Transporte em Bogotá: dicas de como se locomover

Transporte em Bogotá: dicas de como se locomover

Saber escolher entre as opções de transporte em Bogotá é tudo que você precisa saber para economizar na hora de se locomover entre os pontos turísticos da capital da Colômbia.

Se você está planejando sua próxima viagem para o país, já deve saber que Bogotá é uma cidade enorme e, dependendo do seu roteiro, nem sempre será possível conhecer todos os lugares a pé.

Mesmo que você estranhe as ruas e as placas por serem baseadas nos pontos cardeais, aos poucos isso vai se tornando familiar. E, no final, vai até te ajudar a pegar o caminho certo.

Apesar de ter um dos trânsitos mais movimentados da América do Sul, a capital tem um sistema fácil de transporte. Claro que usar Uber ou pesquisar os preços de táxi são sempre recomendadas para quem prefere mais praticidade.

Mas a melhor parte mesmo é o custo-benefício. Por ser um destino mais barato, optar pelos transportes de Bogotá para se locomover pode fazer você economizar uma boa grana.

Com algumas boas dicas e sabendo os lugares certos para conhecer, você irá aproveitar a capital bogotana com segurança e de maneira mais fácil.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Bogotá

Seguro viagem Colômbia »

 

Transporte em Bogotá

Transporte em Bogotá
Saiba como funciona o transporte em Bogotá.

Assim como em alguns países latinos, o transporte público em Bogotá não é perfeito. Porém, graças ao Transmilênio, é possível otimizar tempo e percorrer caminhos de forma integrada com os ônibus e vans.

Porém, elas acabam ficando em segundo plano para quem quer ter um pouco mais de conforto. Para entender melhor, conheça o mapa da Colômbia. E veja como se locomover em Bogotá.

  • Transmilênio
  • Ônibus
  • Vans
  • Táxi
  • Uber

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bogotá »

 

Como se locomover em Bogotá

Transmilênio

Transmilênio Bogotá
Transmilênio é semelhante ao BRT brasileiro.

A primeira dica para quem está embarcando para o país é conhecer o sistema de transporte em Bogotá mais usado: o Transmilênio. A maioria dos viajantes usa o sistema em algum momento da viagem, tornando o transporte uma ótima escolha.

Maior do que os ônibus da cidade, o Transmilênio é semelhante ao BRT do Brasil. Articulados e vermelhos, eles circulam por toda parte de Bogotá e são considerados os mais eficientes da capital, já que funcionam em um corredor expresso exclusivo.

A frequência do veículo também é uma vantagem. Em média, a cada sete minutos, uma nova composição chega à estação. Os televisores informam as previsões de chegada. Para andar no Transmilênio é necessário possuir um cartão que deve ser recarregado.

Ele é vendido em vários pontos da cidade e você pode comprá-lo assim que chegar ao aeroporto. O valor da tarjeta é em média 5.000 COP. Com o cartão em mãos, já pode planejar a rota e procurar a estação mais perto. Uma dica para não se perder é usar alguns aplicativos de celular, como o TransMi App.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Andar em Bogotá
Passagem custa 2.400 COP | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Atualmente, o preço de uma passagem do Transmilênio é 2.400 COP. Todavia, é importante compreender o funcionamento do transporte e das estações para entender o custo-benefício. Por esse valor, você pode pegar mais de um Transmilênio, desde que não saia da estação.

Isso acontece porque sempre que entrar ou deixar uma estação terá que passar o cartão na máquina, descontando nova passagem. Para entender melhor o valor da moeda e a conversão, veja qual moeda levar para Colômbia.

Apesar de eficiente e muito usado na cidade, é comum ouvir relatos de roubos de celular e carteira dos passageiros, principalmente nos horários de pico. Tal como no Brasil, a dica é se atentar aos seus objetos pessoais.

Dessa forma, tudo ocorrerá sem problemas durante os trajetos. Para completar, leia o  artigo com dicas de viagem para Colômbia.

Programe-se => Passeio de bicicleta em Bogotá

 

Ônibus

Ônibus em Bogotá
Passagem custa 2.200 COP | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Os ônibus também podem ser uma boa opção de transporte em Bogotá. Dependendo da sua rota, pode ser que você precise esperar por um alimentador. Tal como os ônibus, os alimentadores são como um transporte integrado dentro dos bairros.

Porém, caso você opte por visitar apenas os pontos turísticos de Bogotá, o alimentador não será necessário. Uma passagem de ônibus em Bogotá custa 2.200 COP.

   
   

Mesmo que mais barata do que o Transmilênio, vale colocar na ponta do lápis as vantagens e as desvantagens de usar esse transporte.

A primeira desvantagem é que nem sempre você encontrará linhas diretas, tendo a necessidade de pegar mais de um ônibus.

A segunda desvantagem é o tempo gasto. Ao contrário dos ônibus expressos, os comuns dividem espaço com os demais veículos pelas ruas de Bogotá.

Como o trânsito é um pouco caótico, você pode demorar mais para chegar ao destino final. Por isso, se optar pelos ônibus é a sua decisão final, recomendo sair do hotel com  antecedência para não correr o risco de perder a hora dos passeios em Bogotá, sobretudo se for agendado.

Bogotá => Tour ao Santuário de Monserrate

 

Vans

Van em Bogotá
Vans são chamados de busetas | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Visto por todos os lados de Bogotá, as vans ou pequenos ônibus são normalmente usados pelos moradores. Originalmente, eles são chamados de busetas. Eles até que são atrativos e representam muito bem a diversidade da capital.

Provavelmente, você irá se divertir com os desenhos, cores e customização dos veículos, feitas a partir da criatividade dos próprios donos.

Porém, esse transporte não é muito recomendado para os viajantes internacionais que estão na cidade, já que elas vão a lugares que outros ônibus e o Transmilênio não vai.

As vans também oferecem pouca segurança e costumam andar praticamente lotadas. Acredita-se que ao longo dos anos as busetas sejam extintas e que apenas os ônibus e Transmilênios sejam considerados transportes legais.

Imperdível => Catedral de Sal saindo de Bogotá

 

Táxi

Táxi nas cidades da Colômbia
Tarifas são bem mais em conta | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Optar por um táxi entre os transporte em Bogotá pode ser uma boa escolha. Mesmo que não seja tão barato quanto os transportes públicos, ele sempre tem mais conforto e praticidade. Uma vantagem é que, se comparado ao Brasil, as tarifas são bem mais em contas.

Mesmo assim, vale a pena analisar os preços em horários de pico. Para quem quer economizar, o valor pode ficar um pouco salgado, dependendo do trajeto. Uma recomendação é ter sempre dinheiro trocado. Dificilmente, os taxistas de Bogotá terão troco para notas mais altas.

Também fique de olho nos taxímetros, não custa nada checar se eles estão realmente ligados e zerados quando você entrou no carro.

Tal como os outros transportes, os táxis amarelinhos também estão por toda parte, principalmente nas áreas mais turísticas, como o bairro La Candelaria e a Zona T. Porém, se possível, prefira os táxis indicados pelos hotéis e restaurantes de Bogotá.

   
   

Prático => Transfer do aeroporto de Bogotá para hotel

 

Uber

Uber na Colômbia
Uber em Bogotá não tem um preço tão mais baixo.

O Uber é um transporte que vem crescendo a cada ano em Bogotá. Seja para sair do aeroporto ou para ir de um ponto turístico ao outro, usar Uber na capital colombiana acaba sendo a escolha de muitos viajantes.

Se sua dúvida for: tipo de transporte é seguro? A resposta é “sim”. Não é comum ouvir relatos negativos dos veículos. A única observação é que, às vezes, o motorista pode solicitar que você se sente no banco do carona.

Não se assuste, o motivo é que o transporte não é oficialmente legalizado na cidade. Assim, o carro tem menos chance de ser parado. Porém, não é garantido que isso vá acontecer, a cada dia que passa o Uber vem ganhando mais adeptos na cidade.

Diferente do que encontramos no Brasil, o Uber em Bogotá não tem um preço tão mais baixo do que os táxis. Não custa nada comparar os valores, mas eles costumam ser bem próximos. Por isso, a maior vantagem em usar o serviço é poder chamar pelo celular de onde estiver.

Completa => Excursão por Bogotá

 

Utilize o transporte em Bogotá com segurança

Saber como se locomover em Bogotá é super importante para montar um roteiro certo, sem deixar nenhum lugar para trás. Infelizmente Bogotá ainda não possui um sistema de metrô. Porém, quem pretende conhecer outras cidades do país poderá utilizar este meio de transporte, como em Medellín.

Conhecendo todas as opções, suas vantagens e desvantagens do transporte em Bogotá, você poderá escolher aquela que mais atende o seu planejamento.

Além disso, sabemos que utilizar o transporte durante uma viagem acaba fazendo com que a gente gaste mais.

A principal dica nesses casos é se informar sobre o custo-benefício de cada uma das opções e encontrar aquela que não pese no bolso, mas que te leve aos locais que precisa de forma prática e segura. Aproveite para conferir quais são os melhores hotéis em Bogotá.

Ficou com alguma dúvida sobre o transporte em Bogotá? Deixe o seu comentário!

 

ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *