Primeira viagem de avião: dicas e passo a passo do que fazer

por Juliana Lessa

Primeira viagem de avião: dicas e passo a passo do que fazer

A primeira viagem de avião é um marco na vida de muita gente. Viajar é um prazer pois lhe proporciona conhecer destinos diferentes, novas pessoas e vivenciar outras culturas. A praticidade e rapidez do avião é uma grande vantagem, porém muitas pessoas têm medo ou dúvidas em relação a como proceder e o que fazer na primeira viagem de avião.

Como funciona viajar de avião? Quantos quilos levar na mala, qual é o melhor horário para voar, enfim… questionamentos relacionados a como é viajar de avião pela primeira vez e todos os medos que isso pode despertar.

Por isso, este artigo fará um passo passo para você voar tranquilo, seja para a sua primeira viagem internacional ou por aqui mesmo no Brasil. Depois de lê-las, só lhe restará o prazer de aproveitar toda a sensação de liberdade de cruzar fronteiras e avistar novos horizontes. Aperte os cintos e vamos  lá!

Planeje sua viagem => Seguro viagem internacional

Quanto custa internet na Europa

 

Viajar de avião pela primeira vez 

Viagem de avião pela primeira vez
Viajar de avião pela primeira vez é uma experiência fantástica.

Se você perguntar a alguém: quando foi a sua primeira viagem de avião? Com certeza, ela irá se lembrar (se já tiver idade suficiente para isso)!

Hoje, com a internet, em poucos cliques você consegue pesquisar e comprar uma passagem e, então, partir para a sua primeira viagem de avião!

Se você nunca viajou de avião, tem voo com conexão ou ainda está na dúvida das regras do aeroporto ou do check in, fique tranquilo. Vou colocar tudo aqui. Depois, é só embarcar e aproveitar essa experiência!

 

1.Como comprar passagens de avião?

Vou viajar de avião pela primeira vez estou com medo
Você pode comprar as passagens aéreas pela internet: rápido e barato.

Todas as companhias aéreas têm sites na internet e isso deixa o processo de compra muito mais fácil. Basta colocar a data prevista para a sua viagem, o local de origem e de destino e pronto. Em segundos, você terá diversas opções de voos na sua tela.

Os preços costumam variar de acordo com o horário do voo, o dia da semana, se incluem volume a ser despachado ou não e se são voos diretos ou com conexão. Veja aqui como comprar passagens aéreas mais baratas.

No momento da compra você precisará informar os seus dados (nome, número de documento de identificação válido, telefone e e-mail) e efetuar o pagamento com um cartão de crédito ou boleto bancário.

A partir disso, será gerado um código de reserva. Você precisa levá-lo no dia no embarque (nem precisa imprimir, basta levar o código anotado ou salvo no celular), pois vai ser no aeroporto que a passagem de papel será impressa.

Como fazer check in do celular

Para quem não se sente confortável com compras pela internet, a compra das passagens pode ser feita diretamente em lojas das companhias aéreas e, em determinadas empresas aéreas, por telefone. Ou ainda confiar a missão a uma agência de viagem (na maioria das vezes, pagando um pouco a mais por isso).

E se o seu plano for viajar durante o período de férias ou em feriados, a procura costuma ser maior e os preços também. Quanto maior a antecedência na compra da sua passagem, maior a probabilidade em conseguir uma tarifa melhor.

Quer garantir uma passagem com preços camaradas? Assine as newsletters das cias aéreas, acompanhe as promoções e busque comprar com pelo menos 3 meses de antecedência. E veja como funciona o Google Flights, onde você compara os preços de todas as cias aéreas e pode até optar por receber notificações quando o preço da passagem baixar.

 

2. Como levar a bagagem de mão e despachada?

Nunca viajei de avião como devo proceder
Atente ao tamanho e pesos das bagagens de cada cia aérea.

Recentemente, as regras para bagagem de mão e bagagem despachadas foram alteradas. O limite de peso para transporte de mochila, mala ou bolsa a bordo é de 10kg e as companhias não liberam se estiver acima.

Da mesma forma, os voos que antes já incluíam na tarifa um volume de mala despachada (para voos nacionais, 23kg; para voos internacionais, 32kg), agora, em sua maioria, cobra uma tarifa adicional por esse serviço.

Por isso, fique atento no momento da emissão da sua passagem. Você ainda pode optar por pagar pelo despacho de bagagem no momento do embarque, mas é provável que pague um valor mais alto por isso.

Ou seja, garanta que sua mala está apenas com 10 kg para poder receber a franquia da bagagem. Do contrário, saiba que você vai pagar pela mala.

Primeira viagem de avião 
Cias aéreas têm regras e valores diferentes para malas.

Então, se você vai passar poucos dias viajando, experimente levar só a mala ou mochila de mão. E se você optar por comprar uma mala saiba que a compra é realizada por trecho. Então, você pode pagar uma mala somente na ida ou somente na volta, por exemplo. Caso você vá ou volte com maior volume.

Outra dica para você ficar atento é que se você comprou uma mala no Brasil para um voo internacional, mas chegando no destino você tem outras passagens para conhecer o país internamente, sua mala pode ser considerada grande ou pesada demais para um voo doméstico.

Vou dar um exemplo: você comprou uma mala na sua passagem que vai até Orlando. Mas depois de passar uns dias divertidos na Disney, você seguirá viagem para o aeroporto de Nova York por um cia aérea local.

Logo, o trecho entre Orlando e Nova York é considerado doméstico, pois toda movimentação acontece apenas em território americano. E o limite de malas para voos domésticos costuma ser menor do que internacional.

Sendo assim, você terá que pagar a diferença para poder despachar a sua mala, caso ela esteja nos padrões dos voos internacionais.

3) Como funciona o check-in?

Voo com conexão precisa fazer check in
Você pode fazer check in pela internet ou no aeroporto.

Algumas companhias permitem que você faça o check in um ou dois dias antes da data efetiva da viagem, diretamente do computador ou do smartphone, através dos seus sites e apps. Isso acaba sendo mais prático, uma vez que te poupa um tempo em filas no aeroporto e permite que você escolha e marque o seu assento.

Algumas cias aéreas também cobram por marcar assento antecipado. Se você não quiser pagar, provavelmente será colocado longe das suas companhias de viagem.

Por conta desses detalhes é importante chegar ao aeroporto com tempo suficiente, para não correr o risco de não conseguir embarcar: para voos nacionais o ideal é que você chegue ao aeroporto 1 hora antes do horário previsto para saída do voo; se for uma viagem internacional, a recomendação é chegar entre duas e três horas antes.

Basta se dirigir ao balcão ou a um dos totens das empresas aéreas e proceder com o seu check in. Para te ajudar, leia também o artigo com dicas para evitar problemas no embarque de voos.

Como fazer check in no aeroporto?
Se você não souber fazer check in é só pedir ajuda aos funcionários do aeroporto.

Se você não tem malas para despachar, pode fazer o check in nas máquinas de autoatendimento. Às vezes, o sistema informa que você tem que ir até o balcão, mas não se desespere, muitas das ocasiões é só para conferir o tamanho da sua bagagem de mão. Já se você tem malas, é obrigado a passar no balcão para entregar sua bagagem para despachar.

Aproveite para ler como arrumar sua mala de maneira inteligente.

Se tiver algo muito frágil avise a cia aérea para colocarem um adesivo de “frágil”. O indicado é que você trave a mala com um cadeado. Para evitar o golpe da cesárea em malas. Mas na falta, peça ao menos um lacre da companhia (é gratuito).

A partir desse momento, você já fica sem sua mala grande. Lembre-se de inserir nela os líquidos, desodorantes e bebidas, pois na bagagem de mão não pode nada disso! Lembre-se de retirar algo que irá precisar durante o voo, como casaco, livro ou outra coisa. Agora, você só verá sua mala no destino final.

Ah, outra dúvida comum é: onde pego minha mala? Se seu voo tiver conexão nacional, você só pegará sua mala no destino final, mesmo que fique algumas horinhas no aeroporto de outra cidade (veja como passar seu tempo durante uma conexão no aeroporto). Já nos voos internacionais, você pegará sua mala na primeira cidade que o voo parar, logo depois de passar pela imigração.

Assim que você comprar a passagem, baixe o aplicativo da cia aérea que você vai viajar e passe seu e-mail corretamente na hora da compra das passagens. Dessa forma, você será avisado de atrasos, imprevistos, check in aberto e outros detalhes em relação ao seu voo. Ative todas as notificações.

Mala extraviada? Veja como funciona o seguro viagem »

 

4) Como é o embarque em um avião?

Como é o embarque no aeroporto?
Esteira de Raio-x por onde passam as malas no aeroporto.

Após fazer seu check in ou no balcão da cia aérea ou nas máquinas de autoatendimento, você deve ser dirigir à sala de embarque, conforme indicado no seu bilhete, mesmo que ainda falte um tempo até o horário do seu voo.

No seu bilhete impresso tem a hora do embarque e a hora de que avião decola. Então, se seu voo é às 22:30h, certamente você tem que estar na sala de embarque bem antes. Observe qual é o horário estipulado para isso.

O portão de acesso ao embarque também vem impresso na passagem. Mas se você faz o check in muito cedo, pode ser que o portão ainda não esteja definido. Daí você tem que acompanhar pelos monitores espalhados pelo aeroporto para qual portão você tem que se dirigir.

Antes dele, se despeça dos amigos, dos amores e da família, porque eles não poderão te acompanhar a partir daqui…

Não vacile quanto ao horário. Vá o quanto antes para a sala de embarque para garantir que nenhum distração te faça perder o voo. Só lembrando que se o seu voo é às 22h, os portões de embarque fecham cerca de 40 minutos antes!

Então, se você não embarcar até às 21:20h (por exemplo), mesmo que o avião não tenha decolado, você não entra de forma alguma!

Antes de chegar na sala de embarque, você passará pelo raio x e isso pode levar um tempinho, com a verificação da bagagem de mão. Em voos internacionais esse processo pode demorar mais ainda devido a inúmeros processos de segurança. Por isso, mais uma vez saliento: entre bem mais cedo na sala de embarque!

Para evitar que a passagem pelo raio x demore mais do que o devido, tire celular e computador, chaves e moedas dos bolsos e coloque na bolsa ou em uma das bandejas disponibilizadas para os passageiros.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
O que posso levar na mala de mão?
Na mala de mão nada de objetos cortantes, inflamáveis ou líquidos com mais de 100ml.

Ah, e não leve objetos cortantes ou perfurantes – tesouras, alicates, lixas de metal, etc. – com você, além de líquidos com mais de 100ml (água, bebida alcoólica, desodorante aerosol, creme dental, perfume etc). Esse tipo de objeto deve ser despachado na mala que seguirá no porão do avião.

E não se apavore caso a fiscalização peça para você abrir a sua mala, após passagem pelo raio-x. Uma conferência ou outra faz parte das medidas de segurança, inclusive com revista. É natural.

Passando do raio-x sempre há livrarias ou cafés que são boas opções de locais para esperar até que o seu portão abra e o embarque para o seu voo seja iniciado.

Aqui tenho duas dicas super importantes: se estiver com fome e quiser lanchar algo, faça isso antes de entrar nas salas de embarque. As refeições são ainda mais caras nessa área e depois que você entrar, não pode mais sair.

Cuidado com o uso de fone, computador, celular e outras distrações. Eu já quase perdi um voo estando na sala de embarque errada e não escutando o aviso sonoro que o embarque estava encerrando!

Acompanhante pode ficar na sala de embarque?
Fique de olho nos monitores com a indicação do seu portão de embarque. Ele pode mudar.

Enquanto isso, não esqueça de conferir, em um dos diversos monitores espalhados pela sala de embarque, se o portão de embarque permanece o mesmo. Devido à grande movimentação dos aeroportos, não é raro que esta alteração aconteça.

As salas de embarque são diversas áreas com cadeiras e diversos portões. Você tem que achar o seu portão, depois quem entrar na sala de embarque. Vá para frente dele e fiquei por lá.

Deixe sempre seus documentos e passagens com fácil acesso, uma vez que você vai precisar apresentá-los pelo menos duas vezes até entrar na aeronave. E depois de entrar, guarde o ticket para comprovar o número do seu assento, caso alguém esteja no seu lugar.

Em resumo, a sua sequência de ações no aeroporto é:

  • Chegue com muita antecedência e vá fazer seu check-in e despachar as malas grandes (retire logo objetos que vai usar no voo: livro, casacos etc);
  • Pegue sua passagem impressa e confira qual é a portão que você tem que embarcar;
  • Se quiser comer algo e estiver com tempo, faça logo agora;
  • Entre na sua sala de embarque;
  • Passe pelo raio x com sua mala de mão (sem água ou líquidos de mais de 100ml, retire moedas, computador, cel da mala de mão). É normal ter que abrir a mala ou ser revistado;
  • Fique bem próximo ao seu portão de embarque marcado na sua passagem;
  • Confira, vez ou outra, nos telões se o seu portão continua o mesmo. Ele pode mudar;
  • Aguarde a chamada para embarcar pelo sistema de som e monitores que avisam quando o embarque começa;
  • Geralmente, há uma fila para entrar no avião de acordo com a letra do grupo impressa na sua passagem;
  • É só esperar para entrar, com documentos e passagem nas mãos para conferência;
  • Você percorrerá um corredor com os demais passageiros até finalmente colocar os pés na aeronave.

 

 5) Qual é a roupa ideal para viajar de avião?

Roupa ideal para viajar de avião
Priorize o conforto. Deixe seus looks mais glamourosos para o destino.

Nem chique, nem elegante: confortável! Para isso, nada como estar usando roupas e sapatos que não apertem nem incomodem. Deste modo você terá uma viagem bem agradável… Serão algumas horas sentado em uma poltrona estreita e sem muito espaço para as pernas.

Se você sente muito frio e vai voar durante à noite, leve uma roupa mais quente para vestir. Durante a madrugada, a temperatura pode incomodar. Nos voos noturnos, as cias aéreas disponibilizam um cobertor e até um mini-travesseiro, principalmente nos voos internacionais.

Se quiser, leve um kit higiene com escova e creme dental (menor que 100ml) para usar no banheiro antes de desembarcar.

Dúvida => Como usar WhatsApp no exterior?

 

6) Como é durante um voo de avião?

Qual o tamanho da bagagem de mão
Guarde sua bagagem em cima ou abaixo da poltrona.

Logo na entrada do avião, os comissários podem de ajudar no seu assento, por isso, é bom está com sua passagem em mãos. Assim como nos ônibus, os números das poltronas ficam acima das cadeiras.

Uma vez dentro do avião, coloque a sua bagagem de mão no compartimento interno acima da poltrona ou no chão, embaixo da poltrona que fica à frente da sua. Agora sim, se acomode e comece a curtir a sua primeira viagem de avião!

Durante a decolagem, é importante prestar atenção às instruções de segurança. Ao longo do voo, o piloto e a equipe de comissários irão passar informações sobre a rota (altitude, velocidade da aeronave, temperatura do local de destino, como colocar o cinto de segurança…).

Em caso de dúvidas ou se você quiser alguma coisa (uma bebida ou fones de ouvido, por exemplo), chame a equipe de bordo simplesmente apertando um botão que fica localizado em um painel, no braço ou acima do seu assento. Você também consegue fechar ou abrir o vento do ar condicionado e ligar uma luz, caso queira ler ou comer.

Tem comida durante uma viagem de avião?
Voos mais longos podem oferecer até duas refeições durante o voo.

O serviço de bordo começa poucos minutos após a decolagem. Algumas companhias oferecem lanchinhos ou refeições sem custo, enquanto outras têm um cardápio próprio para você escolher o que quiser consumir, pagando na hora com cartão de crédito ou dinheiro.

Em geral, não espere comer muito no avião. Os lanches mais tradicionais para voos dentro do mesmo país vão de biscoitinhos a pãeszinhos com queijo ou presunto resfriados acompanhados de refrigerante, suco ou café.

Para voos mais longos e, geralmente, internacionais, são servidos um jantar e café da manhã, caso seja voo noturno ou um almoço. Se você tem restrições alimentares, pode comunicar isso no momento em que compra sua passagem para receber sua refeição à parte.

Os banheiros ficam localizados nas extremidades do avião. Prestem atenção, caso precisem usar, pois algumas companhias trabalham com banheiros femininos e masculinos, mas a maioria é misto mesmo. Aproveite para deixar seus itens de limpeza (escova, creme dental, etc) na bagagem de mão, para poder utilizá-los na pia do banheiro, caso seja necessário, depois das refeições.

Como é o banheiro de um avião?
Banheiros dos aviões pode ser femininos, masculinos ou unissex.

E atenção: é preciso desligar os aparelhos celulares e os computadores ou, pelo menos, coloca-los em modo avião, a não ser que a companhia indique claramente que podem permanecer ligados.

Se por acaso ocorrer uma turbulência no caminho, fique tranquilo e siga as instruções de colocar os cintos e permanecer sentado. Uma vez ultrapassada a área de instabilidade, essas restrições só serão necessárias novamente para o pouso.

Alguns passageiros chegam a sentir um incomodo dos ouvidos durante a aterrissagem. Uma dor fina, mas isso passa assim que o avião parar de descer. Os enjoos também podem ocorrer. Há saquinhos plásticos nos bolsões das cadeiras.

Voar de avião dá enjoo?
Você pode ficar enjoado ou sentir algum desconforto nos ouvidos. É natural.

Se é a sua primeira vez no avião não fique nas cadeiras próximas às saídas de emergência. Elas costumam ser mais espaçosas, porém requer maior atenção em casos de imprevistos.

Uma vez selecionado o assento, você não poderá mudar, exceto se o avião estiver com vagas e o embarque já tenha sido encerrado. Então, assim que a aeronave fechar as portas, você pode ocupar outro assento.

Evite também ficar muito próximo ao banheiro, principalmente em viagens longas, pois a movimentação da porta (abre e fecha e descarga) pode atrapalhar seu descanso.

Uma curiosidade dos banheiros dos aviões é que eles são bem apertados e você pode demorar a encontrar as coisas, já que é tudo embutido: papel, lixeira, lenços etc. Até a porta para abrir, você deve empurrar no meio. A pia também é minúscula. Geralmente, há banheiros no final do avião, no meio e na frente (caso seja grande e tenha primeira classe).

Alguns aviões têm televisões pequenas acima ou nas costas do assento da frente. Você poderá selecionar filmes, séries, músicas etc. A cia aérea fornece os fones, caso você não tenha os próprios. O controle do monitor pode ser touch screen, nos botões ou em um controle remoto que fica encaixado.

Ultimamente, algumas cias aéreas oferecem entretenimento a bordo no seu próprio celular, basta apenas você conectar o seu aparelho à rede do avião. Por isso, lembre-se de deixá-lo carregando enquanto usar as mídias para não chegar no seu destino já sem bateria.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Alguns aviões também oferece wi-fi gratuito, outras cobram por isso.

Onde comprar seguro viagem barato? Passo-a-passo do Seguros Promo

 

7) Como é uma conexão ou troca de aeronave?

Como funciona uma conexão e troca de aeronave
Geralmente, não precisa fazer check in em uma conexão.

Às vezes, para chegar a um destino é preciso mais de um voo. Quando acontece, você faz o primeiro trecho em um avião até uma cidade e, de lá, faz a conexão, ou seja, uma troca de aeronaves. Para o segundo trecho você vai seguir em um novo voo, que vai te levar até o seu destino final.

Repare que o seu assento pode ser diferente em cada um desses voos! Mas não é o preciso fazer check in durante uma conexão. Seu check in é feito uma vez só no primeiro aeroporto, quando você já recebe os tickets de todos os trechos de ida.

E apesar das passagens serem compradas juntas, você vai receber bilhetes diferentes para apresentar nos portões de embarque de cada conexão. E muita atenção: se você perder o segundo voo por qualquer razão que não seja de responsabilidade da companhia aérea, terá que adquirir uma nova passagem.

Se for uma conexão pequena, assim que descer do avião já procure o seu novo portão de embarque. Desça com a sua mala de mão (a mala despachada, só deve pegar no destino final, caso o voo seja nacional).

Porém, se for um voo internacional, provavelmente você terá que retirar suas malas despachadas depois de passar pela imigração.

O que uma conexão?
Geralmente, a bagagem despachada fica disponível no destino final, mas pergunta à cia aérea.

Contudo, quando tiver uma diferença muito grande entre um voo e outro, em alguns casos, você pode até sair do aeroporto durante uma conexão (principalmente voos domésticos), mas atente ao período do seu retorno para não perdê-lo. É imprescindível identificar logo o novo portão de embarque no local da conexão e aguardar por lá…

A sua bagagem despachada só estará disponível no voo final nos voos dentro do Brasil. Durante a conexão você não precisa se preocupar em correr para a esteira para pegar a mala (exceto se for uma conexão de voo internacional, com mudança de cia aérea parceira). Na dúvida, sempre confirme no guichê onde pegará a mala.

Em uma escala, passageiros nem descem no avião. Na conexão, sim.

Ah, e cuidado para não confundir conexão com escala. A primeira, como já explicado por aqui, é quando você tem que descer na aeronave e passar um tempo no aeroporto para entrar em outro avião que te leva ao destino.

Escala é quando o avião só aterrissa para sair e entrar alguns passageiros e você fica esperando dentro da aeronave mesmo.

Como contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

8) Como é o desembarque de um voo?

Como desembarcar do avião?
Verifique a esteira onde estará a sua mala e fique atento.

Ao chegar ao local de destino, respeite as orientações da equipe de bordo. Assim que o avião pousar, vai demorar um pouco para abrir as portas. Não se levante e espere até que chegue a vez dos seus assentos para se levantar.

Na área de desembarque, haverá a indicação do número da esteira na qual a sua bagagem despachada será retirada. Geralmente, você recebe um adesivo colado no papel da passagem com a identificação da sua bagagem. Mas não há fiscalização disso.

Então, você tem que ficar de olho, pois qualquer pessoa pode pegar a bagagem da esteira e levá-la consigo. Exceto em voos de chegadas internacionais que sua mala vai passar por raio x para poder entrar no país.

Atente: se seu voo for doméstico (ou seja, no Brasil mesmo), assim que você sair do avião já poderá ir direto para a esteira retirar sua bagagem e ir embora!

E se alguém estiver esperando por você no aeroporto, vocês se encontrarão logo após a saída da área do desembarque. Se você tiver que pegar um táxi, busque os oficiais do aeroporto, pegue um Uber ou contrate um transfer.

Já se sua viagem é para o exterior, recomendo que você continue sua leitura com o artigo sobre dicas para sua primeira viagem internacional.

Mas adianto por aqui: no primeiro país internacional que você pisar, tem que ir direto para fila da imigração.

Depois de ser aceito no país, você vai pegar a sua mala despachada (caso tenha) e depois passar pela alfandega, que fiscaliza o fluxo de dinheiro, compras, coisas ilegais que entram no país. Você poderá ser revistado (são policiais que fazem isso). Depois de liberado é só procurar a porta de saída.

Em resumo, a sua sequência dentro do avião e ao chegar é:

  • Entre no avião com sua passagem nas mãos para localizar o seu assento;
  • Siga as orientações de segurança e localize onde ficam os banheiros;
  • Veja as opções de entretenimento a bordo e aproveite o lanche ou refeições servidas;
  • Tanto na subida, quanto na descida, você não pode deixar a sua cadeira e pode sentir algum incomodo nos ouvidos;
  • Ao sair do avião vá pegar suas malas (se for voo nacional) ou vá para imigração (caso seja internacional);
  • Quando for internacional, você pega as malas depois de ser aceito na imigração e passa ainda pela alfandega com a bagagem, que pode ser revistada em algum momento;
  • Dependendo do seu destino internacional, suas malas podem até passar por raio x, inclusive você também, até por scanners.

Veja como funciona a imigração em aeroportos »

 

Aperte os cintos: é hora de voar!

Dicas essenciais para primeiro voo de avião
Foto: Aeroport Amerigo Vespucci.

Com tudo esclarecido e explicado, se prepare, deixe a ansiedade de lado e planeje logo a sua primeira viagem de avião! O transporte aéreo é um dos mais seguros do mundo e voando você consegue chegar a lugares fantásticos. Trace a sua rota e vá explorar o que o Brasil e o Mundo guardam em cada um dos quatro cantos!

E, claro, conte com o Quero Viajar Mais para tirar todas as suas dúvidas! É só deixar nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Lessa

ESCRITO POR

Juliana Lessa

Juliana é engenheira de formação, escritora por paixão e viajante por vocação. É carioca, batuqueira e da estatística dos que convivem (muito bem) com a doçura do diabetes tipo 1. Atua como jornalista e faz MBA em Gestão de Saúde.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. LEONARDO

    Valeu pelas dicas!

  2. Josi

    Muito bacana! Me esclareceu muita coisa, mas confesso que ainda tenho dúvidas sobre bagagem a ser despachada. Como fico sabendo disso na hora de comprar a passagem?

  3. Polly Batista

    Oi, Josi. Tudo bem? Quando você estiver escolhendo as passagens terá opções com ou sem bagagem. Boa viagem!

  4. JARDANI ALVES BARBOSA

    BOM DIA FAREI A MINHA PRIMEIRA VIAGEM NA PROXIMA SEMANA, LEVANDO JUNTO MEU FILHO DE 6 ANOS...DICAS NO MOMENTO DA DECOLAGEM E POUSO. ME FALARAM QUE DEVEMOS COMER CHICLETE PARA NAO TER PROBLEMAS NO OUVIDO. QUALQUER DICA É VÁLIDA. OBG

  5. Polly Batista

    Jardani, tudo bem?! Nem todo mundo sente dores nos ouvidos durante o pouso. Eu já senti em alguns e em outros não. Me parece que quanto mais rápido o avião perde altura, mais meu ouvido sente. Quando o avião vai perdendo altura de forma mais gradual, eu não sinto nada. Já tentei mascar chiclete, mas sinceramente não sei se funciona realmente. A principal dica é fugir de perto das turbinas que já incomodam muito e dizem que tampões nos ouvidos também ajudam, mas nunca experimentei. Eles são vendidos em algumas lojas nos aeroportos. Boa sorte e não se preocupa tanto pq a maioria das pessoas não sente nada!

  6. LUCAS

    Excelente post eu gostei muito parabéns vou voltar sempre para ver as novas postagens desse blog.

  7. Amanda Camila

    Gostei muito das explicações, quero muito fazer uma viagem internacional mas tenho medo de que ela se torne um pesadelo. Confesso que sou um pouco enrolada, não saberia muito como agir se desse algum erro no aeroproto. Gostei muito de saber cada passo, se eu fosse viajar agora, não saberia nem o que fazer.

  8. Polly Batista

    Oi, Amanda. Tudo bem?! Que bom que gostou! Acho que quanto mais você ler sobre o assunto mais preparada você ficará e, em breve, vai carimbar o passaporte!!! Boa sorte!!!

  9. Luana

    Olá! Muito bacana suas explicações. Eu nunca viajei de avão, confesso que não ter feito isso até hoje, é por conta de medo, enfim. Como conter isso ? Esse medo por viajar de avião ?

  10. Polly Batista

    Oi, Luana. Muito difícil lidar com o medo. Acredito que uma terapia poderia lhe ajudar, pois ele está lhe impedindo de realizar algo. Medo de avião acredito que muita, muita gente tem, mas não ao ponto de deixar de viajar. Além disso, acho que você pode começar com viagens de curta duração, quem sabe você não fica mais confortável?! Boa sorte!

  11. Jamir Campioli

    Simplesmente magníficas suas explicações e dicas. Parabéns. Eu, como farei minha primeira viagem pergunto? A vistoria da bagagem de mão é feita na momento do embarque. Em voos com conexão a vistoria da bagagem de mão é feita novamente no término do primeiro trecho?

  12. Guilherme Tetamanti

    Oi Jamir, Isso, a vistoria é feita antes do primeiro embarque. Em voos com conexão, a vistoria só é feita novamente se você sair da área de embarque. Abraços