O que comer nas Maldivas: onde ir, culinária e dicas

O que comer nas Maldivas: onde ir, culinária e dicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Ao se perguntar sobre o que comer nas Maldivas, saiba que a gastronomia dessa região, localizada na Ásia, é conhecida como Dhivehi Cuisine e tem como base três principais ingredientes: peixe, coco (kurumba) e grãos.

Entre um ponto turístico e outro é necessário encaixar um restaurante para matar a fome, então na hora de escolher o que comer nas Maldivas basta se decidir se está com vontade de algo mais tradicional ou típico, pois opções não faltam!

O café da manhã dos resorts é de uma variedade intercontinental e muitos deles oferecem aulas de culinária local para quem ama descobrir novos sabores e combinações.

Uma das curiosidades referentes à alimentação nas Maldivas é não ter nada preparado com carne de porco, uma vez que por ser um país muçulmano o consumo desse tipo de carne é proibido.

Você também irá notar que a maioria dos pratos típicos das Maldivas são preparados com curry, tempero de origem indiana composto por um mix de especiarias (coentro, gengibre, cúrcuma, pimenta-do-reino) utilizado principalmente em peixes, crustáceos, vegetais e carnes.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem nas Maldivas, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Confira a seguir uma lista de pratos típicos para comer nas Maldivas e se prepare para comer muito bem quando visitar

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta nas Ilhas Maldivas

Seguro viagem para as Ilhas Maldivas »

Pratos típicos das Maldivas

Refeições

cafe da manha maldivas
Mas huni, prato principal do café da manhã | Foto: ╚ DD╔, via Wikimedia Commons.
  • Garudhiya Baiy: é o prato mais popular nas Maldivas, servido em uma tigela de sopa de atum, arroz branco, cebola fatiada, pimentão, limão fatiado, pasta de pimentão típica e às vezes acompanha peixe grelhado.
  • Kulhimas: ‘kulhi’ em Dhivehi significa quente ou picante e ‘mas’ significa peixe. É um prato muito consumido pelos nativos no café da manhã (acompanhado de pão) ou no jantar (acompanhado de arroz).
  • Mas huni: prato mais popular no café da manhã das Maldivas, composto por uma salada de atum defumado com coco servida com pão roshi (pão sírio). É um prato picante e fresco, que também pode ser acompanhado de chili e cebolas.
  • Boshi mashuni (banana flower salad): uma mistura de coco fresco e flores de banana trituradas e crocantes. As folhas de curry, cominho e açafrão harmonizam um sabor delicioso, enquanto as especiarias como o limão e a pimenta oferecem um toque mais apimentado.
  • Riha: curry de peixe acompanhado de legumes.
  • Masroshi: pão recheado com atum defumado e coco com essência de folhas de curry e especiarias.
  • Fihunu mas: peixe grelhado com molho de pimenta.
  • Kandu Kukulhu: atum servido acompanhado de sopa.
  • Valo mas: prato servido com atum defumado.
  • Mas Riba: prato de atum com curry.
  • Banbukeylu harissa: curry de fruta-pão no vapor, chili, cebola e coco.
  • Bajiya: massa recheada de peixe, cebola e coco.
  • Theluli mas: peixe frito (garoupa, peixe-espada, polvo) preparado com chili e alho.
  • Tharukaaree Riha: é um curry de vegetais, boa opção para os vegetarianos e veganos. Composto por uma mistura de vários vegetais como abóbora, batata doce, cenoura e feijão, o prato tem influência da Índia e do Sri Lanka.
  • Lagosta: a lagosta das Maldivas é muito famosa, mantida nos tanques antes do preparo, tem um sabor melhor quando preparada viva. Dizem que é uma opção que precisa ser degustada, pois seu sabor é diferenciado entre as opções de o que comer nas Maldivas.

Comida de rua (snacks)

  • Kulhi boakiba: bolo de peixe preparado principalmente para servir em festivais e festas, motivo pelo qual é muito especial para os nativos. O bolo é preparado com arroz, atum defumado, gengibre, coco ralado e pimenta picada e pode ser acompanhado de um chá.
  • Kuli Boakiba: torta de peixe um pouco apimentada, servida na maioria das vezes como entrada em conjunto com o rihaakuru.
  • Rihaakuru: comida tradicional das Maldivas, é um patê de atum picante a base de peixes. A pasta combina com pão roshi, torrada ou crepe.
  • Kavaabu: bolinho frito com coco, atum, arroz, pimenta e lentilha. É servido quente ou frio e vai bem com uma xícara de café ou chá.
  • Bis keemiya: massa recheada de atum e ovo cozido, cebola fatiada, repolho picado e refogado suavemente. Lembra um rolinho primavera e é um aperitivo famoso das Maldivas.
  • Inhame frito: o inhame é um dos poucos alimentos cultivados no pequeno espaço reservado às plantações. Por isso, esse prato é muito popular entre os nativos. Ele é preparado de maneira que fique crocante por fora e mais úmido por dentro, servido com molhos que deixam o sabor mais especial.
  • Gulha: pequenos bolinhos parecidos com almôndegas recheados de atum, coco ralado, cebola e pimenta, servido com chá ou café.

Doces

ilhas maldivas mapa
Gulab jamun, doce indiano muito popular | Foto: Yousufwerewolf, via Wikimedia Commons.
  • Bondibaiy: sobremesa típica de pudim com arroz doce que costuma acompanhar peixe ou frango com pimenta, e às vezes também acompanha carne de cordeiro, principalmente quando é preparada para os festivais.
  • Handulu bondibay: sobremesa preparada especialmente no nascimento de um bebê. O palito de arroz doce é distribuído para os moradores das vilas para celebrar. Os palitos podem ser acompanhados de kulhimas ou bondibaiy.
  • Saagu bondibay: o sagu é um ingrediente popular da ilha e o pudim feito de sagu faz muito sucesso. No seu preparo é aquecido com leite de coco e misturado com leite condensado. É uma opção de refeições vegetarianas nas Maldivas.
  • Aluvi boakibaa: bolo doce de mandioca e coco, muito consumido tanto por moradores como por turistas.
  • Gulab jamun: comida popular indiana feita de bolas de leite esponjosas embebidas em xarope de açúcar com aroma de rosas.

Bebidas

  • Chá sai: as Maldivas incorporam a tradição britânica de consumir chá. O kalhu sai (chá preto) ou kiru sai (chá de leite) são favoritos nas ilhas e combinam com pequenos lanches e doces.
  • Maldivian lady: drink famoso preparado com rum branco, aguardente de damasco, granadina, laranja e suco de abacaxi.
  • Biyadhoo special: é um drink refrescante que combina vodka, suco de abacaxi e licor de melão. Seu nome é em homenagem a ilha Biyadhoo.
  • Raa: bebida tradicional extraída das palmeiras, como um toddy. Pode ser fermentado em alguns casos, o que transforma o drink em alcóolico.

Restaurantes nas Maldivas

O que comer nas Maldivas: comidas típicas
Ithaa, um dos mais famosos locais | Foto: Alexey Potov – Noblige, via Wikimedia Commons.

O Ithaa Restaurant é o restaurante subaquático bem famoso, localizado no resort Conrad Maldives.

Imagina degustar um carpaccio de lagosta com ovo poché seguido de um delicioso lombo de cordeiro enquanto observa a linda biodiversidade da vida marinha?

Com certeza é uma experiência bem completa para quem tem um paladar mais requintado, e claro, um bolso que comporte essa extravagância.

Outra opção para quem tem o paladar refinado é busca um ambiente inovador é o Reethi, localizado no resort One and Only Reethirah. Ele tem três tipos de culinária: árabe, francesa e italiana, e a lagosta é muito recomendada pelos turistas.

Para quem estiver viajando por Malé, o Seagull Café House é uma boa escolha para almoço e jantar. Seu menu é predominantemente de comida indiana, hambúrguer e sanduíches, além de ser famoso pelos seus mais de trinta sabores de sorvete.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada nas Maldivas!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


O que comer nas Maldivas gastando pouco
Para os amantes de pizza, a dica é ir até a pizzaria Mama Mia.

Considerado o melhor de Malé, o Sala Thai possui um autêntico menu tailandês combinado a um design bonito e elegante. Normalmente é recomendado para jantar.

Ainda em Malé, o Sea House oferece pratos em sua maioria da Ásia que podem ser degustados observando uma vista linda do Oceano Índico. Do terraço é possível apreciar um pôr do sol incrível.

Na ilha de Maafushi, a pizzaria Mama Mia é um restaurante econômico e oferece uma pizza muito gostosa, principalmente porque foi criada por um italiano em parceria com um morador local. Já o restaurante Kaalama cumpre o papel de lugar mais refinado por um preço acessível.

Localizado no Velana Beach Hotel, seu prato grelhado de frutos do mar é uma perfeita combinação de camarão, caranguejo, polvo e peixe grelhado.

Curta tudo o que comer nas Maldivas

Ficou com água na boca? Não há dúvidas que descobrir o que comer nas Maldivas é uma experiência que complementa a vivência no paraíso.

Aproveite e se esbalde no consumo de peixes e mariscos servidos das mais variadas formas e abuse dos drinks refrescantes preparados nos resorts.

Em decorrência da limitação de terras agrícolas disponíveis para cultivo dos alimentos, as ilhas dependem muito do fornecimento de seus países vizinhos.

Por isso, os pratos são uma mistura da gastronomia da Índia, Sri Lanka e Indonésia, sendo que peixe, especialmente o atum, é o principal ingrediente dessa mistura cultural, inclusivo muito consumido no café da manhã.

Apesar dessas influencias da cozinha de seus países vizinhos, as Maldivas conseguiram criar um sabor único para sua gastronomia, principalmente por usar alimentos frescos no preparo de seus pratos típicos.

Nota-se também que tem opções para todos os gostos e bolsos dos viajantes. Se você é aquele turista que prefere economizar, experimente a comida de rua nos mercados e cafés nas ilhas locais como Malé ou Maafushi ou se hospede num hotel acessível nas Maldivas.

Se o bolso não é um problema e você faz questão de provar comidas mais requintadas, procure um restaurante dos inúmeros resorts que a ilha oferece e não irá se arrepender.

Alguns desses hotéis proporcionam day use, podendo ser uma alternativa mais barata para conseguir experimentar uma refeição melhor.

Não se preocupe se você prefere ser mais tradicional na hora de escolher o que comer, pois a maioria dos restaurantes dos resorts oferecem menus internacionais, com variedades de gastronomia italiana, japonesa, continental, tailandesa e outras. Seus bares normalmente servem snacks, lanches, hambúrguers, pizzas e porções de petiscos.

E se você busca economizar, não deixe de ler depois o artigo sobre como fazer um passeio para Maldivas barato.

Você já provou algum desses pratos típicos? Conte para nós nos comentários e nos acompanhe nas redes sociais.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO nas Maldivas

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para as Maldivas? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios nas Maldivas

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios nas Maldivas, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Viator e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

O melhor chip de internet nas Maldivas

Ter o melhor chip nas Maldivas é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.

Ao testar as opções disponíveis, a O Meu Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Seguro viagem nas Maldivas

Contratar um seguro viagem para as Maldivas é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Luiza
    Muito legal conhecer a gastronomia das Maldivas. Uma pena o côco ser tão presente, rs (não gosto de côco)! Mas legal saber que temos refeições para todos os gostos e bolsos também!
  2. Luelia
    Esse artigo ficou muito boom, parabéns Camila ficou bem explicado, achei que as comidas de lá eram todas diferentona mas até que da pra encarar!! Ameiiii o site e já coloquei a página como preferidos
Quero Viajar Mais