Mapa das Ilhas Maldivas: onde fica esse paraíso

Mapa das Ilhas Maldivas: onde fica esse paraíso

Praias de águas cristalinas, areia branquinha, clima tropical e bangalôs sobre a água só podem ser a definição de um lugar: Maldivas! Olhar para o mapa das Ilhas Maldivas e ver de perto onde fica é descobrir que os atóis, ilhas oceânicas de recifes de corais, dão forma ao pedacinho do paraíso na Terra.

Eu considerava um destino muito distante da minha realidade, mas com muito planejamento consegui passar minha lua de mel nesse paraíso.

Nas Maldivas, eu literalmente respirei amor e senti uma felicidade genuína que é difícil de achar.

Seja num resort com regalias infinitas ou em uma ilha local, Maldivas é sinônimo de descanso merecido banhado por um mar de 50 tons de azul. Confira alguns lugares nas Maldivas que vão tirar o seu fôlego e fazer você colocar o destino na sua lista de viagens dos sonhos.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta nas Ilhas Maldivas

Seguro viagem internacional »

 

Mapa das Maldivas: onde fica?

ilhas maldivas wikipedia
Resort de luxo nas Maldivas | Foto: Booking

As ilhas Maldivas ficam na Ásia e possuem cerca de 1.190 ilhas divididas em 26 atóis espalhados por 800 km de Norte a Sul, sendo que somente 200 delas são habitadas.

As ilhas podem ser privadas, lar dos glamorosos resorts de luxo, ou públicas, habitadas pela população nativa e muito atrativas para os mochileiros.

A chegada ao paraíso acontece no aeroporto da ilha de Hulhule, localizado a 2 km de Malé, capital das Maldivas.

Nos atóis do Sul estão algumas das ilhas públicas que falarei aqui, como Maafushi, Thulusdhoo, Dhangethi, Dhigurah e Rasdhoo.

Também ao Sul fica o resort que me hospedei, o Anantara Veli. Já os atóis do Norte concentram ilhas desabitadas e mais resorts, como o Huvafen Fushi, Gili Lankanfushi e Baros.

Disponível em ilhas públicas, o ferry é a opção mais econômica para se locomover nas Maldivas, porém as rotas são mais limitadas e restritas em termos de dias e horários de funcionamento.

CLIQUE AQUI para cotar um pacote de viagem para Maldivas »

 

O que conhecer nas Ilhas Maldivas?

Ao escolher quando ir para Maldivas, trace o seu roteiro por:

  • Malé
  • Maafushi
  • Dhangheti
  • Dhigurah
  • Rasdhoo
  • Thulusdhoo
  • Anantara Veli
  • Huvafen Fushi
  • Gili Lankanfushi Maldives
  • Baros Maldives

Consulte => Resort fantástico nas Maldivas

 

Malé

ilhas maldivas cvc
Malé é a capital das Maldivas | Foto: Shahee Ilyas, via Wikimedia Commons.

Diferente das grandes capitais pelo mundo, Malé é pequena e convidativa. Andar pela ilha não poderia ser mais fácil, pois os principais pontos turísticos de Malé ficam na costa norte.

Em uma caminhada tranquila pela orla está o pitoresco centro comercial e o famoso Mercado de Peixe, considerado a alma da cidade.

Observar a dinâmica dos nativos e aprender sobre a cultura local são experiências garantidas nesses lugares. Outro principal ponto turístico de Malé é a Mesquita de Hukuuru Miskiiy, construída no reinado do sultão Ibrahim Iskandar I.

É a mesquita mais antiga das Maldivas e seus ornamentos foram construídos com coral, o que fez o lugar ser incluído na lista provisória de Patrimônio Mundial da Unesco como exemplo singular de arquitetura feita com materiais marinhos. A Grande Mesquita (Grand Friday Mosque) não fica para trás em beleza, além de ser a maior das Maldivas.

Com seu minarete e cúpula dourada, o Centro Islâmico também é um marco arquitetônico. Próximo a ele está o parque do sultão, que abriga o Museu Nacional das Maldivas, repleto de relíquias da realeza.

E não só de marcos históricos vive a capital, as águas cristalinas da praia artificial da Ilha Hulhumale cativam os turistas à primeira vista.

Também é porta para o diferente passeio no Submarino da Baleia (Whale Submarine), experiência que garante revelar a incrível vida marinha nos recifes de corais que habitam as profundezas do Oceano Índico.

Maafushi

ilhas maldivas onde fica yahoo
Esta região possui excelente custo-benefício | Foto: Nicolai Edgar Andersen, via Wikimedia Commons.

A meia hora de Malé está Maafushi, no Atol de Kaafu. Essa ilha é líder do turismo independente nas Maldivas, um prato cheio para os turistas que viajam em modo econômico.

O atrativo da ilha é poder se hospedar em guests houses com diárias a partir de 40 dólares, assim como o contato com a cultura local e a curta distância de resorts de luxo que oferecem opções day use.

Nas ilhas locais as praias reservadas aos turistas ganham o nome de Bikini Beach, onde é permitido o uso de trajes de banho.

Para tomar uns bons drinks, o hotel flutuante Kaani Princess dispõe de um bar e transfer gratuito a cada meia hora saindo do porto principal de Maafushi.

Olhando para o mapa dessa ilha nas Maldivas, na parte norte fica a única prisão do país, no Sul estão as guests houses, Bikini Beach, lojas e restaurantes, e no centro da ilha a mesquita. Muitos viajantes consideram Maafushi como a base perfeita para explorar os atóis do Sul.

Permita-se usar e abusar do snorkel para apreciar os recifes de corais, visite os bancos de areia ou agende um nado com golfinhos.

Conforto => Hotel acessível em Maafushi

 

Dhangethi

pacote ilhas maldivas all inclusive
A atmosfera da ilha é bastante tranquila.

No Atol Alif Dhaal está Dhangethi, ilha pouco explorada pelos turistas brasileiros e opção excelente para gastar pouco no paraíso.

Andar pelas suas ruas estreitas e admirar as casinhas locais é se sentir como um morador das Maldivas. A atmosfera da ilha é tranquila e tudo pode ser feito a pé.

Sua Bikini Beach tem apenas 100 metros de extensão, mas não deixa a desejar no quesito água cristalina e piscina natural.

A vida marinha da ilha de Dhangheti também é incrível, você pode encontrar golfinhos, tartarugas marinhas e tubarões-baleia, espécies muito comuns no mapa das Ilhas Maldivas. Os recifes de corais cercados por peixinhos encantam os viajantes.

Famosa pela construção naval e antigas tradições de pesca, os viajantes podem experimentar a pesca em um dhoni, barco a vela tradicional das Maldivas.

Se quiser conhecer um resort do luxo o Conrad Maldives fica próximo à ilha e conta com aquele restaurante subaquático surreal de lindo.

Confira => Resort e Spa em Dhangethi

 

Dhigurah

Mapa das Ilhas Maldivas: o que conhecer no paraíso
Ilha possui seu próprio centro de mergulho | Foto: Syced, via Wikimedia Commons.

A ilha de pescadores Dhigurah fica no Atol South Ari, mais distante de Malé (aproximadamente 1h30min de barco).

Esse atol é muito famoso pela rica vida subaquática e considerado o melhor local para ver o inofensivo tubarão-baleia, maior peixe do mundo.

   

Espécies raras de tartarugas, arraias mantas e recifes de corais compõem o excêntrico mundo marinho e podem ser exploradas por snorkeling. A ilha possui seu próprio centro de mergulho, com 30 pontos oficiais para mergulhar.

Em Dhigurah também são comuns as guests houses, mas que podem oferecer serviços de luxo como a White Sand Dhigurah, a 2 km da Bikini Beach.

Um dos atrativos que os turistas amam em Dhigurah é pode fazer tudo a pé, principalmente conhecer os bancos de areia, cenário perfeito para piqueniques e jantares românticos. E falando em romantismo, aproveite depois para ler sobre como organizar lua de mel nas Maldivas.

Incrível => Hospedagem em Dhigurah

 

Rasdhoo

Mapa das Ilhas Maldivas - praias para mergulho
Região é bastante paradisíaca | Foto: Mekzholan, via Wikimedia Commons.

Destino popular para mergulhar, a pequena ilha de apenas 500 metros de extensão fica no Atol Alif Alif, a 56 km de Malé.

Os mergulhadores certificados podem mergulhar em lugares famosos em Rasdhoo, como o Ponto da Manta, Ponto do tubarão cabeça de martelo e as profundas cavernas.

Os turistas sortudos presenciam o fenômeno lindo da bioluminescência, quando os plânctons brilhantes são vistos a olho nu. Infelizmente ele depende de várias condições para ocorrer, sendo a maré baixa e as noites sem lua os principais.

Sua Bikini Beach é bem curta, mas dois lindos bancos de areias e ilhas de piquenique podem ser conhecidos adentrando a pé no oceano quando a maré estiver baixa.

Um passeio imperdível na ilha Rasdhoo é o sáfari noturno para observar os golfinhos (e com sorte fazer um carinho neles).

Outra opção de ponto turístico em Rasdhoo é o bate e volta para a Ilha de Thoddo, famosa pela agricultura das Maldivas. Quem desejar uma pitada de luxo na viagem tem a opção de usufruir do day use no resort Ellaidho.

Vale a pena => Resort em Rasdhoo

 

Thulusdhoo

Mapa das Ilhas Maldivas - locais para surfe
Região é excelente para prática de surfe.

De população calorosa e experiências autênticas, a ilha de Thulusdhoo é considerada umas das melhores para surfar nas Maldivas, principalmente porque tem um ponto incrível de surf chamado Cokes.  Thulusdhoo fica a 28 km ao norte de Malé, no Atol Kaafu e conta com a atração peculiar da fábrica da Coca-Cola que utiliza água do mar dessalinizada, a única do mundo.

O cenário paradisíaco é garantido na Bikini Beach de Thulushoo, de água calminha, transparente e azul. A prática de snorkeling ou mergulho em Thingiri revela a riqueza da vida marinha de corais coloridos, tubarões e arraias manta.

O glamour dos resorts acontece em um day use no Cinnamon Dhonveli ou no conforto dos quartos modernos e com vistas para o mar do Season Paradise.

Aproveite => Hotel barato em Thulushoo

 

Resorts de luxo nas Maldivas

Anantara Veli

Mapa das Ilhas Maldivas - hoteis de luxo
Resort possui localização privilegiada | Foto: Booking.

Chegou a hora de se maravilhar com as mordomias incontáveis dos resorts de alto luxo, destaque no mapa das Ilhas Maldivas. Drinks de boas vindas e toalhas molhadas são suas marcas registradas ao fazer o check in.

O Anantara fica nos atóis ao Sul e o que mais me chamou a atenção foi poder usar a infraestrutura de dois resorts pelo preço de um.

Um barquinho faz o trajeto entre o Anantara Veli e o Anantara Dhigu gratuitamente a cada cinco minutos. Funcionários muito receptivos nos receberam com música no píer.

Os bangalôs quase todos sobre águas ofereciam muitos mimos, como produtos de banho da L’Occitane, menu de travesseiros, garrafas de água em todos os cômodos  e até recadinho de boa noite posicionado carinhosamente na nossa cama.

O café da manhã era farto e a gastronomia basicamente internacional, tailandesa, italiana e japonesa. Inclusive, aproveite para ler depois sobre o que comer nas Maldivas.

Mapa das Ilhas Maldivas com hotéis 5 estrelas
Anantara Veli oferece acomodações de alto padrão | Foto: Booking.

O resort emprestou equipamentos de snorkel durante toda a hospedagem e um caique para um passeio de duas horas, onde pude conhecer mais da ilha e um banco de areia muito gostoso para relaxar e apreciar o pôr do sol. Pude ver algumas arraias nadando tranquilamente entre os bangalôs mais afastados.

O spa sobre as águas do Anantara Dhigu era um espetáculo a parte. Nos fundos dele descobri sem querer um deck com duas hidromassagens e uma vista perfeita do mar azul turquesa.

Ao andar pelo Anantara não cansava de admirar os lugares para descansar. No Dhigu tinha até um balanço e uma rede no meio do mar.

Outro luxo foi o convite para a honeymoon party, uma pequena celebração com docinhos e bebida para os apaixonados recém-casados.

Eles escreveram nossos nomes em corações de madeira e penduramos no muro da estufa para eternizar nossa presença nas Maldivas.

Simule suas diárias no Anantara Veli »

 

Huvafen Fushi

Mapa das Ilhas Maldivas para namorados
Resort é uma boa opção para casais | Foto: Huvafenfushi, via Wikimedia Commons.

Experiências exclusivas acontecem diariamente no Huvafen Fushi, atol ao norte no mapa das Ilhas Maldivas. Resort moderno e romântico, os pisos de vidro do Huvafen Fushi encantam os hóspedes com a possibilidade de observar a vida marinha enquanto descansam ou se preparam para começar o dia em seus bangalôs.

   

O resort foi o primeiro a inaugurar um spa subaquático, sendo duas das oito salas de relaxamento embaixo d’agua. Observar a multicolorida vida marinha enquanto recebe uma massagem relaxante é um momento memorável que você não deve dispensar.

Quem escolhe conhecer o Huvafen Fushi pode jantar em uma adega a oito metros abaixo do oceano entre os mais de 6000 vinhos do lugar ou também se hospedar em um confortável e exclusivo veleiro de 65 pés com todo o conforto e exclusividade.

Veja preços no Huvafen Fushi »

 

Gili Lankanfushi Maldives

Mapa das Ilhas Maldivas para famílias e grupos
Esta opção é uma boa para quem viaja com crianças.

Também nos atóis do Norte o Gili Lankanfushi surge em sua imponência. Recentemente o resort de luxo ganhou o título de abrigar a maior vila de água do mundo, acessada apenas de barco.

Cada vila foi projetada nos mínimos detalhes para ser ecologicamente correta e exclusivamente localizada no meio do mar, proporcionando uma vista maravilhosa de 360 graus para o oceano.

Nomeada de Reserva Privativa, a vila de 1700 metros quadrados é separada em cinco unidades e conta com uma elegante decoração rústica, piscina privativa, piscina natural com diversidade de corais, banheiro exclusivo ao ar livre e o famoso toboágua que desemboca direto no mar.

O resort promete diversão garantida para quem viaja com crianças. Oferece um programa infantil que ensina a garotada a como fazer uma pizza ou apenas um castelo de areia na praia.

Recomendo também o cruzeiro com golfinhos ou o snorkelling guiado para que as crianças aprendam sobre os recifes de corais.

Uma experiência especial acontece num porão subterrâneo, em que os hóspedes são convidados a colocar seus pés em água quente e sob a luz de velas degustar mais de 500 variedades de vinho e combinações inesperadas de comidas.

Simule sua estadia no Gili Lankanfushi Maldives »

 

Baros Maldives

Mapa das Ilhas Maldivas para lua de mel
Esta é uma boa opção para lua de mel nas Maldivas | Foto: Booking.

A Boutique Island é o lar do Baros Maldives, o terceiro resort inaugurado ao norte das Ilhas Maldivas e premiado como o resort mais romântico do mundo.

Sua excelência em serviços personalizados é de encantar qualquer um. As acomodações variam desde as vilas de pé na areia até os bangalôs sobre as águas com piscinas privativas ou banheira de hidromassagem.

Logo na chegada os hóspedes ganham chinelos personalizados, uma garrafa de champanhe e frutas. Um café da manha servido com espumante não é nada mal para começar o dia, assim como ter um mordomo para chamar de seu, que planeja seus dias no paraíso com a maior hospitalidade que os viajantes merecem.

O Baros Maldives conta com 30 locais de mergulho e oferece um programa internacionalmente reconhecido chamado Reef Check, um curso em que os hóspedes aprendem como conduzir pesquisas de verificações de recifes e são ensinados a desempenhar um papel ativo na conservação de recifes de corais pelo mundo.

Valor para se hospedar no Baros Maldives »

 

Tudo sobre o mapa das Ilhas Maldivas

Ficou dúvida de que visitar as Maldivas será uma experiência inesquecível? Queria poder ter conhecido mais lugares, principalmente ter feito o mergulho com cilindro.

Já ouvi muitos relatos de pessoas apaixonadas por mergulhar que classificam o mergulho nas Maldivas como o melhor do mundo!

O bom é que tenho motivos de sobra pra voltar. Viajar para as Maldivas é tirar o pé do acelerador de quem vive uma rotina agitada de cidade grande.

Descobrir as Maldivas é relaxar, fazer uma caminhada despretensiosa pela ilha, deitar na areia a beira mar e contemplar o céu azul, nadar nas águas calmas e quentes e se encantar com a biodiversidade marinha, tirar muitas fotos, assistir ao espetáculo diário da natureza chamado pôr do sol, relaxar num banco de areia e não ver mais nada no horizonte além de um mar azul infinito… ahh Maldivas, só tenho gratidão por me permitir provar um gostinho do paraíso na Terra.

E acredite: é possível fazer um passeio para Maldivas mais barato. Portanto, não perca tempo e aproveita para planejar logo a sua viagem para esta maravilhosa região.

Agora conta qual dos destinos nas Ilhas Maldivas mais te encantou e se você já ficou em algum deles. Compartilhe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Oliveira Souza

Camila Souza, 29 anos, é contadora formada pela USP e blogueira de viagens. A paixão por viajar começou quando fez um intercâmbio de 6 meses para Amsterdam. Ama compartilhar as dicas e roteiros de suas viagens no Instagram @contadoradeviagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *