Como se locomover em Valletta: dicas de transporte público

Como se locomover em Valletta: dicas de transporte público

Como se locomover em Valletta é a pergunta de muitos viajantes que estão de passagem pela cidade. Saiba que é muito fácil, visto que a capital de Malta é bem pequena.

Em Malta, o único meio de transporte público é o ônibus, não existe trem ou metrô. Porém, é possível alugar bicicletas e até quadriciclos para dar um passeio em torno da orla.

Mas, se você não está no pique de utilizar o transporte público ou de pedalar pela ilha e ainda prefere a comodidade de um motorista, tem a opção do taxify, um carro por aplicativo com o preço bastante acessível. Ou um carro alugado.

Tenha em mente que, devido ao tamanho da ilha, as cidades são muito perto umas das outras e a maioria dos habitantes as consideram como se fossem bairros. Com essa pequena distância, inclusive, dá para fazer muita coisa a pé.

Por exemplo, de St. Julians para Sliema dá apenas 15 minutos e de lá até Valletta, o trajeto aumenta mais ou menos 20 minutos no percurso. E a vista ainda é linda. Para decidir como se locomover em Valletta conheça os meios de transporte disponíveis e saiba tudo sobre Malta.

Planeje sua viagem => Dicas para alugar carro em uma Eurotrip

Seguro viagem para Europa »

 

Como se locomover em Valletta

Dicas de malta
É fácil se locomover em Valletta, já que a cidade é bem pequena.

Embora a capital de Malta seja Valletta, o aeroporto internacional fica em Luqa. Por isso, antes de entender como se locomover em Valletta, antes mesmo de chegar à capital, entenda como sair do Aeroporto de Malta e chegar em Valletta.

Agora já posso dizer que o único transporte público em Malta é o ônibus, mas pode ficar tranquilo que eles são eficazes e econômicos. A Malta Transport administra as linhas e no site há rotas, preços e horários. Também há um mapa dos itinerários de ônibus no site oficial.

Os meios de transporte para conhecer os atrativos são:

  • Ônibus
  • E-cabs e Taxify
  • Carro alugado
  • Bicicleta e quadriciclo

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Malta »

 

Como se locomover na capital de Malta

Ônibus em Valletta

Dicas de Malta
Ônibus em Malta | Foto: Dim~commonswiki, via Wikimedia Commons.

Quase todas as linhas, de todas as cidades de Malta, têm como destino final Valletta. Ao lado do ponto do ônibus sempre há uma placa com as linhas que por ali passam e os horários de circulação. As informações são separadas por dia, sempre em inglês.

Durante o verão, por conta de muitos turistas concentrados na ilha, quando os ônibus atingem a lotação máxima, eles não costumam fazer paradas nos pontos, o que pode ser um fato negativo, dependendo da frequência que eles rodem. Além de não entrarem no Centro de Valletta.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Malta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A passagem é adquirida direto com o motorista (não existe cobrador) e os valores variam durante as estações e madrugadas.

No verão é 2 euros, no inverno é 1,50 euro e durante a madrugada é cobrado 3 euros. A passagem tem validade de 2 horas, contando a partir do primeiro uso, incluindo a troca de ônibus (transbordo/baldeação).

Sempre guarde o bilhete com você, pois os motoristas solicitam a apresentação. Importante lembrar que os tickets da madrugada, conhecido como night routes, tem validade única, não sendo possível realizar o transbordo com ele.

Transporte em Valletta
Linhas de Malta vão para Valletta | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons.

Caso for ficar vários dias no país, existem as opções dos Tallinja Card, cartões recarregáveis e mais econômicos do que os tickets avulsos.

O tipo Explore custa 21 euros e inclui viagens ilimitadas durante 7 dias e o tipo 12 singles day journeys custa 15 euros para 12 passagens.

Eles podem ser adquiridos em vários quiosques e lojas de souvenirs ao redor das cidades.As linhas 13, 14, 15 e 16 são as que circulam com mais frequência entre Valletta, Msida, Sliema, St. Julians, Sweqi (que são as cidades que beiram a orla e que possuem fácil acesso a vários pontos de ônibus).

Pelo aplicativo do Tallinja, você consegue acompanhar o itinerário em horário real, próximas paradas, saldo do cartão e até programar uma recarga.

 

   

E-cabs e Taxify

Transporte por aplicativo em Valletta
Taxify oferece um serviço semelhante ao Uber.

Para quem não quer se preocupar com as rotas e horários de ônibus, e dependendo da sua localização, o táxi é uma ótima opção, além de ser mais confortável que o ônibus. O serviço mais conhecido e recomendado de táxis é feito pelo E-cabs.

Embora seja um táxi, ele pode ser contratado pelo aplicativo, igual ao serviço do Uber. Os carros são grandes, confortáveis e existem até alguns de luxo, como limousines. O ponto positivo é que, diferente dos ônibus, eles podem circular dentro de Valletta.

O valor é, em média, 20 euros para trajetos de 20 a 30 minutos. Vale a pena simular a rota no aplicativo para saber o preço aproximado.

Outra opção é o Taxify, hoje chamado de Bolt. Ele é ainda mais semelhante ao Uber porque as tarifas são menores que dos táxis.

Existem três opções de serviços da empresa: Saloon, Confort e até mesmo uma mini van (com disponibilidade reduzida).

Para o mesmo trajeto de 20 a 30 minutos, o valor é de 10 euros na categoria Saloon (carro mais econômicos e compactos) e 13 euros na Confort (carros maiores). De van, o valor aproxima-se de 20 euros.

 

Carro alugado

Aluguel de carro em Valletta
Malta possui uma vasta opção de locadoras, como a Avis e a Sixt.

Se o que você procura é comodidade e liberdade, a melhor opção é alugar um carro. Desta maneira, você pode ir a locais onde a circulação de ônibus é rara e escassa, tanto como fazer os passeios à vontade sem se preocupar com horários pré-programados.

Malta possui uma vasta opção de locadoras, como a Avis e a Sixt, que possuem referências muito boas em todo mundo.

No site da Rentcars, você consegue comparar as taxas praticadas pelas outras locadoras maltesas. É importante pesquisar, pois já ouvi relatos de alguns golpes com turistas que estavam desprevenidos.

Vale lembrar que a mão de malta é inglesa e que, para alugar um automóvel, você precisa de um cartão de crédito internacional válido, habilitação internacional, passaporte e idade mínima de 21 anos.

 

Bicicleta e quadriciclo

dirigir em Malta
Bicicleta em Malta | Foto: Aldozb, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de atividades físicas e aventuras, Malta oferece muitas opções para aluguel de bicicletas. Uma forma de curtir a sensação de liberdade, junto com praticidade, bem-estar e economia, além de poder circular na orla e curtir uma bela vista.

A empresa Next Bike, oferece o serviço em vários pontos locais no valor de 1 euro (para os primeiros 30 minutos) a 16 euros (para o período de 24 horas). Outra opção é alugar quadriciclos, que são mais confortáveis que bikes mas que mantém o mesmo nível de aventura.

No site da Car Rental Malta, você consegue ter acesso aos valores e tipo de quadriciclo, que são aproximadamente 30 euros por dia.

   

Importante se atentar que para alugar um quadriciclo é necessário ter a PID (permissão internacional para dirigir) para não-residentes europeus.

Um lembrete: não se assuste com o trânsito louco de malta e com o jeito de dirigir dos motoristas, você vai acostumar e vai até achar engraçado, que a buzina é o único meio de sinalização que existe, no final das contas.

 

Dicas de como se locomover em Valletta

O que fazer em Malta
Lembre-se que ônibus não entram em Valletta.

Como os ônibus não entram em Valletta, devido as ruas muito estreitas, o ponto final é na estação principal em frente ao City Gate e Fonte de Triton. Mas não se preocupe porque dá para conhecer a cidade e se locomover em Valletta a pé.

É muito mais divertido, garanto. Assim você consegue andar por todas as vielas e ir descobrindo a beleza maltesa em pequenos passos. Minha dica é ir de ônibus mesmo. Como todas as rotas se destinam para lá, o horário de volta é uma preocupação a menos.

Se estiver de carro, estacionar em Valletta pode ser um pouco difícil porque a mão é inglesa, a vaga é estreita e os motoristas não possuem muita paciência. A melhor opção é estacionar em frente ao city gate também e ir andando até os pontos turísticos de Valletta.

Você pode economizar muito se optar pelas opções baratas, o que é muito importante para quem escolhe Malta para fazer intercâmbio de inglês.

Depois, pode gastar aquele dinheirinho extra tomando um café ou drinque nas charmosas praças da cidade, ao maior estilo europeu clássico, que vemos nos filmes.

E, para finalizar, confira um vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo de Malta sobre as belezas de Malta.

Ficou com alguma dúvida sobre como se locomover em Valletta? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Layra Maciel

ESCRITO POR

Layra Maciel

Layra Maciel, 25 anos, é trader em comércio exterior, libriana, trilíngue, cidadã do mundo e amante da natureza. Ex-cidadã maltesa, que está em terras tupiniquins novamente, mas já em busca de uma nova trip/aventura.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *