8 principais pontos turísticos de Valparaíso, no Chile

por Jéssica Lima

8 principais pontos turísticos de Valparaíso, no Chile

A fim de escapar um pouco da modernidade de Santiago? Uma boa opção é visitar os pontos turísticos de Valparaíso, que talvez seja a cidade mais colorida do Chile e que, entre as subidas e descidas de seus morros e escadarias, mostra ao turista muito da história do país.

A cidade, que já foi a primeira capital do Chile, hoje é tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade e têm sua importância política, já que habita o Parlamento e o Congresso Nacional há 10 anos, além de abrigar o principal porto do país.

Por conta disso, a região de Valparaíso, que fica bem próxima de Viña del Mar e Reñaca e a cerca de 1 hora e meia de distância de Santiago, é rica pela sua cultura e oferece diversas opções de passeios! Veja agora algumas dicas sobre o que fazer em Valparaíso, essa cidade incrível da América do Sul.

Planeje sua viagem => Dicas de hospedagem em Valparaíso 

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Quais são os atrativos turísticos de Valparaíso?

Valparaíso, no Chile, que fica a 120 km de distância de Santiago, é o segundo destino mais visitado do país e, além de ser um passeio bem legal para você conhecer um pouco mais sobre a cultura local, você consegue visitar os principais pontos turísticos de Valparaíso em um só dia.

A cidade litorânea é repleta de morros, e por todos os lados é possível ver murais, paredes e escadarias coloridas. Além da vibe do lugar ser bem tranquila, esse passeio certamente renderá ótimas fotos!

Então, se você ainda está na dúvida se deve ou não passar pela cidade, conheça agora alguns dos principais pontos turísticos de Valparaíso. Você não vai se arrepender!

  1. Barrio Puerto
  2. Funicular
  3. Paseo 21 de Mayo
  4. Cerro Alegre e Cerro Concépcion
  5. Casa de Pablo Neruda
  6. Parque Cultural Ex-Cárcel
  7. Museo Municipal de Bellas Artes
  8. Walking Tour Pelos Grafites de Valparaíso

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Valparaíso »

 

O que fazer em Valparaíso?

Conforme você percorre a cidade, visitando desde o porto até os pontos mais altos, você perceberá que a região de Valparaíso é surpreendente, inclusive ela é uma das principais cidades turísticas do Chile.

E prepare-se para andar! Coloque roupas e calçados confortáveis para aproveitar ao máximo os pontos turísticos dessa pequena cidade do Chile.

 

Barrio Puerto (Região do Porto)

O que fazer em Valparaíso?
Foto: Peretz Partensky, via Wikimedia Commons.

Você pode iniciar seu tour pela cidade a partir da Plaza Sotomayor, que fica no Barrio Puerto. Primeiro bairro a ser criado na região de Valparaíso, o Barrio Puerto abriga o principal porto do Chile, que já foi um dos mais lucrativos do mundo e é a principal fonte econômica da cidade até hoje.

Nos arredores da praça, você ver o Edifício da Armada de Chile, também conhecido como Edifício de Intendência de Valparaíso, um prédio histórico com a arquitetura ao estilo neoclássico francês e o Monumento A Los Heroes. A estátua faz referência ao combate naval que aconteceu durante a Guerra do Pacífico.

O Barrio Puerto também é uma ótima opção de onde ficar em Valparaíso. Nessa área comercial da região de Valparaíso, você também encontrará o famoso Mercado de Pulgas, uma feirinha ao ar livre que conta com expositores de todos os tipos. E você encontrará de tudo, desde peças de artesanato até celulares usados.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Valparaíso. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Horário de funcionamento: A praça, assim como os demais pontos em seus arredores, fica na região central do Barrio Puerto. Sugiro que você visite esses locais do período da manhã até o final da tarde.
  • Preço: Gratuito.

Aproveite => Excursão guiada para Valparaíso e Viña del Mar

 

Funicular

Bondinhos de Valparaíso
Foto: Carlos Teixidor Cadenas, via Wikimedia Commons.

Mesmo com a opção dos micro-ônibus, os funiculares ou ascensores, como são chamados, são os principais meios de transporte para transitar entre a cidade alta e a cidade baixa da região de Valparaíso, já que a cidade portenha possui muitos morros: são cerca de 52 morros e 23 elevadores!

Os bondinhos têm mais de 100 anos de antiguidade, e recebeu em 1996 o título de Monumento de Observação Mundial. Ass, sendo, eles também são considerados pontos turísticos de Valparaíso.

Mesmo com a tremedeira que se sente no percurso, é bastante seguro e a visão que se tem da região de Valparaíso de dentro da cabine é de tirar o fôlego.

  • Horário de funcionamento: A maioria dos funiculares funciona em dias de semana e feriado, das 7h às 22h.
  • Preço: O preço varia de 100 a 300 pesos chilenos, por trecho.

 

Paseo 21 de Mayo

Belezas de Valparaíso
Foto: Alexxos, via Wikimedia Commons.

Caracterizados por suas arquiteturas singulares, os cerros (ou morros, traduzido para o português), possuem diversos lugares de interesse, e são nesses lugares que vou mostrar para você o que fazer em Valparaíso.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Você pode conferir também o post sobre o que fazer em 2 dias em Valparaíso, com dicas do que fazer se você for ficar um ou dois dias pela cidade.

Caminhando cerca de 500 metros depois da entrada do porto, pela Avenida Errázuiz, você encontrará uma fila e terá que aguardar um pouco para subir no funicular até a primeira parada que será no Cerro Artillería.

Na saída do elevador, você passará por uma feirinha de artesanatos com preços bem convidativos.

Já na área aberta, que se chama Paseo 21 de Mayo, além de outra feirinha artesanal, e muitos cafés, você verá o mirador do Paseo 21 de Mayo.

Conhecido por ter a melhor vista de Valparaíso, nesse mirador é possível ver toda a extensão do porto, a maior parte dos cerros de Valparaíso, além da cidade vizinha, Viña del Mar!

  • Horário de funcionamento: 24 horas.
  • Preço: Para ter acesso aos cerros, terá que subir pelo funicular, com preços de 100 a 300 pesos chilenos por trecho. Mas a visita pelo local é gratuita.

 

Cerro Alegre e Cerro Concépcion

região de Valparaíso
Foto: Francisco Rosas Jaramillo, via Wikimedia Commons.

O Cerro Alegre e o Cerro Concepción são dois dos pontos da cidade portenha que você não pode deixar de ir! Bem coloridos, esses morros eram habitados por imigrantes ingleses no século 19, que pintavam suas casas para que serem reconhecidos de longe.

Nessa região de Valparaíso, é possível encontrar muitos hotéis, bares, cafés e restaurantes. E, por falar em lugares onde comer, veja mais no post sobre os onde comer e pratos típicos de Valparaíso.

Aliás, por essa área ser parada obrigatória no tour, é muito fácil encontrar turistas estrangeiros também. Subir e descer os morros e escadarias é algo cotidiano na vida dos portenhos.

Existem algumas escadarias bem diferentonas, que são atração especial por suas cores.

Você poderá abusar e aproveitar do passeio e tirar muitas fotos. A cada viela e escadaria que você passar, verá que a cidade é bem interessante. Desfrute também das vistas panorâmicas de cada parada, são incríveis!

  • Horário de funcionamento: 24 horas.
  • Preço: Para ter acesso aos cerros, terá que subir pelo funicular, com preços de 100 a 300 pesos chilenos por trecho. Mas a visita pelo local é gratuita.

 

La Sebastiana – Casa de Pablo Neruda

locais turísticos de Valparaíso
Foto: Nicole González, via Wikimedia Commons.

Umas das principais atrações turísticas do Chile são as casas-museu de Pablo Neruda. Ele, que foi um importante poeta chileno, Pablo Neruda possui 4 casas espalhadas pelo país e que abrigam todas as suas obras literárias.

A La Sebastiana fica no Cerro Bellavista, região que possuí as melhores hospedagens em Valparaíso. Essa casa-museu foi feita no formato de um barco por conta da paixão do escritor pelos mares. Fora do museu, existe uma pracinha com vista panorâmica para o porto. E na parte de dentro, cada andar da casa-museu tem um tema!

O mais interessante é que a cidade preservou e manteve a estrutura exatamente como era antes. E apesar de que, a grande maioria dos livros de Pablo Neruda foi levada para a casa de Santiago, no museu de Valparaíso você encontrará uma loja vendendo lembrancinhas e obras do poeta.

  • Horário de funcionamento: De terça-feira à domingo, das 10h às 18h.
  • Preço: 7.000 pesos chilenos ou 2.500 pesos chilenos para estudantes e idosos (criança, estudantes estrangeiros apenas com credencial estudantil internacional). A entrada na casa-museu está sujeita à lotação por dia.

 

Parque Cultural Ex-Cárcel

passeio de barco em Valparaíso
Foto: SebaTomas, via Wikimedia Commons.

O espaço, que antes servia como o maior presídio da região de Valparaíso, hoje dá lugar a um centro cultural. E olha só que interessante: o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, estava envolvido no projeto!

O prédio foi reabilitado há mais ou menos uns 5 anos e se tornou um parque da cidade portenha. Você pode sempre aproveitar para se deitar na grama, descansar, ou só escutar música e relaxar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Próximo ao parque, você já conseguirá aproveitar a vista ampla que dá pra ver o porto e a cidade próxima de Valparaíso, Reñaca.

   
  • Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 19h.
  • Preço: Gratuito.

 

Museo Municipal de Belas Artes

Pontos turísticos do Chile
Foto: Alexxos, via Wikimedia Commons.

Outro entre os principais pontos turísticos de Valparaíso muito importante e que vale a pena a visita é o Museu Municipal de Belas Artes. Localizada próximo ao Cerro Artillería, o Belas Artes abriga exposições do século 19 e 20, de obras feitas por pintores europeus e chilenos.

Hoje funcionando como um museu, a mansão foi construída em 1916, chama-se Palácio Baburizza e, por ter sua estrutura de época, é uma ótima opção para aproveitar a região de Valparaíso.

Aproveite e confira também o post com os melhores passeios em Valparaíso e Viña del Mar, para que você não perca nenhuma atração quando estiver por essa charmosa cidade portenha.

  • Horário de funcionamento: De terça-feira à domingo, das 9h às 17h30.
  • Preço: 2.000 pesos chilenos.

 

Walking Tour pelos Grafites de Valparaíso, no Chile

Valparaíso pontos turísticos
Foto: Deensel, via Wikimedia Commons.

Recomendo fazer o passeio de free walking tour, onde o guia que, geralmente é um morador local, te leva pelas escadarias, vielas e becos cidade dando dicas sobre o que fazer em Valparaíso.

O tour é feito pela Tour 4 Tips, com saídas pela manhã e pela tarde também. O percurso é longo, com duração média de 2 a 3 horas. Tem que ter fôlego para aguentar a andança, mas garanto que a experiência de ver a região de Valparaíso com outro olhar será satisfatória!

  • Horário de funcionamento: De manhã, às 10h e de tarde, às 15h. Ponto de encontro para iniciar o tour: Plaza Sotomayor.
  • Preço: Assim como os vários free walking tours espalhados pelo mundo, o valor a ser pago é o turista quem escolhe e a contribuição é opcional.

 

Visite os pontos turísticos de Valparaíso

Lugar colorido e que respira arte e história, a região de Valparaíso, no Chile, possui vários pontos turísticos bem bacanas de se visitar.

Além dos grafites e muralismo que se vê por todos os cantos da cidade portenha, os moradores de Valparaíso são muito gentis e estão sempre com um de alegria no olhar.

As paisagens dessa viagem são fantásticas. Portanto, se estiver por Santiago, você não pode perder a oportunidade de conhecer as ladeiras e escadarias dessa cidade litorânea tão plural e alegre. Confira mais desta cidade no vídeo feito pelo site oficial de turismo do Chile:

Gostou das dicas? Então, aproveita e deixa seu comentário aqui embaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Jéssica Lima

ESCRITO POR

Jéssica Lima

Jéssica Lima, 28 anos, é estudante de jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por viagens, gosta de ler, escrever e de aprender cada vez mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *