Início / Europa / Alemanha / O que fazer em Berlim: guia completo para conhecer a cidade alemã

O que fazer em Berlim: guia completo para conhecer a cidade alemã

Se você quer descobrir o que fazer em Berlim, está no lugar certo! Reuni neste post, as dicas mais incríveis para conhecer a capital da Alemanha. Seja no verão ou inverno, dá para montar um roteiro de alguns dias, seja 1, 2, 3, 4, 5 ou até mais explorando o melhor do destino. Afinal, se tem uma coisa prazerosa é planejar uma viagem!

Ainda mais quando é para uma cidade fantástica e diversa como Berlim. Por isso, eu tenho artigos sobre como ir do aeroporto para o centro, onde comer, o que fazer à noite, quantos dias passar, como se deslocar, onde se hospedar e inúmeras outras informações úteis para quem está procurando atrações e os pontos de interesse em Berlim. Confira!

Planeje-se => Onde se hospedar em Berlim: dicas de bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

O que fazer em Berlim?

O que fazer em Berlim?
Portão de Brandemburgo em Berlim.

A capital da Alemanha é grande o suficiente para abrigar atrações para todos os estilos de viajantes. Berlim é pulsante e histórica e basta uma visita para você se apaixonar por esse destino. Não é difícil encontrar quem voltaria muitas vezes depois de conhecê-la. Eu mesmo, sou suspeito para falar. Mas, você quer descobrir como tenho toda razão? Veja todas essas dicas de Berlim.

Europa => Roteiros de 7, 10, 15, 20, 25 e 30 dias pelo Velho Continente

 

Como ir do aeroporto ao centro de Berlim

Como ir do Aeroporto de Schonefeld para o centro de Berlim
Aeroporto de Schonefeld em Berlim, Alemanha.

Uma das dúvidas mais recorrentes em viagens é como fazer o translado aeroporto/centro. No caso de Berlim, a cidade tem dois aeroportos que a atende: o Tegel e o Schönefeld. Ambos possuem fácil conexão com todo o sistema de transporte público. Conto todos os detalhes de como fazer esse translado no post sobre como ir do aeroporto ao centro de Berlim.

Barato => Excursão guiada em Berlim por 15 euros

 

Onde ficar em Berlim

Onde ficar em Berlim no inverno
Região central é a melhor opção de hospedagem em Berlim.

Outra incerteza muito comum entre os visitantes, principalmente para quem está indo à cidade pela primeira vez, é onde ficar em Berlim. Como ela é bem grande, a melhor opção de hospedagem são os bairros mais centrais de Berlim, que têm acesso fácil aos principais atrativos turísticos da capital alemã. Eu dou várias sugestões de bairros e hotéis no post Dicas de onde se hospedar em Berlim. Confira!

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Incrível => Passe 30 museus em Berlim por apena 29 euros

 

Como se locomover em Berlim

O que fazer em Berlim em 4 dias
Estação em Berlim.

O sistema de transporte público de Berlim é muito eficiente. Ele opera principalmente com quatro tipos diferentes de transporte: U-Bahn (metrô), S-Bahn (trem de superfície), Bonde Elétrico (Tram) e ônibus.

Todos eles funcionam de forma integrada, inclusive para o pagamento da tarifa. O que facilita bastante a circulação e os deslocamentos dentro na cidade. Confira o post Como se locomover em Berlim para entender melhor o funcionamento de cada um desses sistemas. Na verdade, os meios de transporte público da Alemanha são bastante eficientes, você vai se impressionar!

Prático => Ticket do ônibus turístico em Berlim por apenas 16 euros

 

Guia completo de Berlim

Guia completo de Berlim
Portão de Brandemburgo em Berlim.

Berlim está na lista das cidades mais visitadas da Europa (veja 9 dicas de viagem para a Alemanha). E quando a conhecemos fica fácil entender os motivos: além de linda, ela é um verdadeiro museu a céu aberto!

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Basta uma circulada para passar em frente a vários monumentos importantes da História, como: Portão de Brandemburgo, Reichstag, Memorial do Holocausto, Muro de Berlim, entre tantos outros. Isso tudo, sem contar com a vida cultural e noturna bem intensa, com muitos teatros, museus, galerias, casas noturnas, bares, restaurantes etc.

Passeio => Berlim de barco no Rio Spree

O que fazer em Berlim em 2 dias
Muro de Berlim.

Por isso, eu listei os 11 principais pontos turísticos de Berlim, que considero essenciais para qualquer roteiro. E para aqueles que querem fazer um tour mais histórico, não deixe de ler o post Lugares históricos para conhecer num passeio/tour em Berlim.

Por falar em programação, Berlim ainda tem muitas opções gratuitas. Para esses pontos de interesse, fiz um artigo completão sobre atrações turísticas gratuitas de Berlim.

Entrada Prioritária => Torre de TV de Berlim

O que fazer em Berlim no inverno
Museu Antigo e Berliner Dom.

Agora, quando o assunto é a vida noturna de Berlim, opções não faltam! A noitada é famosa em toda Europa e considerada uma das melhores do mundo. A cidade reúne muitas casas noturnas alternativas e recebe alguns DJ’s do momento. Sem contar na qualidade da cerveja, que ostenta uma fama planetária!

A minha principal dica para quem quer curtir a noite da capital alemã é ir preparado. Porque a noite é intensa e sem ter hora para acabar. Confira tudo no artigo Melhores baladas e casas noturnas em Berlim.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

E diante de tantas alternativas para montar seu planejamento, confira minhas dicas de roteiro para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias em Berlim.

Passeio => Cúpula do Reichstag por apenas 14 euros

 

Onde comer em Berlim

Onde comer em Berlim
Restaurante em Berlim, Alemanha.

Um roteiro que se preze pela terra dos pretzels não pode faltar a inclusão de muitos e bons restaurantes. Eu fui além e selecionei os estabelecimentos não só pela qualidade, mas também pelo preço. Logo, ficará mais fácil para você aproveitar tudo o que Berlim oferece: salsichas, sopas, carnes e outras delícias da culinária germânica. Tudo isso em Dicas de restaurantes bons e baratos em Berlim.

Leia mais => O que comer na Alemanha

 

Cidades perto de Berlim para visitar de trem

Cidades para visitar perto de Berlim
Palácio de Sanssouci em Potsdam.

Não é só Berlim que é interessante, mas também algumas cidades vizinhas são fantásticas! O interior da Alemanha abriga diversos destinos e lugarejos incríveis, alguns pela paisagem, outros pela arquitetura e tantos outros pela história. Uma boa notícia é que em vários casos é possível fazer um bate-volta de trem. Postdam, Dresden e Quedlinburg são algumas delas. Confira as 7 cidades próximas de Berlim para ir de trem.

Se preparou para aproveitar tudo o que conhecer em Berlim? O que um viajante não pode deixar de conhecer? Deixe suas dicas e dúvidas nos comentários!

 

Leia mais sobre o Alemanha:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *