Início / Américas / América do Norte / México / 10 pontos turísticos de Puebla: destino apaixonante no México

10 pontos turísticos de Puebla: destino apaixonante no México

Os pontos turísticos de Puebla são daqueles lugares que todo mundo que visita o México deveria conhecer. Seu nome oficial é Heroica Puebla de Zaragoza. É chamada de Cuetlaxcōāpan no idioma na língua nahuatle, mas os viajantes a conhecem apenas por Puebla.

É a cidade colonial mais conhecida do país, e com quase 500 anos de história seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. São mais de 2.500 construções históricas, incluindo templos, casarões, entre outros. Além disso, a cidade é universitária, o que a deixa cheia de vida e bastante animada.

Fora isso, Puebla é famosa pela paisagem, uma vez que possui dois vistosos vulcões – Popocatépetl e Iztaccíhuatl. Ela fica a 130 quilômetros da Cidade do México e a viagem de carro dá menos de 2 horas. Então, não tem nem desculpas para não visitar. Preparei uma lista com 10 motivos para se apaixonar por Puebla!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Puebla

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte? »

 

Atrativos turísticos imperdíveis de Puebla

  • Centro Histórico de Puebla
  • Zócalo de Puebla
  • Centro Cultural e Civíco 5 de Mayo
  • Museu Amparo
  • Mercado de Artesanías El Parián
  • Gastronomia
  • Rua 5 de mayo
  • Rua 6 sur
  • Casa de la Música de Viena
  • Plazuela de los Sapos

Leia => Dicas de ouro para embarcar para o México

 

1) Centro Histórico e seu conjunto arquitetônico

Pontos turísticos de Puebla
Centro Histórico | Foto: Elías Arteaga, via Wikimedia Commons.

O Centro Histórico de Puebla é incrível e um dos mais bem conservados do México. Ele recebeu o título da Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade abriga 2619 construções históricas, sendo mais de 20 templos e 60 prédios públicos.

E o centro está cheio de edifícios dotadas de uma beleza ímpar, com construções  que datam do ano de 1530. Entre os prédios públicos está a Biblioteca Palafoxiana, fundada em 1646 ela foi a primeira das Américas.

Até hoje é possível consultar livros, pois seu acervo conta com mais de 45 mil volumes entre livros e manuscritos, mas é preciso agendamento.

Passeio => Tour pelo centro de Puebla

 

2) Zócalo de Puebla

Pontos de interesse de Puebla
Catedral de Puebla | Foto: Gusvel, via Wikimedia Commons.

Zócalo nada mais é que a praça central da cidade. No México, elas ganham essa nomenclatura. O Zócalo de Puebla é um dos lugares mais legais da cidade. Saiba como chegar na cidade em uma excursão saindo da Cidade do México para Puebla.

Em um dos lados fica a Catedral de Puebla e no restante da praça há diversos bares e restaurantes. Muitos deles têm terraços que oferecem uma bela vista da praça. Além disso, no entorno do Zócalo há outros diversos restaurantes e bares.

A Catedral de Puebla (Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição) é uma construção belíssima, finalizada entre os séculos XVI e XVII. Ela foi erguida mesclando os estilos renascentista e barroco, o que faz com que sua arquitetura seja bastante singular.

Além da beleza, ela é envolta em uma lenda que diz que após o término da igreja os construtores não conseguiam levar o sino até o alto da torre, uma vez que ele pesava cerca de 8 toneladas.

Então, um belo dia, a cidade acordou com o repique do sino colocado “misteriosamente” na torre durante a noite. Para os moradores, foi obra dos anjos que ansiavam pelo término da igreja, ou seja, um milagre.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Como funciona => Aluguel de carro no México

 

3) Centro Cultural e Cívico 5 de Mayo

Atrações de Puebla no México
Museu de História Natural | Foto: CUTI1, via Wikimedia Commons.

Um dos lugares mais interessantes de Puebla é o Centro Cultural e Cívico 5 de Mayo, que abriga o Forte de Loreto, o Forte de Guadalupe, o Museu de Antropologia, o Planetário e o Museu de História Natural.

Além disso, a região fica no alto de um morro e tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Pode reservar um dia inteiro para a visita, que vale a pena ver tudo com calma.

O morro foi palco de uma batalha importante para a história da cidade, a batalha de 5 de maio. Conhecida também como batalha de Puebla, trata-se de um episódio em que o exército mexicano liderado por Ignacio Zaragoza saiu vencedor frente ao exército francês que tentava invadir o país em 1862.

Descubra => Qual é a melhor época para visitar o México?

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

4) Museu Amparo

Roteiro de atrações de Puebla
Museu Amparo | Foto: Sachavir, via Wikimedia Commons.

O Museu Amparo é mais um motivo para se apaixonar por Puebla. Ele traz um acervo incrível de arte contemporânea e de arte pré-colombiana. O acervo é bem grande e quem deseja ver tudo deve dedicar um dia inteiro para visitar o espaço.

O museu abriga ainda um café com opções bem gostosas para lanche. Localizado no terceiro andar do prédio, o café tem uma vista bonita da cidade.

Economia => Compras no México e Tax Free

 

5) Mercado de Artesanías El Parián

Compras em Puebla
Mercado de Artesanias | Foto: Sergio eduardo diaz rojas, via Wikimedia Commons.

O artesanato produzido em Puebla é bem interessante, cheio de cores e texturas. O melhor lugar para conhecer e comprar peças é o Mercado de Artesanías El Parián. O mercado é bem antigo e atualmente fica na praça de San Roque. Além de artesanato, você encontra diversas comidas típicas. Aproveite e descubra um tour com degustação em Puebla.

Dúvida => Qual moeda levar para o México?

 

6) Gastronomia local

Gastronomia mexicana em Puebla
Mercearia vendendo molho mole | Foto: Adrián Cerón, via Wikimedia Commons.

A culinária local é super diversa e saborosa. Não dá para deixar de experimentar o mole poblano, um molho salgado a base de chocolate e com mais um monte de ingredientes secretos, que eles não falam muito quais são. Tudo isso é acessível em uma excursão aos mercados de Pueblas.

Vale a pena também ir a um restaurante botanero. Nesse tipo de estabelecimento, você só paga o que for beber. Geralmente há um valor mínimo de consumo de bebidas e você tem direito à uma refeição.

Outro item imperdível da gastronomia de Puebla é o Yolixpa, uma bebida feita com mais de 20 ervas aromáticas que, antigamente, era usado para fins medicinais. A bebida é hoje a mais consumida nos dias frios. Por falar nisso, descubra o que fazer no México no inverno (em breve).

Interessante => Feriados e eventos no México

 

7) Rua 5 de Mayo

Tudo sobre passeios em Puebla
Casarão na Rua 5 de mayo | Foto: CUTI1, via Wikimedia Commons.

É uma rua belíssima da cidade, uma espécie de calçadão somente para pedestres. A rua é muito arborizada e cheia de casarões do século 19, todos muito bem preservados. Caminhar por ela e observar a arquitetura das casas é bem interessante.

Divertido => Curiosidades do México

 

8) Rua 6 sur

A Rua 6 Sur é uma das mais charmosas da cidade. Ela é formada por diversos casarões coloridos e muito bem preservados. Esses casarões abrigam restaurantes, cafés, lojas, galerias de arte, antiquários, entre outros.

Leia também => Praias imperdíveis do México

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

9) Casa de La Música de Viena

Atrações turísticas de Puebla no México
Sala Beethoven | Foto: Andmedpin, via Wikimedia Commons.

A Casa de la Música de Viena trata-se de um museu dedicado à música. Ele fica mais afastado do centro, mas vale muito a pena conhecer. O museu conta a história de grandes músicos. Ele é bem interativo, sendo ótimo passeio para crianças. É possível até mesmo reger sua própria orquestra.

Lindos => Pontos turísticos imperdíveis no México

 

10) Plazuela de Los Sapos

Dicas de Puebla
Feira | Foto: AlejandroLinaresGarcia, via Wikimedia Commons.

Outro motivo que faz qualquer um se apaixonar por Puebla é a Plazuela de Los Sapos, uma feira de rua cheia bem legal. Ela é famosa pelos preços baixos e pelos feirantes gostarem de negociar. Encontramos de tudo, inclusive antiguidades.

Conheça => Melhores cidades do México para morar

 

Motivos para se apaixonar por Puebla

Belezas da cidade de Puebla no México
Vulcão Popocatépetl | Foto: CC-BY-SA, via Wikimedia Commons.

Quarta maior cidade do México, perdendo apenas para Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, Puebla mistura construções históricas, belezas naturais (inclusive vários vulcões inativos) com a modernidade e animação de uma cidade universitária. É perfeita para passeios a pé, mas se preferir pode pegar um ônibus turísticos em Puebla e conhecer tudo.

Listei neste artigo, os 10 principais motivos para se apaixonar por Puebla, mas há outros pontos na cidade que também causam paixões aos visitantes. É claro que, qualquer um deles pode te causar uma paixão arrebatadora. O certo é que, seja por um ou pelos 10 motivos, com certeza você irá se apaixonar pela cidade.

Dessa forma, acredito que Puebla é daquelas cidades que todo mundo que visita o México deveria conhecer. Até por isso, Puebla está no artigo com o mapa das 8 cidades turísticas imperdíveis no México. Não deixe de colocá-la no seu roteiro de viagem ao México, com certeza, vale muita a pena.

E aí, gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários qual é seu lugar preferido em Puebla.

 

Leia outros artigos do México:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *