Como se locomover em São Francisco: dicas de transporte público

por Keli Gois

Como se locomover em São Francisco: dicas de transporte público

Ônibus, metrô ou bondinho? É você quem escolhe como se locomover em São Francisco, pois opções não faltam para circular por uma das mais charmosas cidades da Califórnia.

Além disso, os “cable cars” e “street cars” são, além  de meios de transporte, importantes pontos turísticos da cidade, que é uma das mais diversificadas dos Estados Unidos.

São Francisco arranca suspiros de todos que visitam a cidade, seja pela famosa Golden Gate Bridge, suas belas praias, o tradicional bondinho ou ainda pela diversidade cultural e gastronômica encontrada no famoso Pier 39.

Tenho certeza que você não vai querer perder nenhuma dessas atrações e por isso tenho dicas incríveis de como se locomover utilizando o transporte público de São Francisco, mas também outras alternativas.

Assim, você pode escolher a melhor forma de se locomover em São Francisco e conhecer essa cidade tão charmosa, aproveitando ao máximo as atrações de forma segura e confortável, e o melhor, gastando pouco. Vamos lá!

Planeje sua viagem => Onde ficar em São Francisco

Seguro viagem América do Norte »

 

Como se locomover em São Francisco

meios de transporte dos estados unidos
Cidade conta com uma rede completa de transportes públicos.

Como se locomover em São Francisco? É simples e o transporte público é bastante eficaz, pois te leva para todas as atrações da cidade. Você pode optar pelos tradicionais ônibus e metrôs da San Francisco Municipal Railway (Muni), o Bay Area Rapid Tranport (BART).

Ou ainda aventurar-se pelos cable cars (Bondinhos) e street cars (Trólebus). Ainda existem bicicletas, que são bastante utilizadas na região. É só escolher um meio de transporte e se preparar para viver aventuras incríveis. Veja as opções mais comuns para se locomover em São Francisco.

  • Cable Car
  • Street Car
  • Metrô
  • BART
  • Aplicativo de transporte
  • Táxi
  • Ferry
  • Bicicleta

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em São Francisco »

 

Como utilizar transporte em São Francisco

Cable Car

muni passport san francisco
Os bondinhos são o meio de transporte queridinho dos turistas.

Conhecidos como “bondinhos”, os cable cars são um dos principais meios dos visitantes para se locomover em São Francisco, já que passam por diferentes pontos turísticos de San Francisco.

Eles são tão famosos que contam até com um museu dedicado somente a eles (vale super a pena a visita). Onde estiver, fique sempre atento, pois se ouvir um sino é sinal de que eles estão por perto – e tenho certeza que você não vai querer deixar de registrar esse momento!

Para embarcar nessa aventura, você deve ir a uma estação de embarque (mas não se preocupe, as estações são sempre bem sinalizadas, e com o barulho do sino é impossível não perceber a chegada do tão esperado bondinho). A passagem custa 6 dólares.

Você tem a opção de comprar um passe diário no valor de 14 dólares (que permite que você possa pegar outros meios de transporte no mesmo dia). O pagamento é feito direto para o condutor assim que você embarca. Vale destacar que pode utilizar outros bondinhos sem pagar uma nova tarifa caso tenha feito a compra do passe diário.

 

Linhas dos Cable Cars em São Francisco

clipper card san francisco como funciona
Lombard Street | Foto: Ramgeis, via Wikimedia Commons.

Powell St/Mason St: Saindo da Powel Street, na Union Square, até a Bay St, que vai te deixar bem perto do famoso Fisherman’s Wharf. Durante o percurso, o bonde passa também pela famosa região da Chinatown, onde você pode descer e aproveitar para comprar algumas lembrancinhas e depois esperar pelo próximo bonde.

Califórnia: Se optar por essa rota, vai locomover-se em uma linha reta, saindo da Van Ness Avenue, passando pela California Street, Nob Hill e Chinatown, com destino à Market Street, próximo ao Embarcadero Center, outro famoso ponto turístico da cidade.

Powell St/Hyde St: Nesse trajeto o bonde passa pela Hyde St e termina na Ghirardelli Square (onde está a famosa fábrica de chocolates da Ghirardelli Company), vale a pena fazer uma parada no local para conhecer a fábrica e aproveitar para provar um dos deliciosos chocolates.

Além disso, o trajeto te leva até a rua mais sinuosa do mundo (Lombard Street), que já foi cenário para diversos filmes de Hollywood. Vale a pena descer para tirar algumas fotos, sobretudo na primavera, que a vista fica ainda mais linda.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Vale a pena? => Comprar chip de celular nos Estados Unidos

 

Street Car

citypass san francisco
Street Car são ônibus elétricos | Foto: Roger Wagner, via Wikimedia Commons.

Muita gente confunde, mas os cable cars e street cars são diferentes. Os street cars também são bondes, mas elétricos, como os trólebus. Eles circulam por São Francisco e passam pelos principais pontos turísticos, como Castro District, Union Square, Market Street, Pier 39, Fisherman’s Wharf e Embarcadero.

O ponto final da rota de street car é no famoso Ferry Building e o mais o legal é que o trajeto é feito por toda a orla da cidade, de modo que você vai curtir paisagens incríveis. Com isso, não podia ficar de fora da lista dos meios para se locomover em São Francisco.

O valor da tarifa é de 2,50 dólares, mas se tiver utilizado outro transporte da rede Muni nos últimos 90 minutos ou adquirido o City Pass, tem direito a integração gratuita. Aproveitar essa integração é um jeito excelente de economizar na hora de se locomover em São Francisco.

Imperdível => Cruzeiro sobre a Ponte Golden Gate

 

Metrô

Transporte público na Califórnia
Estação de metrô em São Francisco | Foto: Weegee010, via Wikimedia Commons.

Para circular pelo Centro de São Francisco, o metrô é uma excelente opção uma vez que conta com 7 linhas e mais de 30 estações. É operado pela San Francisco Municipal Railway, conhecido como Muni, responsável também pelos ônibus que circulam pela cidade.

Por isso, é possível fazer baldeações entre um e outro dentro do prazo de 90 minutos. O valor da tarifa é de 2,75 dólares em dinheiro. A tarifa é paga em uma máquina, portanto, tem que ser a quantia exata pois não receberá troco de volta.

Há também a opção de realizar o pagamento com o cartão de transporte local, válido tanto para o BART, quanto para metrô e ônibus. Com o cartão, você paga 2,50 dólares. Você ainda pode adquirir o Day Visitor Passport por 12 dólares (mais 3 dólares do cartão).

   
   

Este cartão te permite utilizar o transporte quantas vezes precisar pelo período de 1 dia. Descubra também como fazer o trajeto do aeroporto de São Francisco ao Centro.

Veja também => Passeio para Yosemite Park em São Francisco

 

BART (Bay Area Rapid Tranport)

o que fazer na Califórnia
BART liga São Francisco a cidades vizinhas | Foto: Utilizer, via Wikimedia Commons.

Se você deseja conhecer também as cidades próximas, o Bay Area Rapid Transport (BART) é uma excelente opção para se locomover em São Francisco, já que, além de te levar aos principais pontos da região central e ainda liga aos arredores. Veja o que fazer ao redor de San Francisco.

Com ele, você pode conhecer Berkeley, Oakland, Daily City, entre outras cidades. Pagar a tarifa é simples, é só procurar as máquinas para comprar o cartão do transporte (Clipper), que te dá direito a utilizar não só o trem, mas também ônibus, caso precise em outra ocasião.

É rápido e super simples: as tarifas variam de acordo com a distância percorrida, dependendo do trajeto. Podem custar de 2,50 a 12 dólares.

Ao lado das máquinas de recarga, há uma tabela informando o valor de cada tarifa e você faz o valor da recarga de acordo com o seu percurso. Caso tenha adquirido o bilhete em papel e não o Clipper, guarde-o pois você vai precisar dele na saída.

Ingresso => Museu de Arte Moderna de São Francisco

 

Aplicativos de transporte (UBER e LYFT)

No Brasil, Uber já é bem conhecido e utilizado. Em São Francisco, além do Uber, você conta também com a opção do LYFT, outro aplicativo de transporte.

Os dois funcionam da mesma forma, sendo que é só informar o local onde você está (ou deixar a sua localização ativa) e o destino em que você vai ficar. Pronto! É importante lembrar que o valor depende muito do seu local de destino.

Se você estiver na região central de São Francisco, os valores ficam em torno de 9 e 12 dólares. Mas você também pode alugar um carro em San Francisco. Se achou uma boa ideia confira as dicas para alugar carros baratos em viagens.

Antecipe-se => Passe para o Bart de São Francisco

 

Táxi em São Francisco

Táxi em São Francisco
Pegar um táxi também é uma saída para quem não quer andar de ônibus ou metrô.

Apesar de contar com um transporte público de qualidade, pegar um táxi vale super a pena naquele dia chuvoso, quando você está cansado ou ainda se exagerou um pouco nas compras e está com muitas sacolas.

Pegar um táxi é rápido e fácil, pois eles estão sempre disponíveis em diferentes pontos da cidade e são bastante seguros. É só informar o destino e ir apreciando a vista durante o seu trajeto.

É importante lembrar que os preços variam de acordo com o seu destino, mas ficam em torno de 15 dólares saindo de Downtown até o Fisherman’s Wharf, por exemplo.

Dica => Excursão pelo Vale de Napa e Sonoma

 

Ferry em São Francisco

turismo na Califórnia
Ferrys são uma alternativa de transporte aquático na cidade.

Além de atender os moradores da região, os ferrys também são bastante utilizados por quem quer utilizar um meio de transporte diferente para se locomover em São Francisco chegando a famosos pontos turísticos da cidade, como a região de Sausalito e a Ilha de Alcatraz (prisão desativada).

Além de ser uma aventura incrível, você vai curtir lindas paisagens e até pode ver baleias, dependendo da época do ano em que estiver na cidade. É, sem dúvida, uma forma divertida de se locomover em São Francisco.

   
   

As balsas partem do Pier 41 e também do Ferry Building, onde há um mercado gourmet. Aproveite para conhecer e provar toda a diversidade gastronômica.

Você pode comprar os tickets nas máquinas automáticas que ficam próximas a região do embarque e o valor varia de acordo com o trajeto. Os tickets não precisam ser comprados com antecedência, exceto se você deseja visitar a Ilha Alcatraz.

Programe-se => Rota pela Costa Oeste dos Estados Unidos

 

Bicicletas em São Francisco

ciclovias em são francisco
Andar de bicicleta é um ótimo jeito de conhecer a cidade.

Quer um passeio mais legal que se locomover em São Francisco de bicicleta? Pois é, esse meio de transporte é bastante comum não só para os moradores que o utilizam para chegar ao trabalho, mas também por muitos turistas.

Dá para andar pelos píers, se aventurar numa pedalada até a Golden Gate Bridge ou ainda fazer passeio de bicicleta pela baía até Sausalito. Na cidade você encontra diversas ciclofaixas, que em algumas partes são compartilhadas com carros.

É um trajeto super tranquilo e seguro, pois tantos os motoristas, quanto os ciclistas estão acostumados uns com os outros e respeitam a sinalização. Alugar uma bicicleta é super fácil e você vai encontrar diversas empresas que oferecem o serviço, principalmente na região da Market Street e Embarcadero.

Além das bicicletas tradicionais, é possível também encontrar as bicicletas elétricas, já que a cidade possui inúmeras ladeiras. Saiba mais sobre os principais passeios em São Francisco.

Imperdível => Visita guiada pela prisão de Alcatraz

 

Dicas para se locomover em São Francisco

Por ser uma das cidades mais turísticas da Califórnia, é importante conhecer e se familiarizar com os meios de transporte e as diferentes formas para se locomover pelas ruas de São Francisco.

Assim, além de economizar dinheiro, você vai aproveitar melhor o seu tempo e conhecer o máximo de atrações possíveis. É só imprimir esse guia, ou salvar o link nos seus favoritos, e preparar-se para viver aventuras inesquecíveis nessa cidade incrível!

Agora que você já sabe se locomover na cidade, veja esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Califórnia com uma das experiências gastronômicas que você pode ter em São Francisco:

Ficou com alguma dúvida sobre como se locomover em São Francisco? Deixe a sua pergunta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Keli Gois

ESCRITO POR

Keli Gois

Keli Gois, 29 anos, é Jornalista e apaixonada por viagens. Morou por alguns anos na Califórnia, onde deixou um pedacinho do seu coração. Sonha em conhecer o mundo, novas culturas e está sempre ponta para viver novas aventuras! Apaixonada por pessoas, livros e palavras, une os três e faz aquilo que mais ama: escrever!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *