Início / Europa / Inglaterra / 20 melhores praias da Inglaterra e o litoral perto de Londres

20 melhores praias da Inglaterra e o litoral perto de Londres

Talvez as melhores praias da Inglaterra não sejam a primeira coisa que você vai pensar em conhecer estando nas terras da rainha. São tantas cidades turísticas no interior que acabam despistando o turista. Mas isso não quer dizer que o litoral do Reino Unido não mereça sua visita. Você pode se surpreender, e quem sabe, encontrar  o lugar mais bonito da Inglaterra.

Embora a água seja gelada, existem praias maravilhosas, muitas delas com areia, o que é raro nessa região da Europa. A costa inglesa também tem cenários bem diferentes com falésias e costões de pedra, na minha opinião, alguns dos lugares mais bonitos do mundo. Além do que, as cidades litorâneas da Inglaterra têm vários pontos turísticos bem legais para visitar.

Então vem ver as minhas dicas de lugares no litoral da Inglaterra para colocar no seu roteiro de viagem. Descubra quais são as opções de praias perto de Londres para quem quer fazer um bate-volta da capital. No final do artigo também dou dicas de outras cidades de praia da Inglaterra que ainda quero conhecer.

Leia também => Onde ficar em Londres

Melhor seguro viagem para Europa »

 

Praias em Londres?

Muita gente que faz sua primeira viagem para Inglaterra procura por praias em Londres. Mas Londres tem praia? Não tem não, basta olhar no mapa que entendemos que a capital não fica no litoral.

Praias perto de Londres
Píer de Brighton.

No entanto, tem várias praias próximas a Londres, bem fáceis de chegar. Na minha opinião, a cidade mais legal, bem perto da capital, é Brighton. Já dei esta dica no artigo sobre 10 cidades perto de Londres para visitar de trem.

Melhores praias da Inglaterra
As falésias de Seven Sisters.

Brighton é um ótimo lugar para dormir e aproveitar para conhecer outros lugares lindíssimos na região, como as falésias brancas de Seven Sisters. Falei um pouquinho dessa maravilha no artigo acima também. E recomendo que visite, pois é a uma das paisagens mais lindas que eu já vi na vida. Ainda me impressiono de ser tão pouco conhecido.  

Seven Sisters é um lugar apenas para contemplar mesmo. Até tem uma praia legal logo abaixo das falésias brancas, mas é muito frio. Até daria para ficar curtindo se não fosse tanto vento. Mesmo em dias de muito sol, o vento é bem forte. Portanto, não é o melhor lugar para curtir a praia.

Excursão saindo de Londres para visitar as Seven Sesters

Praias próximas de Londres
Beachy Head.

Entre Brighton e os penhascos de Seven Sisters tem a cidade de Eastbourne, com belas praias para quem quer curtir um pouco o litoral do Reino Unido. Logo adiante, antes de chegar nas sete falésias brancas, tem outro lugar lindo e super famoso. É Beachy Head, o maior dos penhascos marítimos, que tem também um farol. Assim como Seven Sisters, também é apenas para contemplar.

 

Melhores praias da Inglaterra

A Inglaterra é rodeada por muito mar, já que junto com o País de Gales e a Escócia, formam a ilha da Grã-Bretanha. Portanto, tem muitas praias, mas qual será a melhor praia da Inglaterra? Vou deixar para você decidir.

A seguir, você verá que a maioria das minhas dicas ficam à beira do Canal da Mancha, braço do Atlântico que divide a Inglaterra e França.

Na minha opinião, muitas das praias mais bonitas da Inglaterra estão lá, além de serem mais perto de Londres. Também não poderia deixar de falar sobre a Cornualha (Cornwall em inglês), belíssima região na costa inglesa pouco conhecida pelos brasileiros.

Principais tours e atividades turísticas na região da Cornualha »

 

1) Port Isaac / Cornualha

Port Isaac, praia na Inglaterra
Foto: Sbeech, via Wikimedia Commons.

Nem sei dizer o porquê, mas Port Isaac foi um dos meus lugares preferidos da Inglaterra. O pequeno vilarejo de pescadores na Cornualha é muito encantador. A praia é pequena e protegida por dois costões, o que resulta em muitos locais para apreciar a vista. Tudo lá é muito charmoso, desde as pousadas até os restaurantes. 

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

2) Tintagel / Cornualha

Cidades no litoral da Inglaterra

Tintagel é outro vilarejo na costa da Cornualha, perto de Port Isaac, mas com ares bem mais místicos. O principal ponto turístico são as ruínas do Castelo de Tintagel. É o lugar onde nasceu o lendário Rei Arthur, aquele mesmo dos Cavaleiros da Távola Redonda. Conheça o passeio para explorar a lenda do Rei Arthur e o Castelo de Tintagel.

Visitando o castelo, que é acessado por várias escadarias de pedra, também dá para conhecer a caverna de Merlin e uma bela prainha que fica abaixo. É a chamada por Tintagel Haven, ou praia do Castelo. Não confundam com a praia que fica do outro lado da caverna.

A vida marinha na praia de Tintagel Haven é abundante e de vez em quando algumas focas aparecem. Então, é boa para mergulhar e fazer snorkel, caso o tempo estiver bom e o mar tranquilo. Digo isso, por questões de segurança mesmo, pois a água sempre será mais geladinha.

 

3) Vault Beach e Gorran Haven

Vault Beach é uma daquelas praias maravilhosas, praticamente deserta. É toda de cascalho misturado com areia mais fina. Para chegar lá, é preciso pegar uma trilha, a partir de Gorran Heaven, outra praia que pertence ao distrito de Saint Austell. Também faz parte da Cornualha, mas na costa sul, à beira do Canal da Mancha.

Praias para visitar na Inglaterra
Vault Beach | Foto: Malcolm Etherington, via Wikimedia Commons.

A trilha é fácil, dura uns 20 minutos e é a parte mais linda do passeio. O costão de pedras é maravilhoso, banhado de água azul esverdeada, super cristalina. E ainda, é cheio de arbustos de frutas vermelhas por todo caminho. Lanchinho gratuito! A vista da trilha chegando em Vault Beach é sensacional, dá para ver a praia inteira.

O legal é que indo para lá, você já conhece as duas praias de uma vez só: Gorran Haven e Vault Beach. Saint Austell também é uma cidade bem bonita, que você pode escolher para se hospedar. Veja as melhores opções de hotéis em Saint Austell.

Em Gorran Haven você pode estacionar o carro, se estiver com um, usar banheiros e comer. Tem vários lugares que servem sanduíche de caranguejo, entre outras delícias. Isto porque em Vault Beach não tem nada, e é justamente por isso que é uma das melhores praias da Inglaterra.

De qualquer forma, vá preparado com água e algo para comer. E não se assuste caso encontre com um grupo de naturalistas, ou quem sabe, você mesmo queira aproveitar a sensação de estar nu em uma praia. Não é de nudismo, mas como é bem vazia, acaba atraindo também esse público.

Aproveitando que está na região, também dá para conhecer o Castelo Caerhays. Além da bela construção, o jardim é lindo. Tem a maior coleção de magnólias da Inglaterra, além de azaléias e camélias.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

 

4) Brixham

Praias mais famosas da Inglaterra

Brixham é uma cidade do litoral da Inglaterra super simpática. É uma vila de pescadores muito descolada com um porto cheinho de barcos. Tem até uns barcos museus para visitar.

Para mim, o principal de lá, sem dúvida, são os restaurantes. É o melhor lugar para comer fish and chips, a mais tradicional das comidas típicas da Inglaterra.  Tem bons lugares de frente para o mar, com uma vista linda e pratos melhores ainda. Os peixes servidos são pescados do dia. Tudo muito fresco, o que dá para notar no sabor.

Se quiser se refrescar e dar um mergulho no mar, vá para a praia de Breakwater. É super perto do porto, mas nem por isso deixa a desejar na qualidade da água. É uma das águas mais limpas da Riviera Inglesa, recebendo a bandeira azul que controla isso. As águas calmas e com boa visibilidade atraem muitos mergulhadores.

Descubra => Melhores hotéis da Inglaterra

 

5) Torquay

Praias mais bonitas da Inglaterra

Torquay é uma cidade litorânea da Inglaterra bem interessante para conhecer. A cidade tem bastante infra-estrutura, mas ainda sim, é uma gracinha. Tem um belo pier e uma roda gigante, que fica toda iluminada à noite.

A praia principal de Torquay, que fica ao lado do pier, é a praia de Torre Abbey. É bem popular, além da sua localização, por ser de areia. Se quer algo mais de boa, vá para Beacon Cove, que também dá para ir a pé do píer de Torquay.  

Se estiver de carro ou descolar carona, também pode ir para Meadfoot Beach, que é bem linda e tranquila. Oddicombe Beach também é outra boa pedida, mas pode ficar cheia no verão. Fica abaixo do distrito de Babbacombe, que é famoso pelo Model Village, um gigante mundo em miniatura para visitar.

 

+ Praias na Inglaterra que não visitei

É claro que tem várias outras praias do litoral da Inglaterra que são bem legais, mas não deu tempo de conhecer. Em viagens é assim, não dá para colocar tudo no roteiro, são escolhas.

 

Porthcurno / Cornualha

Melhores praias do Reino Unido

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Porthcurno é uma praia maravilhosa da Cornualha. Além da cor do mar, que é linda demais, o que mais deu vontade de conhecer em Porthcurno é o Teatro Minack. Construído nas pedras a céu aberto, à beira do Atlântico, muito diferentão né?  

 

Praia de Durdle Door / Dorset

Praias da Inglaterra

Durdle Door é um arco natural formado com a erosão na pedra. Um verdadeiro cartão postal, e por isso, um lugar bem famoso na costa da Inglaterra. Faz parte da chamada Costa Jurássica.

Para acessar a praia de Durdle Door é preciso caminhar por uns 30 minutos na estrada que dá acesso. O local não pode mais ser percorrido por veículos, por ser área protegida. E ainda, tem que descer uma escadaria. Só de olhar as fotos, dá pra saber que vale o esforço.

Jurassic Coast: tour de ônibus em Lulworth Cove e Durdle Door

 

Bournemouth

Praias no litoral da Inglaterra

Bournemouth é outra cidade litorânea da Inglaterra bem legal. Infelizmente não consegui conhecer, pois desviei o caminho para ir até Stonehenge. De certo, vale a visita, visto que é uma das praias mais famosas da Inglaterra. É perto de Londres, tem bastante infraestrutura. A cidade também tem um píer bem legal, o que é comum na Inglaterra. Confira também os passeios imperdíveis em Londres.

As paisagens em Bournemouth também são lindas. Assim como Durdle Door, faz parte da Costa Jurássica. Além disso, é legal lembrar que a cidade tem praias bem bonitas e limpas, com a bandeirinha azul que indica a qualidade de água. Existem diversas atividades turísticas em Bournemouth.

Estas foram as minhas dicas de algumas praias na Inglaterra. Embora a água seja geladinha, mesmo no verão, já deu para perceber que as paisagens recompensam, não é? Com certeza, incluir algumas cidades do litoral do Reino Unido no seu roteiro irá valer a pena.

Use os comentários abaixo para tirar suas dúvidas, ou contar para nós qual dessas praias da Inglaterra gostou mais! 😉

Até + !!!

 

Confira mais artigos sobre a Inglaterra:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *