Praias de Fortaleza e arredores: mapas das 9 melhores

por Wéverton Rodrigues

Praias de Fortaleza e arredores: mapas das 9 melhores

Nesse artigo, apresento as melhores praias de Fortaleza e arredores para você conhecer. O estado do Ceará é, sem dúvidas, um dos maiores cartões-postais do Brasil. É lá onde está localizada a cidade de Fortaleza, que possui muitas belezas e magníficas praias!

Fortaleza conta com mais de 30 quilômetros de litoral e é referência quando se fala de temperaturas agradáveis na maior parte do ano, mar de águas cristalinas e a sensação relaxante. A cidade atrai milhares de turistas todos os anos, não somente para as praias da própria cidade, mas também para as de seu entorno. Em apenas um bate e volta, você irá conhecer outros paraísos cearenses e desfrutar inúmeras experiências.

Sem mais enrolação, vamos conferir as melhores praias de Fortaleza, a dona de um belo e aconchegante litoral.

Planeje sua viagem => Melhores bairros para se hospedar em Fortaleza

Seguro viagem para explorar o Brasil »

 

Quais são as melhores praias de Fortaleza?

  1. Praia do Futuro
  2. Praia de Iracema
  3. Praia de Meireles
  4. Praia de Mucuripe
  5. Praia de Cumbuco
  6. Praia da Lagoinha
  7. Praia de Porto das Dunas
  8. Prainha
  9. Praia da Barra do Ceará

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Fortaleza »

 

Praia do Futuro

Praias de Fortaleza próprias para banho
Praia do Futuro | Foto: Jorge Andrade, via Wikimedia Commons.

Localizada em Fortaleza, a Praia do Futuro é a mais famosa e badalada do litoral fortalezense. Ela está somente a 11 quilômetros do centro.

Dona de um mar com águas verdinhas, a Praia do Futuro chama a atenção de praticantes de esportes aquáticos, como o surf, kitesurf e windsurfe por conta das suas ondas e vento. Como é considerada uma das poucas praias próprias para o banho em Fortaleza, o mergulho é bastante praticado nela.

Na sua grande faixa de areia, você poderá ver uma estrutura bastante interessante: guarda-sóis, mesas, cadeiras e opções de bares, barracas com piscina e wi-fi, quiosques e restaurantes para provar petiscos (não deixe de experimentar uma boa caranguejada às quintas) e beber algo bastante gelado enquanto observa a paisagem.

A Praia do Futuro possui aproximadamente 8 quilômetros de extensão e é ideal para banho e mergulho, por isso não deixe de conhecer essa que é uma das melhores praias de Fortaleza.

Bate-volta => Tour pelas belas praias no Ceará

 

Praia de Iracema

Mapa das praias de Fortaleza
Praia de Iracema | Foto: Joao Albuquerque, via Wikimedia Commons

Localizada no bairro de Iracema, em Fortaleza, a Praia de Iracema é uma das mais belas paisagens cearenses. Esta, que é uma Praia Urbana, possui um mar de águas calmas que vão desde tons de verde a tons de azul. Além disso, você encontrará uma bela faixa de areia clara e fina, coqueirais e infraestrutura bastante satisfatória, com várias opções de bares, quiosques e restaurantes.

A Praia de Iracema, porém, não é recomendada para banho e isso está muito ligado ao motivo de lá ser uma região urbanizada. Ali se encontra um dos pontos turísticos mais badaladas da cidade: a Ponte dos Ingleses, que recebe bastante visita, principalmente à noite.

A Praia de Iracema é a mais próxima do centro de Fortaleza, está situada bem ao lado da Praia de Meireles, além de ser um ponto que atrai surfistas por conta da habitual agitação das ondas do mar.

 

Praia de Meireles

Ver praias de Fortaleza
Praia de Meireles | Foto: RonaldoMorais, via Wikimedia Commons.

Localizada em Fortaleza, no Ceará, a Praia de Meireles está entre as praias de Iracema e a Praia de Mucuripe. Aqui vai uma dica importante: ela é conhecida também como Praia do Náutico e Praia da Beira Mar. Então, fique ligado, pois se trata da mesma praia.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Fortaleza. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As águas de Meireles são mais tranquilas e em tom esverdeado. Há uma bela faixa de areia à beira mar. Existem várias opções de quiosques e restaurantes especializados em vários tipos de comida regional e até mesmo internacional.

Você poderá realizar aquela boa caminhada no calçadão da Avenida Beira Mar, a principal via da praia. Nesse passeio, poderá desfrutar de uma bela vista, experimentar ótimos pratos e petiscos típicos e tomar uma bela cerveja gelada.

Além disso, o Jardim Japonês e o Mercado dos Peixes são outros dois lugares pra você conhecer. Antes do anoitecer, existe uma linda feirinha chamada Feirinha de Artesanato – ou Feira da Beira-Mar ou Feirinha do Náutico em Fortaleza –, onde você poderá comprar vários tipos de produtos artesanais feitos pelos morados locais.

Esta praia urbana é o principal centro hoteleiro da região, porém não é recomendada para banho, principalmente por ser uma região urbanizada.

 

Praia de Mucuripe

Praias de Fortaleza para visitar
Praia de Mucuripe | Foto: Candice Caracas, via Wikimedia Commons.

Localizada em Fortaleza, a Praia de Mucuripe é também conhecida como Praia das Jangadas e fica ao lado da Praia do Meireles. Essa bela praia urbana cearense, apesar de não ser considerada grande, possui pequenos barcos de pescas, conhecidos como jangadas, utilizados pelos locais como meio de sustento.

Ela possui um mar de águas calmas com um tom entre o verde e o azul. Há uma bela faixa de areia clara ao seu redor. Dona de um belo calçadão para você caminhar tranquilamente, a Praia de Mucuripe te permite também fazer belos passeios de barco no mar.

Na região, há vários tipos de peixes, lagostas, lulas e crustáceos para vender, principalmente nas inúmeras barracas do Mercado de Peixes, no fim da Avenida Beira-Mar. O mercado é alimentado pelo trabalho dos jangadeiros.

Não deixe de visitar o famoso Museu do Farol e tirar várias fotos. A Praia de Mucuripe, porém, não é recomendada para banho.

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Praia de Cumbuco

Praias de Fortaleza Cumbuco
Praia de Cumbuco | Foto: Robson costa, via Wikimedia Commons.

Localizada na cidade de Caucaia, a cerca de 30 quilômetros de Fortaleza, a Praia de Cumbuco é dona de um mar de águas azuis e uma faixa de areia dourada e larga. Ela é ideal para windsurf e kitesurf, por conta das suas fortes ondas com bastante vento.

Nessa bela e tranquila praia, você poderá curtir a paisagem com bastante coqueiral e descansar às sombras.

Se quiser mais um pouco de aventura, existem os famosos passeios de bugue que exploram um incrível parque de dunas altas e extensas. Não deixe de visitar a Barra do Cauipe, que é uma lagoa localizada na própria Praia do Cumbuco.

Visite a Praia de Cumbuco, uma das melhores praias nos arredores de Fortaleza que possui uma estrutura simples, mas bastante satisfatória para você e sua família, além de ser própria para banho.

Fácil => Excursão para a Praia de Cumbuco

 

Praia da Lagoinha

Praias de Fortaleza Lagoinha
Praia da Lagoinha | Foto: Evaldoheber, via Wikimedia Commons.

Localizada na costa oeste cearense, a não mais do que 115 quilômetros da capital Fortaleza, a Praia da Lagoinha possui uma faixa bastante larga de areia fina, muitos coqueirais verdinhos e dunas e falésias belíssimas que complementam o cenário.

Apesar de não ficar propriamente em Fortaleza, a Praia da Lagoinha é, com toda a certeza, um dos belos cenários cearenses que você precisa conhecer. Aproveite para tirar lindas fotos nas águas esverdeadas e cristalinas.

A praia tem esse nome por possuir lagoas de água doce. A Lagoa do Jegue e a Lagoa das Almecegas são as mais conhecidas entre elas.

Elas são uma alternativa muito interessante para você tomar banho com amigos e familiares. A infraestrutura do local é satisfatória, onde barracas e restaurantes oferecem bastante diversidade no cardápio.

Andar de bugue (lindas dunas de areia branca podem ser vistas. É um passeio indispensável. Além disso, não deixe de aproveitar outros passeios, como quadriciclo, catamarã, jangada e cavalo.

Ah! Não deixe de fazer um delicioso passeio de jardineira (uma espécie de carro coletivo) para sair um pouco da praia e explorar a cidade e conhecer prédios e pontos turísticos.

Para você que gosta de mais aventura, o local ainda é bastante favorável para o surf e o windsurf. A Praia da lagoinha é, em geral, própria para banho.

 

Praia de Porto das Dunas

Praias de Fortaleza Beach Park
Praia Porto das Dunas | Foto: Jorge Andrade, via Wikimedia Commons.

Localizada no município de Aquiraz, no Ceará, a apenas 30 quilômetros de Fortaleza, a Praia de Porto de Dunas é conhecida por ter o Beach Park, considerado o maior parque aquático da América Latina. Ela é uma praia para quem curte a agitação das ondas do mar. Além disso, o verde dos coqueirais dá um toque a mais na paisagem.

Períodos de chuvas são bastante raros e, em tempos de maré baixa, lindas piscinas se formam na praia, onde você poderá tranquilamente nadar em águas rasas e relaxantes. Aproveite os belos passeios de bugue ou quadriciclo que são oferecidos na bela areia da Praia de Porto das Dunas.

Além disso, a praia oferece a prática de esportes como sandboard, offroad, windsurfe, kitesurf, parasail e asa-delta. É lá, inclusive, onde acontece um adas etapas do Campeonato Mundial de Windsurf. Irado, né? A Praia de Porto das Dunas é, em geral, própria para banho.

Incrível => Excursão para o Beach Park

 

Prainha

Prainha Ceará
Artesanato na Prainha | Foto: Davidandrade, via Wikimedia Commons.

A aproximadamente 40 quilômetros do centro de Fortaleza, mais a leste de Porto das Dunas, a Prainha pode ser visitada através de um passeio de bugue, vindo da Praia de Porto das Dunas. Sem dúvidas, é uma das praias mais populares da região, especialmente nos finais de semana.

A Praia de Porto das Dunas possui um belo mar azul, areia em tom dourado, belíssimas dunas que podem ser exploradas, lindos coqueirais e palmeiras dando um toque verde ao cenário.

   

Apesar de não ter uma infraestrutura complexa, você poderá encontrar belas barracas de praia que oferecem ótimos cardápios com deliciosas comidas típicas e bebidas bem geladinhas.

A Prainha forma diversas piscinas naturais em tempo de maré baixa, onde você poderá aproveitar para dar ótimos e relaxantes mergulhos. A Praia da Prainha é, em geral, própria para banho.

Prático => Transfer do aeroporto de Fortaleza para hotel

 

Praia da Barra do Ceará

Praia da Barra do Ceará
Praia da Barra do Ceará | Foto: Rafael N·C·, via Wikimedia Commons.

Localizada no bairro chamado Barra do Ceará, a 8 quilômetros do centro de Fortaleza, a Praia da Barra do Ceará possui uma vista privilegiada para a Ponte do Rio Ceará e é uma das praias mais visitadas da cidade, principalmente por ter um cenário deslumbrante. Ela é conhecida por ser um dos melhores lugares para ver o pôr do sol da cidade. Aproveite para tirar muitas fotos.

Além de ter faixa de areia clara e fina, um mar de águas azuis e com ondas em geral médias, outros atrativos chamam bastante a atenção dos viajantes, como as ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Prazeres (soterradas pelas dunas). Ah! Não deixe de fazer belos passeios de barco e confira a beleza do manguezal da região.

A Praia da Barra do Ceará, porém, não é recomendada para banho, especialmente por estar em uma região urbanizada.

Antecipado => Excursão para parque de aventura em Fortaleza

 

Como aproveitar as praias de Fortaleza

*Vídeo do Ministério do Turismo

Se você procura por uma junção de praia, verão, tranquilidade, cenários deslumbrantes, cultura, história, pratos típicos deliciosos e aventura, Fortaleza é o destino perfeito. A cidade possui uma beleza elogiada por milhares de visitantes, principalmente por possuir influências europeias e até mesmo indígenas.

Fortaleza é uma cidade bastante arborizada e oferece várias opções de praias para você curtir o verão nordestino. Se destacando como uma das cidades de maior diversidade artística e cultural de todo o Brasil, Fortaleza possui várias opções para você curtir e ter experiências diversificadas.

Não deixe de conhecer o Teatro José de Alencar e a Casa José de Alencar, o Museu do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu do Maracatu, além de outros.

A culinária não deixa nada a desejar. Em Fortaleza, você poderá provar comidas típicas como paçoca (carne seca misturada com farinha de mandioca), lagosta, peixada, camarão ensopado a alho e óleo, patinhas de caranguejo à milanesa, casquinho de caranguejo, além, é claro, de uma boa cajuína. Aproveite agora e descubra quais são os melhores hotéis de Fortaleza para sua visitar vale a pena.

Quer conhecer a região? Qual das praias de Fortaleza você mais gostou? Comente a sua resposta.

 

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Beach Park

Saiba tudo para planejar a visita ao parque aquático

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Beach Park

Saiba tudo para planejar a visita ao parque aquático

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ana

    Cadê Canoa Quebrada,Cumbuco,Jeriquaquara,Morro Branco,as mais belas voces não puseram no site.

  2. Polly Batista

    Oi, Ana. Tudo bem? A proposta do artigo são as praias mais próximas de Fortaleza (tem Cumbuco, sim!). Já para todas as praias leia o post Praias do Ceará. Obrigada pela comentário!