Restaurantes em Montreal: pratos típicos da região canadense

Restaurantes em Montreal: pratos típicos da região canadense

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (9 votos)
Publicado em:
COMPARTILHE

Não será pelo charme francês presente nas antigas ruas da cidade, contrastando ao skyline moderno, que Montreal vai lhe fisgar, o paladar será certamente o grande conquistador. Há grandes chances de o seu ponto turístico favorito ser um dos diversos restaurantes em Montreal.

Conhecida internacionalmente como food heaven, em tradução livre, paraíso da comida, a cidade é recheada de habilidosos cozinheiros e artesãos do chocolate. Tornando-a um famoso destino gastronômico. Por isso, esse artigo é para você descobrir os pratos, dicas de alimentação, produtos, hábitos e comidas típicas de Montreal, além de dicas de restaurantes e lugares onde comer essas delícias, seja no café da manhã, almoço ou jantar.

Há mais de 400 anos, o Québec, região francófona do Canadá, à qual Montreal faz parte, aperfeiçoa as técnicas de culinária francesa. Soma-se ao clássico, modernas técnicas de cozinha e ingredientes incorporados de diversas parte do mundo. Desse modo, a gastronomia e receitas possuem o gosto francês com uma boa pitada de cozinha contemporânea.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montreal por bairros

Seguro viagem recomendado para o Canadá »

Montreal: destino gastronômico

Diversos festivais celebram a gastronomia de Montreal no Canadá, como o Taste Montreal, MTLàTABLE, Happy November e o Montréal en Lumière.

Além de ser excelência em se tratando de restaurantes, a cidade também é um importante polo da indústria alimentícia. São mais de 45 mil pessoas empregadas no setor, referência em se tratando de estudo gastronômico.

Montreal é casa para mais de 980 empresas de alimentos processados e, apesar do clima frio, a região apresenta uma das maiores áreas de agricultura da América do Norte.

Montreal é considerada a capital gastronômica do Canadá, apresentando o maior número de restaurantes (são quase 6 mil) por cidadão no país, e o segundo maior da América do Norte, perdendo apenas para a Big Apple.

Ou seja, há milhares de pratos e restaurantes incríveis para conhecer. Separamos algumas comidas típicas e restaurantes de Montreal que permitem capitar a essência da cidade. Entretanto, não se preocupe, a chance de escolher um restaurante ao acaso pela cidade e se encantar pela comida, é imensa.

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Montreal »

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Pratos típicos de Montreal e região

  1. Poutine
  2. Bagel
  3. Maple Syrup
  4. Smoked Meat Sandwich
  5. Queues de Castor
  6. Tartare
  7. Chocolate
  8. Queijos

1. Poutine

Pratos típicos de Montreal
Foto: Guilhem Vellut, via Wikipedia Commons.

Batata-frita, salpicada com bastante queijo coalho e mergulhadas no molho gravy (caldo de carne), eis um dos pratos mais populares do Canadá. O Poutine é tão querido pelos canadenses, que grandes redes o incorporaram em seu cardápio, como McDonalds e KFC.

É corriqueiro observar um nativo apreciando o petisco em praças de alimentação durante o almoço. Entretanto, apesar de ser bastante popular, não se come todos os dias. Por exemplo, o poutine está para os canadenses assim como o churrasco está para os brasileiros.

A iguaria é originária da região de Québec e foi exportada para o país inteiro. Encontra-se poutine no menu da maioria de bares, food trucks e restaurantes montrealenses, desde os mais aclamados aos populares.

Alguns lugares, apresentam diferentes versões, como acompanhado de frango ou carne, gourmet e até vegetarianas.

Onde comer poutine

Comidas típicas nos restaurantes de Montreal
Foto: Yuri Long, via Wikipedia Commons.

– La banquise: para provar um poutine que faz sucesso há mais de 49 anos e a qualquer hora do dia, pois o restaurante é aberto 24h.

– Patati Patata: para um poutine original.

– Au Pied de Cochon: para um poutine requintado, servido com o molho gravy feito a base de foie gras e acompanhado de um pedaço do fígado de pato. O preço também é mais requintado. O restaurante francês, aberto em 2001, celebra a tradicional cozinha francesa com uma pitada de indulgência. É possível também provar o foie gras, um dos pratos franceses mais tradicionais, com sorvete, com lagosta e como nigiri (prato de origem japonesa). Apesar da ousadia, os pratos são servidos no melhor estilo clássico, o que torna o Au pied de cochon um dos restaurantes mais famosos de Montreal.

Delícia => Excursão gastronômica em Montreal

2. Bagel

O que comer em Montreal

Nova-iorquinos e montrealenses não se entendem a respeito do bagel, disputam quem faz o melhor pãozinho em formato de anel. O bagel que possui, na verdade, origem judia, é um pão salgado feito com massa de farinha.

Ele é primeiramente fervido em água e depois assado. Cada cidade possui um modo peculiar de preparar o seu bagel, reza a lenda que é a água do cozimento que faz a diferença.

Coincidentemente, eu aterrissei em Montreal após uma temporada em Nova Iorque. Havia provado em diferentes lugares o tal pãozinho e todas as vezes sem me afeiçoar a ele.

Em Montreal, continuei meu turismo em bagels shops, porém dessa vez algo mudou e passei a apreciá-lo. Os bagels da Big Apple são mais macios e pastosos, já o de Montreal são cozidos no forno a lenha, são menores, mais densos e doces (dizem que a água de cozimento é adoçada com mel).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Montreal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O bagel é normalmente servido com cream cheese, porém pode-se adicionar diversos recheios, como geleias, salmão e Nutella. Encontra-se bagel em quaisquer coffee shops, lanchonetes e restaurantes que oferecem café da manhã.

Em Montreal a discussão é sobre quem faz o melhor bagel da cidade. A briga clássica fica entre dois tradicionais lugares, ambos com deliciosas rosquinhas salgadas.

Onde comer bagel

Onde comer bagels em Montreal
Foto: M. Rehemtulla, via Wikipedia Commons.

– St. Viateur Bagel: está aberto desde 1957. Há quatro unidades na cidade, e o mais legal é a possibilidade de observar o preparo dos bagels.

– Fairmount Bagel: é provavelmente um dos mais antigos. Fornece bagel para várias padarias e cafés da cidade e da região nos arredores de Montreal.

3. Maple Syrup

alimentação nos restaurantes em montreal
Maple Syrup.

Você já deve ter visto em filmes e desenhos animados estrangeiros, uma calda amarela sobre panquecas e waffles. E, provavelmente, pensou que fosse mel.

Porém, é Maple Syrup, xarope de bordo (em português), que é muito comum no café da manhã da América do Norte e Europa.

O Maple Syrup é extraído da seiva de árvores do gênero Maple, conhecido também como Acer, no Brasil é chamada de bordo. A folha da árvore Maple é símbolo do Canadá, foi incorporada à bandeira do país em 1965.

O xarope é natural, sem adição de açúcar. É colhido apenas uma vez por ano, durante a primavera. O Québec é responsável por mais de 75% da produção do mundo.

O Maple syrup é também uma boa opção de souvenir. Além da sua árvore ser símbolo do país, é difícil encontrá-lo no Brasil.

O tire sur la neige é um “picolé” de Maple Syrup que faz parte da cultura do Québec, principalmente, entre as crianças. Sobre a neve, despeja-se uma fileira de xarope quente e com um palito enrola a calda. Forma-se um doce macio e flexível. Em inglês é chamado de maple taffy.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Onde comer Maple Syrup

É encontrado facilmente nos mercados municipais, como o Jean Talon e Atwater, lojas de lembrancinhas e supermercados.

É possível prová-lo em restaurantes, principalmente como acompanhamento em brunchs. É uma boa pedida com bagels.

4. Smoked Meat Sandwich

pastrami montrealense
Foto: Chensiyuan, via Wikipedia Commons.

O sanduíche de carne defumada é muito tradicional em Montreal, faz parte da cultural local.

O pastrami montrealense possui características singulares, que o diferenciam de outros lanches similares do mundo. A diferença está no modo de preparo e nas especiarias utilizadas.

Assim como o bagel, o pastrami possui origem judaica e é também popular em Nova Iorque, mais uma disputa.

O pastrami é oriundo da carne de peito bovino que é curada com sal e especiarias por mais de uma semana. Depois a carne é cozida no vapor e servida abundantemente e sem muito esmero no lanche.

Muitos restaurantes, cafés e lanchonetes servem o prato em Montreal, mas se você está em busca dos melhores, confira a lista a seguir.

Onde comer Smoked Meat Sandwich

o que pedir restaurantes em Montreal
Foto: Julian-Courtney Michael Lukács, via Wikipedia Commons.

– Schwartz’s: um dos mais tradicionais sanduíches da cidade, a receita é a mesma desde 1928. Prepara-se para uma longa fila de espera.

– The Main: está localizado do outro lado da rua do Schwartz’s. Se você não aguentar a fila do concorrente, não irá se arrepender por ter escolhido um menos concorrido.

– Lester’s: a escolha dos moradores locais.

– Le Roi du Smoked Meat: para ir além do sanduíche. A carne defumada acompanha poutine, spaghetti, entre outros pratos.

5. Queues de Castor

Sobremesas típicas de Montreal
Foto: Dpbsmith, via Wikipedia Commons.

Queues de Castor ou Beaver Tails, em inglês, é uma rede de pastéis doces do Canadá, que tornou-se tão popular que faz parte da cultura do país. Portanto, não há como ir a Montreal e não provar uma das sobremesas favorita deles.

É uma massa de farinha frita e aberta, como uma esfiha. Adiciona-se diversas coberturas, como Nutella, nozes, frutas, pasta de amendoim, entre outras guloseimas.

Há vários Beaver Tails em Montreal, dois na região da old city. Veja a página find a Beaver Tail para encontrar uma unidade. Eles também oferecem food trucks durante o verão.

6. Tartare

restaurantes em montreal
Foto: Jorge Díaz, via Wikipedia Commons.

É um prato típico francês, que é muito popular em Montreal. Chamado de steak tartare, o prato consiste em carne crua preparada com diferentes especiarias.

Originalmente, ele é feito de carne bovina, porém o prato ganhou variações, como peixe e carne de porco. Encontra-se facilmente nos menus dos restaurantes.

Onde comer steak tartare

comidas típicas do canadá
Foto: Pauloleong2002, via Creative Commons.

– L’express: um típico bistrô parisiense ao estilo montrealense. O tartare é servido com carne moída, ao contrário de como é comumente encontrado (cubos).

– Hotel Herman: apesar do nome, não é também um hotel. O restaurante é famoso por servir pratos com pequenas porções. O diferencial do menu é o tartare de cervo.

– Marché 77: é provavelmente o primeiro bar à tartare do mundo. O menu apresenta 10 diferentes tipos de proteínas e 12 diferentes tipos de preparação. Pode-se misturar peixe com carne em um único tartare.

7. Chocolate

sobremesas

Sem dúvida, Montreal é o paraíso para os amantes de chocolates. São muitos cozinheiros dedicando-se apenas ao doce. A maioria dos chocolates montrealenses são feitos artesanalmente.

A cidade é a casa dos mais finos doces do mundo. Há várias lojas de chocolates espalhadas pela cidade. Além disso, há algumas que funcionam como verdadeiros restaurantes.

Onde comer chocolate

Doces típicos de Montreal
Sobremesa, Juliette et Chocolat.

– Juliette Et Chocolat: é paixão avassaladora. Possui atmosfera de restaurante e também possui doces que podem levar para casa. É um dos mais tradicionais da cidade.

– Cacao 70: possui o mesmo encantamento que o anterior. Há um menu com 15 diferentes sabores de chocolates de diversas partes do mundo. É possível provar também pizza de chocolate.

– Geneviève Grandbois: para provar sabores exóticos como pimenta, tabaco e açafrão. A proposta do criador é oferecer chocolates diferentes, contemporâneos e que permitam uma experiência emocional.

– Suite 88: para provar shots alcoólicos de chocolate. O local funciona como um lounge de chocolate, isto é, um bar de chocolates. Também serve várias sobremesas típicas de Montreal.

8. Queijos

Não deixe de provar os diferentes tipos de queijos. Aliás, essa é uma outra especialidade gastronômica da região de Montreal.

Muitos são feitos com leite integral e são pasteurizados. Alguns são só possíveis de se provar no Québec, devido às regras rigorosas de exportação.

Experimente o Mimolette Jeune (firme, perfumado, alaranjado),  Valbert St-Isidor (textura semelhante ao suíço),  St-Basil de Port Neuf (amanteigado), Cru des Erables (suave, maduro), Oka (feito de vaca leite em um mosteiro) e Le Chèvre Noire (leite cabra coberto de cera preto).

Dicas de restaurantes em Montreal

  1. Olive et Gourmando
  2. Joe Beef
  3. Brasserie T
  4. Jardim Nelson
  5. Tim Hortons
  6. Jean Talon
Mercados
Mercado público de Jean Talon | Foto: Wikipedia Commons.

Olive et Gourmando: um dos meus restaurantes preferidos em Montreal, ideal para um almoço despretensioso, mas a comida irá te surpreender. Possui ambiente intimista e casual, menu com saladas, sopas, paninis e sanduíches. Também possui uma padaria incrível, consegue superar as refeições, se é possível. Não deixe de provar o croissant e o brioche de chocolate.

– Joe Beef: especializado em carnes e frutos do mar.

– Brasserie T: com arquitetura ousada, o restaurante é literalmente uma caixa localizada em frente ao museu de arte contemporânea. Cozinha francesa com ingredientes locais e um clima moderno e dinâmico.

– Jardim Nelson: restaurante clássico de old Montreal. Faz jus ao nome, é um grande jardim com música ao vivo, ambiente aconchegante e pratos franceses.

– Tim Hortons: é o café Starbucks do Canadá. Seus donuts fazem sucesso.

– Jean Talon: o mercado municipal Jean Talon é uma das melhores pedidas para provar as comidas tradicionais de Montreal. Ele é frequentado por cozinheiros profissionais e ocasionais, que vão atrás de ingredientes frescos. Além de frutas e verduras, há chocolates, vinhos, tortas, frutos do mar, carne, sanduíches, padaria e crepes (um dos melhores que já provei).

Informações sobre a culinária de Montreal

Tipping

Todos os restaurantes em Montreal funcionam com o esquema de gorjetas, não é opcional como no Brasil. Os garçons recebem praticamente apenas o tip. Recomenda-se dar entre 10% a 20% do valor da conta.

Apportez votre vin

Muitos restaurantes permitem que os clientes levem o seu próprio vinho, eles abrem a garrafa e oferecem taças. Há sempre uma placa na fachada indicando “apportez votre vin”, quando é permitido. É uma opção muito interessante para não gastar muito.

Conta partilhada

Os restaurantes já trazem a conta discriminado por cliente em uma mesa. Não é preciso somar individualmente o que se consumiu. Isto é, em uma mesa com amigos, cada um recebe a sua comanda.

Comidas típicas de Montreal

Essas foram as dicas de comidas e pratos tradicionais de Montreal, além de restaurantes, cafés e lugares que valem a pena conhecer para apreciar a gastronomia da região.

E antes de ir embora, não deixe de conferir esse vídeo incrível sobre a noite em Montreal. Imagens do site oficial de turismo do Canadá sobre os lugares mais legais para aproveitar a cidade:

Deixe também suas dicas nos comentários 🙂

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Montreal

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Montreal? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Montreal para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Montreal. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Montreal, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Montreal. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em Montreal, e por todo o Canadá, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em Montreal

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Montreal, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Montreal

Ter um chip de celular em Montreal com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Montreal.

Seguro viagem em Montreal

Contratar um seguro viagem para o Canadá é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais