10 principais pontos turísticos de Coimbra, em Portugal

por Pâmela Queiróz

10 principais pontos turísticos de Coimbra, em Portugal

Não deixe de ir aos principais pontos turísticos de Coimbra ao visitar Portugal. Localizada na região central do país, próxima de Aveiro, Figueira da Foz, Tomar, Fátima, Nazaré e Serra da Estrela, esta cidade possui muita história e tradição. Coimbra é uma das principais cidades de Portugal.

Ela é berço do primeiro rei português, D. Afonso Henriques, foi a segunda capital do país, abrigou árabes e romanos.

Coimbra fica ainda às margens do Rio Mondego, é sede da primeira universidade portuguesa, uma das mais antigas do velho continente europeu e patrimônio da Unesco.

As atrações deste destino contam também com centro medieval, uma catedral românica do século XII, a Sé Velha, a Igreja de Santa Cruz, o Portugal dos Pequeninos, entre outros.

Ao colocar esta cidade no seu roteiro de pontos turísticos de Portugal, na Europa, a conhecer, você precisa se atentar em relação ao que fazer em Coimbra à noite ou o que fazer em Coimbra em 2 dias. Isso porque apesar de pequena, assim como muitas outras cidades portuguesas, para você garantir a visita de todos os pontos de interesse é preciso planejar bem um itinerário.

Então fica por aqui que vou dar algumas sugestões neste artigo para te ajudar com esta etapa da sua viagem por terras lusitanas.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis de Portugal

Seguro viagem em Portugal »

 

Quais são os atrativos turísticos de Coimbra?

  1. Universidade de Coimbra
  2. Mosteiro e Igreja de Santa Cruz
  3. Mosteiro de Santa Clara a Velha
  4. Mosteiro de Santa Clara a Nova
  5. Sé Velha de Coimbra
  6. Museu Nacional Machado de Castro
  7. Aqueduto de São Sebastião
  8. Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
  9. Portugal dos Pequeninos
  10. Quinta das Lágrimas

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Coimbra »

 

O que fazer em Coimbra?

Coimbra é uma cidade encantadora de Portugal e de toda a Europa. Ela guarda memórias, abriga estudantes do mundo todo, oferece turismo e lazer para todos os estilos de viajante e com certeza irá fisgar sua atenção em alguma dos principais pontos turísticos de Coimbra que te mostrarei a seguir.

Seja em um tour rápido ou mais prolongado, opções turísticas não faltam neste destino! Por sinal, caso queira ter um norte até a cidade não deixe de ler o artigo sobre como chegar em Coimbra.

Compre: Tour de Lisboa para Coimbra

 

1. Universidade de Coimbra

Pontos turisticos de Coimbra

A Universidade de Coimbra é, talvez, um dos pontos turísticos de Portugal e uma das mais famosas atrações da cidade, além de ser, é claro, uma das regiões mais bonitas de Portugal.

Por isso, ao visitar este destino você não pode deixar esta construção viva de fora do seu roteiro.

No entanto, se atente aos detalhes deste tour. Isso porque grande parte dos edifícios que abrigam a Universidade ficam na parte Alta de Coimbra.

Estas construções são mais antigas e chamam atenção por sua imponência.

Outro ponto importante é que o passeio pelo Paço das Escolas, tour que inclui a visitação à Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel, Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado e Sala das Armas, é pago.

O mesmo ocorre com o Colégio de Jesus e Laboratório Chimico. A parte boa é que você pode adquirir um bilhete para a Universidade de Coimbra com todas as atrações, ou comprá-las separadamente.

Mas a visita vale a pena, já que durante este tour você tem direito a conhecer o Museu de Ciências. Além de interativo, ele une as Galerias de Física Experimental e de História Natural.

Dito isso, saiba que a Alta de Coimbra conta com 21 prédios que fazem parte da Universidade. Já na Baixa, estão localizados outros 10 edifícios.

E saiba ainda que nem todos cobram entrada. Ou seja, você pode caminhar pelas instalações e ver um pouco mais de perto a arquitetura local. Entre os locais que tem entrada gratuita estão os Colégios de Santo Agostinho e S. Jerônimo.

Reserve => Traslados do aeroporto até Coimbra

 

2. Mosteiro e Igreja de Santa Cruz

Coimbra, em Portugal
Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Se o primeiro roteiro contava com atividades pagas, nesta segunda sugestão você não precisará se preocupar com grana. Inclusive, você pode conferir o post com as cidades mais baratas para morar em Portugal.

A visitação ao Mosteiro e Igreja de Santa Cruz é gratuita. Além disso, você pode conhecer este destino ao caminhar pela região da baixa de Coimbra.

O Mosteiro, fundado em 1131 pela Ordem de Santo Agostinho, foi reformado no século XVI por D. Manuel I.

A principal atração do local é a Igreja de Santa Cruz. Por curiosidade, é nela que estão sepultados os dois primeiros reis portugueses, D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Falando em curiosidades de Portugal, os túmulos são verdadeiras obras de arte. Eles contam com esculturas em estilo manuelino. Mas o tour não termina aí.

Depois de visitar a cúpula, também vale a pena descansar no Jardim da Manga. Ele fica atrás do Mosteiro e claro, reserva um amplo espaço arborizado e ótimo para fotos.

Recomendo => Excursão de 1 Dia à Fátima e Coimbra saindo do Porto

 

3. Mosteiro de Santa Clara a Velha

Aveiro é um dos pontos turísticos
Foto: Nuno Tavares, via Wikimedia Commons.

Ainda no percurso religioso você encontra o Mosteiro de Santa Clara a Velha. Localizado na margem esquerda do rio, este convento representa a influência da Ordem dos Frades Menores na Corte de Portugal.

Apesar de ter sido um dos mais importantes pontos turísticos de Coimbra por décadas, ele ficou um pouco abandonado no tempo. Sofreu algumas inundações e por fim foi fechado.

O Mosteiro teve as atividades encerradas em 1677. Não deixou de ser ponto turísticos, e claro, por isso, está neste artigo. Mas desde então ele passou a ser chamado de Santa Clara a Velha.

Mas o nome não é apenas sugestivo, devido a sua aparência. Hoje, ou melhor, desde o século XVII, Coimbra conta com o Santa Clara a Nova.

Top => Melhores passeios guiados em Coimbra

 

4. Mosteiro de Santa Clara a Nova

Pontos turisticos de Lisboa
Foto: HenGomes, via Wikimedia Commons.

Sendo assim, o Santa Clara a Nova, substituiu o Santa Clara a Velha. Contudo, ambos merecem a sua visita. Então saiba que o Santa Clara a Nova também é conhecido como Convento da Rainha Santa Isabel.

Ou seja, ele foi construído no século XVII e a princípio, não era um convento, mas sim um mosteiro de clausura franciscana.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No entanto, atualmente ele funciona como um espaço cultural. Nele você encontra um museu, salas para exposições, auditório e uma bela paisagem.

Quer visitar este local? Então se atente aos horários! Assim como na maior parte de Portugal, em Coimbra, Mosteiros e Museus também têm horários diferenciados de acordo com a estação do ano.

De outubro a abril (inverno), ele funciona das 10 às 17 horas, e de maio a setembro (verão), ele abre às 10 horas e encerra as atividades às 19 horas.

2 cidades => Excursão Particular de 1 Dia em Coimbra e Aveiro

 

5. Sé Velha de Coimbra

Pontos turísticos de Coimbra, em Portugal
Foto: Karinecyril, via Wikimedia Commons.

A Sé Velha de Coimbra é outro destino que você deve incluir no seu roteiro. Ela foi construída em 1139, por Afonso Henriques. Esta catedral parece um castelo e tem a estrutura praticamente intacta.

Além de ser um dos prédios em estilo romântico mais importante de Portugal, ela apresenta ao público túmulos medievais, torres, cruzeiros e azulejos quinhentistas de Sevilha.

Entre os pontos de interesse da Sé Velha de Coimbra está o retábulo e a Porta Especiosa. O primeiro, foi esculpido em talha e decora o centro da capela-mor.

A obra renascentista é de Olivier de Gand e Jean d’Ypres. Já o segundo, é um símbolo da Coimbra Renascentista. A obra esculpida por João de Ruão conta com uma beleza única e claro, algo que você só encontrará neste local.

Imperdível => Visita ao Santuário de Fátima e Passeio Turístico em Coimbra

 

6. Museu Nacional Machado de Castro

Atrações turísticas de Coimbra
Foto: ines saraiva, via Wikimedia Commons.

O Museu Machado de Castro não é apenas mais um museu que você irá visitar, mas sim um dos melhores e mais importantes museus de Portugal.

Esta unidade conta com peças artísticas históricas, um altar do século 15 e esculturas dos 12 apóstolos em tamanho real.

Além disso, o Machado de Castro possui ainda um espólio de escultura, pintura e artes decorativas, que ocupam as antigas instalações do Paço Episcopal de Coimbra, onde também existem salas multimídias e exposições temporárias.

Já no piso inferior, ele guarda o criptopórtico romano. No local você encontra uma vasta rede de galerias e espaços comunicantes. Nesta área, só para ressaltar, funcionava o fórum romano.

 

7. Aqueduto de São Sebastião

Pontos turísticos públicos de Coimbra
Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Os Arcos do Jardim, como é popularmente chamado o Aqueduto de São Sebastião, foi construído entre 1568 e 1570, a pedido de D. Sebastião.

A obra tem um quilômetro de distância, e o seu ponto mais alto, cerca de 13 metros de altura. A nível de curiosidade, a construção foi restaurada nos anos 2000, quando recebeu serviços de limpeza e reparos.

Além disso, em um dos arcos do aqueduto você encontra a estátua de São Sebastião de um lado e de São Roque, do outro.

No local você também confere uma homenagem aos estudantes de Coimbra e inscrições em latim referentes a obra.

Vale a pena => Experiência Vitivinícola em Coimbra

 

8. Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Atrações gratuítas em Coimbra
Foto: Cidônio Silva, via Wikimedia Commons.

De volta aos passeios gratuitos, você não pode deixar de visitar o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

E para te ajudar a economizar ainda mais, não deixe de ler o artigo sobre o custo de vida em Portugal além das dicas no post para você tirar de vez a dúvida de qual moeda levar para Portugal.

Além do Jardim Botânico ser um espaço super agradável, ele é cheio de história. Este parque foi inaugurado por Marquês de Pombal, no século XVIII, e possui mais de 13 hectares.

Nesta área chamam a atenção a Alameda das Tílias, o Fontanário, a Estufa Fria e a Estufa Grande.

Mas o Jardim Botânico conta ainda com um Recanto Tropical, palmeiras, diferentes espécies de plantas e fontes.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Além disso, o Jardim Botânico fica próximo ao Aqueduto de São Sebastião, ou seja, ao escolher visitar um, você também pode apreciar as paisagens do outro.

Passeio => Excursão às Aldeias do Xisto da Serra da Lousã em Coimbra

 

9. Portugal dos Pequeninos

Atrações para crianças em Coimbra
Foto: Lala Lugo, via Wikimedia Commons.

Este é um espaço super atrativo para visitar com crianças, já que ele atrai desde os turistas mais jovens até os mais experientes.

Isso porque o Portugal dos Pequeninos é um parque temático que conta com diversos monumentos portugueses em miniatura.

No espaço você encontra réplicas das aldeias, monumentos nacionais e edifícios mais famosos do país.

Além de ser uma viagem a história de Portugal, você poderá traçar os próximos destinos que irá visitar a partir deste ambiente.

Excelente => Excursão privada de dia inteiro a partir de Lisboa

 

10. Quinta das Lágrimas

Parques em Coimbra
Foto: Sergei Gussev, via Wikimedia Commons.

A Quinta das Lágrimas é a antiga residência de Inês de Castro.

Hoje, dentro dela funciona um hotel famoso da cidade, mas você pode visitar o espaço e ver de perto os cenários da trágica história de amor que rolou entre Inês e D. Pedro.

Se você não está muito por dentro desta história, vou fazer um resumo, já que o romance do casal inspirou poesia, literatura e música.

Depois de se envolver com D. Pedro, Inês de Castro foi assassinada no jardim, onde fica a Fonte das Lágrimas.

A morte, ocorrida em 1355, aconteceu por ordem do Rei D. Afonso IV., pai de Pedro., por não aprovar o romance devido Inês ser galega e por isso, não ser aprovada pela corte portuguesa.

Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no Rio Mondego pela morte de Inês teriam criado a Fonte das Lágrimas, localizada na Quinta.

E algumas algas avermelhadas que crescem dentro dela seriam o sangue derramado da amada de D. Pedro. Além deste lugar ser muito belo, ele é um dos mais procurados por turistas em Coimbra.

Garanta => Excursão de 1 Dia à Fátima e Coimbra saindo do Porto

 

Visite os pontos turísticos de Coimbra

Coimbra é um lugar cheio de beleza, história, tradição e encantos. Neste artigo não detalhei passeios específicos pela região central e medieval da cidade, pois este, por si só, é um ponto obrigatório de visitação.

Por isso, aproveitei para descrever outros lugares que você não deve deixar de visitar como sendo pontos turísticos em Coimbra. Mas não deixe de conferir o post com a sugestão dos melhores passeios em Portugal.

Se lembre sempre, ao planejar visitar museus ou espaços fechados, adquira os bilhetes com antecedência, assim você terá descontos e não irá enfrentar filas. E também não deixe de garantir o seu seguro viagem para Portugal.

Além disso, planejar bem a sua viagem é o segredo para conhecer o maior número possível de destinos e pontos turísticos de Coimbra.

Seja em um, dois, três ou mais dias, Coimbra é uma cidade incrível, que te reserva paisagens únicas, comidas típicas de Portugal., cartões postais modernos e também aquele gostinho do Portugal de séculos passados. Boa viagem e até a próxima!

E agora se você está com planos de viajar para Coimbra, tire suas dúvidas nos comentários abaixo. Ou comente quais pontos turísticos você pretende visitar.

 

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *