Transporte de Varsóvia: dicas de como se locomover

por Carolina Romeiro

Transporte de Varsóvia: dicas de como se locomover

Assim como o sistema de transporte de Varsóvia pode nos impressionar pela organização e pelas conexões para todos os pontos da cidade e do país, ele também pode ser bem confuso, principalmente para os marinheiros de primeira viagem.

Optar e saber como usar transporte público em Varsóvia pode facilitar muito a sua viagem, já que a cidade é relativamente grande.

Sem mencionar que ir de um ponto ao outro com o metrô ou o ônibus fica bem mais barato do que utilizar táxi.

Portanto, se você está indo pela primeira vez para a capital da Polônia, este belo país da Europa, é importante entender como o transporte de Varsóvia funciona.

Este artigo também é uma bela ajuda para quem já esteve na cidade e precisa relembrar alguns detalhes para a próxima viagem. Leia este post até o final e boa viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Varsóvia

Seguro viagem Europa »

 

Transporte em Varsóvia

Roteiro Polonia
Centro Histórico de Varsóvia.

Por mais confuso que possa parecer, utilizar o transporte público em Varsóvia é bastante fácil.

E depois dos primeiros ônibus você já vai se sentir em casa e bem a vontade para conhecer todos os pontos turísticos de Varsóvia.

Apesar disso, se preferir utilizar táxi ou os aplicativos de transporte também temos algumas dicas importantes.

Mas, antes de tudo, leia este artigo e entenda como sair do aeroporto de Varsóvia para começar a conhecer o transporte da cidade.

Neste artigo falarei sobre os seguinte meios de transporte em Varsóvia:

  • Ônibus
  • Metrô
  • Bonde ou Tram
  • Táxi e Carros por aplicativo

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Varsóvia »

 

Como se locomover em Varsóvia

Ônibus

transporte publico varsovia
Sistema de transportes em Varsóvia é divido nas zona 1 e 2.

Para explicar como é o transporte em Varsóvia, começo falando dos ônibus.

Diferente do que acontece em muitas cidades brasileiras, os ônibus e bondes têm um horário certo para passar e raramente atrasam. Inclusive, é possível consultar as tabelas com os horários nos pontos de ônibus.

Assim como ocorre em outras cidades europeias, em Varsóvia o sistema de transporte funciona na base da confiança de que os cidadãos farão aquilo que é certo.

Isso significa o seguinte: a compra do bilhete e a sua validade é de total responsabilidade do passageiro. Não há um cobrador, por exemplo.

Mas não vá achando que por causa disso é uma boa ideia utilizar o transporte sem pagar. A única garantia que você tem de que pagou pelo transporte é após validar o bilhete.

Assim, não validar é o mesmo que não pagar a passagem. Para garantir que tudo seja feito corretamente, há fiscalizações frequentemente.

E caso o fiscal constate que você não pagou a multa é salgada, 266 PLN (61 euros ou 278 reais). Portanto, não esqueça de validar o bilhete e de guardá-lo com você.

Essa é uma das dicas da Polônia essenciais para quem vai visitar o país ficar ciente.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Transporte de Varsóvia: dicas de como se locomover
Em geral, os ônibus são seguros em Varsóvia.

É possível comprar os bilhetes em diferentes locais: correios, serviços de informações para os passageiros (Punkty Obsługi Pasażerów), pontos de vendas credenciados, máquinas distribuídas pela cidade, estações de metrô e dentro dos ônibus.

Apesar de muitos coletivos possuírem máquina para a compra, às vezes é preciso comprar com o motorista, e nem sempre ele terá o bilhete que você precisa ou mesmo troco. Portanto, recomendo que você compre antes.

O sistema de transportes é divido em zona 1 e zona 2.

Para quem for ficar somente em Varsóvia, e fazer no máximo o percurso entre o Aeroporto Frédéric Chopin e o centro da cidade, pode comprar os bilhetes para zona 1. Há também diferentes tipos de bilhetes com diferentes validades e preços.

Mas antes, atenção para duas informações importantíssimas!

A primeira delas é que você pode pegar quantos ônibus quiser dentro do tempo de validade do bilhete. A segunda é que você precisa estar com o bilhete válido durante todo o período da viagem.

Uma viagem que dura 40 minutos não pode ser paga com um bilhete de 20 minutos. Confira alguns valores para bilhete da zona 1, com exceção dos ônibus cujas linhas comecem com L:

  • 20 minutos – 3,40 PLN
  • 75 minutos – 4,40 PLN
  • 90 minutos – 7 PLN
  • 24 horas – 15 PLN
  • Final de semana (das 19 horas de sexta-feira até às 8 horas de segunda-feira) – 24 PLN
  • 72 horas – 36 PLN

A linha que provavelmente você irá utilizar mais é a 180 Chomiczówka- Wilanów, já que ela passa pela Rota real, na cidade velha.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além de usar as linhas de ônibus, você pode percorrer a cidade em passeios como a excursão ao gueto de Varsóvia ou um tour guiado pela Varsóvia judaica.

Recomendo => Ônibus turístico em Varsóvia

 

Metrô

metro varsovia
Existem duas linhas de metrô em Varsóvia, a M1 e a M2.

A boa notícia é que as mesmas regras que servem para o ônibus também são aplicadas ao metrô de Varsóvia.

Você precisa comprar os bilhetes, validar quando estiver entrando na estação e garantir que a validade dure a viagem inteira.

As fiscalizações também são frequentes nos metrôs e a multa aplicada é a mesma.

O metrô da capital polonesa é relativamente novo. Apesar do primeiro projeto ter sido aprovado em 1925, ele foi interrompido devido à 2ª Guerra Mundial.

Em 1950 novo projeto foi iniciado, mas interrompido novamente devido a dificuldades econômicas. A primeira linha foi inaugurada apenas no ano de 1995.

Há basicamente duas linhas de metrô, a M1 e a M2. Veja os horários de funcionamento e qual o itinerário de cada uma delas:

  • M1: faz a conexão entre os bairros Ursynów (estação Kabaty) e o bairro Bielany (estação Młociny). Os trens funcionam e das 5 horas até 0h10 de segunda a quinta e aos domingos. Às sextas e sábados das 5 às 3 horas.
  • M2: conectando o bairro Targówek Mieszkaniowy (estação Trocka) que fica do outro lado do Rio Vístula, até o bairro Wola (estação Rondo Daszyńskiego). O funcionamento é das 5 horas até 0h40 segunda a quinta e aos domingos. Às sextas e sábados das 5 às 3 horas.

A linha M1 talvez seja a mais indicada para conhecer o Centro de Varsóvia e alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Como, por exemplo, o Castelo de Varsóvia, a estátua de Nicolau Copérnico e o Parque Lazienki ou o Museu Militar.

Mas, se a intenção for visitar o zoológico de Varsóvia, então a linha M2 é a melhor opção.

E já no clima de passeios, aproveite também para fazer um  food tour em Varsóvia ou um passeio de segway em Varsóvia.

Incrível => Concerto de Chopin na Centro Histórico de Varsóvia

 

Bonde ou Tram

Qual transporte em Varsóvia é mais barato?
Bonde ou Tram | Foto: Hmvg, via Wikimedia Commons.

Os mesmos bilhetes necessários para que você possa utilizar o ônibus ou o metrô, também são válidos para os bondes, também conhecidos como trams.

Eles são uma excelente forma de circular pela cidade, e talvez até mesmo de uma forma mais confortável do que os ônibus.

Assim como ocorre com os ônibus, a informação de quais horários e quais linhas que passam nos pontos podem ser consultadas assim que você chega nos pontos.

Para utilizar os bondes lembre-se de dos cuidados: compre o bilhete com antecedência, valide assim que entrar no veículo, tenha o bilhete válido por todo o percurso sempre com você.

Feito isso, você pode aproveitar qualquer meio de transporte em Varsóvia para curtir ao máximo o seu roteiro na Polônia, seja para aproveitar a Polônia no inverno ou curtir a Polônia no verão.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Para entender bem os itinerários, destaco que os ônibus e bondes possuem algumas numerações específicas para facilitar: Linhas que começam com 1, 2 e 3 fazem o percurso normal parando em todos os pontos; linhas que começam com 4 e 5 são expressas, o percurso está sinalizado com a cor vermelha.

Já linhas que começam com 7 fazem o percurso fora da cidade; linhas que começam com 8 também vão para fora da cidade, mas funcionam somente durante a semana; linhas que começam com E são expressas nos horários de pico, sinalizado pela cor vermelha; linhas que começam com N são as noturnas e circulam entre 23h15 e 4h30.

Imperdível => Excursão guiada em Varsóvia

 

Táxi e carros por aplicativos

Táxi em Varsóvia é caro?
Táxi | Foto: Christopher Ziemnowicz, via Wikimedia Commons.

Para quem preferir se locomover de táxi pela cidade também não encontrará nenhum problema.

Entretanto é sempre recomendado utilizar somente táxis cadastrados e conferir o uso do taxímetro para não ter problemas.

Os aplicativos como Uber e Bolt (antigo Taxify) também funcionam em Varsóvia, e são uma opção mais barata aos táxis comuns.

É preciso ficar atento apenas a um detalhe: a circulação deles não é permitida na Rua Krakowskie Przedmieście, a que liga o Centro à Cidade Velha. Apenas os táxis regulamentados conseguem circular.

Prático => Transfer do aeroporto de Varsóvia para o Centro

 

Tudo sobre o transporte de Varsóvia

Algumas dicas são importantes na hora de utilizar o transporte público em Varsóvia. A primeira delas é que você pode baixar e instalar o aplicativo JakDojade no seu celular.

Ele é excelente para traçar rotas e indicar itinerários mais rápidos. É um ótimo guia do transporte em Varsóvia.

Uma das curiosidades da Polônia em relação aos costumes é que cães são muito bem-vindos em todos os transportes, desde que estejam utilizando coleira, focinheira e os cartões de vacina estejam em dia. Portanto, vai ser comum encontrar os amigos peludos passeando por aí.

Assim como em outras cidades pelo mundo, os atrasos e lotações durante os horários de pico podem ocorrer.

Mas não se preocupe, porque passa longe do caos do trânsito de muitas cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro.

Ainda é possível consultar itinerários, valores de passagens e regulamentações para utilização do transporte em Varsóvia no site do Governo de Varsóvia.

Achou este artigo sobre o transporte em Varsóvia útil? Tem mais alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *