Glaciares da Nova Zelândia: Fox Glacier e Franz Josef

Glaciares da Nova Zelândia: Fox Glacier e Franz Josef

Visitar os glaciares da Nova Zelândia estão entre as atividades mais procuradas do país. Quando estava procurando o que fazer Nova Zelândia, decidi que visitaria as atrações, mas não sabia as diferenças entre o Fox Glacier e Franz Josef, então decidi fazer uma pesquisa sobre essas duas geleiras localizadas na ilha sul do país.

A principal diferença entre os dois glaciares é o tamanho das formações de gelo, mas também a facilidade de acesso e estrutura de visitação. Em ambas as geleiras existem vários passeios disponíveis e os viajantes podem desfrutar de algum tempo no gelo, dependendo da duração e tipo de passeio. Fox Glacier é um lugar de mais remoto, com passeios de helicóptero mesmo em dias nublados, com a possibilidade de avistar o Mt Cook e Mt Tasman, o que não acontece em Franz Josef.

Planeje sua viagem => Stray Travel, a melhor agência para tours na Nova Zelândia

 

O Glaciar de Franz Josef

A Nova Zelândia é definitivamente um país para viajantes. Além da facilidade de viajar pelas rodovias e o grande número de atividades disponíveis, o país também conta com uma extraordinária infra-estrutura de hotéis, albergues, campings, restaurantes, agências de turismo e todo o necessário para propiciar a melhor experiência possível para o turista.

Uma das mais incríveis e diferentes atrações é o glaciar de Franz Josef, geleira que possibilita boa variedade de passeios, desde caminhadas mais tranquilas, escaladas no gelo e passeios de helicóptero para ir ao topo das montanhas, aqui conhecido como heli hike. Apesar de ser uma passeio bem caro, não resisti por ser uma experiência única no mundo.

O Franz Josef é um glaciar de vale localizado no Parque Nacional Westland e sua área, que também abrange o glaciar Fox, foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, sendo uma das atrações turísticas mais populares na ilha sul da Nova Zelândia.

Franz Josef Glaciar

A região recebe cerca de 250 mil turistas por ano, que geralmente ficam hospedados na cidade de Franz Josef, porta de entrada para o glaciar e de onde saem os passeios guiados. Porém, devido à retração da geleira, causada provavelmente pelo aquecimento global e diminuição da precipitação de neve no topo da montanha, dizem que é cada vez mais recomendável fazer o heli-hike para garantir que o turista realmente fará uma caminhada no meio da geleira.

 

Os diferentes tours em Franz Josef

Entre os diversos tipos de passeio no Glaciar de Franz Josef, que custam entre 120 e 400 dólares neozelandeses (novembro/2011), estes listados a seguir são os mais procurados, mas devido à constante adaptação do glaciar, podem acontecer adaptações.

Half day | O passeio que dura cerca de 4 a 5 horas é para aqueles que estão sem muito tempo ou preferem não fazer grandes caminhadas. A desvantagem é que os participantes atingem somente as camadas mais baixas da geleira, onde não há as formações de gelo mais cristalinas;

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Nova Zelândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Full day | Trilha com 8 horas de duração, é ideal para quem está acostumado a fazer gran des caminhadas e pretende ter uma experiência mais marcante na geleira. Outra vantagem é a entrada gratuita no Glacier Hot Pools, spa com águas termais para relaxar após um dia bastante cansativo (diversos tours incluem esse combo);

Ice climbing | Também com duração de 8 horas, escalar as geleiras é para quem possui bom preparo físico e espírito de aventura. É uma experiência incrível e chega a um dos pontos mais altos da geleira, ideal para ver as paisagens mais bonitas;

Heli hike | O mais caro e também mais excitante passeio, leva o viajante até o topo da geleira e só a partir daí começa a caminhada. Além das vistas do helicóptero, o trekking no gelo é uma das atividades mais fascinantes da Nova Zelândia.

 

Minha experiência em Franz Josef

Fiz toda a viagem na Nova Zelândia junto com o grupo da Stray Travel, e ao chegarmos em Franz Josef logo fomos na agência agendar os passeios. Éramos cerca de 30 e apenas 4 de nós decidimos pelo heli hike, afinal 400 dólares é um preço bem salgado para gastar num passeio de poucas horas.

O que fazer em Franz Josef

   

Antes do tour começar e embarcar no helicóptero, é preciso passar por instruções de segurança e se equipar com todos os itens necessários: botas, grampos para caminhar no gelo e roupas impermeáveis.

Heli hike no glaciar de Franz Josef

Tivemos sorte com o tempo, pois estava instável e com o risco de cancelamento do passeio. O clima varia com uma rapidez incrível e cada janela é importante para subir no topo do glaciar. Embarque autorizado!!!

Dicas sobre Franz Josef

O trajeto de helicóptero até o topo do glaciar é feito em cerca de 3 minutos, dando uma visão geral sobre o tamanho da geleira. O pouso é feito literalmente em cima do glaciar, para já começar o trekking no gelo.

Trekking no glaciar Franz Josef

O helicóptero deixa o grupo e segue para buscar os outros participantes da caminhada sobre o gelo. Nesse meio tempo, hora de colocar os grampos nas botas e preparação para início da trilha.

Passeios e tours em Franz Josef

Com o grampo nas botas fica realmente difícil de escorregar, mas é preciso máxima cautela para não cair em buracos e armadilhas. O guia segue na frente para garantir que o caminho é seguro para todos.

Trilha nas geleiras de Franz Josef

Os momentos mais esperados são certamente onde se encontram aberturas no glaciar, pois sem a influência de sujeita e fatores externos, o gelo fica puro e cristalino, se apresentando num tom incrivelmente azul. Vale a visita?

Glaciar Franz Josef

É verdade que o heli hike é um passeio bem caro, na verdade o mais caro que já fiz. Porém, vir até aqui e não aproveitar o melhor das opções oferecidas em Franz Josef, para mim não faz sentido, ainda mais por saber que a Nova Zelândia é um país com atrações únicas e que provavelmente não voltarei. Espero que esteja errado 🙂

   

E pra terminar um dia de gelo, nada melhor do que relaxar nas águas termais do Glacier Hot Pools. Muito top!!!

 

Fox Glacier ou Franz Josef?

Trekking no glaciar Franz Josef
Helicóptero trazendo passageiros para o trekking em Franz Josef.

Nas duas geleiras existem passeios guiados que garantem a segurança dos participantes. Por ter mais fácil acesso, Franz Josef geralmente possui mais visitantes, mas isso não quer dizer que o passeio será cheio de turistas ou desagradável. Uma vantagem é ser rota da Stray Travel, empresa que utilizei e recomendo. Fox Glacier é mais remoto e possui mais passeios, inclusive com a possibilidade de passar a noite em uma casinha no meio das montanhas.

 

O que achou das geleiras na Nova Zelândia?

As diferentes paisagens da Nova Zelândia certamente são os pontos principais para quem viaja ao país. São tantas atividades diferentes que é difícil tentar eleger quais as melhores, mas as geleiras de Franz Josef e Fox Glacier são algo que não devem ficar de fora de sua viagem.

Planejando entre os glaciares da Nova Zelândia? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *