Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Américas / América do Norte / Canadá / Dicas de restaurantes em Montreal e pratos típicos da região

Dicas de restaurantes em Montreal e pratos típicos da região

Não será pelo charme francês presente nas antigas ruas da cidade, contrastando ao skyline moderno, que Montreal vai lhe fisgar, o paladar será certamente o grande conquistador. Há grandes chances de o seu ponto turístico favorito ser um dos diversos restaurantes que a cidade oferece. Conhecida internacionalmente como food heaven, em tradução livre, paraíso da comida, a cidade é recheada de habilidosos cozinheiros e artesãos do chocolate. Tornando-a um famoso destino gastronômico. Por isso, esse artigo é para você descobrir os pratos e comidas típicas de Montreal, além de dicas de restaurantes e lugares onde comer essas delícias.

Há mais de 400 anos, o Québec, região francófona do Canadá, à qual Montreal faz parte, aperfeiçoa as técnicas de culinária francesa. Soma-se ao clássico, modernas técnicas de cozinha e ingredientes incorporados de diversas parte do mundo. Desse modo, a gastronomia possui o gosto francês com uma boa pitada de cozinha contemporânea.

Planeje sua viagem => Encontre as melhores ofertas de hotéis em Montreal

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Montreal: destino gastronômico

Diversos festivais celebram a gastronomia de Montreal, como o Taste Montreal, MTLàTABLE, Happy November e o Montréal en Lumière.

Além de ser excelência em se tratando de restaurantes, a cidade também é um importante polo da indústria alimentícia. São mais de 45 mil pessoas empregadas no setor, referência em se tratando de estudo gastronômico. Montreal é casa para mais de 980 empresas de alimentos processados e, apesar do clima frio, a região apresenta uma das maiores áreas de agricultura da América do Norte.

Montreal é considerada a capital gastronômica do Canadá, apresentando o maior número de restaurantes (são quase 6 mil) por cidadão no país, e o segundo maior da América do Norte, perdendo apenas para a Big Apple.

Ou seja, há milhares de pratos e restaurantes incríveis para conhecer. Separamos algumas comidas típicas e restaurantes de Montreal que permitem capitar a essência da cidade. Entretanto, não se preocupe, a chance de escolher um restaurante ao acaso pela cidade e se encantar pela comida, é imensa.

 

Pratos típicos de Montreal e região

Poutine

Batata-frita, salpicada com bastante queijo coalho e mergulhadas no molho gravy (caldo de carne), eis um dos pratos mais populares do Canadá. O Poutine é tão querido pelos canadenses, que grandes redes o incorporaram em seu cardápio, como McDonalds e KFC.

Pratos típicos de Montreal
Foto: Guilhem Vellut, via Wikipedia Commons.

É corriqueiro observar um nativo apreciando o petisco em praças de alimentação durante o almoço. Entretanto, apesar de ser bastante popular, não se come todos os dias. Por exemplo, o poutine está para os canadenses assim como o churrasco está para os brasileiros.

A iguaria é originária da região de Québec e foi exportada para o país inteiro. Encontra-se poutine no menu da maioria de bares, food trucks e restaurantes montrealenses, desde os mais aclamados aos populares. Alguns lugares, apresentam diferentes versões, como acompanhado de frango ou carne, gourmet e até vegetarianas.

 

Onde comer poutine:

– La banquise: para provar um poutine que faz sucesso há mais de 49 anos e a qualquer hora do dia, pois o restaurante é aberto 24h.

Comidas típicas de Montreal
Foto: Yuri Long, via Wikipedia Commons.

– Patati Patata: para um poutine original.

– Au Pied de Cochon: para um poutine requintado, servido com o molho gravy feito a base de foie gras e acompanhado de um pedaço do fígado de pato. O preço também é mais requintado. O restaurante francês, aberto em 2001, celebra a tradicional cozinha francesa com uma pitada de indulgência. É possível também provar o foie gras, um dos pratos franceses mais tradicionais, com sorvete, com lagosta e como nigiri (prato de origem japonesa). Apesar da ousadia, os pratos são servidos no melhor estilo clássico, o que torna o Au pied de cochon um dos restaurantes mais famosos de Montreal.

 

Bagel

Nova-iorquinos e montrealenses não se entendem a respeito do bagel, disputam quem faz o melhor pãozinho em formato de anel. O bagel que possui, na verdade, origem judia, é um pão salgado feito com massa de farinha. Ele é primeiramente fervido em água e depois assado. Cada cidade possui um modo peculiar de preparar o seu bagel, reza a lenda que é a água do cozimento que faz a diferença.

O que comer em Montreal

Coincidentemente, eu aterrissei em Montreal após uma temporada em Nova Iorque. Havia provado em diferentes lugares o tal pãozinho e todas as vezes sem me afeiçoar a ele. Em Montreal, continuei meu turismo em bagels shops, porém dessa vez algo mudou e passei a apreciá-lo. Os bagels da Big Apple são mais macios e pastosos, já o de Montreal são cozidos no forno a lenha, são menores, mais densos e doces (dizem que a água de cozimento é adoçada com mel).

O bagel é normalmente servido com cream cheese, porém pode-se adicionar diversos recheios, como geleias, salmão e Nutella. Encontra-se bagel em quaisquer coffee shops, lanchonetes e restaurantes que oferecem café da manhã.

Comidas tradicionais de Montreal

 

Onde comer bagel:

Já em Montreal a discussão é sobre quem faz o melhor bagel da cidade. A briga clássica fica entre dois tradicionais lugares, ambos com deliciosas rosquinhas salgadas.

Onde comer bagels em Montreal
Foto: M. Rehemtulla, via Wikipedia Commons.

– St. Viateur Bagel: está aberto desde 1957. Há quatro unidades na cidade, e o mais legal é a possibilidade de observar o preparo dos bagels.

Melhor bagel de Montreal
Foto:Minor traveler, via Wikipedia Commons.

– Fairmount Bagel: é provavelmente um dos mais antigos. Fornece bagel para várias padarias e cafés da cidade e da região nos arredores de Montreal.

 

Maple Syrup

Você já deve ter visto em filmes e desenhos animados estrangeiros, uma calda amarela sobre panquecas e waffles. E, provavelmente, pensou que fosse mel. Porém, é Maple Syrup, xarope de bordo (em português), que é muito comum no café da manhã da América do Norte e Europa.

Dicas de restaurantes em Montreal
Maple Syrup.

O Maple Syrup é extraído da seiva de árvores do gênero Maple, conhecido também como Acer, no Brasil é chamada de bordo. A folha da árvore Maple é símbolo do Canadá, foi incorporada à bandeira do país em 1965.

O xarope é natural, sem adição de açúcar. É colhido apenas uma vez por ano, durante a primavera. O Québec é responsável por mais de 75% da produção do mundo.

Culinária tradicional de Montreal
Foto: Kevstan, via Wikipedia Commons.

O Maple syrup é também uma boa opção de souvenir. Além da sua árvore ser símbolo do país, é difícil encontrá-lo no Brasil. É encontrado facilmente nos mercados municipais, como o Jean Talon e Atwater, lojas de lembrancinhas e supermercados. É possível prová-lo em restaurantes, principalmente como acompanhamento em brunchs. É uma boa pedida com bagels.

Tire sur la neige - comida típica de Montreal
Tire sur la neige, o picolé de Maple Syrup.

O tire sur la neige é um “picolé” de Maple Syrup que faz parte da cultura do Québec, principalmente, entre as crianças. Sobre a neve, despeja-se uma fileira de xarope quente e com um palito enrola a calda. Forma-se um doce macio e flexível. Em inglês é chamado de maple taffy.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

 

Smoked Meat Sandwich

O sanduíche de carne defumada é muito tradicional em Montreal, faz parte da cultural local. O pastrami montrealense possui características singulares, que o diferenciam de outros lanches similares do mundo. A diferença está no modo de preparo e nas especiarias utilizadas.

Foto: Chensiyuan, via Wikipedia Commons.

Assim como o bagel, o pastrami possui origem judaica e é também popular em Nova Iorque, mais uma disputa. O pastrami é oriundo da carne de peito bovino que é curada com sal e especiarias por mais de uma semana. Depois a carne é cozida no vapor e servida abundantemente e sem muito esmero no lanche.

Muitos restaurantes, cafés e lanchonetes servem o prato em Montreal, mas se você está em busca dos melhores, confira a lista a seguir.

 

Onde comer Smoked Meat Sandwich:

Foto: Julian-Courtney Michael Lukács, via Wikipedia Commons.

– Schwartz’s: um dos mais tradicionais sanduíches da cidade, a receita é a mesma desde 1928. Prepara-se para uma longa fila de espera.

– The Main: está localizado do outro lado da rua do Schwartz’s. Se você não aguentar a fila do concorrente, não irá se arrepender por ter escolhido um menos concorrido.

– Lester’s: a escolha dos moradores locais.

– Le Roi du Smoked Meat: para ir além do sanduíche. A carne defumada acompanha poutine, spaghetti, entre outros pratos.

 

Queues de Castor

Queues de Castor ou Beaver Tails, em inglês, é uma rede de pastéis doces do Canadá, que tornou-se tão popular que faz parte da cultura do país. Portanto, não há como ir a Montreal e não provar uma das sobremesas favorita deles.

Sobremesas típicas de Montreal
Foto: Dpbsmith, via Wikipedia Commons.

É uma massa de farinha frita e aberta, como uma esfiha. Adiciona-se diversas coberturas, como Nutella, nozes, frutas, pasta de amendoim, entre outras guloseimas.

Há vários Beaver Tails em Montreal, dois na região da old city. Veja a página find a Beaver Tail para encontrar uma unidade. Eles também oferecem food trucks durante o verão.

 

Tartare

Foto: Jorge Díaz, via Wikipedia Commons.

É um prato típico francês, que é muito popular em Montreal. Chamado de steak tartare, o prato consiste em carne crua preparada com diferentes especiarias. Originalmente, ele é feito de carne bovina, porém o prato ganhou variações, como peixe e carne de porco. Encontra-se facilmente nos menus dos restaurantes.

 

Onde comer steak tartare:

– L’express: um típico bistrô parisiense ao estilo montrealense. O tartare é servido com carne moída, ao contrário de como é comumente encontrado (cubos).

– Hotel Herman: apesar do nome, não é também um hotel. O restaurante é famoso por servir pratos com pequenas porções. O diferencial do menu é o tartare de cervo.

– Marché 77: é provavelmente o primeiro bar à tartare do mundo. O menu apresenta 10 diferentes tipos de proteínas e 12 diferentes tipos de preparação. Pode-se misturar peixe com carne em um único tartare.

 

Chocolate

Sem dúvida, Montreal é o paraíso para os amantes de chocolates. São muitos cozinheiros dedicando-se apenas ao doce. A maioria dos chocolates montrealenses são feitos artesanalmente.

A cidade é a casa dos mais finos doces do mundo. Há várias lojas de chocolates espalhadas pela cidade. Além disso, há algumas que funcionam como verdadeiros restaurantes.

 

Onde comer chocolate:

Doces típicos de Montreal
Sobremesa, Juliette et Chocolat.

– Juliette Et Chocolat: é paixão avassaladora. Possui atmosfera de restaurante e também possui doces que podem levar para casa. É um dos mais tradicionais da cidade.

Chocolate - Montreal
Sobremesa, Cacao 70.

– Cacao 70: possui o mesmo encantamento que o anterior. Há um menu com 15 diferentes sabores de chocolates de diversas partes do mundo. É possível provar também pizza de chocolate.

– Geneviève Grandbois: para provar sabores exóticos como pimenta, tabaco e açafrão. A proposta do criador é oferecer chocolates diferentes, contemporâneos e que permitam uma experiência emocional.

– Suite 88: para provar shots alcoólicos de chocolate. O local funciona como um lounge de chocolate, isto é, um bar de chocolates. Também serve várias sobremesas típicas de Montreal.

Há vários outras lojas de chocolates incríveis para conhecer em Montreal, confira esse artigo no MtlBlog e mais esse no Tourisme Montreal, para conhecer mais lugares.

 

Dicas de restaurantes em Montreal

– Olive et Gourmando: um dos meus restaurantes preferidos em Montreal, ideal para um almoço despretensioso, mas a comida irá te surpreender. Possui ambiente intimista e casual, menu com saladas, sopas, paninis e sanduíches. Também possui uma padaria incrível, consegue superar as refeições, se é possível. Não deixe de provar o croissant e o brioche de chocolate.

– Joe Beef: especializado em carnes e frutos do mar.

– Brasserie T: com arquitetura ousada, o restaurante é literalmente uma caixa localizada em frente ao museu de arte contemporânea. Cozinha francesa com ingredientes locais e um clima moderno e dinâmico.

– Jardim Nelson: restaurante clássico de old Montreal. Faz jus ao nome, é um grande jardim com música ao vivo, ambiente aconchegante e pratos franceses.

– Tim Hortons: é o café Starbucks do Canadá. Seus donuts fazem sucesso.

Mercados de Montreal
MErcado público de Jean Talon | Foto: Wikipedia Commons.

– Jean Talon: o mercado municipal Jean Talon é uma das melhores pedidas para provar as comidas tradicionais de Montreal. Ele é frequentado por cozinheiros profissionais e ocasionais, que vão atrás de ingredientes frescos. Além de frutas e verduras, há chocolates, vinhos, tortas, frutos do mar, carne, sanduíches, padaria e crepes (um dos melhores que já provei).

Não deixe de provar os diferentes tipos de queijos. Aliás, essa é uma outra especialidade gastronômica da região de Montreal. Muitos são feitos com leite integral e são pasteurizados. Alguns são só possíveis de se provar no Québec, devido às regras rigorosas de exportação.

Queijos de Montreal
Foto: Wikipedia Commons.

Experimente o Mimolette Jeune (firme, perfumado, alaranjado),  Valbert St-Isidor (textura semelhante ao suíço),  St-Basil de Port Neuf (amanteigado), Cru des Erables (suave, maduro), Oka (feito de vaca leite em um mosteiro) e Le Chèvre Noire (leite cabra coberto de cera preto).

 

Informações extras

Tipping

Todos os restaurantes em Montreal funcionam com o esquema de gorjetas, não é opcional como no Brasil. Os garçons recebem praticamente apenas o tip. Recomenda-se dar entre 10% a 20% do valor da conta.

 

Apportez votre vin

Muitos restaurantes permitem que os clientes levem o seu próprio vinho, eles abrem a garrafa e oferecem taças. Há sempre uma placa na fachada indicando “apportez votre vin”, quando é permitido. É uma opção muito interessante para não gastar muito.

 

Conta partilhada

Os restaurantes já trazem a conta discriminado por cliente em uma mesa. Não é preciso somar individualmente o que se consumiu. Isto é, em uma mesa com amigos, cada um recebe a sua comanda.

Essas foram as dicas de comidas e pratos tradicionais de Montreal, além de restaurantes, cafés e lugares que valem a pena conhecer para apreciar a gastronomia da região.

Deixe também suas dicas nos comentários 🙂

 

Mais dicas sobre o Canadá:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Marina Zenun

Jornalista e pós-graduada em Styling e Imagem de Moda. É apaixonada por contar histórias. Vive intensamente de pequenos momentos. E morre constantemente de paixões avassaladoras. Lambidas de amor são seu combustível diário.

Confira Também

10 lugares e pontos turísticos para conhecer em Montreal

Situada no extremo lesta do Canadá, Montreal é, na realidade, um conjunto de ilhas do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *