14 restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro deliciosos

por Pâmela Queiróz

14 restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro deliciosos

Quer um motivo que vai deixar a cidade maravilhosa ainda mais legal? Confira abaixo uma lista especial com os restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro e descubra novos motivos para visitar ou retornar a este destino que é um dos mais famosos do Brasil.

Neste artigo vou te apresentar os melhores espaços para provar pratos livres de crueldade animal na capital do estado do Rio de Janeiro, com nutrientes super saborosos e saudáveis. Além disso, na lista abaixo tem locais focados em cozinhas veganas, orgânicas, glúten free, raw e muito mais!

Planeje sua viagem => Seguro para viajar no Brasil

Onde se hospedar no Rio de Janeiro »

 

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro

  • Bardana – Cozinha Natural
  • Bio Carioca
  • Espaço Pura Vida
  • Gaia Art & Café
  • Naturalie Bistrô
  • Org Bistrô
  • Refeitório Orgânico
  • Spazziano
  • Tempeh
  • Teva
  • Vegetariano Social Clube
  • Vegan Vegan
  • Vegana Chácara
  • Veggie Govinda Sabor da Índia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Rio de Janeiro »

 

Bardana – Cozinha Natural

Considerado um dos restaurantes vegetarianos mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Bardana – Cozinha Natural é requintado e simples ao mesmo tempo. Isso porque ele usa os melhores ingredientes para preparar pratos deliciosos e saudáveis.

Segundo o próprio Bardana, a ideia é unir receitas da culinária tradicional aos alimentos integrais e naturais. Dessa forma, proporcionar uma experiência rica e nova aos consumidores.

Restaurantes vegetarianos no RJ
Foto: Vegan Feast Catering, via Wikimedia Commons.

Vale destacar que as receitas deste restaurante vegetariano são saborosas, mas elimina ao máximo o teor de gorduras saturadas e colesterol para trazer um alto teor de fibras, vitaminas e sais minerais. Além disso, o Bardana é uma ótima escolha para quem também busca custo-benefício.

Ele conta com duas unidades, uma no centro do Rio de Janeiro e outra em Copacabana. O Bardana também oferece, todos os dias, um menu variado e acessível. Entre os pratos presentes no cardápio estão saladas, sopas e feijoada, além de algumas opções lacto vegetariana.

Sem dúvida, para quem passou o dia conhecendo os lugares turísticos do Rio de Janeiro o bardana é uma ótima opção para repor as energias de forma saudável.

  • Endereço: Praça Ana Amélia, 9, sobreloja – Centro.
  • Rua Sousa Lima, 37 – Copacabana.
  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30.

 

Bio Carioca

Que tal provar uma gastronomia natural gourmet? Então uma boa pedida pode ser o Bio Carioca, em Copacabana.

Segundo os responsáveis pela casa, a missão do grupo é proporcionar aos clientes uma alimentação saudável, equilibrada e prazerosa. Assim, eles oferecem uma comida leve, pratos balanceados, criativos e temperados a partir das necessidades corporais, físicas e mentais.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro top
Foto: Benreis, via Wikimedia Commons.

No local você encontra pratos executivos no almoço, com feijoada aos sábados.

Mas também estão disponíveis opções como Nhoque Bio ao pesto de rúcula, Bifum com legumes e cogumelo paris ao shoyu, Espaguete de abobrinha ao pomodoro, Penne rústico integral com muçarela de búfala, tomate cereja, azeitona preta e manjericão.

Vale destacar ainda que o chef da casa tem formação em ayurveda, o que deixa os pratos ainda mais equilibrados, fica a dica!

  • Endereço: Rua Xavier da Silveira, 28 – Copacabana.
  • Funcionamento: Domingo e segunda-feira, das 11h30 às 18h. De terça a sábado, das 11h30 às 23h.

 

Espaço Pura Vida

Até onde um sonho pode te levar? No caso do Espaço Pura Vida, o sonho deles era levar as pessoas a se conectarem à própria essência. Assim, eles abriram um espaço que cultiva um estilo de vida mais próximo da natureza, onde os consumidores possam ter foco na saúde, mas sentir prazer e satisfação.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro com sanduíches
Foto: Suzette, via Wikimedia Commons.

Dito isso, vale a pena destacar que as refeições do Pura Vida são saborosas, belas e super saudáveis. No cardápio você encontra opções 100% veganas, entre elas, lanches e sanduíches, refeições completas, sucos e sobremesas.

Entre os pratos estão panquecas, lasanha de cogumelos, nhoque sem glúten de batata doce, bife de shimeji, omeletes sem ovos e muitas outras delícias.

  • Endereço: Rua Maria Luiza Pitanga, 163 – Barra da Tijuca.
  • Funcionamento: de quinta e sexta-feira, das 9h às 16h. Sábado e domingo das 9h às 17h.

 

Gaia Art & Café

O Gaia Art & Café tem o objetivo de aliar a gastronomia ao mundo das artes. Assim, você encontra em um mesmo espaço, uma ambiente cheiroso, diga-se de passagem, e muito charmoso.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis no Rio de Janeiro. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No Gaia são promovidos encontros culturais, artísticos e troca de ideias. Já o menu da casa tem foco em pratos naturais, preparados a partir de produtos orgânicos, para oferecer aos consumidores uma alimentação saudável e saborosa.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro recomendados
Foto: Suzette, via Wikimedia Commons.

Neste estabelecimento você encontra lanches vegetarianos e veganos, menu executivo completo – prato principal, sopa e salada. Entre as delícias que você encontra no menu estão rostie de inhame, feijoada, espaguete de pupunha, hambúrguer de quinoa.

  • Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 323 – Loja A, Leme.
  • Funcionamento: Conferir no site do Gaia.

 

Naturalie Bistrô

Aconchegante e confortável, o Naturalie Bistrô trabalha com a gastronomia sazonal e dá sempre preferência aos alimentos mais frescos da época.

O espaço fica em uma casa super bela em Botafogo e traz opções de refeições para o almoço e lanche da tarde. Entre elas estão sugestões veganas, sem glúten e sem lactose.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro bons
Foto: Pensar Filmes, via Wikimedia Commons.

Os pratos contemplam polenta cremosa com cogumelos, tomate, brócolis defumado e ovo; tortilha de milho crocante com cuscuz marroquino de legumes e sour cream; arroz de abóbora com amêndoas, cogumelos, burrata e couve seca; pavê de beijinho e doce de leite vegano; brownie de chocolate raw, vegano e sem glúten, e muitas outras gostosuras.

  • Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 11 – Botafogo.
  • Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 11h30 às 16h.

 

Org Bistrô

O Org Bistrô é muito mais que um restaurante. Ele é uma filosofia de vida. Pelo menos é assim que ele se classifica. Contudo, quero destacar que eles não estão errados, já que este espaço vem com o objetivo de levar por meio da comida qualidade de vida e novos caminhos aos consumidores.

Para tal, a unidade usa ingredientes integrais, locais, sazonais, frescos, orgânicos e não processados, industrializados ou com aditivos químicos. Dito isso, quero ressaltar que este lugar é incrivelmente belo. Mas não podia ser diferente, já que ele é comandado pela famosa chef, Tati Lund.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro com adega
Foto: Monica Yichoy, via Wikimedia Commons.

O Org Bistrô oferece um cardápio 100% orgânico. Os pratos são lindos, coloridos e podem ser suprir diferentes necessidades, já que o cardápio conta com entradas, saladas, sanduíches e bolos.

Além disso, no espaço você também encontra uma loja onde pode adquirir produtos orgânicos, entre eles, chocolates, vinhos, queijos de cabra e chás.

  • Endereço: Avenida Olegário Maciel, 175 – loja G, Barra da Tijuca.
  • Funcionamento: de segunda a quarta-feira, das 12h às 20h. De quinta-feira a sábado, das 12h às 22h.

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Refeitório Orgânico

Ambiente aconchegante, comida fresca e saborosa. Estes três adjetivos classificam bem este espaço que é pura vibração positiva. Mas vou falar um pouco mais sobre ele! O Refeitório Orgânico não é apenas um espaço que preza por alimentação saudável e de qualidade.

Mas também um lugar que vê na comida, livre de sofrimento animal, um canal para conexão, evolução e salvação do planeta terra. Nele você encontra comida vegetariana, orgânica e fresca. Vale destacar que eles contam com um tempero incrível e cardápio variado.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro sabororos
Tofu | Foto: Ben-Natan, via Wikimedia Commons.

Entre as delícias estão o delicioso bobó de palmito e cogumelos; bifum com raízes; espaguete com gergelim; sopa de Hokkaido; berinjela recheada com proteína; tofu grelhado.

Ah, e não se esqueça de ir ao Refeitório Orgânico sem pressa, o espaço é zen e com certeza vai te ajudar a relaxar!

  • Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 120 – Botafogo.
  • Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 11h às 16h.

 

Spazziano

O restaurante Spazziano fica dentro do Spa Maria Bonita de Ipanema, no Rio de Janeiro. Com um buffet 100% vegetariano, ele também tem propostas veganas.

Vale destacar que a unidade oferece ainda uma boa variedade de pratos e consegue atender diferentes públicos e gostos!

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro conhecidos
Foto: Peggy Greb, USDA ARS, via Wikimedia Commons.

Entre os pratos presentes no menu estão a feijoada vegana, massas, saladas, sobremesas, sucos naturais.

Segundo a equipe responsável pela unidade, todos os pratos são preparados de acordo com os critérios da alimentação inteligente, em outras palavras, oferece ao público receitas funcionais, com alto teor de fibras, vitaminas, minerais e enzimas altamente digestivas.

  • Endereço: Rua Prudente de Morais 729, – Ipanema.
  • Funcionamento: todos os dias das 12 às 16h.

 

Tempeh

O Tempeh é um espaço simples e muito convidativo, que merece muito a sua atenção! Esta unidade fica no centro do Rio, conta com um ótimo custo-benefício e um cardápio recheado de comida gostosa e saudável.

O sistema do estabelecimento é o self service. Já imaginou, um sirva-se à vontade de comida vegetariana caseira? Aproveito para destacar algumas opções do cardápio, já que são inúmeras e você pode conferir todas no cardápio completo no site do Tempeh.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro imperdíveis
Foto: Basel15, via Wikimedia Commons.

Mas só para te deixar com água na boca, confira parte dessas sugestões: consommé de inhame; panquecas de aveia com recheio de palmito orgânico fresco; vegetais com cogumelo grelhado; abobrinha à spaghetti; empadão de cebola, lasanha de berinjela; quibe de forno de abóbora vermelha; feijão mulatinho no tofu defumado.

  • Endereço: Rua Primeiro de Março, 24 – Sobreloja, Centro.
  • Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30.

 

Teva

Auto intitulado como um bar de vegetais, o Teva é um espaço delicioso para juntar os amigos e provar comidas maravilhosas. Ele conta com drinks e petiscos, tudo sem qualquer tipo de proteína animal.

Além de receitas de dar muita água na boca. Entre os drinks coquetéis que levam gim, cacau, chá, maçãs, laranjas e muito mais.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro para beber
Foto: Darsie, via Wikimedia Commons.

Já os pratos ficam por conta de, entre outros ingredientes, tofu, homus, feijão preto e cogumelos.

Nele você encontra delícias como carpaccio de cogumelos, pão artesanal, momo, pastel nepalês cozido no vapor, brócolis grelhado, vinagrete de xerez e ervas, batata baroa, tofu defumado.

  • Endereço: Rua Henrique Dumont, 110 – Loja B, Ipanema.
  • Funcionamento: de terça a quinta-feira das 12 às 16h e das 18 à meia noite. Sexta da meia noite às 16h e das 18 à 01h. Sábado das 12 à 01h. Domingo das 12 às 22h.

 

Vegetariano Social Clube

Se você procura comida light, orgânica e 100% vegana, em um espaço pequeno e aconchegante, o restaurante Vegetariano Social Clube é uma boa pedida. Com estilo contemporâneo e acolhedor, ele oferece buffet de almoço de segunda-feira a sábado.

Mas nele você encontra também pratos como feijoada, que é servida aos domingos, e um menu especial para o jantar a la carte.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro veganos
Foto: Vegan Feast Catering, via Wikimedia Commons.

Além disso, toda sexta-feira a casa apresenta um cardápio especial com comidas de boteco. Entre as delícias preparadas para às sextas estão os bolinhos de arroz, palmito e feijão, caldos e tofu frito.

Entre outros pratos que se destacam estão o yakissoba, o nhoque e o risoto de quinoa. Mas caso você também queira uma boa sobremesa, encontrará por lá manjar de coco e tartelete de ameixa, por exemplo!

  • Endereço: Rua das Laranjeiras, 103 – Loja B, Laranjeiras.
  • Funcionamento: de segunda-feira a sábado das 11h30 às 22h. Aos domingos das 11h30 às 18h.

 

Vegan Vegan

O Vegan Vegan propõe uma refeição caseira, produzida a partir de uma culinária saudável e saborosa, feita com atenção e cuidado.

Segundo a unidade, eles contam com produtos exclusivamente orgânicos. Para os almoços são oferecidas duas opções de cardápio.

   

Para você ter uma ideia, neles são utilizados o máximo de ingredientes orgânicos, já que a equipe deste restaurante visa valorizar a energia dos alimentos e a combinação de cores, texturas e sabores, com temperos naturais.

Além disso, antes do prato principal você pode escolher como entrada sopa ou salada. Já o menu que pode ser médio ou grande conta com legumes, verduras, condimentos, feijões, cogumelos, grãos e derivados de soja.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro famosos
Quiche vegano | Foto: Lablascovegmenu, via Wikimedia Commons.

Entre os pratos estão, por exemplo, o escondidinho de aipim com champignon e castanha, que tem o acompanhamento de feijão roxinho na semente de feno grego, legumes a chinesa e arroz integral cateto, e o prato surpresa que traz um quiche de tofu, cebola e tomate acompanhada de húmus de beterraba, legumes à chinesa e arroz integral cateto com gersal e salsa.

  • Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 402-B (esquina com Conde de Irajá) – Botafogo.
  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 11h30 às 15h30. Sábado das 12h às 16h.

 

Vegana Chácara

Que tal almoçar em um espaço completamente original? Bom, para começar, a Vegana Chácara de fato está em uma chácara!

Ela possui um ambiente bucólico, silencioso e pacífico, onde você pode saborear uma comida cheia de afeto e carinho.

O que posso contar sobre este espaço é que apesar de estar em meio a cidade, você esquece de toda a movimentação de pessoas e carros ao se deparar com ar mais puro, paisagem verde e natureza que te abraça para você dar uma pausa no cotidiano e ter um almoço muito tranquilo. Este restaurante é fruto de um projeto pensado pela chef Thina Izidoro.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro de sobremesas
Mousse de chocolate vegano | Foto: ElodiV, via Wikimedia Commons.

Então seguindo a onda da decoração do espaço, por lá você encontra comida vegana caseira. Diariamente são oferecidas duas opções veganas de prato principal, além de sobremesas maravilhosas, entre elas, inclui-se mousse de chocolate.

  • Endereço: Rua Hans Staden, 30 – Botafogo.
  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30.

 

Veggie Govinda Sabor da Índia

Antes de encerrar este guia de restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro, que tal conhecer o Veggie Govinda Sabor da Índia?

Este é um ótimo espaço para quem busca não apenas novos sabores, mas também um ambiente gostoso e tranquilo. Tanto a decoração quanto o cardápio do Veggie Govinda são enfeitados com adereços e detalhes indianos.

Por isso, não se esqueça, a comida pode ser um pouco apimentada para você, caso não esteja acostumado com um sabor mais acentuado! O espaço costuma oferecer duas opções de pratos do dia no menu, além de salada, sobremesa e suco.

Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro oriental
Pakora | Foto: ampersandyslexia, via Wikimedia Commons.

Por lá você encontra, entre outras sugestões, o famoso chai, legumes cozidos, estrogonofe vegetariano, arroz com semente de mostarda e coentro, torta de legumes, pakora, panqueca de ricota com espinafre, curry de legumes e vegetais.

  • Endereço: Rua Rodrigo Silva, 6 – Centro.
  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h30.

 

Aproveite os restaurantes vegetarianos no RJ

O Rio de Janeiro não é só famoso pelas praias e belas paisagens. A gastronomia carioca tem estado cada dia mais em alta e claro, sendo bem democrático, o estado também ganhou diversas opções de restaurantes sem carnes no cardápio.

Na lista acima você pode perceber que o que não falta na capital fluminense são espaços que valorizam uma comida saborosa, bonita e bem servida.

Então, mesmo que você não seja vegetariano ou vegano, dê uma chance para estes restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro que vão encher o seu prato de cores, saúde e amor.

E não deixe de conferir também o post com dicas para conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro.

Por qual dos restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro você mais ficou interessado? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *