O que fazer em Malta: lugares incríveis para 7 dias de viagem

O que fazer em Malta: lugares incríveis para 7 dias de viagem

Imagem do Autor por Miguel Paco
Atualizado em:

Veja o que fazer em Malta, para roteiro de 3, 5 ou 7 dias no verão ou no inverno. Dicas de pontos turísticos, melhores passeios e atrações imperdíveis.

Para montar o melhor roteiro, é fundamental descobrir o que fazer em Malta, um dos melhores países da Europa para visitar, principalmente durante o verão.

Banhado pelo Mar Mediterrâneo, esse pequeno país fica entre o sul da Itália e o norte da Tunísia, sendo um destino fantástico para desfrutar de belas preias e belezas naturais.

Trata-se de um destino repleto de atrações, como a Gruta Azul e os templos pré-históricos da capital Valletta, as falédia de Dingli, a Ilha de Gozo e outros pontos turísticos imperdíveis.

Neste artigo, trago sugestões sobre o que fazer em Malta em 3, 5 ou até 7 dias, com dicas de passeios para conhecer os atrativos locais pela primeira vez, sozinho ou com crianças.

Saiba como fazer um city tour em Valletta, uma excursão para as ilhas de Malta e muitas outras atividades famosas.

Planeje a sua viagem => Encontre um hotel barato em Malta

Seguro viagem recomendado para Malta »

Quais cidades visitar em Malta?

Há tantas coisas legais para fazer em Malta, que mesmo visitando o país inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo.

Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na Europa, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Malta:

  • Valletta
  • Ilha de Gozo
  • St. Julians
  • Mdina
  • Three Cities 

Valletta

Valletta o que fazer
St. John’s Co-Cathedral em Valletta | Foto: Radoneme, via Wikimedia Commons.

Ao criar um roteiro por Valletta, é preciso entender a fundo o destino para fazer as melhores escolhas. Assim, não basta apenas pesquisar por imagens na internet, mas sim entender como funciona a cidade, o que fazer em Valletta e onde ir.

La Valletta, como é conhecida, é muito rica culturalmente e possui diversos pontos turísticos, tais como os museus, que contam história da origem do país e de épocas marcantes, como o grande Cerco. Você pode conhecer muita coisa durante uma excursão a Pé de 3 horas.

Os principais pontos turísticos de Valletta são: Catedral de São João, Palácio do Grão Mestre, Upper Barraka Gardens, Forte de Santo Elmo e Museu da Guerra.

Passeios e tours para Valletta

Ilha de Gozo

Excursão para a Lagoa Azul Malta
Blue Lagoon, na ilha de Gozo.

Malta é um dos menores países da Europa, totalizando 300 km² de extensão somando as ilhas do arquipélago, sendo as maiores e habitadas: Malta, Gozo e Comino.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Malta, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Na ilha de Gozo, você deve fazer um cruzeiro para a Lagoa Azul, uma praia de águas bem azuis, cercadas de rochas vulcânicas.

Passeios e tours para o Ilha de Gozo

St. Julians

Passeios em Malta
St. Julian’s é destino de intercâmbio | Foto: Kotivalo, via Wikimedia Commons.

No coração de Malta está St. Julians, cidade que tem uma atmosfera incrível e deve estar entre os lugares nos arredores de Valletta que você irá explorar.

É o principal destino de muitos intercambistas, pois é onde estão as principais escolas de inglês.

Passeios e tours para St. Julians

Mdina

pontos de interesse em malta
Mdina.

Mdina já foi capital de ilha, mas hoje a cidade com pouco mais de 300 habitantes é um destino pitoresco. É que a cidade é tão tranquila, que se tornou conhecida como a “cidade do silêncio”.

O nome da cidade é uma homenagem a Medina, da Arábia Saudita, resultado da ocupação dos árabes no país. A cidade fica no alto de uma colina e os únicos carros que circulam por ela são dos moradores.

Em um tour por Mdina, você pode caminhar calmamente pelas ruas da cidade murada, ver a arquitetura medieval, as lojas e ainda ver toda a região no mirante.

Passeios e tours para Mdina

Three Cities 

Cidades de Malta
Three Cities | Foto: Afr66, via Wikimedia Commons.

Quando estiver apreciando a vista do Upper Barraka Gardens ou no Grand Harbor desfrutando de um belo drinque, em Valletta, você verá uma cidade logo em frente. É a chamada Três Cidades, formada por Vittoriosa (Birgu), Senglea e Cospicua.

Três Cidades está a apenas dois passos da capital de Malta, mas ainda não é tão turístico quanto outras cidades nos arredores de Valletta. Por isso, vale marcar um tour pelas Três Cidades de Malta ou uma excursão com degustação de vinhos.

E olha que é basicamente onde tudo ‘nasceu’, pois foi onde os primeiros habitantes de Malta se instalaram em busca de segurança.

A região das Três Cidades também foi o primeiro lar dos cavaleiros de São João, por isso os edifícios são bem mais antigos que os de Valletta.

Passeios e tours para Three Cities 

Quantos dias ficar em Malta

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Malta. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo sul da Europa, saber quantos dias ficar em Malta é primordial para montar o melhor roteiro possível no país.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 7 dias em Malta só para você começar a se apaixonar pelo país.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente a capital Valleta, a Ilha de Gozo e a Lagoa Azul em Comino.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Malta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Malta:

  • 3 dias: Valletta, Três Cidades e St. Jullian’s
  • 5 dias: Gozo e Comino
  • 7 dias: Mdina e Falésias de Dingli

O que fazer em Malta em 3 dias

O que fazer em Valletta em grupo
Forte de St. Elmo | Foto: Zairon, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas um dia para fazer um roteiro em Valletta pode optar por passeios guiados que visitam os principais pontos turísticos da cidade. Há opções de excursão a pé em Valletta.

Mas, se você quer fazer seu próprio percurso comece pela entrada da cidade, visitando a Triton Fountain, uma fonte toda esculpida com tritões, remodelados em 2018, que representam as ligações de Malta com o mar. É parada obrigatória para fotos.

Depois, vá para a St. John’s Co-Cathedral, a principal igreja de Valletta e um dos maiores pontos turísticos de Malta.

Depois do almoço, ali pela praça, vá até o Grand Master’s Palace (Palácio Grão Mestre), um dos primeiros palácios construídos na época em que a cidade foi fundada.

No segundo dia visite o Forte de Santo Elmo, que está localizado no final da cidade e foi construído em 1552. Serviu de palco de um dos maiores confrontos de Malta, o grande cerco, onde os turcos os bombardearam durante 30 dias. Se você está interessado na história do país não deixe de colocá-lo no seu itinerário.

go após visitar o forte, sugiro que vá ao Museu de Arte. O percurso, saindo de St. Elmo, dura cerca de 10 minutos a pé.

Aproveite esse tempo para percorrer as ruelas de Valletta e se admirar com a decoração única da cidade. Como já vai ser quase hora do almoço, recomendo comer ali por perto ou participe de uma excursão a pé guiada por comida e bebida maltesa.

No terceiro dia, recomendo que faça um tour pelas Três Cidades de Malta, apara conhecer toda a história que envolve Vittoriosa (Birgu), Senglea e Cospicua.

Visite também

É uma cidade agitada, com bastante estrutura e uma vida noturna. O verdadeiro sentido da frase ‘cidade que não dorme’.

Para curtir à noite, recomendo ir a Paceville, região com festas até o amanhecer. As melhores são as de música eletrônica e reggaeton.

Sugestões de passeios para 3 dias

O que fazer em Malta em 5 dias

Excursão para Gozo e Comino
Gruta Azul é um marco turístico de Malta.

Para o quarto e quinto dia no país, a dica é é visitar os dois lugares turísticos mais bonitos dessa região do Mediterrâneo: Ilha de Gozo e Comino. Logo, marque o seu cruzeiro turístico em Gozo, Comino e Lagoa Azul.

A Gruta Azul é o grande atrativo local, composta por cavernas marinhas localizadas na costa sul de Malta.

As cavernas estão situadas a oeste do porto de Wied iz-Zurrieq e em frente à pequena e inabitada ilhota de Filfla.

Diariamente, desde o nascer do sol até aproximadamente 13h, a localização singular da gruta permite que a luz do sol reflita na água, criando uma grande variedade de tons de azul brilhante.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Malta!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Diversas cavernas refletem as cores fosforescentes brilhantes da vegetação marinha, enquanto outras cavernas oferecem um tom de azul escuro. Se o clima permitir, é possível desfrutar de um passeio de barco pela gruta por um custo adicional.

Sugestões de passeios para o 5 dias

O que fazer em Malta em 7 dias

Passeios interessantes em Malta
Conheça as falésias de Dingli.

Aproveite o final do seu roteiro em Malta para conhecer o oeste do país, com dois lugares turísticos bonitos e históricos: Mdina e as Falésias de Dingli.

Em Mdina você pode caminhar calmamente pelas ruas da cidade murada, ver a arquitetura medieval, as lojas e ainda ver toda a região no mirante.

Localizada na região mais elevada de Malta, Dingli é uma vila charmosa cercada por sítios naturais de grande importância ecológica e arqueológica. É uma típica aldeia maltesa e ainda permanece separada das comunidades vizinhas. No entanto, ela é mais conhecida por suas falésias pitorescas.

De acordo com os arqueólogos, a história da aldeia remonta aos tempos dos fenícios e cartagineses, há quase 2.800 anos. Os túmulos fenícios e cartagineses também foram usados pelos romanos, que ocuparam as ilhas maltesas em 218 aC.

Sugestões de passeios para 7 dias

Quanto custam os ingressos e passeios em Malta?

O custo para fazer passeios em Malta depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Malta do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral das cidades e até passeios de barco para explorar Malta de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Malta, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Malta, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Malta

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.

Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes com desconto para as atrações de Malta

O pacote de atrações em Malta ou os famosos passes turísticos de Malta te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para vários passeios.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como o Museu Nacional de História Natural e os Templos de Mnajdra.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias.

Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos.

Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Guias brasileiros que sabem tudo o que conhecer em Malta

A melhor maneira de aprender sobre o Malta é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar.

No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem no Malta há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Malta.

O que fazer em Malta com crianças

Visitar Malta com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças em Malta.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Malta de graça

Além disso, a Civitatis promove uma série de passeios sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Malta com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as melhores opções:

O que fazer em Malta à noite

As excursões noturnas em Malta são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

O que fazer em Malta pela primeira vez

Na sua primeira viagem não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Malta, confira o que reservar antecipadamente:

O que fazer em Malta pela segunda vez

Se é a sua segunda vez ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

O que fazer em Malta sozinho

Malta é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer em Malta no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Malta no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

Confira as melhores dicas de passeios:

O que fazer em Malta com chuva

Para dias chuvosos em Malta o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio.

Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva em Malta:

O que fazer em Malta com pouco dinheiro

Programar um roteiro com pouco dinheiro em Malta é algo possível. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em Malta para você economizar.

Dicas finais sobre o que conhecer em Malta

Existem muitas opções sobre o que fazer em Malta em um roteiro de até 3 a 7 dias, seja somente para conhecer os principais pontos turísticos ou para explorar mais este país.

Recomendo que conheça as ruínas e belezas naturais da capital valletta, desfrute dos cenários da Ilha de Gozo, tire fotos incríveis e aproveite a Lagoa Azul em Comino e também veja de perto as construções históricas de Mdina.

Para viver essa experiência ao máximo, nada melhor que contratar os melhores passeios guiados para Malta, pois como eles você terá presença garantida nas atrações, além de segurança conforto e credibilidade em cada tour.

Com eles, não serão pagas taxas extras e ainda há a disposição um suporte 24 horas para quaisquer dificuldades.

Não deixe também de se planejar em outros pontos fundamentais da viagem, como encontrar o hotel ideal para se hospedar e também para alugar um carro pelo menor preço.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Malta?

São tantas coisas para fazer em Malta que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Gruta Azul, Malta
Falésia Dingli
Igreja de São João
Jardins de San Anton, Valletta
Aeroporto Internacional de Malta

Quais são os melhores passeios em Malta?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Malta não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que o país tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Bugibba: Passeio de Barco em Gozo, Comino e Lagoa Azul
St. Paul’s Bay: Cruzeiro Lagoa Azul, Praias e Baías
Comino: Excursão à Lagoa Azul, Lagoa de Cristal e Grutas
Malta: Comino, Lagoa Azul e Gozo – Cruzeiro a 2 Ilhas
Malta: Passeio de Barco a Comino, Lagoa Azul e Grutas

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Malta?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Malta. Confira algumas dicas:
Bugibba: Passeio de Barco em Gozo, Comino e Lagoa Azul
St. Paul’s Bay: Cruzeiro Lagoa Azul, Praias e Baías
Comino: Excursão à Lagoa Azul, Lagoa de Cristal e Grutas
Malta: Comino, Lagoa Azul e Gozo – Cruzeiro a 2 Ilhas
Malta: Passeio de Barco a Comino, Lagoa Azul e Grutas

Quais são as melhores atividades em Malta para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Malta é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios para os dias chuvosos são:
Gozo: Circuito do Ônibus Hop-On Hop-Off 1 Dia
Gozo: Excursão de 1 Dia à Ilha Irmã de Malta
Templos pré-históricos e destaques do sul
Valletta: City Nobles Guided Tour + Malta5D Entry (opcional)
Folclore Dinner Show em um restaurante tradicional

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Malta?

Existem tours para todos os bolsos em Malta. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Valeta: Excursão a Pé de 3 Horas
Cruzeiro em Barco Tradicional pelos 2 Portos de Malta
Cruzeiro Noturno Porto de Marsamxett e Grande Porto
Malta: Aventura definitiva de caiaque

Quais atividades e atrações estão com desconto em Malta?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades em Malta estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Quais são os museus e exposições mais populares em Malta?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus em Malta. Confira quais são os mais populares.
Templos pré-históricos e destaques do sul
Passe para 5 atrações com excursão a pé por Valletta
Valletta: Tour Privado de Casas Nobres e Palácio
Museu da Aviação, Igreja Mosta, WWII Shelters inc. Prato

Vale a pena comprar passeios em Malta antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Malta.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Malta

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Malta? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões em Malta

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas em Malta. Reservando ainda em dezembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Internet ilimitada em Malta

Ter um chip de celular em Malta com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Malta.

Seguro viagem com cobertura em Malta

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura em Malta é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Miguel Paco

Miguel Fortunato, 34 anos, é jornalista formado. Trabalhou como assessor de Imprensa em importantes instituições como E.C Santo André e Team Nogueira, além de executar diversas funções em canais de televisão. Atualmente escreve sobre turismo, uma de suas maiores paixões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais