sexta-feira , 18 / agosto / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Milhas Aéreas / Qual o melhor programa de milhas aéreas para viajar?

Qual o melhor programa de milhas aéreas para viajar?

Viajar com milhas aéreas é uma ótima forma de economizar, mas muitas pessoas tem dúvidas de como juntar milhas, de qual o melhor programa de milhas, etc. O processo é bem simples, mas quando não nos informamos direito, corrermos o risco de desperdiçar ótimas chances de viajar.

Um dos segredos de como acumular milhas aéreas é conhecer qual o programa de fidelidade se encaixa mais com o nosso perfil. Existem diversos programas e as variações entre eles são grandes. Um mesmo trecho pode ter variação de até 500% entre um programa e outro!

Leia também => Os segredos de como acumular milhas aéreas

Porque é tão importante contratar um Seguro Viagem?

Um exemplo é que uma passagem dentro do Brasil pode custar entre 4 mil a 50 mil pontos, dependendo do programa de milhas e da época da viagem. Além disso, uns são melhores para quem viajar pouco, pois as milhas tem uma duração maior, outros para quem viaja muito, pois assim você acumula mais milhas, entre outros. É por isso que se torna essencial conhecer bastante todos os programas.

Atualmente no Brasil existem vários programas de milhas no mercado. Todas as grandes companhias aéreas oferecem algum programa deste tipo. Além deles, existem os programas de fidelidades das operadoras de cartões de crédito e outras grandes empresas. Um dos melhores e mais conhecidos é o Km de Vantagens do Ipiranga.

Este tipo de programa de fidelidade é importante, pois é uma das formas mais fáceis de ganhar milhas. Na hora de escolher, o segredo é pesquisar bastante sobre cada um deles e descobrir qual é o melhor programa de milhas para seu perfil. Assim você consegue potencializar seus ganhos e não desperdiçar a chance de acumular pontos e viajar.

 

Há UM melhor programa de milhas aéreas?

Entre os principais programas de milhas das companhias aéreas brasileiras estão o Fidelidade (TAM), Smiles (GOL), Tudo Azul (Azul) e Amigo (Avianca). Cada um deles têm suas próprias regras. Na hora de avaliar cada um, os principais pontos que valem a pena observar são: qual a validade das milhas acumuladas, a quantidade mínima necessária para resgate para passagens nacionais e para passagens internacionais, a quantidade de destinos disponíveis em cada uma, se tem resgate flexível (quando é possível comprar passagens parte com milhas, parte com dinheiro), quantas milhas você acumula por voo, e, por fim, quais bancos e administradoras de cartões de crédito são parceiros do programa milhas.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Melhor programa de milhas aéreas

Este último ponto é muito importante, pois os pontos acumulados em cartões de crédito, são justamente uma das principais formas de juntar milhas! As pessoas sempre perguntam, como ganhar milhas com cartão de crédito? Eu dou várias dicas no post Os segredos de como acumular milhas aéreas.

Outra característica que deve ser observada nos programas de fidelidade de cada empresa, são as categorias internas de cada um. Geralmente existe clientes bronze, prata, ouro, diamante, entre outros. Quanto mais alta a categoria que está inserido, mais vantagens o cliente tem. A classificação é feita de acordo com a quantidade de milhas acumuladas por cada um, a quantidade de viagens feitas e também para quem é associado e paga mensalidade. Mais uma vez é necessário pesquisar e ver qual se encaixa mais no seu perfil.

Entre as vantagens do programa TAM Fidelidade é que ele oferece o maior número de destinos internacionais. Mas por sua vez, ele tem como ponto negativo o prazo de validade das milhas, que é de até dois anos, enquanto as do Smiles e Tudo Azul, o prazo de validade é de três anos. Quando o critério é a quantidade de outras empresas aéreas parceiras, principalmente internacional, o Fidelidade da Tam mais uma vez se destaca em cima das concorrentes, o que é ótimo para conseguir voar para destinos fora do Brasil.

Segundo uma pesquisa no site Melhores Destinos em 2016, os leitores elegeram o TudoAzul como o melhor programa de milhagem do Brasil, principalmente pela facilidade no uso. Porém, na minha experiência o TAM Fidelidade é o melhor para quem pretende multiplicar suas milhas, pelo fato de fazer parte do Multiplus e possuir diversas parcerias.

É sempre bom ficar de olho também nas promoções. É muito comum as companhias aéreas fazerem campanhas temporárias com condições especiais de compra de passagens com milhas. Afinal, quanto mais chances de economizar ou de aprender a como conseguir milhas, melhor. A dica aqui, é se cadastrar na newsletter dos programas de fidelidade para sempre receber as promoções em primeira mão.

Antes de comprar sua passagem aérea com milhas, leia também o artigo sobre como comprar passagens com milhas aéreas. Além disso, é sempre bom lembrar que uma ótima ferramenta para quem deseja viajar com milhas é a compra e venda de milhas aéreas, que explico melhor neste outro artigo. Isso é muito útil para quem não tem a quantidade de milhas suficientes para efetuar a compra de uma passagem, e também para quem tem milhas de sobra, prestes a vencer e sem previsão de uso.

 

Conclusão

É impossível afirmar qual é o melhor programa de milhas aéreas existente, pois cada um apresenta suas vantagens e desvantagens, e por isso a escolha vai depender muito do perfil de cada um. Quem viaja pouco, é melhor escolher um programa que a o prazo de validade das milhas sejam maiores. Por sua vez, se você viaja demais, esse não é um fato eliminatório, mas a quantidade de destinos é importante.

Então, antes de aderir ou transferir seus pontos de cartão de crédito para um deles, pesquise bastante quais são as regras vigentes de cada um e se não há nenhuma promoção no momento. Assim você garante que está fazendo um bom negócio!

Saiba mais => Acumular milhas aéreas: 10 principais dicas e segredos

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. Renata Monteiro

    Oi! Até gostei do post, mas ele é de 2016 e contém um equívoco. Na eleição da Melhores Destinos, o Smiles foi o último colocado em 2015 e 2016.

    Parabéns pelo trabalho! Legal ter alguém que se disponha a compartilhar conhecimento.

    Boas viagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *