Como se locomover em Boston: dicas de transporte público

Como se locomover em Boston: dicas de transporte público

Um dos pontos mais importantes para quem vai viajar é aprender como se locomover em Boston, nos Estados Unidos. É importante saber pequenos aspectos práticos: como comprar ticket para o metrô de Boston, como é o mapa do metrô de Boston, o que é o Charliecard, entre outros.

Ao saber essas coisas, a sua viagem será muito mais fácil e você evita pequenos transtornos e economiza um tempo precioso, que pode ser gasto se divertindo e curtindo as atrações da cidade. Boston é uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos, por isso, é muito comum andar pela cidade e encontrar o “primeiro alguma coisa” do país.

A companhia que comanda o sistema de transporte público da cidade é a Massachusetts Bay Transportation Authority – MBTA Boston, responsável pelo controle do metrô, ônibus e shuttles aquáticos. Vou contar sobre o transporte público de Boston e as melhores formas de se locomover na cidade. Confira.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Boston

Seguro viagem para os Estados Unidos »

 

Melhores meios de transporte em Boston

Como se locomover em Boston
Existem diversas de maneiras de como se locomover em Boston.

O sistema de transporte público em Boston, nos Estados Unidos, é muito bem estruturado e com diversas opções para moradores e viajantes se locomoverem com facilidade. As opções de transporte cobrem toda a cidade, e inclusive as redondezas, e inclui opções de metrô, ônibus, três de curta distância e táxis aquáticos.

Descubra => Melhores passeios de Boston

 

Como andar de metrô em Boston

Mapa do metrô de Boston
Metrô é rapidinho, e demora menos de 10 minutos para chegar no centro da cidade.

O metro de Boston é carinhosamente chamado pelos habitantes locais de “T”, porque a logo criada para representar o conceito da marca é um T envolto em um círculo, em referência a um túnel, ao trânsito, e ao transporte – que em inglês também começam com T. Esse é o sistema mais antigo dos Estados Unidos. Na verdade, da América do Norte, e começou a operar em 1897.

Por isso, é bem normal que o metrô faça uns barulhinhos estranhos de vez em quando. Tá certo que os carros foram renovados ao longo dos anos, mas, mesmo os mais novos, são “velhinhos”. O sistema abrange grande parte da cidade e permite que você vá a diversos lugares de forma rápida, sem enfrentar trânsito. É o meio de transporte mais utilizado, sendo o quarto metrô mais movimentado do país.

Agende => Tour guiado pela Trilha da Liberdade de Boston

 

Preços do metrô de Boston

Charliecard em Boston
Existem quatro linhas principais, divididas por cores: vermelha, verde, laranja e azul.

É uma opção de transporte bem barata, além de rápida. Um ticket de metrô custa $2.25 parra quem tem o cartão, chamado de CharlieCard, ou $2.75 para comprar um ticket de viagem avulso, o CharlieTicket ou pagar no dinheiro direto no metrô.

Existe ainda a possibilidade de adicionar valor ao seu cartão, tanto ao CharlieCard quanto ao CharlieTicket, de papel, para usos ilimitados em um dia, por $12; em uma semana por $21.25; e em um mês, por $84.50.

Essas opções são ideais para quem pretende ficar mais tempo e usar muitas viagens de metrô no mesmo dia. Outra saída é usar o cartão recarregável de plástico, que te dá a opção de pagar mais barato na tarifa, mas exige recargas em valores fixos de $1, $5, $10 e $20.

Existem quatro linhas principais, divididas por cores: vermelha, verde, laranja e azul. A linha prata, ou Silver Line, vai do Aeroporto até a South Station, e é gratuita. O metrô de Boston possui alguns trechos no quais corre acima do solo, como um trem mesmo, mais frequentemente nas áreas mais afastadas do centro da cidade. Saiba como ir do aeroporto de Boston até o centro.

O transporte possui um horário relativamente rígido e correto de funcionamento, e os carros são pontuais e com pouco tempo de intervalo entre eles. Logo, não é preciso esperar muito para pegar um metrô quando necessário. O serviço funciona de cinco da manhã até uma hora da manhã.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como comprar => Chip de celular nos Estados Unidos

 

Como andar de ônibus em Boston

Como andar de ônibus em Boston
Trolley bus em Boston.

Os ônibus em Boston são operados pela mesma companhia que o metrô, a MBTA. A vantagem disso é que eles usam o mesmo sistema de pagamento, ou seja, você pode pagar no dinheiro, com o CharlieTicket ou com o CharlieCard.

Um dos sistemas de ônibus mais movimentos do país, o transporte de Boston é bem estruturado, com muitas opções de linhas e horários. O preço da passagem é$1.60, usando um CharlieCard; e $2.10, pagando com um CharlieTicket ou no dinheiro.

Você pode usar os créditos comprados para uso diários, seminal ou mensal. Além disso, quem troca de linha de ônibus ou sai de ônibus para o metrô tem tarifa reduzida, ou a viagem pode inclusive sair de graça.

Existem também ônibus que fazem viagens entre o aeroporto e o centro da cidade, operados pela empresa Massport, e diversas opções de ônibus oferecidos por empresas privadas, que conectam o centro da cidade aos bairros mais afastados, os subúrbios.

Explore => Ônibus turístico em Boston

 

Como andar de trem em Boston

Como pegar trem em Boston
Pátio de trens antigos em Boston.

Para conectar o centro de Boston às cidades vizinhas e regiões mais afastadas, a MBTA possui um sistema de trem que faz o transporte de forma rápida e eficiente. Existem duas estações principais: a North Station e a South Station.

   
   

Você pode escolher ir de trem para as cidades vizinhas, como Salem ou se quiser visitar a praia de Wollaston Beach. O valor do ticket varia de destino, mas é uma opção mais barata e muitas vezes mais rápida do que o carro, e uma das muitas maneiras de como se locomover em Boston.

Dica => Apps de viagem para os Estados Unidos

 

Como andar de táxi aquático em Boston

Como pegar táxi aquático em Boston
Táxi Aquático de Boston | Foto: Chris Wood, via Wikimedia Commons.

O porto de Boston é o maior de Massachusetts, mas hoje, ele funciona exclusivamente para passeios turísticos. A MBTA possui um sistema de barcos em parceria com o serviço privado, que roda pela orla de Boston, conectando o centro da cidade a regiões mais afastadas, inclusive com o aeroporto.

Existem também inúmeras companhias particulares que fazem diversos trajetos de barco por toda Boston, e também ligando Boston a cidades vizinhas. Outra forma famosa de transporte aquático são os cruzeiros pela orla, que oferecem um ponto de vista diferente das atrações turísticas e da silhueta da cidade.

Os preços dos táxis aquáticos podem variar de acordo com a companhia e com a distância, girando em torno de $20 por pessoa, mais taxas para bagagens grandes. Os serviços operam o ano todo, são bem seguros e confortáveis, e é uma forma de como se locomover em Boston.

Divertido => Navegação em veículo anfíbio por Boston

 

Como andar a pé em Boston

como se deslocar a pé em boston
Andar a pé em Boston não é um grande sacrifício.

Boston não é uma cidade muito grande, dependendo de onde você ficar hospedado, andar a pé não é um grande sacrifício. Andar a pé não só é possível, como é muito agradável, e pode ser uma excelente alternativa de conhecer inúmeros destinos de uma vez só e não deixar passar nada pelo caminho.

A cidade é verdadeiramente linda e, em cada canto, tem algo novo para descobrir. Quem escolhe visitar a cidade no inverno, no entanto, pode encontrar desafios, como o frio extremo, que pode chegar aos 32 graus negativos, e o gelo que se acumula nas calçadas. Mas, você não estará sozinho, muitos moradores preferem caminhar e esta é mais uma forma de como se locomover em Boston.

Economia => Ticket turístico de Boston com mais de 40 atrações

 

Como andar de bicicleta em Boston

Como andar de bicicleta em Boston
Bicicletas em Boston | Foto: Tony Webster, via Wikimedia Commons.

As mesmas vantagens de andar a pé podem ser adquiridas com a bicicleta: economia, praticidade e a oportunidade de ver os espaços da cidade de forma livre e bem próxima. Além de tudo, você ainda faz um exercício!

A bicicleta é um meio de transporte muito comum em Boston. A cidade possui ciclovias e espaços próprios e habitantes e motoristas bem conscientes em relação à presença deles no trânsito. Logo, pedalar em Boston é bem seguro e divertido.

Você pode inclusive levar a sua bicicleta dentro do metrô e do ônibus, se desejar andar distâncias maiores ou em algum lugar específico. Diversos serviços de compartilhamento de bicicleta estão presentes na cidade, para aluguel ou empréstimo, possibilitando que moradores e visitantes optem por esse meio de transporte.

Imperdível => City Tour de Bike por Boston

 

Como andar de táxi convencional e aplicativos em Boston

Preço para andar de táxi em Boston
Táxi em Boston | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Boston é servida pela Uber e pela Lyft, e ambos os serviços possuem boa cobertura, baixos tempos de espera e preços em torno de 10 dólares para diversos locais da cidade. É uma alternativa barata e prática de como se locomover em Boston, especialmente para grupos grandes, e pode compensar em relação ao transporte público, pelo conforto e praticidade.

Além disso, os táxis convencionais, apesar de terem perdido mercado para os aplicativos, continuam uma alternativa de transporte na cidade, principalmente para aqueles momentos em que a bateria do celular acaba ou quando não se tem serviço de internet disponível no celular.

   
   

Os táxis convencionais, assim como no Brasil, são um pouco mais caros do que os aplicativos, mas possuem a vantagem de serem muito disponíveis e não dependerem de nenhuma tipo de tecnologia, portanto, podem vir a ser úteis.

Intercâmbio​ => Cidades mais baratas dos Estados Unidos

 

Como andar de carro em Boston

Como se deslocar de carro em Boston
Andar de carro em Boston pode ser muito caro.

Boston é uma cidade com um sistema de transporte público eficiente e abrangente e com boas opções de transportes alternativos. Logo, você deve se perguntar: realmente é necessário alugar um carro? Um veículo próprio pode sair bem mais caro e não ser necessariamente útil. Além do valor do aluguel do carro em si, devemos levar em consideração o preço do combustível e o valor dos estacionamentos.

Estacionamento em Boston é muito, muito caro, chegando na marca de dez dólares a cada meia hora, dependendo do local. Logo, o barato e prático pode sair muito caro. É claro que você precisa estudar as possibilidades antes, colocar os gastos no papel e levar em consideração as distâncias a serem percorridas, o local de hospedagem, o tempo gasto com transporte, números de pessoas que irão se locomover e o gasto com transporte.

Conhecendo todas as opções, é possível decidir qual meio de transporte utilizar e planejar sua viagem com maior segurança e conforto, com a certeza de que vai sobrar tempo e dinheiro para aproveitar o mais importante da cidade.

Dúvidas => Dicas para sua primeira viagem aos EUA

 

Se locomover em Boston gastando pouco

Conhecer de antemão as opções de transporte de uma cidade é uma excelente forma de economizar tempo, pois você corre menos risco de se perder e de ficar procurando a melhor forma de como se locomover em Boston.

Você ainda economiza dinheiro, pois pesquisa com antecedência as formas mais baratas e o melhor custo-benefício para aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer. Espero ter te ajudado nessa missão.

Agora que você já sabe como se locomover em Boston, saiba quais são as principais atrações cheias de arte e cultura da cidade nesse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo dos EUA:

Você já visitou Boston ou pretende conhecê-la ? Como se locomover em Boston? Comente aqui e compartilhe sua experiência.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Marian Marchiori

ESCRITO POR

Marian Marchiori

Marian Marchiori, 26 anos, Fisioterapeuta residente em Fisioterapia Cardiovascular no Hospital das Clínicas da UFMG. É professora de inglês e escritora nas horas vagas. Tem paixão por viajar, no Brasil e fora dele. Já morou nos Estados Unidos, e atualmente vive na capital mineira, de onde escreve sobre suas experiências de viagens, sobre saúde e anseia conhecer mais do mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *