Fique Atualizado
Início / Américas / América do Norte / Estados Unidos / Hawaii / Guia completo para destrinchar as ilhas do Hawaii

Guia completo para destrinchar as ilhas do Hawaii

Uma dúvida bastante frequente que recebo de leitores do blog, é sobre as diferenças entres as ilhas do Hawaii. Muitos já estão planejando um viagem para as ilhas havaianas, sabem quanto tempo pretendem ficar, mas ainda possuem dúvidas sobre qual delas visitar, quanto tempo viajar em cada uma das ilhas.

É notório que existem grandes diferenças entre as paisagens das ilhas, mas é muito difícil conseguir responder qual é a melhor ilha do Hawaii. Tive a chance de ir para Oahu, Maui e Big Island, as três mais famosas e visitadas. Cada uma delas possui características diferentes, mas sempre com formações geológicas decorrentes da ação vulcânica.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis explicando as regiões nas ilhas do Hawaii

 

Como chegar

Existem voos diretos para o Hawaii partindo de diversas cidades dos EUA. A excelente Hawaiian Airlines é a principal companhia aérea, inclusive para voar entre as ilhas.

Clima

Desde que fui para o Hawaii vejo a previsão do tempo nos aplicativos de smartphone. É impressionante, pois o clima está sempre ensolarado e temperatura média de 30° C.

Quanto custa

É possível fazer uma média de US$ 500,00 / semana, sendo econômico, esquema de mochila nas costas mesmo. Fique ciente que apenas em Oahu é possível sobreviver sem um carro.

 

Oahu é a principal ilha havaiana

Pontos turísticos de Oahu
Vista do alto do Diamond Head.

A porta de entrada para a maioria dos turistas que visitam o Havaí é a cidade de Honolulu, capital de Oahu. É a principal e mais desenvolvida cidade havaiana, com grande infra-estrutura turística, concentrada na região conhecida como Waikiki. Não espere ter uma experiência genuinamente havaiana nessa região, pois é tudo realmente muito turístico, com dezenas de lojas de marca, restaurantes chiques, grandes resorts e hotéis que são infestados por turistas japoneses.

As outras praias de Oahu já são bem diferentes, algumas em áreas residenciais, outras mais isoladas e até mesmo points de surf que recebem ondas gigantes, como Waimea e Pipeline.

Enfim, existe muito o que fazer em Oahu, principalmente para quem gosta de visitar museus e ficar hospedado em excelentes hotéis. Além disso, é a única ilha havaiana com infra-estrutura de transporte público.

+ Confira todos os artigos sobre a ilha de Oahu

 

Big Island, a mais intrigante ilha do Hawaii

Praia mais bonita do Hawaii
Carlsmith Beach Park.

Não é a toa que a maior ilha do Hawaii é conhecida como Big Island, pois sua área é maior que todas as outras ilhas juntas. O lugar é um paraíso com belezas únicas e totalmente diferentes, palco do Iron Man de 2011, o maior triátlon do mundo.

Por ser uma ilha tão grande, são dois os aeroportos que atendem os turistas, nas cidades de Kona e Hilo. Esse é um fator importante para o planejamento do roteiro de viagem, pois é possível chegar por uma cidade e sair por outra, o que economiza muito tempo com deslocamentos. No caminho é possível ver lava de um vulcão ainda ativo, visitar praias de areia verde e preta, nadar com golfinhos, fazer snorkeling e ainda conhecer a praia mais bonita do Hawaii, que é considerada um local sagrado pelos havaiano.

+ Confira todos os artigos sobre Big Island

 

As praias paradisíacas de Maui

Qual a melhor ilha do Hawaii
Big Beach.

Maui é definitivamente a ilha ideal para os ratos de praia. Não que as praias sejam mais bonitas, mas é a maneira como a população gosta de viver. Como qualquer outro território dos Estados Unidos, é tudo bastante organizado, com duchas e sanitários em quase todas as praias. As cidades são bem tranquilas, o que sempre me deixava com vontade de morar por ali.

Além das praias, Maui também possui outras incríveis belezas naturais, como o santuário ecológico de Molokini, considerado um dos melhores lugares para praticar mergulho em todo o mundo. Outro ponto turístico bastante procurado é o vulcão Haleakala, famoso por proporcionar um lindo nascer do sol por cima das nuvens.

+ Confira todos os artigos sobre a ilha de Maui

 

Já escolheu entre as ilhas do Hawaii?

Infelizmente não tive tempo para visitar as outras quatro principais ilhas havaianas, mas dizem que Kauai está entre as mais belas. É realmente difícil decidir qual delas visitar, mas espero que minhas informações ajudem a resolver suas dúvidas.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis explicando as regiões nas ilhas do Hawaii

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios no Hawaii | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 227º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Já descobriu qual a melhor ilha do Hawaii? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 33 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais | CLIQUE AQUI para receber novidades por email.

Confira Também

O que fazer em Orlando fora os parques

O que fazer em Orlando além dos parques de diversão

Quando pensamos em Orlando logo nos vem à cabeça a Disney, Universal e seus outros ...

25 Comentários

  1. Vanessa Batista

    Olá, Guilherme!
    Estou planejando passar minhas férias no Hawaii, e estive lendo sua dicas e estou adorando. Mas gostaria de te perguntar se acha muito perigoso, no caso, eu, mulher, ir sozinha passar uns 10 dias, e se acha que posso me atrapalhar muito, pois meu inglês é intermediário, não é fluente, digamos, que eu me viro.
    Desde já te agradeço,
    Bjss
    Vanessa

    • Oi Vanessa,

      Não acho perigoso, pelo contrário. Conheci várias mulheres viajando sozinhas, por várias ilhas do Hawaii. Sobre o idioma, quando comecei a viajar também só tinha o básico para me virar, mas sempre tem que começar né!!!

      Tenha alguma aplicativo de tradução em seu smartphone, pois se tiver algum perrengue, pode salvar sua pele.

      Beijo e obrigado pela visita :)

  2. Guilherme, realmente suas dicas são otimas! Estou achando meio dificil fazer o roteiro completo por falta de informação mesmo! Vc disse que a unica ilha que é possivel ficar sem alugar carro é Oahu, pretendo também ir a Maui e Big Island, como vc foi! Mas esse valor que vc postou de U$500 por semana foi de 2013 certo? Agora estou calculando 100 por dia, daria entao 700 por semana, acho que esta certo! Nesse valor vc ja havia colocado o aluguel de carro? Eu realmente achava que conseguiria ficar andando a pé, ou de onibus, pelo visto é impossivel né? Mas se couber o carro nesse valor de 100 por dia esta otimo!

    • Esse valor foi de 2011, mas aluguei o carro por todos os dias só em Maui, que também foi meu hotel kkkk. Em Big Island, dividi com outros 4 amigos. Em Oahu aluguei só um dia, o resto ônibus mesmo.

      O legal nas ilhas é transitar entre as cidades, praias, atrações…sem carro, vai perder muito tempo.

      Na média acho que 100 dólares vai bem. Guarde um pouco mais pra não chegar lá e ficar com vontade…há mergulhos, passeios, salto de paraquedas, etc.

      Abraços

      • Erik Teixeira

        Boa tarde,
        Guilherme td bem ? nao sei se podera me ajudar com algumas duvidas, pois tenho intenção de ir ao usa agora em 2015, com intenção de ficar por no minimo 1 ano.
        Desta forma ainda estou em duvida sobre, california e hawai.
        Sabe se consigo trabalho com visto de turista ? em qual das duas opções vc acha melhor ? nos albergues consigo trabalhar tbm ? ah meu ingles e nivel basico intermediario …
        Desde ja mto obrigado
        Grd abrç
        Erik

        • Fala Erik,

          Não é permitido ter emprego remunerado com visto de turista, mas você pode sim conseguir algum trabalho em troca de acomodação. Conhece sites como o HelpX??? Ele disponibiliza esses tipos de ofertas ao redor do mundo. Não diria que é impossível conseguir um emprego mesmo, mas não é legal.

          Talvez seja mais fácil na Califórnia, em cidades grandes como San Diego, Los Angeles ou San Francisco…mas isso não é regra.

          Quanto ao inglês, tem que se jogar para melhorar, não tem jeito.

          Abraços

  3. Olá Guilherme, sou estudante de Turismo, estou montando um pacote fictício de uma viagem para o Hawaii, e gostaria de saber se você poderia/conseguiria me informar, se eu for para o Hawaii, é possível permanecer sem Guia Local durante o roteiro? Ou é necessário a presença do mesmo? Você sabe me informar quanto irei pagar a diária de um Guia Local? É fácil contratar-lo aí?
    Obrigada desde já.

    • Oi Caroline,

      Fiquei um mês entre as três ilhas e não precisei de guia nenhum dia. É tudo bem fácil de bem sinalizado…indicaria guia somente para alguns passeios, para conhecer algum museu ou fazer algum passeio diferente. Isso com certeza é fácil encontrar, mas infelizmente não tenho ideia de preços.

      Abraços

  4. Ola Guilherme,

    Primeiramente… Parabéns pelas dicas… realmente são facilitadoras para quem está perdido… kkk

    Estou indo em Maio… vou direto p/ Honolulu… ficarei 9 noites e não sei como distribuir estes dias nas inumeras atividades e locais que o Hawaii possui…

    Meu voo de retorno tb sai de Honolulu… vc acha válido comprar alguns trechos internos? Gosto de locais agitados e ao mesmo tempo paradisiacos, qual ilha seria a melhor opção? Férias pra mim é hora de se aproveitar ao máximo, e não ficar relaxando em uma unica praia… Pensei em ficar uns 4 dias em Honolulu e o restante dividir em alguma outra ilha… É possivel ir p/ outra ilha de barco ou somente avião? Qual ilha fazer primeiro? Qual cia é mais em conta? Existem agencias de turismo com atendimento brasileiro? Quais passeios são mais indicados? Devo me hospedar na região badalada de Waikiki? Socorro… vc já deve ter percebido que estou completamente perdida… por favor… me ajuda a elaborar um roteiro bom, bonito e barato… :)

    Obrigada,

    Juliana

    • Oi Juliana,

      Agito mesmo só em Honolulu, na região de Waikiki. Como você terá 9 dias, recomendo fazer apenas mais uma ilha…escolher qual, vai de sua preferência…todas são incríveis. Melhor mesmo ir de avião, pesquise na Hawaiian Airlines. Tem todo o roteiro do que fiz aqui no blog.

      Infelizmente não utilizei nenhuma agência com guias brasileiros, não tenho como indicar. O turismo lá é bastante desenvolvido, acredito que não terá problemas para buscar os passeios quando estiver na ilha.

      Sobre hospedagem, é mais fácil sim ficar em Waikiki, ainda mais que há transporte público para todos os cantos da ilha de Oahu. Gostei muito de subir o vulcão Diamond Head, as praias de North Shore, o museu de Pearl Harbor.

      Obrigado pela visita.

      Até + !!!

  5. Débora Thomé

    Oi, Guilherme! Estou planejando minha viagem para o Hawaii e seus posts estão ajudando muito! Obrigada! Mas tenho uma dúvida quando você fala que é possível chegar por uma ilha e sair por outra. Se você fosse sair de Los Angeles com possibilidade de voltar por Las Vegas ou ir direto para a Polinésia Francesa, qual itinerário de ilhas (visita às quatro grandes) você faria?

    Um abraço,
    Débora

    • Oi Débora,

      Não tenho absoluta certeza, mas acho que as únicas ilhas que recebem voos do continente são Oahu e Maui. O que tentaria é voar de Los Angeles para Maui, depois aeroporto de Hilo (Big Island), saindo por Kona. Daqui voar para Kauai e depois Oahu. Com certeza existem voos para várias cidades dos EUA, pesquise para a Polinésia.

      Veja também o contrário, chegando por Oahu e saindo por Maui.

      Legal saber que estou ajudando :)

      Obrigado pela visita!!

  6. Amei as informações, didáticas , práticas, me deixou orientada geograficamente nas Ilhas , Super útil, abraços Marciana

  7. Valdir Tadeu Gonçalves Ribeiro

    Caro Guilherme,estou planejando uma viagem ao hawaii,com intenção de ficar 20 dias,para praticar voo de paragliding,gostaria de informações de points na big island e maui,inclusive pessoas envolvidas com a pratica nesses locais,tambem acomodações,forma de locomoção,estimativa de gasto diario.gostaria de saber se voce conhece alguem que pratica voo de paragliding ai no hawaii;conhece em maui o Paul albhrecht,piloto de paragliding,por favor me passa algum contato desses particantes ai do hawaii.Obrigado

    • Oi Valdir,

      Infelizmente não conheço nada sobre paragliding.

      A única ilha que existe transporte público é Oahu, nas outras é preciso alugar um carro. Eu fiz uma média de US$ 50,00 / dia, mas fui beeeem econômico…uns US$ 80,00 é mais tranquilo.

      Espero ter ajudado. Até + !!!

  8. Guilherme, sensacional seus posts do Hawaii, vou viajar em junho/13, eu e minha noiva estamos com as passagens compradas faremos maui/kona/hnl em 12 noites (4 em cada ilha).

    Lendo seus posts mudei algumas idéias de minha viagem, como por exemplo explorar mais cada ilha de carro e evitar grandes gastos com hotéis.

    Antes eu estava vendo muitos passeios como passeios dos vulcões em big island, dos cenários de filmes em oahu, etc, você acha que é “besteira” gastar com estes passeios? Consigo fazer os passeios de carro mesmo por conta própria?

    Obrigado.

    • Oi Aécio,

      Legal que ajudei nesse pontos, realmente vai economizar bastante.

      Sobre o passeio no vulcão, é possível ir de carro para todos os lugares dentro do parque…conhecer um túnel feito por lava e até mesmo ver a cratera, mas só é possível ver lava casa realmente haja atividade. No artigo que escrevi sobre o vulcão Kilauea, existem mais informações sobre isso.

      Esses passeios que viu são aqueles de helicóptero??? Na minha opinião só valem a pena caso haja lava fluindo.

      Tudo o que fiz e contei aqui no blog foi por conta própria, conseguindo dicas em outros blogs…todas as ilhas são bem organizadas e fáceis de transitar, não vejo porque não conseguir.

      Obrigado pela participação. Abraços

      • Guilherme, na verdade os passeios que estávamos vendo eram aqueles tours de van ou onibus, mas lendo aqui já desisti e irei de carro. O helicóptero está fora de orçamento e falta também coragem rs.

        Com um gps com mapa americano eu consigo achar tudo, ou é melhor com algum mapa? Outra coisa, meus voos pra big island (chega e saida) são em kona, mas pelo que estou lendo quase tudo está em Hilo, é isso mesmo? melhor eu pegar o carro e já ir pra hilo e me hospedar por la e só voltar pra kona para pegar o voo de saida?

        E quanto a Maui, alguma dica?

        Abraços

        • Eu me virei sem GPS mesmo. Usei o mapa que a locadora de carro oferece, ou carregava os mapas com a internet do hotel direto no google maps do iphone.

          Na verdade tem coisa pra fazer também no caminho entre Kona e Hilo, mas ambos os lugares são legais e são regiões da ilha bem diferentes. Divida o tempo entre as duas cidades.

          Ver o sol nascer no topo do vulcão de Maui é bem legal, mas um frio lascado. As praias são todas lindas, mas gostei bastante de small e big beach.

          Abs

          • Muito Obrigado mais uma vez Guilherme.

            Vamos conseguir aproveitar muito mais com essas dicas.

            Abraços

  9. Cada post mais lindo que o outro!
    Esse ficou lindo demais tb. Fotos fantásticas!
    Ótimas dicas sobre as ilhas.
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *