Como é a saúde nos Estados Unidos? Dicas para intercambistas

Como é a saúde nos Estados Unidos? Dicas para intercambistas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (1 votos)
Publicado em:
COMPARTILHE

Como é a saúde nos Estados Unidos? Dicas para intercambistas

Uma das preocupações de quem viaja e, principalmente de quem vai fazer um intercâmbio, é sobre a saúde nos Estados Unidos. Como é o sistema de saúde americano? E se eu ficar doente, como é que fica? Existe hospital público nos Estados Unidos? Como faço para ter um plano de saúde no país?

Essas perguntas costumem atormentar a vida de muita gente, e podem ficar sem respostas, se você não souber onde procurar ou a quem recorrer. Porque ficar sem atendimento de saúde durante um intercâmbio pode ser um problema muito sério, e inclusive impedir muita gente de viajar!

Mas fique tranquilo, pois trouxe aqui informações sobre como é a saúde nos Estados Unidos, além de uma comparação da saúde no Brasil com a saúde nos EUA, para que você fique por dentro do que precisa para fazer um intercâmbio de forma segura sem se preocupar com intercorrências ou problemas de saúde inesperados!

Tudo sobre => Seguro viagem para estudante

Como é a saúde nos Estados Unidos?

Não existe SUS nos Estados Unidos, ou um Sistema de Saúde gratuito, ou hospitais públicos… o cuidado em saúde é, em sua grande maioria, pago.

As exceções são instituições filantrópicas que fazem ações de caridade para pessoas em necessidade, e alguns programas isolados de governos locais feitos para a população.

Mas isso não é lei, e não é uma garantia. Além disso, os estrangeiros, turistas e intercambistas estão excluídos desses cuidados. E fora isso, todas as consultas, procedimentos e cuidados são pagos, e são bem caros.

Atendimento médico nos EUA 

Sistema de saúde americano

Como mencionado acima, não existe sistema de saúde universal nos Estados Unidos. Além disso, não há nenhum tipo de benefício ou cuidado de saúde garantido para cidadãos do país, ou para visitantes e estrangeiros.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Isso significa que todo tipo de cuidado em saúde deve ser pago por alguém. A diferença é que esse alguém pode variar dependendo da situação.

O pagamento de uma consulta, por exemplo, pode ser feito diretamente do bolso da pessoa, ou através de um plano de saúde.

Os planos de saúde cobrem parte dos gastos em saúde, enquanto o cidadão ainda tem que arcar com certa quantidade de dinheiro, dependendo do tipo de cuidado.

A maioria das pessoas nos Estados Unidos possui seguro de saúde. Os planos de saúde no país podem ser totalmente particulares, ou serem “patrocinados” pelo governo, como os grandes programas, os famosos Medicare e Medicaid.

Para ter direito ao plano de saúde, a pessoa deve ser cidadã americana, ter um mínimo de renda comprovada, e fazer pagamentos mensais, os chamados “premiums”, para o plano de saúde.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em troca, o plano de saúde pode pagar alguns dos gastos em saúde, dependendo da cobertura do plano.

Alguns planos pagam completamente consultas mais básicas, cobrando por procedimentos e exames mais complexos, enquanto outros pagam apenas parcialmente as consultas. E outros podem cobrir totalmente exames e procedimentos mais caros. É claro que, para planos melhores, as mensalidades são mais caras.

De forma geral, a partir do momento em que a pessoa é admitida em um plano de saúde, ela escolhe um profissional de saúde para ser o seu médico ou enfermeiro de referência, e sempre marca suas consultas através desse profissional.

Ou seja, se você está doente, você precisa marcar primeiro uma consulta com o seu profissional de referência, e ele irá te examinar e pedir os exames ou te encaminhar para os especialistas que estão dentro da cobertura do seu plano de saúde.

Grande parte das instituições de saúde nos Estados Unidos aceita os planos do governo, como o Medicare.

Para quem não tem plano de saúde, as coisas podem ficar bem feias. A saúde é, de forma geral, muito cara. Um exemplo muito comum que damos para os brasileiros é o preço de chamar uma ambulância.

Sim, o que no Brasil faríamos sem pensar quando vemos alguém passando mal na rua, porque é de graça, pode custar até 1.500 dólares nos Estados Unidos!

E os gastos não param por aí. Uma perna quebrada pode custar cerca de 7.500 dólares, e três dias de internação em um hospital de qualidade podem chegar na casa dos 30.000!

Essa situação vem gerando desconforto e indignação na população norte-americana, que luta por uma reforma em seu sistema de saúde.

Passos foram dados em direção de um sistema de saúde mais igualitário e acessível, principalmente com o Ato de Proteção do Paciente e Cuidado Acessível lançado no governo do presidente Obama, que se tornou lei em 2010, tornando os planos de saúde mais acessíveis e abrangentes.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Mesmo assim, um estrangeiro ainda não possui acesso aos planos de saúde. Ou seja, a opção que temos agora é a de pagar do próprio bolso por todo e qualquer atendimento que seja necessário, o que, como comentado acima, pode ser extremamente dispendioso.

Como ser atendido nos EUA?

Sistema de saúde americano

Mas, por sorte, essa não é a única opção de quem deseja visitar o país ou fazer um intercâmbio. Para resolver esse problema que tira o sono de muita gente, existe o seguro viagem para estudantes de intercâmbio.

Um seguro viagem para intercâmbio é feito no país de origem. No caso, é oferecido o mesmo serviço dos planos de saúde americanos, que garante acesso a tratamentos de saúde enquanto o viajante estiver no país de destino.

Funciona assim, você escolher o tipo de cobertura que deseja ter – baseado nas suas necessidades de saúde – paga uma taxa única, como um plano de saúde mesmo, e tem acesso aos cuidados de saúde e cobertura de gastos emergenciais enquanto estiver viajando.

Muitos podem alegar que ter um seguro saúde não vale a pena, pois é caro e na maioria das vezes não precisamos usar os serviços oferecidos.

Na verdade, torcemos muito para que ninguém de fato precise utilizar um seguro saúde durante um intercâmbio, mas acidentes e imprevistos, infelizmente, acontecem, e devemos estar sempre preparados para eles!

Imagina se, durante a sua viagem, você tem uma apendicite? Pode acontecer, não é mesmo? Além de ficar sem saber o que fazer e a quem recorrer, você pode acabar com uma conta enorme nas costas, e com o resto do seu intercâmbio.

Mas não se você tiver um seguro saúde. Além de oferecer auxílio e te direcionar ao serviço de saúde e profissional adequado para o seu caso, os serviços do seguro saúde garantem a assistência que você precisar sem ter que gastar mais por isso.

É tranquilidade em dose dupla! E em relação aos preços, vamos mostrar para vocês quem não é tão pesado assim, se colocarmos na ponta do lápis todos os benefícios.

Sugestão => Seguro viagem para os EUA é necessário?

Preços do seguro viagem para intercâmbio

Valor se seguro viagem para intercâmbio nos Estados Unidos

Através do site Seguros Promo, você consegue simular o preços de seguros saúde para viagens dependendo da duração, e ainda consultar a cobertura, as vantagens e as desvantagens de cada seguro. Vou dar um exemplo:

Para um intercâmbio com um mês de duração, com destino aos Estados Unidos, um plano básico, que oferece cobertura de saúde com gastos até 35.000 dólares – cobre uma perna quebrada e uma internação por apendicite – sai por 370 reais. E você pode dividir esse valor.

Já um seguro mais completo, que oferece cobertura de até 100 mil dólares em despesas médicas, custa 490 reais.

É importante ficar de olho nas idades que são cobertas por cada plano, pois é comum que exista um acréscimo nesses valores, quanto mais alta for a idade.

Além das despesas em saúde, os seguros de saúde para intercâmbios oferecem seguro bagagem, contra extravio ou furto, e diversos outros serviços e benefícios que podem ser úteis, mesmo se você não ficar doente.

Seguro viagem barato para intercâmbio

Por exemplo, algumas das opções dos seguros de viagem para intercâmbios oferecem cobertura para diversos outros serviços, como cobertura odontológica, cobertura farmacêutica, fisioterapia.

Outros incluem: ressarcimento de gastos por atraso do vôo, orientação e direcionamento à rede de atendimento médico, assistência jurídica por acidente de trânsito, além de diversas assistências.

Vale lembrar que cada um desses serviços possui um limite de cobertura, que deve ser consultado antes do fechamento do plano.

O intercambista pode escolher o plano que melhor satisfaz as suas necessidades e que melhor se encaixe nos seus planos de viagem, e se preparar tranquilo, sem nenhuma preocupação.

Nada melhor do que fazer um intercâmbio tendo apenas que se preocupar em aprender, se divertir, e viver o máximo de experiências possíveis, sabendo que qualquer problema que acontecer, você estará com a garantia de que ele será resolvido da melhor forma possível, e sem nenhum custo adicional.

Confira => Tipos de intercâmbio para estudar fora

Intercâmbio com segurança 

A saúde nos Estados Unidos não é como a saúde no Brasil. Ela não é de fácil acesso, muito pelo contrário.

Problemas simples podem virar uma bola de neve, trazer dívidas enormes, e transformar o que era para ser uma das melhores épocas da sua vida – um intercâmbio – em um pesadelo!

Por isso, é de fundamental importância investir em um seguro viagem durante seu intercâmbio. Dessa forma, você tem a garantia de que não importa o que acontecer, você estará coberto, seguro, e tranquilo, e resolverá seus problemas de forma simples, sem precisar se preocupar com gastos adicionais e sem correr riscos de saúde!

Você já ficou doente durante uma viagem, longe de casa? Deixe nos comentários sua experiência!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO nos Estados Unidos

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para os Estados Unidos? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis nos Estados Unidos para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos nos Estados Unidos. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para os Estados Unidos, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel nos Estados Unidos. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos nos Estados Unidos, e por toda a América do Norte, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios nos Estados Unidos

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios nos Estados Unidos, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet nos Estados Unidos

Ter um chip de celular nos Estados Unidos com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem nos Estados Unidos.

Seguro viagem nos Estados Unidos

Contratar um seguro viagem para os Estados Unidos é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais