Custo de vida em Malta: gasto mensal com aluguel, comida etc

por Juliana Pereira

Custo de vida em Malta: gasto mensal com aluguel, comida etc

Se você já leu sobre Malta aqui no Quero Viajar Mais, já entendeu que a ilha é um país incrível. Por isso, muitas pessoas querem morar aqui. Mas, você sabe qual o custo de vida em Malta?

Hoje vamos falar um pouco mais de como é essa história de viver em Malta, esse pedacinho de paraíso, que eu, aprendi a chamar de casa!

É fácil morar na Ilha? Como funciona o custo de vida? Afinal, morar em Malta é caro ou barato? É melhor morar em Malta ou em outros países da Europa? E em relação ao Brasil? Calma, vou tentar explicar tudo direitinho!

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis em Malta

Seguro viagem necessário para Europa »

Qual é o custo de vida em Malta

Basicamente, com 1,5 mil euros por mês você vive bem na Ilha de Malta , Europa! Ou seja, uns R$ 6,5 mil na cotação atual (! Isso é muito ou pouco? Depende do seu estilo de vida! Para responder melhor, temos que levar em conta quanto tempo você vai ficar na ilha, qual é o seu padrão financeiro e se você vem sozinho ou com família!

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

Quanto custa o aluguel em Malta

Quanto é o custo de vida em Malta
Preço da moradia depende do local e tamanho escolhido.

Isso é relativo, pois depende da região que você quer ficar (afastada ou próxima do centro comercial), quantos quartos/ banheiros você precisa (aí você calcula em cima de quantas pessoas vão morar na casa), o tempo que você quer alugar (Short Let são aluguéis abaixo de 6 meses e Long Let são aluguéis acima de 6 meses) e o que você quer que a casa te ofereça (vem mobiliada ou não; é um apartamento moderno ou mais antigo). Tudo isso conta muito no preço!

Em média, os aluguéis variam de 350 (valor para 1 quarto, em casa compartilhada, por pessoa, por mês) até 4 mil euros (frente mar, todo moderninho, mobiliado com tudo do bom e do melhor, que comporta uma família de 5 ou 6 pessoas com conforto!).

Um casal, sem filhos, ou com um ou 2 filhos pequenos. Ou seja, 1 ou 2 quartos, em uma região ok, costuma gastar na média entre 650 a 900 euros.

Você ainda pode dividir essas acomodações com amigos e ratear o aluguel!

Importante apenas ter em mente que os proprietários, ou como chamamos aqui os Land Lords, pedem um mês de aluguel adiantado como garantia de que você devolverá a casa como encontrou. Se tudo correr bem, no final do contrato você terá esse dinheiro de volta!

As imobiliárias, por sua vez, também pedem meio aluguel como comissão, e tudo isso deve ser pago em dinheiro vivo, portanto, preparem os euros!

Passeio => Ingresso para tour no Mercado de Malta

Qual é o custo de transporte em Malta

Isso depende de como você quer se locomover por aqui! Se quiser andar de transporte público, o ônibus funciona todos os dias da semana, mas com diferentes horários, tempos de espera e também trajetos. A tarifa também sofre variação. A passagem comprada dentro do ônibus, custam 2 euros no verão e 1,50 nas demais estações do ano. Os bilhetes são válidos por 2 horas!

Fora isso, tem cartões de estudantes e de residentes, com valor máximo mensal de 21 e 26 euros respectivamente. Outra opção é carro, moto ou quad (um quadriciclo). Aí, depende se você quiser alugar ou comprar e das suas habilidades de dirigir na mão inglesa!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Malta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se você morar perto de onde trabalha e estuda, caminhar nas ruas de Malta (cerca de 6 quilômetros por dia), pegar ônibus esporádicos, e-cabs (estilo uber de Malta) quando bate o cansaço e, de vez em quando, utilizar o serviço de aluguel de bikes espalhados pelas ruas, pode fazer parte da sua rotina!

Eu, pessoalmente, faço isso e gasto cerca de 65 euros por mês para me locomover. Mas, eu não tenho filho, vivo com o meu marido do lado do trabalho dele, em uma zona próxima dos principais centros comerciais e faço mercado de ônibus ou a pé, o que pode fazer aumentar seus gastos em alimentação!

Sem internet? => Wifi portátil com internet rápida na Europa

Quanto custa a alimentação em Malta

Se você quiser viver como um típico brasileiro, comendo, pratos estilo PFs, com arroz, feijão, bife, ovo e batata frita, ainda tomar suco natural e fazer altos churrascos, já aviso: vai sair caro

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Agora se você abre mão da carne de vaca, e a substituir por frango, carne de cordeiro, porco, peixe, se adora um maravilhoso prato de frutos do mar, come diferentes vegetais e curte a culinária italiana e árabe, posso te dizer que aqui você se dará bem!

O preço de comer fora é em média de 7 a 10 euros por refeição. Já para comer em casa, a variação fica por onde se compra (grandes mercados ou pequenas lojinhas estilo conveniências). Na média, o gasto em mercado para duas pessoas com bebidas, proteína animal, vegetais, carboidratos, legumes e verduras, e algumas guloseimas, como queijos, chocolates e sorvete, sai 70 euros por semana.

Programe-se => Passeio de ônibus turístico em Malta

Quanto custa a educação em Malta

Para os que têm filhos, Malta pode ser um ótimo lugar para oferecer um estudo de qualidade para os pequenos! A escola é obrigatória a partir dos 3 anos de idade, portanto, se a família estiver em dia com o governo maltês, regularizado via ID (estilo de RG de Malta), o ensino é gratuito!

Para os cidadãos europeus, a situação segue assim até os 21 anos de idade. Já para os não europeus, pai e mãe, devem solicitar a matrícula das crianças no Ministério da Educação e comprovar sua regularidade no país. A criança sempre será encaminhada para a escola mais próxima de sua residência!

A diferença é que em lugares mais afastados do centro, o ensino acaba sendo bem focado na língua maltesa. Já em lugares com maior concentração de estrangeiros, o inglês é o mais falado. Caso prefira que seu filho tenha uma educação totalmente focada no idioma inglês, existem as escolas internacionais e as particulares, mas aí os custos são maiores.

De modo geral as crianças antes dos 6 anos (não alfabetizadas) se adaptam muito bem nas escolas públicas, sofrem um pouco no começo, mas depois acabam se acostumando e falando as 3 línguas de forma natural (maltês e inglês na escola, e português em casa).

Diversão => Festa em Malta com bebida e comida livres

Estudo de idiomas em Malta

Para os que desejam estudar idiomas, aí são diversas opções (inclusive já detalhei sobre elas no artigo vale a pena estudar inglês em Malta?). Fechando o curso de inglês já em Malta, em escolas de privadas (estilo intercâmbio), você pode esperar gastar cerca de 1 mil euros por mês no curso intensivo, com 20 horas semanais.

Uma vez por semana (aula particular dentro da estrutura de uma escola) 80 euros por mês e a hora aula com professores particulares não ligado a nenhuma escola, cerca de 15 euros!

Mas, uma vez que você morar aqui e estiver em dia com todas as contribuições tributárias do país, o governo oferece diversos cursos de idiomas e profissionalizantes, custam cerca de 35 euros (aulas presenciais uma vez por semana – duração 6 meses).

Além disso, aqui como em qualquer lugar do mundo, você pode acessar diversos conteúdos on-line com custos bem mais reduzidos, em diversas áreas do conhecimento, ou seja, nas terras de Malta, só não estuda quem não quer!

Vantagens de morar em Malta

Quanto custa a saude em Malta
Malta tem qualidade de vida e segurança para moradores.

Qualidade de vida! Esse para mim é o termo que define Malta!  A segurança, é o que mais conta em não querer sair de Malta, para nenhum outro lugar do Mundo!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você pode chegar na praia às 19 horas, deixar a sua bolsinha com toalha, celular e carteira na beira da praia e dar um mergulho no mar, tudo isso sem se preocupar se haverá arrastões.

   

Depois do mergulho, mesmo sendo mulher, posso voltar andando para minha casa com o celular na mão, sem medo de sofrer um assalto a mão armada, ou um sequestro relâmpago! Acreditem ou não, mas para quem saiu de São Paulo isso faz total diferença!

Não quero dizer que aqui é impossível ser assaltado, e nem falar para você largar o seu celular em qualquer lugar, que nada vai acontecer, mas de modo geral, Malta é um lugar muito tranquilo para se viver!

A saúde por aqui também é bem diferente. Não importa a sua situação no país, o serviço de emergência será prestado e a conta chega depois que o atendimento foi oferecido. Quem reside legalmente por aqui, na pior das hipóteses, terá de pagar uma taxa que é reembolsada.

Consultas e internações, você pode ter o atendimento particular, que oferece mais conforto, ou o serviço público mesmo, que já funciona muito bem! Já para turistas, é indicado ter o Seguro Saúde Internacional, exigido na migração.

Descubra => Seguro viagem para intercâmbio: qual é o melhor?

Custo de vida em Malta: caro ou barato?

Dicas para quem quer morar em Malta custo de vida
Gastos dependerão do seu estilo de vida.

Para efeito comparativo, irei me atrever a fazer um paralelo entre as regiões de Malta e do Brasil. A região entre St. Julians e Valleta tem o maior custo de vida, o que seria equivalente ao sudeste do Brasil. Já o Norte e o Sul da ilha seriam equivalentes as regiões Sul e Norte do Brasil: um mix de paisagens incríveis, mas com uma economia bem movimentada.

O centro da ilha é bem parecido com a região centro-oeste, concentrando as maiores produções agrícolas e rurais. Já a Ilha de Gozo e Comino seria a nossa região Norte! Com muita natureza preservada e menor concentração de moradores! Mas, independente da região, eu não tenho a menor dúvida que se vive melhor, mesmo tendo menos, em Malta!

Comparado a outros lugares do mundo e considerando custo de vida, clima, cultura, adaptação e qualidade de vida, eu só pensaria em deixar Malta para morar em Portugal, Espanha, Itália ou Austrália, mas, como já dito, isso é uma escolha muito pessoal! Os valores deste artigo são do ano de 2018. Atualize-os na época da sua viagem.

Confira um vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Malta sobre as belezas de Valletta, cidade mais importante da ilha.

Já pensou em morar fora do Brasil? Conte nos comentários qual país você gostaria de residir.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pereira

ESCRITO POR

Juliana Pereira

Juliana de Menezes Pereira Benedito, Publicitária, Pós-Graduada em Ciência do Consumo e eterna estudante no Mundo! Atualmente mora em Malta, onde fundou o portal TalkTok com o marido, os dois têm paixão por viajar, seja para turistar, morar, trabalhar ou estudar. Tudo junto e misturado! Welcome!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Daniel Lauria

    OI JUliana, boa tarde ! Tudo bem ? Sou Italo-brasileiro e pretendo ir a Europa ano que vem para aperfeiçoar o Inglês e arrumar emprego. Como é Malta com relação ao Emprego ? Sou da Área financeira, você sabe dizer a respeito ? Grato.

  2. Andressa Muzel

    Olá Juliana!! Adorei seu post sobre Malta! Realmente parece ser um ótimo lugar para se viver. Gostaria de saber como é o mercado de trabalho em Malta. Há várias oportunidades de trabalho? Com documentos europeus facilita o ingresso no mercado de trabalho? Obrigada , Andressa

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Andressa, Tenho amigos que viveram em Malta e já conversei bastante com eles sobre isso. O mercado de trabalho para quem tem documentação é bem ativo, praticamente todo mundo consegue trabalhar. Bares e restaurantes também costumam contratar ilegalmente, mas com menos frequência. Abraços