Quando ir para as Maldivas? Melhor época, clima e hora local

Quando ir para as Maldivas? Melhor época, clima e hora local

Saber quando ir para as Maldivas é quesito obrigatório para quem deseja encontrar o cenário paradisíaco digno das fotos postadas na internet.

Seu clima tropical de águas quentes e cristalinas coloca as Maldivas no topo da lista de desejo dos apaixonados por praia. O importante é ter em mente que o calor é garantido independente da época que você escolher.

A proximidade da linha do Equador faz das Maldivas, na Ásia, um lugar ensolarado o ano todo, com temperaturas estáveis que variam em média de 26°C a 31°C.

Por isso, mesmo que viaje na alta ou na baixa temporada você irá encontrar um clima bem quente. O que muda de um período para o outro é a probabilidade de chuva e o quanto você vai gastar para conhecer esse paraíso.

Confira neste artigo tudo que você precisa saber para decidir quando visitar as Maldivas, especialmente em relação ao clima e aos preços dos pacotes.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta nas Ilhas Maldivas

Seguro viagem internacional »

 

Quando ir para as Maldivas: melhor época

pacotes maldivas
Período de céu belo e azul é de novembro a abril | Foto: Booking.

Quando ir para as Maldivas é uma pergunta importante, afinal, quem não quer ver de perto a imagem mais clássica das Maldivas que é uma praia de um mar azul sob o brilho do sol?

Para garantir esse cenário a melhor época para viajar é de novembro a abril, quando o tempo fica seco e a probabilidade de chuva é muito baixa.

Sendo ainda mais precisa, o período perfeito é viajar em meados de abril, quando ocorre a transição da alta para baixa temporada, sendo possível aproveitar o tempo bom antes do início das chuvas e ainda conseguir descontos nos pacotes das Maldivas.

Eu viajei para lá na segunda quinzena de março desse ano e o tempo estava simplesmente maravilhoso! Choveu apenas 15 minutos no primeiro dia, mas depois da chuva passageira o Sol deu o ar da graça e não se escondeu mais.

Os dias eram de um céu azul lindo, quase sem nuvens, com um ventinho bem gostoso que refrescava um pouco do calor. Consegui garantir o bronzeado e admirar os vários tons de azul turquesa da água. Por isso, é bem fácil de entender porque o turismo nas Maldivas chama a atenção de viajantes de todo o mundo.

destinos na Asia
Na baixa temporada os preços dos pacotes caem em até 50% | Foto: Camila Oliveira Souza.

Contudo, esse também é o período da alta temporada, no qual os preços das passagens áreas e as diárias nos resorts ficam mais caros.

Por isso, se a pergunta quando ir para as Maldivas incluir preços, saiba que a época mais barata para ir às Maldivas naturalmente é na baixa temporada, que vai de maio a outubro.

Nesse período, o fluxo de turistas nas ilhas fica mais tranquilo e os preços ficam mais atrativos, por isso muitos viajantes preferem visitar as Maldivas nessa época e acabam conseguindo muita vantagem na hora de obter descontos nos resorts, que podem chegar a até 50% do valor dos pacotes na alta temporada.

O contra de ir para as Maldivas na baixa temporada é que também é a época em que as chuvas ocorrem com maior frequência e a chance de pegar dias nublados é maior. É uma pena que realmente sem o sol o mar não reflete o potencial da sua beleza.

Entretanto, a maioria dos relatos dos viajantes diz que as chuvas são passageiras e não chegam ao ponto de estragar as férias.

CLIQUE AQUI para cotar um pacote de viagem para Maldivas »

 

Qual é o clima das Maldivas?

maldivas fotos
Verão é intenso de novembro a abril | Foto: Camila Oliveira Souza.

O clima das ilhas Maldivas é o tropical de monções, com duas estações bem definidas: a estação seca (associada aos ventos de monções do noroeste) e a estação de chuvas (associada aos ventos de monções do sudoeste).

O período seco e de umidade muito baixa tem início em novembro e dura até o final de abril, já o período de chuvas ocorre de maio a outubro, e carrega com ele ventos, chuvas fortes e dias mais nublados.

Para entender o clima das Maldivas também é importante saber como é sua geografia, um conjunto de atóis naturais, ilhas oceânicas de corais de recifes espalhadas de Norte a Sul pelo Oceano Índico, perto da Índia e do Sri Lanka.

O ideal sobre quando ir para as Maldivas é ir para capital Malé e os atóis do Norte de novembro a abril, fora do período de monções de chuva.

Mapa das Ilhas Maldivas: o que conhecer no paraíso
Período de chuvas vai de maio a outubro | Foto: Syced, via Wikimedia Commons.

É importante se localizar no mapa das Ilhas Maldivas para bem decidir quando ir, pois caso escolha a baixa temporada, época das chuvas, e o seu resort estiver localizado nos atóis Sul, você vai pegar mais chuva do que se tivesse escolhido se hospedar na parte Norte do arquipélago.

O Climate Data sinaliza que os meses com menor volume de precipitação são (nessa sequência): fevereiro, março, janeiro e abril. Já os meses com maior volume de chuva são novembro, dezembro e maio.

Quando falo de clima realmente tudo é probabilidade e não significa que você não vai pegar chuva no período seco ou dias bastante ensolarados na época mais úmida.

   

O Climate Data também aponta que abril é o mês mais quente do ano, com temperatura média 29,4°C. Em relação à umidade, fevereiro é o mês mais seco (38 mm de precipitação).

A temperatura do mar varia de 27°C  a 29°C, muito quentinho e agradável.

Um alívio para os viajantes é que felizmente as Maldivas estão fora da zona de tsunamis, e os ciclones são muito raros, apenas 11 aconteceram em 128 anos!

Consulte => Resort fantástico nas Maldivas

 

Surfe e mergulho nas Maldivas

Quando ir para as Maldivas? Melhor época, clima e fuso horário
Região é excelente para prática de surfe.

Os esportes aquáticos são uma das principais atrações das Maldivas. Os atóis do Norte possuem os melhores pontos para a prática do surfe.

Quem ama esse esporte vai pegar maiores ondas na época mais úmida, principalmente no período de pico das chuvas. Para eles, a resposta de quando ir para as Maldivas é: maio e junho.

O mergulho também é uma atividade muito procurada, pois a biodiversidade marinha é uma das mais bonitas do mundo, sendo mais variada de novembro a abril. Nesse período a visibilidade é muito boa por ser uma época mais seca.

Quando chove a temperatura fica mais amena e a região vira um festival de ícones marinhos, os queridinhos dos mergulhadores: o tubarão cabeça de martelo, tubarão baleia e as arraias mantas. De agosto a novembro a visibilidade não é tão boa por causa dos plânctons.

Simule => Seguro viagem para a Ásia e Sudeste asiático

 

Festas e feriados nas Maldivas

Quando ir para as Maldivas com festas
Malé é a capital das Maldivas | Foto: Shahee Ilyas, via Wikimedia Commons.

Se você planejar quando ir para as Maldivas em junho vai presenciar no mínimo três festas tradicionais:

  • Dia nacional das Maldivas: entre 4 e 5 de junho a população local celebra a expulsão dos portugueses da ilha conquistada pelo herói Maomé Takurufaanu.
  • Festival dos tubarões: celebrado em 8 de junho como uma homenagem ao oceano, os nativos enfeitam a costa e fazem várias exposições pelas ilhas.
  • Nascimento do profeta: evento religioso que comemora o nascimento do profeta em 12 de junho.

Em novembro também acontecem dois eventos importantes nas Maldivas:

  • Dia da república: a monarquia foi abolida em 11 de novembro de 1968 e instaurou-se a república. Feriado público, a data é comemorada com uma festa muito colorida e animada, com apresentação de bandas, desfiles e muita comida típica. Se estiver por lá na época experimente um bodibaiy (doce açucarado de arroz).
  • Dia da vitória: esse dia celebra a tentativa falha de um grupo terrorista do Sri Lanka derrubar o governo em 3 de novembro de 1988. A Índia teve papel importante em ajudar as ilhas rapidamente para reprimir o golpe.

Confira => Hotel fabuloso em Malé

 

Ramadã

A população das Maldivas é 100% muçulmana e no mês santo do Ramadã os nativos possuem alguns costumes, como jejuar do nascer ao pôr do sol e evitar algumas comidas e bebidas.

E quem não respeita as tradições pode ser punido pela lei, mesmo se não for muçulmano. Além do jejum, nesse período alguns serviços nos resorts e aeroportos podem não acontecer nos horários reservados para orações.

As datas do Ramadã seguem o calendário lunar e mudam todo ano. Em 2019 foi entre 5 de maio e 4 de junho, já em 2020 será de 23 de abril a 23 maio.

   

Para evitar frustrações é importante consultar em que data vai ocorrer o Ramadã no momento de planejar sua viagem. E ao refletir em quando ir para as Maldivas, analisar se esse é o período ideal para você.

Conforto => Hotel acessível nas Maldivas

 

Qual é o fuso das Maldivas?

fuso horario na ásia
Fuso horário do país é adiantado oito horas em relação ao Brasil.

O fuso horário das Maldivas é o GMT+5, isso significa que a capital Malé tem 8 horas a mais do que o horário de Brasília. Enquanto no Brasil é 0h, nas Maldivas já será 8h.

O sol nasce por volta das seis da manhã e se põe aproximadamente às 18h. Alguns resorts em ilhas mais isoladas podem ter duas horas a mais ou menos da capital por uma questão estratégica.

Em algumas estações do ano eles voltam o relógio para que os turistas aproveitem mais os dias, bem espertinhos.

Confira => Resort e Spa nas Maldivas

 

Escolha bem quando ir para as Maldivas

Conhecer o clima com certeza vai te ajudar a escolher quando ir para as Maldivas para ter as férias perfeitas no paraíso. As altas temperaturas o ano todo são um verdadeiro oásis para os amantes de praia.

Também é importante ter em mente que o diferencial de um lugar como as Maldivas é que como cada ilha contém apenas um resort não se forma uma aglomeração de pessoas como acontece nas clássicas cidades turísticas.

Eu fiquei hospedada num resort de luxo chamado Anantara Veli e acredite, estava bem vazio. Tinham momentos em que meu marido e eu nos víamos sozinhos naquela praia paradisíaca, muita exclusividade.

Se não tiver jeito e suas férias estiverem marcadas para a baixa temporada vale a pena arriscar. Existem muitos relatos de pessoas que foram nessa época e pegaram muito calor mesmo com pancadas de chuvas rápidas.

Outro benefício sem igual é encontrar preços mais justos, imagine aproveitar 50% de desconto num pacote all inclusive no seu resort dos sonhos? É um atrativo e tanto poder fazer um passeio para Maldivas mais barato.

E você, visitou as Maldivas em qual época? Alguma dúvida de quando ir para as Maldivas? Comente aqui nos comentários e continue nos acompanhando nas redes sociais.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Oliveira Souza

Camila Souza, 29 anos, é contadora formada pela USP e blogueira de viagens. A paixão por viajar começou quando fez um intercâmbio de 6 meses para Amsterdam. Ama compartilhar as dicas e roteiros de suas viagens no Instagram @contadoradeviagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Maria Dalva Souza

    Parabéns Camila pelo artigo, vc conseguiu deixar o leitor c vontade de conhecer as Ilhas Maldivas.Tá tudo muito bem detalhado.

  2. Luelia Porto

    Lendo seu artigo, deu uma vontade de ir para Maldivas, não sabia que os pacotes caiam tanto em baixa temporada, foi mto booom saber disso, dos feriados também achei interessante saber, e nossa ter a praia só pra mim seria um sonhooo realizado! Obrigada pelas diCah, ficou maraaaaa.

  3. Polly Batista

    Oi, Luelia. Tudo bem?! Que ótimo que gostou! Agradecemos!

  4. Natalia

    Parabéns!! Matéria incrível e com ótimas dicas!!

  5. Evaldo costa

    Adorei passar a lua de mel nas Maldivas, com certeza é o lugar mais fantástico que já conheci.

  6. Luiza

    Ainda não conheço as Maldivas, mas sonho em conhecer! Depois dessas dicas, a vontade só aumentou rs! Se pudesse escolher uma época, acredito que iria em março, que é o mês do meu aniversário. Imagina comemorar essa data naquele paraíso??? Adorei o post, ansiosa pelos próximos!

  7. CINTIA VAZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

    Amei a Matéria! Sou louca pelas Maldivas!