Intercâmbio no Chile: estudar espanhol em Santiago

Intercâmbio no Chile: estudar espanhol em Santiago

O espanhol é um dos idiomas mais importantes do mundo, sendo a segunda língua mais utilizada para a comunicação internacional e o terceiro idioma oficial no campo da política internacional, da economia e da cultura. Por isso, neste artigo falarei sobre intercâmbio no Chile.

Acredito que para os brasileiros a importância de estudar espanhol em Santiago é ainda maior, uma vez que é a língua oficial de nossos países vizinhos aqui da América do Sul. Deste modo, é cada vez mais essencial aprender a falar fluentemente o espanhol.

E, sem dúvida, a imersão na cultura e o contato contínuo com pessoas fluentes no idioma, contribuem para que o aprendizado seja mais completo e rápido. Por isso, que o curso de idiomas por meio de intercâmbio é muito recomendado para quem quer aprender o idioma com mais fluência.

A América Latina oferece várias opções de intercâmbio de espanhol e um dos países mais procurados é o Chile, mais especificamente sua capital, Santiago. A cidade oferece uma infinidade de cursos, para todos os níveis e os preços são bem acessíveis.

Além disso, a cidade de Santiago e o seu entorno oferecem inúmeras possibilidades de turismo e lazer, o que faz a estadia ainda mais interessante. Confira algumas dicas e descubra porque vale a pena estudar espanhol em Santiago do Chile!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Santiago

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Tudo sobre intercâmbio no Chile

Quanto custa um intercâmbio para o Chile?
Chile é um dos países da América do Sul indicados para intercâmbio de espanhol.

Muitas pessoas sonham em estudar fora e uma das opções mais procuradas por pessoas de várias idades é o intercâmbio. Há diversos tipos de intercâmbio como cursos de idioma de curta e longa duração, indicadas para diferentes idades, au pair, high school, graduação e pós, voluntariado, entre outros.

Entre os países do mundo, há aqueles queridinhos para intercâmbio de inglês, como a Inglaterra, os Estados Unidos, Austrália, Malta e os destinos para intercâmbio de espanhol, como o Chile, Espanha, Argentina, México, Peru, entre outros que estão na lista dos melhores lugares para intercâmbio no mundo.

Neste artigo falarei sobre intercâmbio no Chile, se vale a pena estudar espanhol em Santiago, com dicas de quando ir, documentos, tipos de cursos mais procurados no país, entre outras dicas.

Veja também como organizar seu intercâmbio, se é melhor por agência ou por conta própria, e tudo sobre seguro viagem para estudante.

Antes de falar mais sobre o intercâmbio de espanhol em Santiago, capital do Chile, veja um vídeo sobre as belezas do país, feito pelo site oficial de turismo do Chile:

 

Um pouco sobre o Chile

Qual valor do curso de medicina no Chile?
Chile é uma das mais bonitas e desenvolvidas capitais da América do Sul.

Cercada pela Cordilheira dos Andes, Santiago é uma das mais bonitas e desenvolvidas capitais da América do Sul. A cidade é grande, limpa, muito arborizada, cheia de parques e praças. Santiago é cosmopolita e oferece atividades culturais e outros tipos atrativos para todos os tipos de gostos.

A capital chilena que a cidade é vibrante, com muitas atividades e atrativos de todo tipo de turismo e ainda uma vida noturna animada. Além disso, as cidades do seu entorno também oferecem várias opções de lazer e turismo, como Valparaiso, Viña Del Mar, entre outras opções.

Você pode esquiar e conhecer a Cordilheira dos Andes, visitar vinícolas nos arredores de Santiago, pegar uma praia no Pacífico, aproveitar os parques e praças de Santiago, entre várias outras atividades possíveis.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quando fazer um intercâmbio no Chile

intercâmbio chile trabalhar e estudar
Verão é uma ótima época para começar o intercâmbio no país.

Os brasileiros que vão para turismo preferem visitar o Chile durante o inverno, para aproveitar as estações de esqui do país e curtir o frio que não temos por aqui. Mas o verão também é uma ótima época para se conhecer o país, principalmente para aqueles que pretendem ficar uma temporada mais longa, como nos casos de quem vai fazer intercâmbio no Chile.

Com temperaturas mais altas, as ruas, praças e parques ficam cheias de gente e é possível perceber melhor como é a vida e os costumes dos chilenos. No verão os dias são quentes, com temperaturas em torno dos 28°C e as noites mais frias, as temperaturas caem para cerca de 15°C.

Para quem gosta de vinho e desejar conhecer as vinícolas, visitar o país em períodos mais quentes é ainda mais interessante, já que nesta época as parreiras estão carregadas de frutas! Outra vantagem é poder dar um mergulho no Pacífico! Vinã del Mar é um dos principais balneários do pais e fica a cerca de 2 horas da capital.

Para organizar seus passeios, antes ou durante o curso, saiba o que fazer em Santiago e quais são os os melhores museus e parques, como o Parque Forestal, Parque Quinta Normal e o Parque Arauco.

 

Como se locomover em Santiago

intercâmbio chile 2 semanas
Metrô de Santiago | Foto: Fernando Varas, via Wikimedia Commons.

Outra vantagem é que o transporte público de Santiago é muito bom. Seu metrô é um dos mais modernos da América Latina – Só pense duas vezes se você for utilizá-lo nas horas de pico, entre 7h e 9h, principalmente se estiver indo para El Centro ou Providencia, pois costuma ser bastante cheio.

Além disso, há muitas linhas de ônibus que ligam as diversas partes da cidade e o preço do táxi é bastante acessível. A TranSantiago distribui mapas impressos das linhas de ônibus e metrôs e você pode pegá-los nos centros de informações da empresa espalhados pela cidade ou pelo site.

O que facilita os deslocamentos dos intercambistas na hora de ir para as aulas e de sair para conhecer a cidade. Para isso, recomendo o artigo com dicas de lugares para conhecer de metrô em Santiago, assim você conseguirá chegar aos atrativos da capital do Chile de forma rápida, prática e segura.

 

Moeda

intercâmbio chile ou argentina
Moeda do Chile é o Peso Chileno.

A moeda no Chile é o Peso Chileno. Atualmente, com 1 real é possível comprar 195,13 pesos chilenos. Mas não se engane, a moeda não é tão desvalorizada frente ao real como parece.

   

Para converter o peso chileno para o real, um macete é dividir o valor por 1000 e multiplicar por cinco. Por exemplo, se vai pagar em uma refeição 5.000 pesos chilenos, você deve dividir por 1000, e o resultado multiplica por 5. Assim o valor aproximado da refeição é de 25 reais.

A forma mais prática é levar o dinheiro em real e trocar em alguma casa de câmbio com uma boa cotação da cidade. Mas nem todas aceitam a moeda brasileira, então é sempre importante ter dólares e outras opções para saque.

Veja mais dicas sobre como levar dinheiro para o Chile.

 

Passaporte e documentação

intercâmbio santiago, chile
Leve o passaporte, mesmo não sendo obrigatório | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil, via Wikimedia Commons.

Apesar de não integrar o Mercosul, brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile, para viagens de turismo, estudo e negócios de até 3 meses. Para quem for ficar este período, o único documento exigido é a carteira de identidade com menos de 10 anos de emissão, não é necessário ter passaporte.

Mas fica aqui a dica: é sempre é bom viajar para um pais estrangeiro com passaporte, mesmo que não seja exigido como é o caso do Chile, um dos países que brasileiros não precisam de passaporte. Apesar disso, o passaporte funciona como identidade internacional e pode ajudar a evitar imprevistos.

Se você não tem este documento, saiba:

Para quem for ficar por um período superior a 90 dias, já é necessário o visto de estudante. Para solicitar é preciso apresentar passaporte válido (com data de validade de pelo menos 8 meses), carta de aceitação da escola, o formulário do consulado, comprovante de residência.

Além de declaração de suporte financeiro, atestado médico, certidão de nascimento, certificado de antecedentes criminais e 4 fotos. Também é necessário levar copias dos originais da identidade e do passaporte. Uma observação importante é que com o visto de estudante não é permitido trabalhar.

 

Estudar Espanhol em Santiago

chile
Há diversas escolas para intercâmbio no Chile com os mais variados cursos.

Há diversos cursos diferentes para quem quer estudar espanhol em Santiago. Existem opções para iniciantes, outros para nível intermediário, avançado e para aperfeiçoamento. Cursos particulares ou coletivos, voltados para negócios, para crianças, entre vários outros.

As principais escolas para intercâmbio no Chile são Enforex, Coined, Instituto Chileno de la Lengua, entre outras. Separei alguns dos principais tipos de cursos para você:

  • Curso intensivo em grupo
  • Aulas particulares
  • Imersão
  • Personalizado

 

Quanto custa um intercâmbio para o Chile?

O valor de um intercâmbio no Chile depende de alguns fatores como o tipo de curso escolhido, o tempo de curso e a hospedagem. Isso porque, aulas particulares, cursos mais extensos e uma hospedagem somente para você irão encarecer o total.

Lembre-se que há custos de passagem, visto (se necessário), alimentação, passeios, entre outros.

 

Intercâmbio em Santiago: cursos

cursos de idioma no chile
Cursos em grupo contribuem para o aprendizado do idioma e de novas culturas.

 

Curso Intensivo em Grupo

O curso intensivo em grupo, consiste em uma aula com um grupo de alunos, em um ritmo intensivo de ensino. De uma forma geral, as aulas acontecem de segunda a sexta, a carga horária varia de acordo com a vontade do estudante, mas geralmente é de 4 ou 5 horas diárias.

Além disso, existem turmas voltadas para os diferentes níveis, do iniciante ao avançado.

   

 

Aulas Particulares

Não há dúvidas que as aulas particulares são uma forma mais eficiente de aprender um novo idioma. Com este modelo você consegue aproveitar bem o seu tempo de aula e o processo de aprendizagem é mais rápido.

Existem vários tipos de curso com aulas particulares, variando de acordo com a carga horária desejada, o nível do aluno, entre outros.

 

Imersão

Um outro modelo de curso de espanhol no Chile é o de imersão. Nele são mescladas aulas particulares e aulas em grupo. A média da carga horária nesse modelo é de 25 horas por semana.

 

Personalizado

Os cursos personalizados são montados de acordo com a necessidade de cada aluno, levando em consideração seu nível de domínio do idioma, idade, para qual finalidade deseja apreender a língua, tempo, entre outras.

 

Dicas para intercâmbio no Chile: vale a pena?

Sair do país para estudar fora e viver a vida longe dos problemas brasileiros é o sonho de inúmeras pessoas. Mas, mais do que se afastar dos problemas, é uma oportunidade de crescer como pessoa, uma vez que temos contato com outra cultura, com pessoas vindas de outras partes do planeta e com o dia a dia de um idioma que não é o nosso idioma-mãe.

Vale muito a pena ter essa experiência!

Por isso, sempre recomendo: se tiver oportunidade vá fazer um intercâmbio, não importa se é somente para estudar o idioma, se é para trabalhar como babá (au pair) ou ainda em uma estação de esqui, se é para terminar o ensino médio ou iniciar seu mestrado, ou mesmo somente como voluntário.

É uma experiência rica demais para todos os intercambistas e não importa a idade, casa um deles irá absorver os benefícios desse tipo de viagem. Quando falamos em ensino de espanhol, há muitas opções para aprender o idioma em toda a América Latina, uma vez que é a língua principal em diversos países.

Neste artigo destaquei um dos lugares mais procurados, que é Santiago, a capital chilena. Além de ser uma cidade linda, interessante e cheia de atrativos, a estrutura para intercâmbio no Chile é ótima, com diversas escolas e grande variedade de cursos disponíveis. Por isso, repito, vá fazer um intercâmbio, sua vida pessoal e profissional será outra quando você voltar.

Ficou com dúvidas sobre o intercâmbio no Chile? Tem sugestões para os intercambistas? Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando dicas que podem ajudar outros viajantes.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *