sexta-feira , 23 / junho / 2017
Início / Categorias / Aprender Inglês / Vale a pena fazer aulas de inglês grátis pela internet?

Vale a pena fazer aulas de inglês grátis pela internet?

A maioria das pessoas que deseja viajar para o exterior ou experimentar um estilo de vida nômade sabe que é preciso ter algum domínio do inglês. E essa é uma questão básica, afinal, ninguém quer perder tempo consultando o Google Tradutor.

Diante disso, eu comecei a pensar como seria minha experiência nos países que eu já viajei se eu não soubesse falar inglês. E cheguei a conclusão de que seria como folhear um livro só com imagens. Onde eu poderia me encantar com a beleza e grandiosidade de cada figura, mas sem saber no fundo o que elas representam.

Leia também => É possível aprender inglês com cursos online?

Ebook grátis => Dicas para romper as barreiras do inglês

Ninguém quer ter uma interação limitada com a cultura e os atrativos locais por causa do idioma.

Você provavelmente já parou para pensar nisso e deve estar procurando alternativas para aprimorar seu inglês ou até mesmo começar a estudar do zero.

Já existem várias metodologias e aplicativos que facilitam o aprendizado de um novo idioma. Mas esses métodos realmente funcionam? Será que é possível aprender com aulas de inglês grátis pela internet?

E eu te digo que…

 

Nada é de graça

Aulas de inglês grátis pela internet

Não sei se você já percebeu, mais a maioria dos cursos gratuitos de inglês para iniciantes disponibilizados na internet sobre “como aprender inglês online grátis”, só entrega uma parcela das informações que você está procurando.

Você nunca tem um curso de inglês grátis online super completo, com começo, meio e fim. Com níveis básico, intermediário e avançado.

O mais comum é você encontrar textos com dicas sobre vocabulário, dicas de como aprender a estudar inglês sozinho, de como pronunciar determinadas palavras e blá, blá, blá…

Você nunca encontra um curso completo ou aulas que seguem um plano de ensino.

E a explicação óbvia para isso é: não existe almoço grátis!

E sabe qual é o grande perigo disso tudo?

Você achar que de fato está fazendo um curso de inglês online ou que seu aprendizado está evoluindo só por que acompanha meia dúzia de canais no Youtube e escuta dois podcasts por semana (mesmo sem entender muita coisa).

Quando você se dá conta, já se passaram vários meses ou anos. Você leu diversos ebooks gratuitos, acompanhou vídeos diários, se cadastrou em listas de e-mail e o seu inglês é do tipo… BÁSICO!

Mesmo depois de assistir e acompanhar as tais aulas gratuitas.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Então você começa a se sentir mal, achando que o problema é com você.

Que você não tem disciplina e que precisa pagar uma pequena fortuna todo mês para fazer um curso de inglês presencial para suprir sua falta de foco.

Como eu sei disso? Aconteceu comigo!

Mas um curso presencial também não chega a ser a melhor solução. O buraco é mais embaixo e você logo vai entender o porquê.

 

Aulas de inglês grátis pela internet e a falta de metodologia

Um outro grande problema de estudar sozinho pela internet é que você tem que ser autodidata. E isso inclui criar sua própria metodologia de estudo, pois ninguém disponibiliza um curso de inglês online grátis que seja completo gratuito. Então, você abraça a tarefa de montar esse grande quebra cabeça pedagógico.

No começo parece até divertido.

Você assiste quatro ou cinco vídeos no Youtube, cria uma conta no Duolingo, acompanha 2 ou 3 podcasts, muda o idioma de todos os seus gadgets para o English (US), começa a assistir seriados e filmes apenas com a legenda em inglês, tenta fazer algumas traduções e vai se virando como pode.

E no fim das contas, no meio de todo esse caos, você continua sem saber como aprender inglês.

E a sensação que eu tenho é que a maioria das pessoas que faz isso perde mais tempo tentando juntar todas essas peças do que efetivamente estudando.

Mas existe luz no fim do túnel!

 

Alternativas para você aprender inglês online grátis (ou quase de graça)

Diante de tudo que vimos até agora, podemos chegar a conclusão de que aulas de inglês grátis pela internet podem não ser o melhor caminho. Mas, isso não significa que a internet não tem os seus méritos.

Estudar pela internet hoje é a maneira mais rápida, barata e eficiente para aprender, inclusive com muitos exercícios de inglês para iniciantes.

Você não precisa se deslocar até uma escola de idiomas e pagar mensalidades sufocantes para depois de 36 meses receber um certificado.

Você pode estruturar uma rotina de estudos com diversas ferramentas gratuitas de produtividade como o Google Docs, Evernote, Google Agenda e outros aplicativos.

Mas, se você quiser aprender mesmo, terá que seguir uma metodologia e fazer um curso completo. E isso requer algum investimento. Mas se você avaliar a quantidade de tempo e energia que você irá economizar, o curso sai quase de graça.

Tem um ditado que diz: é loucura continuar errando e insistir no erro.

Portanto, se nós sabemos que as aulas gratuitas pela internet são dispersas e que o seu progresso é muito pequeno, quantos anos mais você deseja desperdiçar tentando aprender inglês dessa maneira?

Até se dar conta de que seu sonho ainda continua longe de ser concretizado?

Não seria bem melhor aprender inglês sem desperdiçar dinheiro e ter resultados concretos? Seguindo uma rotina de estudos e uma metodologia que funciona desenvolvida por um professor extremamente renomado?

Saiba mais => É possível aprender inglês com cursos online?

E só tenho uma coisa a dizer: já viajei para mais de 30 países ao redor do mundo e o curso foi imprescindível para que isso se tornasse uma realidade.

E você o que está esperando? Não me diga que é o próximo vídeo de inglês online grátis pelo youtube.

😉

Até a próxima!

Aulas de inglês online

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *