Big Island

O turismo em Big Island, também conhecida como Ilha do Hawaii, é surpreendente. De Kona a Hilo, as principais cidades turísticas, há infinitas opções para você que está procurando o que fazer.

Isso se deve ao fato da maior ilha do Hawaii se destacar pela diversidade das paisagens, como vulcões, crateras, canais subterrâneos formados por lava, densas florestas, praias com areia preta e verde e mais.

O Hawaii é um paradisíaco arquipélago localizado no Oceano Pacífico que pertence aos Estados Unidos. Das mais de 130 ilhas do arquipélago, pelo menos 7 são povoadas, como a paradisíaca Mauia, a famosa Oahu, onde fica a capital do estado, Honolulu e a Big Island.

É nesta ilha onde estão os famosos vulcões Kilauea e Mauna Kea, este último a montanha mais alta do mundo, todos eles no Parque Nacional dos Vulcões.

E também o lugar que considero mais lindo de todo o Hawaii dentre os que eu conheci, a Carlsmith Beach Park.

Quer saber mais sobre o turismo em Big Island? Veja neste artigo, onde trago o que fazer, aeroporto, onde ficar, praias para surf e mais e tudo para montar o seu roteiro para esta ilha paradisíaca e muito charmosa do arquipélago do Hawaii.

Planeje sua viagem => Onde ficar nas ilhas do Hawaii

Seguro viagem América do Norte »

 

Turismo em Big Island: mapa dos destinos

Maior ilha territorialmente do Hawaii, a Big Island também é a mais extensa dos Estados Unidos, com 10 434 km2, sendo a 75ª maior do mundo

Trata-se simplesmente do lugar perfeito da América do Norte para quem deseja conhecer de perto os lendários vulcões e praias fabulosas. Ela fica ao sudeste de Maui e de Oahu, onde está a capital do país.

As principais cidades são Kona (onde está o aeroporto) e Hilo, no outro extremo da ilha. Ao longo de todo o território, muitas praias se destacam, entre elas Kealakekua Bay, Praia de Papakolea e Green Sand Beach Trailhead.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Big Island »

 

Tudo sobre Big Island

Turismo no Hawaii
Hilo é uma das duas principais cidades da Big Island.

O Hawaii é um dos 50 estados norte-americanos, localizado no Oceano Pacífico. Entre as mais de 130 ilhas do arquipélago, a maior delas em extensão é a Big Island, também conhecida como Ilha do Hawaii.

Esta ilha tem aproximadamente 185 mil habitantes e fica a 40 minutos de voo da ilha Oahu, porta de entrada do estado e onde está a capital do Hawaii. Por falar nela, saiba também o que fazer em Honolulu.

Em Big Island há dois aeroportos internacionais, um de cada lado da ilha: Aeroporto Internacional de Kona e Aeroporto Internacional de Hilo.

Fora as paisagens, a Big Island é conhecida como a terra-natal da família real havaiana, além de ser a morada da Deusa Pele.

Segundo as lendas havaianas, a deusa do fogo e dos vulcões, foi expulsa da terra pela sua irmã, a deusa do mar e foi morar na cratera Halemaumau, no vulcão Kilauea. Quando o vulcão entra em erupção, os nativos dizem que é a deusa mandando recados. Conheça os principais pontos turísticos do Hawaii.

As línguas oficiais são o inglês e o havaiano e a moeda é o dólar americano. O fuso horário do Hawaii é de -7 horas em relação ao horário oficial de Brasília. Já o código telefônico dos Estados Unidos é 1 e do Hawaii 808.

Para viajar para o Hawaii é preciso de passaporte e visto de entrada. Veja tudo sobre os tipos de visto americano e faça turismo em Big Island.

Como ter? => Chip de celular nos EUA

 

Mais da história do Hawaii

Dicas de Big Island
Praia de areia preta no sul da Big Island | Foto: JGKlein, via Wikimedia Commons.

O arquipélago do Hawaii era originalmente povoado por polinésios, até a chegada dos primeiros europeus, por volta de 1778. Já foi uma monarquia, até ser anexado ao território americano, sendo um dos melhores lugares nos Estados Unidos para conhecer.

Em 1898, o Hawaii foi invadido e anexado pelos Estados Unidos, tornando-se um território estadunidense em 1900. Porém, após esse episódio os primeiros imigrantes a habitar o Hawaii foram os chineses e depois os europeus, sendo que o maior fluxo de imigrantes atual é de japoneses.

Outro episódio marcante do estado foi quando a base naval de Peal Harbor, em Oahu, foi pelo Japão em dezembro de 1941.

Mais de 2,4 mil pessoas morreram no ataque, que foi revidado pelos Estados Unidos com a bomba atômica que destruiu Hiroshima e foi essencial para que o país entrasse oficialmente na 2ª Guerra Mundial.

Hoje, o Hawaii é a porta de entrada do estado havaiano e um dos lugares com maior estrutura turística do arquipélago.

Imperdível => Excursão ecológica com observação de golfinhos em Big Island

 

Principais cidades

Kona

Kona é um dos principais destinos para quem desembarca em Big Island, a maior ilha do Hawaii. A cidade em si não é uma grande atração, porém é uma das principais portas de entrada para os viajantes, junto com Hilo. Estes são os dois aeroportos da ilha, por isso recomendo fazer uma viagem de carro entre Kona e Hilo, para aproveitar o tempo com mais eficiência.

São diversos pontos de interesse e atividades disponíveis próximos a Kona. Para os apaixonados por mergulho, é uma ótima chance para praticar snorkeling ou mesmo mergulhar em uma das praias da região. Para os mais aventureiros, é aqui o famoso mergulho noturno com as jamantas gigantes. Outra atividade bastante comum é andar de caiaque em lugares como Kealakekua Bay.

 

Hilo

Hilo é a maior cidade de Big Island e uma das portas de entrada para viajantes e mochileiros que pretendem visitar a maior ilha do Havaí. São vários passeios e atividades disponíveis nos arredores de Hilo, como praias para fazer snorkeling, cachoeiras, vales e vulcões. Neste artigo, quero compartilhar as melhores dicas sobre o que fazer em Hilo.

Apesar de ser uma cidadezinha bem pacata e sem muito o que fazer, é essencial hospedar-se em Hilo para conseguir fazer diversos a maioria dos passeios, afinal é a região mais importante. Além de ser porta de entrada do parque onde está o vulcão Kilauea, a cidade também fica perto de diversas outras maravilhas naturais de Big Island.

 

O que fazer em Big Island

Pontos turísticos e praias

Pontos turísticos do Hawaii
Praia de areia verde mostra como a natureza é incrível | Foto: Aren Elliott, via Wikimedia Commons.

Focando no turismo em Big Island, começo dizendo que ela é a ilha mais intrigante do Hawaii, sendo um paraíso com belezas únicas e totalmente diferentes.

São diversas praias bem exóticas, como Punaluu County Beach Park, a black sand beach (praia de areia preta) e a Papakōlea Beach, a Mahana Beach ou green sand beach (praia de areia verde).

Também vale muito a pena fazer os mergulhos na ilha, tanto durante o dia como os noturnos.

 

Carlsmith Beach Park

Nesta ilha também está Carlsmith Beach Park, o lugar que considero o mais bonito de todo o Hawaii.

Também conhecida como Healing Beach (Praia da Cura), é excelente para snoorkeling ou simplesmente para curtir um dia de praia. O lugar é tão especial que o povo havaiano acredita que banhar-se em suas águas cura várias doenças. Considero o parque imprescindível para o seu roteiro no Hawaii.

Praia mais linda do Hawaii

Particularmente, eu passei três dias no local, onde tive a oportunidade de várias experiências incríveis, como por exemplo nadas com tartarugas gigantes.

A beleza dessa região do Hawaii, não está somente nas paisagens, que misturam a beleza da flora com o mar. Embaixo d’água também existem excelentes surpresas para os praticantes de mergulho. Apenas com um snorkel é possível ver dezenas de espécies de peixes, além de tartarugas e até mesmo golfinhos, que aproveitam as águas rasas para descansar.

Praia mais bonita do Hawaii

Achei o lugar tão incrível, que passei três dias voltando para esta que para mim é a praia mais linda do Hawaii, apresentando o local para diferentes amigos.

Num desses dias, tive a chance de ver bem de perto cerca de 8 tartarugas gigantes, que nadavam tranquilas e se alimentavam bem pertinho da praia, sem receio algum.

Lugar mais lindo do Hawaii

O melhor de tudo é que existem outras 5 praias nos arredores tão bonitas quanto Carlsmith, mas infelizmente não tive tempo para curtir. Recomendo reservar pelo menos 2 dias para aproveitar as praias da região…vai por mim, vale a pena!

Caso você queira se hospedar pertinho do lugar mais lindo do Hawaii, recomendo o Maureen’s Bed and Breakfast, localizado bem em frente ao Carlsmith Beach Park.

Vai viajar? => Encontre mais opções de hotéis em Hilo

 

Churrasco com os amigos

Carlsmith Beach Park

Uma das melhores maneiras para aproveitar as praias dos Estados Unidos é fazer um churrasco com os amigos. O Carlsmith Beach Park é mais um local com área para churrasco, e recomendo não perder a oportunidade. Apesar de não ser fácil encontrar os mesmos tipos de carne, vale a pena arriscar e aproveitar um churrasco com pôr-do-sol, para aproveitar a ocasião de estar num lugar tão bonito, ao lado de pessoas especiais.

Conheça => Excursão pela ilha de Kona

 

Snorkeling em Big Island

Melhores pontos para mergulhar em Big Island

São diversas praias e baías espalhadas pela ilha, cada uma com suas peculiaridades. É possível ver tartarugas gigantes, vários tipos de peixes e até mesmo golfinhos, tudo depende de sua sorte.

Os melhores pontos para mergulho não são exclusividade dos turistas, pois também são bastante frequentados pela população local. Ficar hospedado na região de Kona é um bom começo, pois a cidade fica bem perto de diversas praias bastante procuradas tanto por banhistas quanto por mergulhadores.

Diversos pontos de mergulho estão localizados próximos a cidade de Kona, inclusive Kealakekua Bay, o melhor para encontrar golfinhos em Big Island.

Vai viajar? => Encontre opções de hotéis nos arredores de Kealakekua Bay

 

Kealakekua Bay

Para os apaixonados por mergulho e natureza, a região de Kona é um prato cheio, são diversas praias e baías ideais para a prática de snorkeling. Em apenas um dia explorando a região, é possível ver tartarugas gigantes, golfinhos e diversas espécies de peixes.

A baía conhecida como Kealakekua Bay é um dos principais locais para nadar com golfinhos em todo o Hawaii. Localizada próxima a cidade de Kona, a baía é bastante conhecida por ser ponto de encontro de golfinhos nas primeiras horas da manhã ou no pôr-do-sol, momento ideal para descansarem nas águas tranquilas perto da costa.

O que fazer em Kona
Passeio de caiaque em Honaunau Bay.

Os lugares que mais gostei para praticar snorkeling foram Kealakekua Bay, local onde é possível alugar um caiaque para nadar com golfinhos, e também Pu’uhonua O Honaunau, um sítio arqueológico à beira-mar. A vida marinha ali é incrível.

Para explorar a ilha de Big Island, uma das maiores ilhas dos Estados Unidos, é essencial alugar um carro, pois somente assim poderá encontrar todos os locais para mergulho, pontos turísticos e demais atrações.

Vai alugar um carro em Big Island?
Compare os preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Praias para snorkeling em Big Island
Carlsmith Beach Park.

A cidade de Hilo também reservas boas surpresas para os apaixonados por mergulho. Bem próximo a cidade e ao aeroporto, está a praia sagrada de Carlsmith Beach Park. A água que vem das montanhas mistura-se com o mar e, segundo as histórias locais, a água tem poder para curar diversas doenças. Só pela paisagem, certamente é um excelente remédio para o estresse.

Fui dois dias seguidos nesse lugar, que é também um santuário de tartarugas, que aparecem a todo momento, são dezenas delas. É possível nadar bem pertinho dos animais, sempre mantendo distância para não prejudicá-las.

 

Visite também o Captain Cook

Kealakekua Bay também é um dos pontos de partida para visitar o Captain Cook State Monument, monumento ao Capitão James Cook e seus navios, que entraram na baía durante um festival religioso em 1779. Os havaianos, achando que o Capitão era um Deus, receberam toda a tripulação.

Kealakekua Bay
Kealakekua Bay | Foto: Bamse, via Wikimedia Commons.

Após descobrirem que não eram imortais, todos foram mortos nesse local. É possível chegar lá de duas maneiras: de caiaque, que podem ser alugados no própria baía ou através de uma trilha que começa bem perto do Pineapple Park, hotel simples, mas que recomendo para sua estadia em Kona.

Como os golfinhos costumam aparecer no início e final do dia, procure reservar os caiaques no dia anterior. Se tiver sorte, poderá encontrar alguns no caminho rumo ao Captain Cook.

 

Mais passeios em Big Island

Passeios em Big Island
Observatório no topo do vulcão Mauna Kea.

Se de um lado da Big Island há muitas florestas e outro é cheio de formações, que são resultantes da lava seca.

Tudo isso dividido por uma cadeia de vulcões que fazem parte do Parque Nacional dos Vulcões, o 3º maior parque dos Estados Unidos. Há trilhas e passeios para conhecer os vulcões e as crateras.

São tours muito bacanas de se fazer. Um particular que recomendo é a Excursão para o vulcão Discovery saindo de Hilo, onde o guia irá te mostrar e contar tudo sobre as formações vulcânicas da ilha.

Dois dos vulcões mais ativos do mundo, o Kilauea e o Mauna Kea (que em polinésio significa montanha branca) são destaque do Hawaii este último com mais de 4 mil metros de altura; ambos estão na Big Island.

Ainda em Big Island você pode fazer um tour pelo Waipio Valley, um vale com uma vista maravilhosa do oceano Pacífico, o vilarejo Kohala, onde há uma estátua do rei Kamehameha, cuja família governou a região quando o sistema político era a monarquia; além do Thurston Lava Tube, um canal subterrâneo criado por um rio de lava.

Algumas áreas de Big Island são tão desertas que a observação astronômica é um dos passeios mais procurados na ilha. Por conta disso, o Hawaii entra na lista dos melhores destinos para observar o céu.

Incrível => Aventura noturna com arraias-mantas em Big Island

 

Vulcão Kilauea

O vulcão Kilauea está em constante erupção desde janeiro de 1983, sendo uma dos principais atrativos para os turistas que visitam a ilha. Como sempre procurei o melhor horário para visitar a atração, as primeiras horas da manhã.

O vulcão é considerado o mais ativo do mundo e também com uma das erupções mais longas que se tem registro, que muitas já alcançaram cerca de 600 metros de altura, o equivalente ao dobro da Torre Eiffel.

Durante minha viagem para o Hawaii, infelizmente não tive a chance de ver a lava fluindo em direção ao mar, espetáculo sem previsão para acontecer. Porém, pude ver a lava iluminando a fumaça vulcânica, atividade que também acontece somente de tempos em tempos.

Vulcão Kilauea no Havaí
Dia amanhecendo na cratera do Kilauea.

O Parque Nacional do Vulcão Kilauea é bastante visitado na Big Island e existem diversos pontos de interesse, atraindo cerca de 2,6 milhões de turistas todos os anos.

Além da cratera do vulcão, é possível visitar um antigo tubo de lava, canal por onde a lava escaldante costumava passar.

Muitos viajantes optam por acampar dentro do parque, que oferece excelente estrutura de camping, como é habitual em todas as partes dos Estados Unidos, inclusive com locais para trailers e camper vans.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Big Island »

Vulcões havaianos

Um dos espetáculos da natureza mais incríveis que presenciei no Hawaii, foi aproveitar o nascer do sol no ponto mais alto do parque. Como tive a sorte de ver a lava iluminando o ambiente, tive a sorte de estar no momento certo para tirar fotos que ficaram fora do comum.

 

Praias em Big Island

Por mais que a gente pesquise sobre um destino – nesse caso, as praias em Big Island – sempre aparece alguma surpresa de última hora, aquela dica da recepcionista do hotel, ou da pessoa que acabamos de conhecer num passeio qualquer. No Hawaii é assim, pois além das praias paradisíacas de areia branca, pontos de mergulho e vulcões, também existem praias de areia verde e preta, devido a atividade vulcânica nas ilhas.

Big Island, por possuir um dos maiores vulcões ainda ativos no mundo, possui grande variedade de opções.

No sul de Big Island estão localizadas duas das mais exóticas praias do Hawaii, Black e Green Sand Beach. Além de conhecer as praias e suas diferentes paisagens, não há muito o que fazer nessa região inóspita da ilha, portanto recomendo conhecê-las durante o trajeto de carro entre Hilo e Kona, principais cidades de Big Island.

 

Black Sand Beach

O verdadeiro nome da praia é Punaluu County Beach Park, está localizada no sul de Big Island e fica bem próxima à rodovia principal da ilha, portanto é de fácil acesso e sempre possui visitantes. Além do parque com banheiro, chuveiros e área para refeições, a praia está perto de pequenas cidades como Pahala e Naalehu, onde encontrará comércios e postos de gasolina.

Vale lembrar que é essencial alugar um carro para viajar pelas ilhas do Hawaii, pois não oferecem transporte público suficiente para explorar as atrações. A exceção é Oahu, que possui várias linhas de ônibus.

Vai alugar um carro em Big Island?
Compare os preços e faça sua reserva no portal RentCars.

Praias do Hawaii / Big Island

Além de ser uma praia totalmente diferente do que já havia visto, afinal sempre buscamos o oposto disso, a praia de areia preta de Big Island também é um ponto para observar tartarugas, que frequentemente descansam nas areias quentes de Punaluu. Com sorte também poderá avistar golfinhos e baleias.

Praias em Big Island
Tartaruga em Black Sand | Foto: Brocken Inaglory, via Wikimedia Commons.

Como Black Sand Beach está no meio do caminho entre Kona e Hilo, mas também próxima ao Parque do Vulcão Kilauea, ficar hospedado nos arredores pode ser uma boa opção. O Sea Mountain fica a pouco minutos da praia, mas você também pode escolher alguns hotéis em Pahala, a cidade mais próxima.

Booking.com => Encontre opções de hotéis em Pahala

 

Green Sand Beach

Seu nome é Papakōlea Beach, mas para encontrá-la terá que procurar por Mahana Beach ou Green Sand Beach. Esta praia de areia verde, localizada no extremo sul de Big Island, é uma das 4 existentes em todo o mundo, como na ilha de Guam, Galapagos e Noruega.

Praia de areia verde no Hawaii

A areia, e também as rochas que formam a baía de Mahana Beach, tem essa coloração por causa da olivina, um dos minerais mais comuns do planeta terra, mas que geralmente fica depositado sob a superfície.

Green Sand Beach / Big Island

Apesar de ser relativamente perto de Black Sand Beach, cerca de 40 km, chegar na praia de areia verde é um pouco mais complicado. Após sair da rodovia principal é preciso dirigir cerca de 30 minutos até chegar num estacionamento. A partir desse ponto somente veículos 4×4 conseguem seguir, ou é preciso caminhar cerca de 1 hora para chegar à praia.

Melhores praias de Big Island
Recado para lembrar os turistas a não levar areia ou escrever nas rochas.

No estacionamento, moradores locais ficam por ali oferecendo caronas por cerca de US$ 15,00 por pessoa. Vale a pena, pois a caminhada é longa, ainda mais no calor do Hawaii.

 

Waipi’o Valley

O que fazer em Hilo

Ao norte de Hilo, está localizado o Waipi’o Valley, um incrível vale de pedra que realmente merece a visita. Acredite, apesar de ser uma propriedade particular, é possível descer o vale e conhecer as cachoeiras e a praia. Não é uma caminhada fácil, mas o passeio e as fotos são incríveis. Outra opção é fazer o tour pelas cachoeiras.

A estrada entre Hilo e Waipi’o também é bastante especial. Fique atento à sinalização para conhecer todas as atrações no caminho, pois para quem gosta de curtir a natureza, poderá conhecer o Hawaii Tropical Botanical Garden. Este santuário está localizado numa estradinha que por si só já garante o passeio.

 

Dicas de turismo em Big Island

Seguindo a minha recomendação de que você fique entre 5 e 7 dias em cada ilha do Hawaii para que haja tempo de conhecê-las bem, veja este artigo com as sugestões de onde ficar no Hawaii, onde falo um pouco da minha hospedagem nas ilhas e de outros hotéis para você conhecer.

Embora a Big Island seja famosa pelo seu tamanho e também pelos vários vulcões ativos, às vezes, por falta de tempo muitos viajantes se dedicam mais em explorar Oahu, onde fica a capital do estado do Hawaii, Honolulu. Mas, recomendo que não deixe de fazer turismo em Big Island.

A ilha tem paisagens únicas e muito diferentes em cada região dela, com atrativos turísticos interessantes e passeios especiais, como os vulcões Kilauea e Mauna Kea. Aproveite bem o dia, mas não deixe de fora as atividades noturnas, elas são surreais de tão bacanas.

Uma última dica: como trata-se de uma ilha muito turística, o ideal é reservar hotel e passeios com boa antecedência, assim você garante as suas férias com todo o conforto.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo qual a melhor ilha do Hawaii, onde trago um guia completo para te ajudar a se decidir entre qual escolher.

E você, já conhece a Big Island ou o Hawaii ainda está na sua lista de destinos a conhecer? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

Background Tickets
Big Island

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Big Island

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Big Island

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *