Moeda das Maldivas: qual levar, cotação e dicas de câmbio

por Camila Oliveira Souza

Moeda das Maldivas: qual levar, cotação e dicas de câmbio

As ilhas são consideradas um dos destinos mais caros do mundo, mas saiba que a culpa não é da moeda das Maldivas, oficialmente chamada de rúpia maldívia (Rufiyaa – sigla MVR).

Como o país fica numa região bem isolada, um dos motivos para que o custo de vida nas Ilhas Maldivas, na Ásia, seja elevado é a necessidade de transportar todas as mercadorias para a região.

Além disso, a maioria dos produtos consumidos precisa ser importada dos países vizinhos.

Por isso, é importante planejar quanto dinheiro você irá levar na sua viagem. Neste artigo você vai conhecer qual moeda levar para as Maldivas e dicas de câmbio que vão te ajudar no planejamento da sua viagem dos sonhos.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta nas Ilhas Maldivas

Seguro viagem internacional »

 

Qual moeda levar para as Maldivas

moeda maldivas em real
A melhor alternativa é levar dólar para que seja trocado ao desembarcar nas Maldivas.

Apesar de a moeda oficial ser a rúpia, em todos os resorts são aceitos dólares americanos, por isso essa é a melhor moeda para levar na sua viagem às Maldivas.

Caso você se hospede todos os dias nas ilhas locais é interessante levar dólar e rúpias, pois em algumas ilhas menores o dólar não é aceito.

Não é o caso de Maafushi, mas em Fulidhoo, por exemplo, é mais difícil aceitarem a moeda americana.

Se você for se locomover nas Maldivas usando o ferry boat também precisará de rúpias, pois na maioria desses transportes só é aceita a moeda local.

Ainda, caso você combine sua viagem com outros destinos como os Emirados Árabes, considere levar também a moeda oficial do país, o Dirham (AED).

A cotação é mais vantajosa do que o dólar (1AED = 1,12 reais em dez/19) e você pode comprar essa moeda no Brasil.

CLIQUE AQUI para cotar um pacote de viagem para Maldivas »

 

Onde fazer câmbio para viajar para Maldivas

maldivas fotos
Procure por casas de câmbio antes de sair do Brasil.

Não deixe para fazer o câmbio do dólar no aeroporto de Malé, capital das Maldivas, pois as taxas são mais caras. O ideal é comprar os dólares em casas de câmbio no Brasil.

Existem alguns lugares que oferecem algumas vantagens na hora de fazer o câmbio, principalmente agências online, que podem oferecer taxas mais baratas e ainda entregar o dinheiro na comodidade da sua casa.

Uma dessas agências é a Melhor Câmbio. Ela informa a casa de câmbio com a melhor cotação na sua cidade e você ainda pode negociar para economizar.

Esse site também tem uma ferramenta muito interessante e útil chamada Dólar Hoje. Ela mostra o câmbio do dólar turismo, em qual cidade está mais barato, um acompanhamento histórico de preços e a comparação dos valores se você comprar a moeda em papel ou em cartão pré-pago.

Se você precisar comprar rúpias utilize o Bank of Maldivas (Banco das Maldivas) no aeroporto de Malé. A conversão da moeda das Maldivas em Real é de 1MVR = 0,27 reais (cotação de dez/19), porém é uma moeda muito difícil de ser vendida no Brasil.

Passo a Passo => Como fazer um seguro viagem internacional

 

Quanto vou gastar por dia nas Maldivas

O custo da sua viagem para as Maldivas está diretamente relacionado ao estilo da sua viagem e quantos dias você pretende ficar nas ilhas.

Os gastos diários de uma viagem com hospedagem em resort de luxo nas ilhas privadas será muito diferente de uma viagem para ilha local, como Malé ou Maafushi.

Inclusive, veja depois no artigo sobre quando ir para as Maldivas quais são os períodos mais caros e mais baratos para viajar.

Simule => Seguro viagem para a Ásia e Sudeste asiático

 

Maldivas no modo luxo

Moeda das Maldivas: qual levar, cotação e dicas de câmbio
Anantara Veli oferece acomodações de alto padrão | Foto: Booking.

Simulando uma hospedagem em um resort de luxo com regime all inclusive e traslado de ida e volta inclusos no preço, você pode optar por parcelar o valor do pacote em reais no seu cartão de crédito, assim não precisará incluir esse custo na quantidade de moeda que levará para as Maldivas.

Nessa opção, você gastará apenas com passeios e atividades extras que o resort oferecer.

No Anantara Veli, o resort em que me hospedei na minha lua de mel nas Maldivas, os passeios tinham um valor mínimo de aproximadamente 80 dólares, como mergulho, massagem ou um cruzeiro ao pôr do sol.

Em outro cenário em que seu pacote incluir apenas o café da manhã, você precisará considerar o custo de mais duas refeições e bebidas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Usando o Anantara Veli como exemplo, os lanches oferecidos no bar custavam a partir de 25 dólares e as bebidas entre 5 dólares e 20 dólares. Já o prato principal de um jantar custava em torno de 20 dólares a 50 dólares.

Inclua no seu orçamento diário o valor da taxa de 6 dólares por dia/pessoa, cobrada nos resorts.

Prático => Simule suas diárias no Anantara Veli

 

Maldivas no modo econômico

Moeda das Maldivas - qual não levar
Maafushi possui baixo custo | Foto: Nicolai Edgar Andersen, via Wikimedia Commons.

Vamos supor agora que você quer viajar para as Maldivas no modo econômico. Para isso, você se hospedará em uma ilha local, em que a hospedagem custa muito mais barato do que nas ilhas privadas.

De acordo com o site Huffington Post, as ilhas Hulhumale, Fulidhoo, Maafushi e Guraidhoo têm o melhor preço para turistas.

Em Maafushi é possível achar diárias em guests houses (tipo mais econômico de hospedagem) incluindo café da manhã a partir de 50 dólares na baixa temporada. Confira aqui hospedagem mais barata em Maafushi.

Os gastos com alimentação em restaurantes mais simples custam a partir de 10 dólares e bebidas a partir de 5 dólares. Para se locomover entre as ilhas, você poderá usar os ferrys boats públicos, que custam de 1 dólar a 5 dólares.

Nesse cenário, considere um gasto de 30 dólares com alimentação (o café da manhã seria na pousada), mais 10 dólares de transporte pelas ilhas e 53 dólares de acomodação, pois é cobrada uma taxa de 3 dólares por dia/pessoa nas pousadas em ilhas locais. O custo por dia nas Maldivas seria de aproximadamente 90 dólares.

Moeda das Maldivas - qual a melhor?
Use os ferrys boats para se locomover entre as ilhas | Foto: Camila Oliveira Souza.

Para os passeios, procure se informar com a sua pousada sobre preços e se são aceitos dólares ou apenas a moeda local no pagamento.

Um mergulho com tubarões-baleia, um passeio muito tradicional nas Maldivas, custa a partir de 100 dólares, por exemplo.

Mesmo viajando no modo low cost, alguns turistas não abrem mão de ter pelo menos um dia de experiência luxuosa nas Maldivas. A opção mais acessível para realizar esse desejo é comprar um day use em um resort.

Hospedando-se em Maafushi você estará perto de ótimos resorts como o Centara Ras Fushi, Anantara Veli, Taj Exótica ou Paradise Island Resort.

O preço do day use pode variar de 110 dólares a 250 dólares, sendo que algumas opções incluem almoço, drinks, atividades e transporte de ida e volta.

Conforto => Hotel acessível em Maafushi

 

Dicas para usar dinheiro nas Maldivas

Moeda das Maldivas - dicas essenciais
Atenção: em todos os serviços de hotéis, restaurantes e resorts há taxa de 12%.

O custo da sua viagem para as Maldivas também aumenta por conta da incidência de taxas e impostos cobrados pelo governo do país.

Em todos os serviços de hotéis, restaurantes e resorts uma taxa de 12% é cobrada, somando mais 10% de impostos. Em resumo, sua viagem será 22% mais cara.

No momento de decidir se comprará a moeda em papel ou em cartão pré-pago, lembre-se que na hospedagem em resort normalmente você não terá tantos gastos extras.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Então, escolha comprar o dólar em espécie, pois além de a taxa de câmbio ser mais barata (não há cobrança de IOF), você tem a opção de guardar seu dinheiro no cofre do quarto.

Numa viagem para as ilhas locais o cartão pré-pago é mais vantajoso, porque como você vai explorar as ilhas de maneira independente e vai usar o transporte público, eventualmente pode acabar deixando seus pertences mais desprotegidos.

Moeda das Maldivas vale quanto?
Levar cartão pré-pago para as Maldivas também é uma boa alternativa.

Ainda, sempre precisará andar com dinheiro pelas ilhas, o que não acontece quando você está no resort, pois só precisa pagar a conta apenas ao final da hospedagem.

Uma vantagem também do cartão pré-pago é ter acesso ao extrato, o que facilita o controle dos gastos.

Lembre-se que perder dinheiro em outra moeda é uma dor de cabeça que pode ser evitada com esse planejamento. Por isso, carregue seu pré-pago com dólar e ande com a moeda local das Maldivas em espécie.

Uma dica interessante é poder trocar as rúpias que sobrarem por dólares. Para isso, guarde o recibo do banco quando você comprar a moeda e faça a troca quando estiver indo embora no próprio aeroporto de Malé.

Confira => Resort e Spa nas Maldivas

 

Tudo sobre a moeda das Maldivas

Foi possível observar que primeiro você precisará definir o estilo da sua viagem para então planejar o quanto de moeda vai levar para as Maldivas, mas de qualquer maneira tenha em mente que depender da cotação do dólar faz a viagem ter um custo mais alto.

Estamos em um momento econômico de desvalorização do real diante do dólar, e como vimos no artigo essa é a melhor moeda para se levar na viagem para as Maldivas.

Para conseguir otimizar o custo x benefício de sua viagem defina seu orçamento inicial e planeje-se com antecedência.

Uma dica para lidar com o câmbio volátil é comprar dólar aos poucos, de maneira que você faça um preço médio da moeda.

Evite comprar o valor total que precisa muito perto da viagem, porque assim não terá tempo para acompanhar possíveis oscilações no taxa de conversão.

Outra dica de viagem para Maldivas importante é se prevenir em casos de despesas não previstas no seu planejamento. Um conselho é habilitar o seu cartão de crédito no modo internacional.

Apesar da cobrança de IOF (6,38%) e taxas adicionais dependendo do estabelecimento, é uma garantia para evitar stress. Pense que o lado bom se precisar usar o cartão de crédito é ganhar milhas!

E agora uma dica final interessante, leia depois sobre como fazer um passeio para Maldivas mais barato.

As dicas te ajudaram a esclarecer as dúvidas sobre qual moeda levar na sua viagem para as Maldivas? Comente aqui e continue nos acompanhando nas redes sociais.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Oliveira Souza

ESCRITO POR

Camila Oliveira Souza

Camila Souza, 29 anos, é contadora formada pela USP e blogueira de viagens. A paixão por viajar começou quando fez um intercâmbio de 6 meses para Amsterdam. Ama compartilhar as dicas e roteiros de suas viagens no Instagram @contadoradeviagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marcelino

    Excelente dicas para minha próxima viagem! Parabéns!!!

  2. Bel

    Post super completo e esclarecedor! Parabéns, Camila!

  3. Thais Shiozawa

    Olá !! Eu voltei das Maldivas e não troquei as Rúpias moeda local de lá E estou com dificuldade de achar lugar que aceite trocar essa moeda Sabe que dizer o que fazer ? Obrigada

  4. Camila

    Oi Thaís! Me chama por direct no meu Instagram @dicahdeviagens pra ver se consigo te ajudar! Beijos