer a Lagoa Azul em Malta)

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Malta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fora o tamanho aconchegante, o clima amigável e a beleza indiscutível, a culinária do mediterrâneo é considerada uma das mais saudáveis do mundo, ou seja, se come muito bem por aqui!

Custo da alimentação em Malta
Ilha de Malta: Culinária do Mediterrâneo é acessível | Foto: Arquivo pessoal.

E Malta ainda tem um dos menores preços da Europa, para se ter uma ideia, com 20 se come o prato mais caro da maioria dos restaurantes, na média se gasta entre 10 e 15 por refeição. Experimente um tour pelo mercado de Malta com as delícias do mediterrâneo.

Sem internet? => Wifi portátil com internet rápida na Europa

 

Curtir muitas festas com segurança 24 horas

Escola de inglês em Malta
Em Malta, tem festa todo dia | Foto: Arquivo pessoal.

Com uma cultura totalmente diferente da brasileira e muita influência árabe, Malta é um dos países mais católicos do mundo e as igrejas daqui adoram reunir seus fiéis  para festejar o santo da cada região, para celebrar o verão, ou apenas para agradecer a Deus por vivermos neste paraíso.

São 365 igrejas espalhadas pela ilha, para que você possa visitar uma por dia, ou seja, se você fizer as contas vai entender que aqui, todo dia tem uma festa!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Economia => Como receber impostos pagos em compras na Europa

Como estudar inglês em Malta
Igrejas promovem muitas festas em Malta.

Festa em Malta significa: queima de fogos (me sinto no réveillon todo fim de semana), cerveja ou vinho (custo muito mais baixo que no Brasil), ruas enfeitadas pela própria população ou dependendo do evento pelo Governo de Malta.

Este ano, Valleta, a capital de Malta, foi escolhida como Capital Europeia da Cultura e isso significa mais de 400 eventos de design, música, cinema e muito mais, espalhados pela cidade, que já é um verdadeiro museu a céu aberto. Por isso mesmo ela ostenta o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Quer conhecer uma? Veja essa festa em Malta em um barco de piratas com bebida e comida livres.

Programação cultural das escolas de Malta
Malta é ótima para estudantes e turistas.

Além da cultura, Malta está ficando cada dia mais conhecida na Europa por ser um lugar seguro, onde não existem tsunamis, furacões, vulcões, atentados terroristas e nem violência.

O máximo que se vê nos jornais daqui são escândalos de corrupção, acidentes de carros causados por excesso de álcool e invasões de água viva em algumas praias da ilha!

Relato => Porque é tão importante contratar um seguro viagem?

 

O que saber antes de estudar em Malta

O que você saber antes de estudar em Malta
Malta é linda, mas você precisa pesquisar muito antes de se mudar.

Antes de tomar uma decisão importante de fazer um intercâmbio para aprender inglês em Malta, você precisa saber de alguns detalhes e dicas de quem já mora aqui, como eu. Atente:

Seguro viagem para Europa com 5% de desconto »

 

Custo de vida e trabalho

Vale a pena ir para Malta estudar inglês
Estudante deve levar em consideração o valor do euro | Foto: Arquivo pessoal.

Malta tem um dos menores custos de vida da Europa, isso é verdade, mas não podemos nos esquecer que o câmbio Reais para Euros, não anda nada encorajador para brasileiros que querem passear ou estudar pela Europa.

Aí vêm, o que eu chamo, da comercialização do sonho! Um monte de empresas, estão vendendo o destino Malta, como o paraíso do emprego, que você não precisa investir quase nada para estudar inglês.

Isso é um mito! Apesar de a economia da ilha estar crescendo substancialmente, Malta também atrai muitos europeus e por questão de burocracia, pagamento de impostos e pela própria zona do Euro. Logo, é muito mais fácil para as empresas daqui contratarem cidadãos europeus do que brasileiros.

Isso não significa que você nunca terá um emprego. Contudo, para conseguir um, você precisará já ter um inglês, no mínimo intermediário, e se sujeitar a trabalhos que nem sempre são dos sonhos, como cleaner (faxineira), garçom, transporte entre outros.

Valor do intercâmbio em Malta
Malta é mais cara no verão | Foto: Arquivo pessoal

Além disso, você estará investindo alto em um curso de inglês e terá que administrar muito bem o tempo estudando e trabalhando para não acabar desperdiçando mais dinheiro. Quando o assunto é economia, você pode até fazer um cruzeiro noturno barato em Malta.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Atente-se também ao custo de acomodação. No verão, tudo fica mais caro em Malta. Desta feita, se a grana estiver curta, é melhor se programar para chegar no inverno que haverá menos gente na ilha e você conseguirá se estabelecer com mais calma! Até mesmo o ônibus é mais caro no verão (2 verão e 1,5 no inverno)

 

Língua falada em Malta

Tem muito brasileiro em Malta?
St Julians o inglês é predominante | Foto: Arquivo pessoal.

É muito comum, entre intercambistas, o medo de ir para um país buscar o aperfeiçoamento do inglês, chegar lá e encontrar mais brasileiros do que gringos, fazendo com que o curso não sirva para nada!

Em Malta, esse medo se torna quase que um pânico por conta do maltês, que também é um idioma oficial na ilha, e pelo sotaque italiano, que realmente, é mais carregado!

Nas ruas, as pessoas falam inglês, principalmente na região de St Julians, Gzira, Sliema e San Gwan que têm maior concentração de turistas e estrangeiros e, automaticamente, maior reunião de escolas de inglês.

Em outras regiões, se ouve um pouco mais de maltês, mas todos eles sabem falar inglês. Pois, desde pequenos eles são alfabetizados nos 2 idiomas, se comunicam entre eles, em maltês, para não deixar a língua morrer.

Brasileiros em Malta
Em Malta, tem até Buteco Brasileiro | Foto: Arquivo pessoal.

Malta têm muito brasileiro? Têm, mas muito menos do que em Londres, por exemplo! Ai, vai da sua consciência de não se deixar vencer pela fadiga, manter o foco e colocar a cabeça para funcionar em inglês!

Quanto ao sotaque, eu costumo brincar que mesmo sendo paulista eu consigo entender um carioca, um nordestino, um gaúcho, e até mesmo um português, e BAH! Essa diversidade pode ser tri legal, tipo da hora, não é mesmo irmão, os gajo pira!

Brincadeiras à parte, você não vai ter um ensino 100% britânico, mas vai conseguir se comunicar em qualquer lugar do mundo!

 

Passagens aéreas para Malta

Passagens aéreas para Malta
Voos para Malta incluem conexões.

Não existe vôo direto Brasil/Malta. Isso significa que, obrigatoriamente, você vai ter que fazer uma escala em algum país da Europa. As conexões mais comuns são em Roma, Paris e Istambul. Especificamente, voando pela Turquish Air Lines, se o seu voo tiver uma conexão longa durante o dia, eles te pagam um city tour pela a cidade e mais uma refeição na cidade. Pode ser um bom negócio! 🙂

Confira um vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Malta sobre as belezas do destino. Encante-se!

Espero que tenham gostado e que eu possa vê-los nesse pedacinho de paraíso que eu aprendi a chamar de “home sweet home”!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pereira

ESCRITO POR

Juliana Pereira

Juliana de Menezes Pereira Benedito, Publicitária, Pós-Graduada em Ciência do Consumo e eterna estudante no Mundo! Atualmente mora em Malta, onde fundou o portal TalkTok com o marido, os dois têm paixão por viajar, seja para turistar, morar, trabalhar ou estudar. Tudo junto e misturado! Welcome!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. RODRIGO

    Malta é maravilhosa! Tive o prazer de conhecer esta ilha em março deste ano. As baladas são todas de graça, só se paga as bebidas. Fui no inverno então não deu para aproveitar as praias, porém as vistas são espetaculares. Renderam uma das melhores fotos da minha eurotrip!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Rodrigo, Obrigado pelo relato, sempre legal ver a participação dos leitores. Abraços