Transporte em Miami: Metrobus, Trolley, Metromover, Uber etc

por Marina Zenun

Transporte em Miami: Metrobus, Trolley, Metromover, Uber etc

Quando o assunto é transporte em Miami, alugar carro é umas das opções mais conhecidas pelos viajantes brasileiros. Essa é uma boa opção, porém, o transporte público é um concorrente de peso. Além de cobrir toda a cidade, uma das principais vantagens são os transportes grátis, que levam aos principais pontos turísticos.

Programando o local de hospedagem em um ponto de fácil acesso ao transporte público (e não precisa nas regiões mais cobiçadas, que são mais caras), não haverá inconvenientes, pois existem o Metrorail, Metromover, Trolley e Metreobus.

Para quem não quer ter a responsabilidade de dirigir carro, procurar estacionamentos e também não quer perder muito tempo se locomovendo, uma alternativa prática e confortável para se locomover em Miami, é combinar transporte público com motoristas particulares, como o Uber, ou usar o easy ticket. Saiba tudo agora.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Miami

Seguro viagem nos Estados Unidos »

 

Como se locomover em Miami

Transporte em Miami
Entenda como funciona o transporte em Miami.

O transporte em Miami é eficiente, rápido, moderno e conecta todos os pontos da cidade dos Estados Unidos. Entretanto, dependendo do lugar, é preciso combinar dois diferentes tipos, pois alguns atendem apenas áreas específicas.

A grande vantagem são as opções gratuitas e que são igualmente eficientes. Há quatro tipos de veículos em Miami: Metrorail, Metromover, Trolley, Metreobus.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Miami »

 

Metromover Miami

Transporte público em Miami
Metromover Miami | Foto: Joedamadman, via Wikimedia Commons

Caso não precise utilizar o Metromover como transporte em Miami, recomendo utilizá-lo como atração turística.

Como o trem suspenso, é uma boa opção para conhecer e apreciar a paisagem de Miami Downtown e Bricwell, o centro financeiro. Confesso que fiquei com um pouco de medo quando andei pela primeira vez. A estação é suspensa e não possui grades.

Para aumentar o suspense, tem a impressão de que os trens estão flutuando e não há operadores, eles são automatizados.

O Metromover pode ser útil para ir ao Bayside Market Place, ao American Airlines Arena, ao Brickell City Centre e alguns museus localizados na região, como o Museu de Ciências e o Perez Art Museum of Miami.

Os trens não possuem bancos, viaja-se a pé. Há apenas assentos preferenciais. O serviço é gratuito e opera diariamente das 5h à 0h, com intervalos de 90 segundos nos horários de pico e, nos demais, três minutos.

O Metromover possui três linhas, identificadas no painel presente nas estações. Algumas estações possuem conexão com o metrô e com o Metrorail.

Prático => Ônibus turístico em Miami

 

Trolley

Trolley Miami
Trolley | Foto: Daniel Christensen, via Wikimedia Commons

O Trolley é outra opção gratuita de transporte em Miami. É um sistema de bonde, porém, ele não está preso a cabo de aços. Na realidade, assemelha-se mais a um ônibus.

O seu interior é no estilo retrô, isso deixa a experiência agradável e nostálgica. Atende bem os pontos turísticos, como a região de Wynwood, Downtown, Little Havana, Coconut Grove e até Coral Glabes, que é mais distante.

Várias paradas são pontos turísticos! Ele foi muito útil na minha estadia na cidade, utilizei diversas vezes. E não me hospedei nas regiões centrais, fiquei em Wynwood.

Eles não passam tão rápido quanto o Metromover, então, não é muito aconselhável se estiver com a agenda apertada.

A maioria das vezes, consegui pegar em menos de cinco minutos, entretanto, duas vezes cheguei a esperar em torno de vinte minutos. Se a ideia é aproveitar tranquilamente a viagem, ele atende bem.

Há várias rotas que cobrem Miami e elas funcionam em horários diferentes. Aproveite e saiba o que fazer em Miami, seja em 2, 3 ou 4 dias de viagem.

Incrível => Cruzeiro em Miami por Key Biscayne

 

Trolley Miami Beach

Trolley Miami Beach
Trolley Miami Beach | Foto: Cullen328, via Wikimedia Commons

Não há uma linha de Trolley que conecta Miami a Miami Beach, será preciso utilizar o ônibus para isso.

Chegando em Miami Beach, é possível se locomover por toda a ilha utilizando apenas o Trolley. Ele opera de segunda a sábado, das 6h às 0h, e domingo, das 8h à 0h. São quatro linhas que cobrem Miami Beach.

Imperdível => Excursão noturna por Miami

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Metrobus Miami

Metrobus Miami
Metrobus Miami | Foto: Ed Webster, via Wikimedia Commons

O sistema de ônibus de Miami é chamado de Metrobus. Atende a todos os pontos turísticos, bem como os principais centros de compras, hospitais, escolas e conecta todas às cidades de Miami-Dale.

Além disso, a linha expressa de ônibus Miami Beach Airport Express conecta o Aeroporto de Miami a Miami Beach.

Se o plano é utilizar transporte público, o Metrobus é a única forma de percorrer o trajeto Miami até Miami Beach (são cidades diferentes, mas que fazem parte do condado de Miami-Dale).

O trajeto é rápido e os ônibus passam com frequência. Na frente do ônibus, na parte externa mesmo, há um rack para transportar bicicletas.

Algumas linhas de ônibus operam 24h, outras não. Para não ter erro, consulte o horário e a rota de cada uma. O preço da passagem é $2,25. O pagamento pode ser feito em dinheiro nas máquinas dentro do ônibus.

É importante ter dinheiro trocado, pois ela não fornece troco. Outra forma de pagamento é pelo passe de trânsito, Easy Ticket ou pelo aplicativo Easy Pay.

Divertido => Passeio de segway em Miami

 

Metrorail

Metrorail
Metrorail | Foto: Alancrh, via Wikimedia Commons

Outa opção de transporte em Miami é Metrorail. É o metrô de Miami, diferentemente de muitas cidades, não é subterrâneo e, sim, elevado.

Apesar de cortar a cidade de norte a sul, o sistema ferroviário não atende todas as regiões, mas passa por pontos importantes, como Coral Glabes, Civic Center e Miami Downtown.

Além disso, possui conexão com outras cidades, como Fort Laudardale e Palm Beach. Logo, é uma opção interessante quando é preciso percorrer distancias maiores em pouco tempo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O percurso mais conhecido pelos viajantes é a rota que conecta Miami Downtown ao Aerporto de Miami. Fora esse trajeto, é mais utilizado por locais.

Com apenas duas linhas, laranja e verde, é simples de entender o mapa do metrô. Ele opera todos os dias, das 5h à 0h.

O preço da passagem é de $2,25, o mesmo valor do Metrobus. Diferentemente do ônibus, não é possível comprar o ticket com dinheiro.  É preciso utilizar o Easy Ticket ou o Easy Pay.

Experiência => Festival Chinês das Lanternas em Jungle Island em Miami

 

Easy Ticket Miami

Easy Ticket
Easy Ticket Miami | Foto: Alancrh, via Wikimedia Commons

O Easy Ticket é um cartão recarregável utilizado no sistema de transporte em Miami, é semelhante ao Bilhete Único em São Paulo.

É possível comprar o ticket para 1 dia, 7 dias ou adicionar $40 dólares de passagem individual. O valor do passe diário é de $ $5.65. Como a passagem, tanto de ônibus quanto de metrô, custa $2,25.

Caso utilize mais do que 3 trechos durante o dia, já compensa adquirir o Easy Ticket diário. O passe semanal custa $29.25 e o mensal $95.65.

Outra vantagem é que algumas baldeações são gratuitas, como entre linhas diferentes de ônibus, e outros possuem tarifa reduzida, como de metrô para ônibus.

Para adquirir o cartão, não tem custo. É disponibilizado em qualquer estação de metrô, no aeroporto de Miami (no terminal do MIA MOVER) e em algumas lojas.

Os tickets possuem validade de 60 dias. Fique atento, pois, se perder o cartão, perde também os passes já comprados.

Conheça => 1 Dia em Key West com traslado de ônibus

 

Easy Pay

Easy Pay
É muito prático para viajantes, pois não há a preocupação em comprar cartão.

O Easy Pay é a versão mobile do Easy Ticket. Não é necessário adquirir nenhum cartão, apenas fazer o download do aplicativo e, claro, comprar os passes por meio de cartão de crédito.

É muito prático para viajantes, pois não há a preocupação em comprar cartão ou ter dinheiro trocado. É especialmente vantajoso quando há várias malas na mão.

Para utilizá-lo, basta encostar o celular no portão de cobrança de tarifas do metrô e, no ônibus, mostre o ticket no aplicativo para o motorista. As tarifas são as mesmas do Easy Ticket.

Aventura => Excursão para o Parque Everglades saindo de Miami

 

Táxi

Táxi em Miami
Assim como New York, os táxis são amarelos.

Outra opção de transporte em Miami é utilizar táxi. Assim como Nova York os táxis são amarelos, entretanto, a facilidade de encontrá-los não é a mesma.

Além disso, antes de entrar no táxi, é preciso verificar se o veículo é legal, pois é comum encontrá-los operando ilegalmente na cidade.

Apenas pegue carros que possuem o letreiro “táxi” e ou número de licença exibido no exterior do veículo. Ao entrar no carro, observe se estão visíveis a foto do motorista e o número de registro.

E é obrigatório ter afixada no interior do carro uma tabela com o preço da tarifa. Os táxis legais oferecem desconto de $2,70 quando o pagamento é realizado em dinheiro.

A tarifa inicial do táxi é $2,50 e cada milha (1,6 quilômetros) rodada é $2,40. Cada minuto que o táxi precisar esperar é cobrado $0,40.

Se houver pedágios no caminho, é obrigação do passageiro arcar com o custo. É cobrado um adicional de $2,00 para embarques em aeroportos e portos.

Além disso, deve-se acrescentar “tips” (gorjeta, comumente paga nos Estados Unidos) no valor final da corrida. Em Miami, para serviços, acrescenta-se em torno de 10% a 15% do valor final da corrida.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

É obrigatório os táxis aceitarem cartões de crédito, porém, é importante confirmar inicialmente com o motorista.

Táxi vale a pena
Você deve acrescentar gorjeta no valor final da corrida.

Devido a tais inconvenientes, além do preço ser um dos mais caros, não é uma boa opção utilizar táxi no transporte em Miami. Caso, mesmo assim, você deseje utilizar, é bom ter de fácil acesso os telefones das companhias:

  • Central Cabs: (305) 532-5555
  • Sunshine Cabs: (305) 445-3333
  • Crown Taxis: (305) 445-5555
  • Super Yellow Cabs: (305) 888-7777
  • Flamingo Taxis: (305) 599-9999
  • Yellow Cabs: (305) 444-4444
  • Miami-Dade Taxis: (305) 551-1111

Compras => Traslado para o Shopping Sawgrass Mills

 

Motoristas de carros particulares

Uber
O serviço de motorista particular oferecido por aplicativos é a melhor opção.

Se a ideia é usar carro e não dirigir, o serviço de motorista particular oferecido por aplicativos é a melhor opção no transporte em Miami. O Uber, que é já conhecido dos brasileiros, é aceito em Miami. Outra opção é o seu concorrente, o Lyft.

A vantagem de utilizar o Uber é que é o mesmo aplicativo, só é necessário ter um número de telefone americano para chamar a corrida. A única diferença é que não é aceito dinheiro como no Brasil. Confira as vantagens comprar um chip para os Estados Unidos.

O Lyft funciona no mesmo modelo, só fazer o download do aplicativo. Os carros do Lyft possuem uma luz colorida no painel do carro.

Cada corrida possui uma cor específica, o aplicativo indica qual é a cor do seu carro, assim, fica fácil identificar de longe qual é o seu motorista. Eu não tive uma boa experiência com Lyft em Miami, por isso, usei apenas uma vez.

Para comparar o preço entre os aplicativos utilize o site Ride Guru. Ele também compara o valor dos táxis. Atualmente, o Google Maps também estima os valores das corridas de aplicativo e táxi. Não há tips para carros de aplicativos.

Recomendo => Passeio de jet ski em Miami

 

App de transporte em Miami

App transporte em Miami
Alguns aplicativos ajudam a ter mais praticidade no transporte em Miami.

Alguns aplicativos ajudam a ter mais praticidade no transporte em Miami. O Miami-Dade Transit Tracker é interessante para auxiliar no transporte público. Mostra o tempo real de cada linha do Metrorail, Metromover e Metrobus. Indica também onde estão localizadas as estações, tarifas e rotas. Para saber o itinerário do Trolley, utilize o aplicativo Miami Trolley.

Divertido => Tour por Miami Beach de conversível vintage

 

Qual transporte público vale mais a pena?

As opções de transporte em Miami são as melhores possíveis, uma vez que até mesmo o aluguel de carros é atrativo.

O único meio que não é muito interessante é o táxi, pois, além do inconveniente de pegar um carro ilegal, é caro. Você também pode alugar bicicleta em Miami Beach.

Não há transtornos em utilizar o transporte público em Miami. Pelo contrário, eles são bem sinalizados, funcionam no horário, as frotas são modernas e há ainda as opções gratuitas.

Para uma viagem mais confortável e sem pesar no orçamento, é interessante combinar transporte público com viagens de Uber.

Como o aluguel de carro em Miami é barato, se há crianças pequenas na viagem, é interessante alugar. E se é um grupo com quatro pessoas ou mais, alugar um carro também pode ser vantajoso.

Só é preciso ficar atento aos preços dos estacionamentos e suas regras (em alguns é preciso deixar visível o ticket de compra do estacionamento, apesar do sistema ser online).

O que achou do transporte em Miami? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Marina Zenun

ESCRITO POR

Marina Zenun

Jornalista e pós-graduada em Styling e Imagem de Moda. É apaixonada por contar histórias. Vive intensamente de pequenos momentos. E morre constantemente de paixões avassaladoras. Lambidas de amor são seu combustível diário.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *