quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Europa / Passo-a-passo: como comprar passagens de trem na Europa

Passo-a-passo: como comprar passagens de trem na Europa

Quem gosta de viajar e deseja conhecer a Europa, certamente já se imaginou fazendo um tour de trem pelo continente. De verdade é irado! Afinal, o trem é um dos meios de transporte mais característicos da Europa e além de eficiente, seguro e confortável, a viagem a bordo de uma locomotiva é charmosa demais.

O desejo de ter essa experiência é ainda maior para nós brasileiros, uma vez que o transporte ferroviário é quase inexistente no Brasil. Mas na hora de planejar e colocar no papel a viagem surgem muitas dúvidas: Vale a pena? Como comprar passagens de trem na Europa? Tantas dúvidas aparecem justamente por não termos muita familiaridade com o transporte.

Leia também => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

Quais as principais dúvidas?

Uma das dúvidas mais comuns que surgem nesse processo de planejamento é exatamente como fazer para comprar as passagens para a viagem de trem na Europa. Dá para comprar pela internet do Brasil? É seguro? Sempre vale a pena ir de trem? Tem que reservar antes e com quanto tempo de antecedência?

As dúvidas são muitas e pode ter certeza que não são só suas! Eu mesmo, em minha primeira viagem pela Europa fiquei muito inseguro e cheio dúvidas de como comprar as passagens, qual rota valia a pena ir de trem e qual não valia, se eles eram confortáveis, entre várias outras questões. Porém, depois da primeira viagem fui me acostumando, descobrindo algumas ferramentas que auxiliam nesse processo e hoje está entre os meios de transporte que mais utilizo quando estou em solo europeu, pelo seu conforto e praticidade.

Como sei que várias pessoas têm as mesmas dúvidas que eu tinha, resolvi escrever este post para quem está embarcando para a Europa e preparando viagens de trem pela primeira vez 🙂

 

Primeiro Passo

Como comprar passagens de trem na Europa

O primeiro passo para começar a sanar as dúvidas, é entender como funcionam os trens na Europa. O sistema ferroviário é bastante eficiente, com uma rede de ferrovias gigantesca, com mais de 250 mil quilômetros de extensão. As linhas cortam literalmente toda a Europa, ligando centenas de cidades de vários países diferentes.

As estações são organizadas e com boa estrutura, é comum terem restaurante, posto de informações, casa de câmbio, etc. Além disso, os trens também oferecem conforto ao passageiro, com vagão-restaurante, muitas vezes wi-fi, assentos confortáveis, entre outros. Geralmente há divisão entre primeira e segunda classe, mas mesmo a opção mais simples costuma ser bastante confortável. Há vários tipos de trens, como trens regionais, que ligam cidades de um país (eles costumam ser mais simples), trens de alta velocidade, trens noturnos e até panorâmicos.

A rede é extensa e existem infinitas rotas de trem na Europa, sendo possível chegar a quase todas as cidades de trem. Mas uma das questões que geram mais dúvidas nos turistas é: sempre vale a pena o trem como meio de transporte? A resposta é o clássico “depende”, pois isto vai variar de acordo com cada trecho. Em alguns casos o trem é a melhor opção, já em outros é melhor o avião.

A lógica é mais ou menos assim: para viagens curtas e médias, de até 4 horas, os trens são quase sempre melhores. Isso porque além de seguros e confortáveis, não tem a burocracia de check-in, despachar bagagens, como acontece em viagens de avião.

E por fim, as estações de trem de forma geral são centrais, e assim não tem o custo e o tempo de deslocamento de ir até um aeroporto, que muitas vezes fica afastado do centro. Já para viagens mais longas, o avião é mais aconselhável por ser mais rápido e barato. Porém, se a viagem longa for noturna o trem pode ser melhor novamente. Isso porque eles são extremamente confortáveis (o conforto vai depender da classe da sua passagem, tendo a opção até de cabines em trens noturnos), e como você conseguirá dormir normalmente, é uma ótima tática para economizar uma diária de hotel.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

Passe ou comprar passagens avulsas?

Uma outra dúvida que sempre surge na hora de planejar a viagem, é se vale a pena comprar um passe de trem para rodar a Europa, ou simplesmente passagens avulsas. Mais uma vez a resposta é depende do seu roteiro, depende do tempo de viagem, depende de quantos trajetos serão feitos utilizando o passe, etc.

De uma forma geral, não compensa quando se tem poucos trechos de viagens (2 ou 3) e quando eles são trechos longos. Nestes casos é mais vantajoso comprar os bilhetes avulsos. Mas se você for percorrer muitos trechos em um curto espaço de tempo, é bem provável que compense comprar um passe. Em todos os casos é essencial colocar no papel, fazer as contas e ver qual é mais vantajoso no seu caso.

 

Qual a antecedência certa para comprar?

Uma vez decidido se vale a pena comprar passagem avulsa ou passe, surge outra dúvida: com quanto tempo de antecedência devo comprar meu bilhete? A precificação das passagens de trem seguem um método de cálculo semelhante aos das passagens aéreas. Elas costumam ficar disponíveis para compra com cerca de 90 a 180 dias de antecedência, e geralmente os melhores preços são encontrados com 3 meses de antecipação.

Mesmo assim é muito comum encontrar promoções especiais de passagens, mas os preços não variam tanto com nas passagens aéreas. Então a dica é, assim que marcou a viagem, comece a monitorar os preços dos bilhetes. Esta lógica serve para quase todos os tipos de trens, mas em alguns casos, como os trens regionais, que fazem trechos pequenos dentro do mesmo país, muitas vezes é desnecessário comprar com antecedência.

Isso acontece porque os trens regionais têm uma grande frequência de partidas, os valores das passagens não se alteram, e caso o planejamento de sua viagem mude de alguma forma, você conseguirá comprar com facilidade o bilhete na hora da viagem. A dica é sempre checar com antecedência os valores das passagens e a frequência do trecho.

 

Vale a pena comprar pela internet?

Outra dúvida que atormenta iniciantes no assunto na hora de planejar a viagem é a compra dos bilhetes de trem pela internet. Bate uma grande insegurança se devemos ou não comprar, quais sites são seguros, etc. Mas esta insegurança é mais do que justificável. É muito comum ficarmos receosos ao comprar coisas simples pela internet, ainda mais passagens de trem entre duas cidades do outro lado do mundo. Imagine se atrapalhar a viagem dos meus sonhos? Mas na verdade, comprar uma passagem de trem pela internet é mais simples do que parece.

Comprar as passagens de trem não é nenhum bicho de sete cabeças e o processo é muito semelhante ao de comprar uma passagem aérea. Há basicamente duas formas: você pode entrar no site de cada companhia ferroviária, responsável pelos trechos que vai percorrer. Aí basta efetuar a pesquisa do trecho, data, horário e comprar. Nestes casos, você deve ficar atento se o cartão de crédito brasileiro é aceito pelas companhias, pois algumas pessoas relatam que tiveram problemas com este tipo de compra. Outro problema é por não haver sites e/ou suporte em português.

Por sua vez, a segunda forma é através de sites que reúnem informações de várias companhias ferroviárias e comercializam as passagens em uma só plataforma virtual. Através dessas plataformas podemos pesquisar sobre os principais trechos das ferrovias na Europa e valores. Ao fazer a compra podemos reservar os assentos, entre outras vantagens.

Entre eles está o Rail Europe, que é o site que utilizo há vários anos para comprar bilhetes de trem na Europa. Sempre o indico, pois a plataforma é segura, funciona e entre outras vantagens, o site tem uma versão em português, o que ajuda muito a evitar qualquer tipo de erro e confusão na hora de comprar as passagens.

Além disso, é muito mais prático você comprar em um só lugar e de uma só vez, as passagens para todos os trechos que pretende fazer. Por fim, após efetuar a compra é só imprimir o bilhete e pronto! Muito mais prático que ter que entrar em site por site das empresas de trem para fazer a compra de cada bilhete.

 

Porque indico a Rail Europe?

Passagens de trem na EuropaAndar de trem pela Europa é ótimo e prático, uma experiência que indico para todas as pessoas. Ao fazer um mochilão ou viagem por algum país do continente, tente pelo menos uma vez andar de trem. No início pode parecer confuso, pois não estamos familiarizados com o sistema. Mas com o tempo vamos nos adaptando e, como eu já disse, vamos conhecendo as ferramentas que nos ajudam durante a viagem.

É verdade que ganho uma comissão quando você reserva através dos links da Rail Europe presentes aqui no blog. Porém, só recomendo a empresa porque realmente aprovo o serviço e VOCÊ NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO, assim como faço ao indicar hotéis, seguro de viagem e tantos outros produtos. Para saber mais, leia as políticas do blog, onde explico o formato que mantém o site no ar!

Eu uso a Rail Europe para tirar minhas dúvidas sobre rotas, preços, passes e para comprar as passagens de trem pela internet. Indico pela praticidade e por ter certeza que é um site seguro, minha dica de ouro para quem está planejando viajar de trem na Europa!

Se ainda tiver dúvidas sobre como comprar as passagens pela RailEurope, se o site é realmente confiável ou qualquer outra questão, deixe um comentário abaixo. Respondo cada mensagem pessoalmente e faço de tudo para te ajudar a viajar mais e melhor 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Chip de celular na Europa: EasySIM4U

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U

Chip de celular na Europa! Sim, ficar sem internet é uma das maiores preocupações quando …

16 Comentários

  1. Oi Guilherme, tudo bom?
    Cara, to com um dilema aqui, espero que você possa me ajudar. Em dezembro, eu e mais 4 primas vamos curtir uns diazinhos na Europa. Só que o tempo vai ser valioso, então não queremos desperdiçar um segundo. A questão é queremos muito pelo menos fazer uma viagem de trem durante o dia para aproveitar a paisagem, e por hora decidimos que este trecho será Berlim – Munique.
    Mas os demais trechos, Amsterdã – Berlim e Munique – Paris, queremos que sejam trens noturnos.
    Eu já visitei dezenas de blogs e eles falam sobre trens noturnos, sobre poltronas reclináveis, sobre um monte de coisa, mas cara, nao to achando. Especialmente no site da Rail Europe que você indicou, eu não acho nenhuma opção de escolher meu tipo de trem ou de acomodação. Vc pode me ajudar?
    Obrigada!!

    • Oi Erica, bem e por aí?

      Não acredito que você encontrará trens noturnos para esses trechos, daquelas cabines com camas. Serão poltronas normais, máximo primeira classe com poltronas mais confortáveis. O esquema de fazer a viagem de trem à noite, é um perrenguinho mesmo, para economizar com a acomodação.

      Abraços

  2. Bom dia. Vou estar em janeiro de 2018 aí. E gostaria de saber se compensa eu fazer paris/ amsterdan e amsterdan /bruxelas de trem? Como posso ter certeza dos preços das passagens e em que mes elas são liberadas pra comprar!? Tem perigo se nevar do tem não funcionar!? !? Obrigada. ….nunca viajei de trem…..fico receosa. Rs

    • Oi Raquel,

      Na questão do preço, geralmente é possível encontrar voos mais baratos, até mesmo ônibus. Porém, o trem é mais confortável, pontual, não precisa fazer check-in e não tem limite de bagagem…o que é uma chatisse se você viajar com uma cia aérea low cost.

      Sobre a neve, não sei te dizer ao certo, mas acredito que só haja alguma interrupção em caso de uma forte nevasca. Imagino que bem raro!

      Vá sim de trem, é uma experiência deliciosa!

      Abraços

  3. Olá, para um roteiro: Frankfurt, Praga, Bratislava, Budapeste, Viena, Veneza e Milão, dois adultos 20 dias. Qual bilhete você recomendaria? Outra dúvida: os bilhetes que são multitrechos (ex 7 dias em 30) tem que ser enviados via correio (pelo que vi no site nao são enviados via correio para o Brasil) ou consigo imprimir o voucher de livre acesso via internet também? Muito obrigado.

    • Oi Danilo,

      No site da Rail Europe, no menu superior tem o opção “Passes de Trem”. Existem passes que incluem até 4 países, além disso apenas o Eurail Global Pass.

      Na grande maioria dos casos não é necessário ter o bilhete impresso, mas isso varia de acordo com a companhia. Após finalizar a compra, logo no primeiro email são enviadas todas as instruções.

      Abraços

  4. Olá!
    Ao comprar as passagens pelo site da Rail Europe, posso pagar com cartão de crédito nacional ou apenas internacional? Consigo imprimir os bilhetes na hora?

    Obrigada!

    • Oi Márcia,

      O site da Rail Europe é voltado também para o público brasileiro, pode sim pagar com o cartão normal. Sobre os bilhetes, depende. Cada companhia trabalha de uma forma, você saberá após a compra ou consultando o FAQ.

      Abraços

  5. Bruna Cristina Silva

    Olá Guilherme!

    Fiz a compra da passagem Londres – Paris pela Rail Europe, e ainda não recebi o email de confirmação. Porém, recebi uma mensagem no celular do banco relatando a compra. Agora estou na dúvida se foi realmente concluído a compra ou não. Como posso proceder?

    • Oi Bruna,

      Você checou sua caixa de spam? Se não estiver lá, entre no site da Rail Europe e clique em “Contate-nos”, no menu superior. Tem uma opção “Email de confirmação de reserva”, basta colocar seus dados para receber o email.

      Abraços

  6. Olá , quero comprar uma passagem de trem de barcelona para madrid, pelo site da rail europe . Minha filha de 12 anos , coloco como adulto ou jovem ? Outra duvida: consigo comprar o bilhete com 20 dias de antecedência ? abraço

    • Oi Patty,

      O adulto é a partir de 18 anos, pois menores não podem viajar sem companhia. Sobre a antecedência, isso varia de acordo com a companhia, mas em geral até 3 meses antes da viagem. 20 dias está dentro de todas!

      Abraços

  7. LUANA COSTA ROSA

    Para uma viagem de 3 meses ou mais de trem pela Europa, o passe compensa mais?

  8. Olá! Há a possibilidade de escolher o assento no qual irei viajar? Esta possibilidade existe tanto na opção de Bilhete ou Passe de trem?

    • Oi Elisangela,

      Existe sim a possibilidade de reserva de assento. Alguns é até obrigatório, como trens de alta velocidade, internacionais e noturnos, pois são mais concorridos. Outras não são obrigatórios, mas é recomendável. É preciso pagar uma pequena taxa, 1, 5, 10, 20 euros dependendo do trecho, mas garante que você terá um bom lugar no trem!

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *