Roteiro em Valparaíso: o que fazer em 2 dias de viagem

Roteiro em Valparaíso: o que fazer em 2 dias de viagem

Está à procura de um roteiro em Valparaíso? Então, hoje é seu dia de sorte! Valpo, como é conhecida pelos moradores locais, é uma pequena cidade do litoral chileno que atrai milhares de turistas, principalmente durante o verão.

Essa região possuí uma atmosfera vibrante e eu te convido a conhecer a cidade desde o histórico porto de Valparaíso, até seus morros e escadarias coloridos, como é possível encontrar no Cerro Alegre. Valparaíso é um dos locais mais vibrantes da América do Sul e é uma ótima opção de destino para quem deseja se desprender da rotina que a cidade grande, como Santiago, carrega.

Embarcar numa viagem curta, bem ao estilo bate e volta, de 1 dia até Valparaíso é ótima opção. Porém, por possuir tanta história e opções de atrações, talvez seja interessante adicionar mais um dia ao passeio e apreciar cada detalhe dessa rica região com mais calma.

Portanto, neste artigo, vou te mostrar as melhores opções do que fazer em Valparaíso, essa cidade que fica a apenas 110 quilômetros de distância de Santiago. Você saberá se há lugares onde estacionar na região e as melhores dicas de lugares para visitar.

Os principais pontos turísticos que você verá a seguir valem tanto para um roteiro mais apertado, de 1 dia, quanto para quem puder dedicar mais tempo pela cidade. Seja qual for a sua escolha, vale muito a pena conhecer cada cantinho de Valparaíso!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Valparaíso 

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Como montar um roteiro em Valparaíso?

Como montar um roteiro em Valparaíso?
Foto: Deensel, via Wikimedia Commons.

Valparaíso, que já foi a primeira capital do Chile, conserva em cada cantinho de suas ruas e vielas muito da história do país.

Há quem cometa o erro de pensar que só existem os grafites e os mirantes para se visitar na cidade portenha. Muito se engana, pois, o que mais tem em Valparaíso é opção de pontos turísticos para conhecer.

E saiba que andar por Valparaíso não é perigoso, pelo contrário: é um museu à céu aberto e é uma das melhores cidades turísticas no Chile.

Caso você tenha tempo, recomendo que dedique 2 dias para completar um bom roteiro em Valparaíso, contemplando não só a região central da cidade, mas, também, explorando lugares mais afastados e que escondem belíssimas paisagens. Para isso, confira os melhores hotéis em Valparaíso.

Mas, se seu interesse aqui for aproveitar ao máximo o que Valpo tem a oferecer num tempo mais curto, sem problemas!

Neste artigo, te mostro onde você não pode deixar de ir para que desfrute da sua passagem pela cidade. Você também pode optar por reservar um tour de 1 dia por Valparaíso.

E não esqueça de verificar a previsão de tempo antes de se aventurar em Valparaíso. Por ser uma cidade à costa do Oceano Pacífico, costuma ventar bastante e o clima no Chile pode ficar bem gelado, mesmo em época de muito calor.

Além disso, como toda a região é feita de escadarias e ruas mais íngremes do que o normal, existem poucos lugares onde estacionar em Valparaíso. Logo, a maior parte do trajeto será feito a pé.

Portanto, calce tênis e roupas confortáveis, pegue seu protetor solar, sua garrafinha d’água e se prepare para conhecer melhor essa tão interessante cidade portenha.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Valparaíso »

 

Roteiro de 1 dia em Valparaíso

Roteiro em Valparaíso em 1 dia
Foto: Gabriel Buguñá Rosenberg, via Wikimedia Commons.

Visitar Valparaíso é um dos tours que valem a pena fazer no Chile. Então, se você não tiver muito tempo e, por isso, decidir ficar por Valparaíso por apenas 1 dia, já anota aí o que fazer no seu roteiro: sugiro que comece explorando a cidade a partir da Plaza Sotomayor.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Essa praça fica próximo ao porto de Valparaíso, localizado no Barrio Puerto, que foi o primeiro bairro a ser criado na região de Valparaíso. Nesse local, você também encontrará o principal porto do Chile: o porto de Valparaíso.

O Barrio Puerto também é uma ótima opção de onde ficar em Valparaíso. E nos arredores da Plaza Sotomayor, você verá o Edifício da Armada de Chile, também conhecido como Edifício de Intendência de Valparaíso, um prédio histórico com a arquitetura ao estilo neoclássico francês.

Agende  => Excursão guiada para Valparaíso e Viña del Mar

Monumentos em Vaparaíso
Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Na Plaza Sotomayor, você também vai encontrar o Monumento A Los Heroes. A estátua faz referência ao combate naval que aconteceu durante a Guerra do Pacífico.

Além disso, nesta área comercial da região de Valparaíso, recomendo que você visite o famoso Mercado de Pulgas, uma feirinha ao ar livre que conta com expositores de todos os tipos.

No Mercado de Pulgas se vende de tudo, desde peças de artesanato até celulares usados. E depois dessa primeira caminhada pela região baixa da cidade, você pode explorar a outra parte de Valparaíso através dos funiculares, também conhecidos como “ascensores”.

Incrível  =>Tour Privado por Valparaiso e Viña del Mar

Atrações em Valparaíso
Foto: Yanquele Arévalo, via Wikimedia Commons.

Tanto os turistas quanto os moradores da região utilizam esses “elevadores”, que transitam entre a parte alta e a parte baixa da cidade.

E seu custo é bem em conta, em torno de 100 a 300 pesos chileno por trajeto. Através deles, é que você terá acesso aos morros. Confira também o post explicando qual moeda levar para o Chile.

Aproveite o passeio de funicular com vistas panorâmicas de Valparaíso e, depois de embarcar, indico que você desça na primeira parada que será no Cerro Artillería.

   
   

Nesta parada, você poderá desfrutar simplesmente da melhor vista de Valparaíso no Mirador Paseo 21 de Mayo, onde é possível observar toda a extensão do porto de Valparaíso até mesmo a cidade vizinha, Viña del Mar.

Inclusive, tem um post com Valparaíso e Viña del Mar e muitas dicas. Sugiro também que você visite dois dos mais coloridos pontos de Valparaíso: o Cerro Alegre e o Cerro Concepcíon.

Nestes dois morros, você vai encontrar muitas casas, escadarias, vielas e becos e diversos artistas independentes vendendo suas artes pelas ruas.

Não perca  => Passeio completo por Valparaíso e Viña del Mar

Valparaíso tour saindo de Santiago
Foto: Alvaro Vidal, via Wikimedia Commons.

Com os mais variados tipos de muralismo e grafite espalhados nas paredes, escadarias, vielas e no chão das ruas dos Cerro Concepción e Cerro Alegre, Valparaíso se mostra viva e cheia de cor.

Esses morros são dois dos principais pontos turísticos de Valparaíso, então aproveite para tirar muitas fotos nessas paradas. Qualquer ângulo que você escolher renderá belas recordações, vai por mim!

Outra atração muito interessante para se visitar é o Casa Museo La Sebastiana. A casa-museu do icônico poeta chileno Pablo Neruda tem uma arquitetura que se assemelha a de um navio, por conta da paixão do escritor pelos mares.

Divirta-se  => Excursão particular por Valparaiso, Viña del Mar e Concón

Principais pontos turísticos de Valparaíso.
Foto: Luciajimena1990, via Wikimedia Commons

E, como a casa fica de frente para o mar, na parte de fora do museu você poderá apreciar uma vista panorâmica para o porto de Valparaíso.

Não muito distante do museu, existe um outro espaço bem especial e que renderá fotos memoráveis da sua visita à Valparaiso: a Plaza de Los Poetas.

Nessa praça, você encontrará as estatuas de três dos mais icônicos poetas do Chile: Gabriela Mistral, Vicente Huidobro e Pablo Neruda.

O próximo ponto turístico a ser visitado é o Museo Municipal de Belas Artes, que reúne exposições do século 19 e 20.

Na sequência, dê uma parada no Parque Cultural Ex-Cárcel, onde você poderá descansar na grama depois de tanta andança.

Imperdível  => Excursão: de Santiago a Valparaíso e Viña del Mar

 

Roteiro de 2 dias em Valparaíso

Roteiro do que fazer em Valparaíso para 2 dias
Foto: Carlos yo, via Wikimedia Commons

Se você puder ficar pela região de Valparaíso 1 dia a mais, além de fazer os passeios do primeiro dia no roteiro em Valparaíso, você pode optar por atrações mais alternativas.

Se você curte fazer trilhas e ficar em contato com a natureza, recomendo que acorde bem cedinho e conheça o Parque Nacional La Campana. Este é um importante complexo verde e têm o título de Reserva Mundial da Biosfera desde 1977.

Neste passeio, você poderá alcançar o cume da montanha, que fica a 1.828 metros acima do nível do mar, e desfrutar de uma paisagem surpreendente. Lembre-se de utilizar calçados e demais equipamentos apropriados para trilha!

Mas se você não for muito chegado a atividades que exijam muita resistência física, provavelmente, aguçar o paladar seja mais a sua cara! Então, em seu roteiro em Valparaíso, a recomendação aqui é que você visite as vinícolas da região!

Programe-se  => Explore a natureza do Parque Nacional La Campana

   
   
Visita às vinícolas em Valparaíso
Foto: Rodrigo Fernández, via Wikimedia Commons.

Que tal fazer um tour pela região de Valle de CasaBlanca, que é repleta de vinícolas, enquanto degusta clássico vinhos? Sem dúvidas, será uma ótima opção! E se você é um amante de vinhos, não deixe de conferir o post com a lista dos melhores vinhos para comprar no Chile.

Outra atração muito legal para adicionar no seu roteiro em Valparaíso é um passeio de barco. Partindo do porto de Valparaíso, você terá a oportunidade de ver a região portenha de outro ângulo! Aproveite e agende um tour Privado por Valparaiso e Viña del Mar.

E, se sobrar um tempinho ainda pela cidade de Valparaíso, recomendo que você adicione mais uma atividade em seu roteiro e faça um passeio de free walking tour, onde o guia que geralmente é um morador local.

Conheça  => Deguste vinhos pela região de Valparaiso e Viña del Mar

Valparaíso atrações imperdíveis
Foto: Deensel, via Wikimedia Commons.

O passeio é feito a pé, e o guia te para além das áreas mais famosas de Valparaíso, por escadarias, vielas e becos cidade dando dicas sobre o que fazer em Valparaíso e contando mais sobre a história de como e quando surgiu cada parte da cidade.

O tour é feito pela Tour 4 Tips, com dois horários de saídas: o primeiro pela manhã, às 10h e o segundo, pela tarde, às 15h. O percurso todo leva em média umas 2 a 3 horas, então já vá preparado e com muita disposição!

Vá com roupas e calçados confortáveis e leve uma garrafinha d’água, pois terá muita andança. Mesmo com um possível cansaço ao término do trajeto, garanto que a experiência de ver a região de Valparaíso com outro olhar será satisfatória!

Aproveite => Walking tour por Valparaíso

 

Aproveite as dicas de roteiro em Valparaíso

Com tantas opções do que fazer no roteiro em Valparaíso, você provavelmente vai conseguir aproveitar o máximo possível em sua viagem, de acordo com o tempo que você tiver disponível, claro.

Esta pequena cidade portenha tem muita história para mostrar e, através de sua cultura e de seus contrastes sociais, oferece aos turistas um leque de alternativas para que conheçam boa parte da história do Chile.

A região de Valparaíso é cheia de cafés, bares, restaurantes, hotéis, espaços culturais, e tudo isso regado com muitas cores e histórias. E, por falar em lugares onde comer, veja só a lista com os restaurantes em Valparaíso.

Uma cidade charmosa que, a cada parte da caminhada, te apresenta um novo cantinho ideal para fotos incríveis. Confira também o artigo sobre os melhores hotéis de Valparaíso.

Portanto, além de preencher seu álbum da viagem, tenho certeza que, em qualquer uma das atrações que visitar, vai se apaixonar pela região de Valparaíso!

Confira mais opções para incluir no seu roteiro em Valparaíso neste vídeo feito pelo site oficial de turismo do Chile:


Gostou das dicas? Então, aproveita e deixa seu comentário aqui embaixo.

 

ESCRITO POR

Jéssica Lima

ESCRITO POR

Jéssica Lima

Jéssica Lima, 28 anos, é estudante de jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por viagens, gosta de ler, escrever e de aprender cada vez mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *