quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Europa / Grécia: comidas típicas, gastronomia e restaurantes em Atenas

Grécia: comidas típicas, gastronomia e restaurantes em Atenas

A culinária grega é uma das mais saudáveis e saborosas do mundo! Conhecida também como culinária mediterrânea, assim como a gastronomia de regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo, ela é farta, colorida e muito variada. As refeições têm como base ingredientes frescos e incluem muitas frutas, legumes, verduras, carnes e principalmente peixes e frutos do mar. Outro item abundante nas comidas típicas da Grécia é o azeite, que nunca falta na mesa de um grego. Uma das principais características é que há pouquíssima fritura, com preferência para alimentos grelhados ou assados.

Quem vai visitar o país deve ir preparado, pois todas as refeições são quase um ritual. É praticamente impossível sentar-se à mesa e fazer um lanchinho rápido, nem mesmo no café da manhã. A mesa é sempre farta e as pessoas comem pequenas porções de pratos variados, o que garante uma alimentação bem balanceada.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Atenas: melhores bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Principais ingredientes

Culinária mediterrânea na Grécia
Polvo, tradicional na culinária mediterrânea.

Quando o assunto é culinária grega, o azeite é o grande protagonista. Todos os pratos são preparados a base de muito azeite e na Grécia ele é um pouco diferente do que estamos acostumados a consumir no Brasil, por ser mais puro.

Entre as carnes as mais comuns são a de cordeiro, frango, porco, peixes e frutos do mar. Não é muito comum consumir carne bovina no país. Para acompanhar as carnes, é muito comum o tomate, a berinjela, o pimentão, a cebola, a abobrinha e a batata. Entre os grãos, o feijão branco e o grão de bico são os mais consumidos.

É fácil perceber que o segredo da culinária grega está no tempero, que utiliza muitas ervas como tomilho, orégano, entre outros. Além disso, os gregos consumem muito queijo, sobretudo de cabra, iogurte e um pão chamado pita, que se assemelha ao pão sírio.

 

Comidas típicas da Grécia

Culinária grega

Com tanta variedade, é comum o visitante ficar em dúvida do que comer, então preparei um guia com alguns dos principais pratos típicas da Grécia, além de restaurantes imperdíveis para conhecer em Atenas.

 

Moussaka

O que comer em Atenas, Grécia

A moussaka é uma espécie de lasanha (na maioria das vezes sem massa) que intercala camadas de beringela, carne de cordeiro moída, tomate, cebolas, molho branco e muito azeite! É um prato servido na maioria dos restaurantes gregos.

 

Gemista

Pratos típicos da Grécia
Foto: Badseed, via Wikimedia Commons.

A gemista é uma comida muito comum na Grécia. O prato consiste em um pimentão ou tomate recheado, com arroz, batatas ou carnes cozidas. Assim como tudo na Grécia, o destaque do prato é o tempero.

 

Iogurte

Café da manhã na Grécia
Tradicional café da manhã na Grécia.

As pessoas na Grécia consomem muito iogurte e ele nada tem a ver com o iogurte grego que encontramos nos supermercados brasileiros. O grego original tem uma textura mais grossa e é bem menos doce do que estamos acostumados. É comum misturar frutas secas e mel na hora de comer.

 

Queijo feta

Dicas da culinária grega
Foto: Marco Verch, via Wikimedia Commons.

O feta é o queijo mais comum na Grécia. Feito a partir do leite de cabra, ele é servido puro ou como ingrediente em vários pratos diferentes, como nas saladas, em tortas, entre outros.

 

Salada grega

Salada grega
Foto: Cyclonebill, via Wikimedia Commons.

A salada grega ficou famosa em todo o mundo. Os ingredientes principais são o tomate, a cebola, o pimentão, o pepino, as azeitonas e o queijo feta, tudo isto temperado com azeite, orégano e outras ervas.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

Tzatziki

O que comer em Atenas
Foto: Nikodem Nijaki, via Wikimedia Commons.

O tzatziki é um tipo de molho grego que tem como ingredientes principais o iogurte natural (de leite de ovelha ou de cabra), pepino, suco de limão, cebola, alho e azeite. Geralmente é servido como aperitivo e acompanhando o pão pita.

 

Gyros

Comidas tradicionais de Atenas

O gyros é uma opção para lanches rápidos quando se está na rua. Ele nada mais é que um pão pita enrolado e recheado com carnes, legumes e até batata frita. Os recheios mais comuns são tomate, cebola e o tzatziki. É muito fácil achar o prato, ele é comercializado na maior parte dos restaurantes, bares e em barracas na rua.

 

Spanakopita ou tiropita

O que comer em Atenas, na Grécia
Foto: Tanya Bakogiannis, via Wikimedia Commons.

A spanakopita é um tipo de torta bastante comum na Grécia, mas que varia muito de região para região (e de restaurante para restaurante). Seu recheio é feito à base de espinafre, queijo e azeite.

 

Avgolemono

Pratos tradicionais na Grécia
Foto: Alpha, via Wikimedia Commons.

O avgolemono é uma sopa bastante tradicional na Grécia. Seus ingredientes são o ‘ovo-limão’, caldo de carne, peixe ou legume engrossado com ovos e arroz.

 

Kebab yaortlou

O prato é um tipo de croquete de carne grelhada e vem acompanhado de carne seca, com tomate assado na brasa ao sal e azeite de oliva.

 

Dolmades

Dicas de comidas na Grécia
Foto: Lesya Dolyk, via Wikimedia Commons.

Outra comida típica da Grécia é o dolmades. Trata-se de um tipo de charuto, feito de folha de uva e recheado com arroz.

 

Pastitsio

Pratos típicos de Atenas, Grécia

O pastitsio é muito comum na Grécia. O prato consiste em um macarrão com molho de carne de carneiro moída ou frutos do mar e bechamel.

 

Baklava

Sobremesas na Grécia
Foto: Kultigin, via Wikimedia Commons.

O baklava é uma sobremesa típica da Grécia. É uma espécie de torta de massa folhada e nozes. É comum ser servida com sorvete.

 

Frappé

Uma bebida muito comum na Grécia é o café gelado, ou frappé. O que mais se vê nas ruas são pessoas andando com seus copos de café gelado nas mãos. E não é por menos, para quem gosta de café é uma delícia. Ele é servido com cubos de gelo e uma grande camada de espuma de leite para finalizar.

 

Dicas de restaurantes em Atenas

Dicas de restaurantes em Atenas
Área externa do Strofi | Foto: divulgação.

O que não faltam são opções de bons restaurantes em Atenas, e um dos mais tradicionais é o Strofi. Localizado bem perto da Acrópole, ele oferece uma das vistas mais belas para o monumento. Entre os pratos mais famosos do restaurante está a moussaka. Vale a pena conhecer, tanto pela comida, quanto pelo ambiente. O espaço é muito agradável e é incrível comer admirando a vista.

Outra opção muito frequentada é o Kuzina Restaurante, que serve vários pratos típicas da Grécia. Além da boa comida, ele também oferece uma bela vista do alto de seu terraço. De um lado é possível observar o Templo de Zeus e do outro o Panteón, na Acrópole.

Para quem deseja um restaurante mais simples, a dica é o Hermion. Ele fica perto da catedral, em Plaka, e serve várias opções de comidas típicas da Grécia. Vale a pena provar a salada grega e o tzatziki. Como sobremesa a dica é experimentar o baklava, um dos doces gregos mais tradicionais. Veja a lista com os Top 10 melhores restaurantes de Atenas!


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Atenas: melhores bairros e dicas de hotéis

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios na Grécia | Seguro de Viagem


E você, conhece a cidade? Quais restaurantes de Atenas indica para outros viajantes? E se você estiver embarcando para a Grécia pela primeira vez, fique à vontade para tirar suas dúvidas.

Deixe suas dicas ou perguntas nos comentários!

Até + !!!

 

Mais dicas sobre Atenas:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Chip de celular na Europa: EasySIM4U

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U

Chip de celular na Europa! Sim, ficar sem internet é uma das maiores preocupações quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *