10 pontos turísticos de Marrakech, no Marrocos

por Paula Batista

10 pontos turísticos de Marrakech, no Marrocos

Marrakech é uma cidade cheia de vida, de pessoas, movimento, sabores e cores, e neste artigo listo os principais pontos turísticos de Marrakech.

O objetivo é te ajudar a planejar sua viagem em relação aos melhores pontos turísticos para se visitar na cidade. Aqueles que você deve tirar muitas fotos quando estiver visitando.

Ainda me lembro dos aromas, do barulho e da vibração do povo marroquino povoando as medinas, as calçadas, ruas e praças e é uma sensação incrível ver o quanto é um povo religioso e cheio de fé.

A Cidade Vermelha, como é conhecida devido às construções predominantemente em tons terrosos, é considerada a capital artística e cultural do Marrocos, na África.

Ela atrai visitantes do mundo todo durante o ano todo, seja janeiro, junho, dezembro, desde o inverno de temperaturas baixíssimas até o verão escaldante.

Não deixe Marrakech fora do seu roteiro se for visitar o país e aproveite as dicas deste post para não perder nenhuma oportunidade.

Planeje sua viagem =>  Hotéis em oferta em Marrakech

Seguro viagem África »

 

Principais pontos turísticos de Marrakech

  1. Jardim Majorelle
  2. Museu Yves Saint Laurent
  3. Palais Bahia
  4. Praça Jemaa El-Fna
  5. Medina
  6. Souks
  7. Museu de Marrakech
  8. Madrasa Ben Youssef
  9. Casas de banho turco (Bônus)
  10. Rooftop do Hotel The Pearl (Bônus)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Marrakech »

 

O que conhecer em Marrakech

A cidade, um dos pontos turísticos do Marrocos, oferece varias opções que vão desde palácios até praças e ruas superpovoadas, cheias de lojas de artesanato local.

Muitas opções são próximas uma das outras e você consegue fazer a pé se tiver disposição para caminhar em Marrakech, uma das mais bonitas cidades do Marrocos.

Para outras é necessário pegar um táxi para não perder tempo e não ficar cansado antes do dia terminar (sempre negocie o valor com o taxista antes de embarcar).

Aproveite e veja quando ir para o Marrocos para conhecer os pontos turísticos de Marrakech.

Aventura => Excursão de quadriciclo no deserto de Marrakech

 

Caminhe pelo Jardim Majorelle

pontos turisticos casablanca
Jardim Majorelle | Foto: Viault, via Wikimedia Commons.

O Jardim Majorelle é uma pérola da cidade, um jardim botânico que pertenceu ao estilista Yves Saint Laurent e seu companheiro Pierre Bergé e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Na verdade ele foi criado pelo artista francês Jacques Majorelle em 1931, inspirado nos jardins islâmicos, mas após sua morte ficou abandonado e foi comprado e restaurado por Yves em 1980, pois havia rumores que o local seria transformado em um grande complexo hoteleiro.

É um jardim tropical onde prevalece a cor “Azul Klein” desenvolvida por Jacques, mas é cheio de muitas outras cores, como o verde das plantas e mais de 300 espécies de que vão desde às tropicais até aos cactos. Dentre elas outras espécies bem exóticas, lagos, labirintos e muito paisagismo.

Quem passa pelo seu longo muro não imagina a grandeza e a beleza que se encontra do outro lado. Funciona todos os dias de 8 às 18h30, no mês de Ramadan funciona de 9 às 17 horas.

Você pode conhecê-lo na excursão de carruagem aos jardins Majorelle e Menara ou na excursão guiada por Marrakech, que dura um dia inteiro e visita os principais locais da cidade.

O valor do ingresso é de 70 dirhams, o que é em média 36 reais. Crianças até 12 anos de idade não pagam entrada, Endereço: Rue Yves St Laurent, Marrakech 40090.

De Marrakech => Tour de um dia para Essaouira

 

Conheça o Museu Yves Saint Laurent

marrocos pontos turisticos
Museu Yves Saint Laurent | Foto: Facebook oficial Museu Yves Saint Laurent.

Ao lado do Jardim Majorelle você vai ver o audacioso Museu Yves Saint Laurent, que é dedicado ao estilista de uma das marcas mais luxuosas do mundo e foi construído em 2017.

Ele mostra o trabalho de Yves e uma imensa coleção que inclui mais de 5 mil itens de vestuário, acessório de alta costura e vários esboços e objetos. Sendo um dos pontos turísticos de Marrakech não apenas para os ligados em moda.

Possui uma exposição permanente de 400 metros quadrados, auditório, livraria, café, terraço e uma biblioteca que inclui livros de geografia, história, poesia árabe e uma vasta coleção sobre botânica.

A Fundação Pierre Bergé, que leva o nome do companheiro e sócio de Yves cuida de todo o museu e de todo o arquivamento dos trabalhos do estilista que compõe o espaço, que é uma fusão da cultura marroquina com a moda.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Marrocos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Seu funcionamento é todos os dias de 10 às 18 horas e o valor do ingresso é de 100 dirhams ou 52 reais. Se combinada a compra do ingresso para o Jardim Majoelle tem um bom desconto.

A excursão Yves Saint Laurent que passa pelos lugares preferidos do estilista em Marrakech, claro, tem como pontos de parada o museu e o Jardim Majorelle. O museu fica na Rue Yves St Laurent, Marrakech 40000.

Pesquise =>  Preço para alugar um carro no Marrocos

 

Se encante com o Palais Bahia

viajando para marrakech
Palais Bahia | Foto: Val Traveler, via Wikimedia Commons.

O Palais Bahia ou Palácio Bahia foi construído no final do século XIX em um estilo arquitetônico conhecido como “Árabe Andaluz” e é uma das obras arquitetônicas mais importantes de Marrakech.

Construído em uma área de 8 mil metros e 150 divisões de pátios interiores. Fica localizado bem na Medina de Marrakech, mas é um local bem diferente daquele tumulto que se vê do lado de fora.

Além dos pátios, são muitas fontes, azulejos, pinturas e esculturas, mais parece um grande labirinto, já que os espaços são todos vazios. Inclusive, você pode agendar antecipadamente uma excursão privada sem fila para o Palais Bahia.

O governo do Marrocos é o responsável pela conservação do local desde os anos 2000. É também é utilizado para recepções e moradia de parte da família real marroquina. Funciona de 9 às 18 horas e o ingresso custa 1 dirham que é equivalente a menos de 1 real. Endereço: Avenue Imam El Ghazali, Marrakech 40000.

Incrível => Excursão Aldeias Berberes e Cordilheira do Atlas no Marrocos

 

Se divirta na Praça Jemaa El-Fna

ruas de marrakech
Praça Jemaa El-Fna.

A principal praça da cidade, Jemaa El- Fna é o centro da Medina de Marrakech, é a mais movimentada de toda a África e uma das maiores do mundo. Claro que faria parte da lista de pontos turísticos de Marrakech, não é mesmo?

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É onde você vê o coração pulsante da cidade, toda a movimentação de turistas, moradores, vendedores, encantadores de cobras, tatuadores de henna entre outras atrações.

Além da verdadeira comida típica do país. Durante o dia vemos a circulação intensa de motos, bicicletas e pessoas caminhando, tomando suco de laranja de uma das diversas barracas, nada de mais. Por isso, é um dos pontos de parada do ônibus turístico em Marrakech.

À noite a coisa muda, pois já ao entardecer nota-se o grande movimento começando na praça com a chegada dos acrobatas, músicos, várias outras barracas vendendo comida e ao aglomerado de pessoas ao entorno se divertindo. Para conhecer esse outro lado, faça um tour noturno por Jemaa El-Fna.

Tome cuidado para que não coloquem uma cobra em volta do seu pescoço, tudo é cobrado, desde uma foto com o macaco até uma tatuagem de henna que a princípio eles dizem ser um presente pra você. O endereço oficial é: Passage Prince Moulay Rachid, Marrakech 40000.

Dúvida => Qual moeda levar para o Marrocos?

 

Se perca na Medina

marrakech em janeiro
Muralha da Medina de Marrakech | Foto:oblisameehan, via Wikimedia Commons.

No passado as cidades árabes eram construídas dentro de muralhas para proteger as moradias, às vezes eram chamadas de cidades fortificadas, e aí a cidade começou a se organizar dentro dessas muralhas, partindo de uma praça principal e formando becos e ruas bem estreitas.

Com o passar dos anos e o crescimento das cidades, as mesmas se expandiram para fora das medinas, como é o caso de Marrakech. É a famosa cidade antiga. A Medina de Marrakech é aglomerado urbano, Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

É uma parada obrigatória para quem está visitando a cidade, é lá que ficam os Riads, muitos deles transformados em belos hotéis. Devido à semelhança dos corredores, portas e cores, é fácil se perder pela Medina e seus souks e isso pode ser um ótimo programa em Marrakech.

Diversos passeios tem como uma das paradas ou o ponto principal na Medina de Marrakech, como a excursão Lonely Planet para a medina e museus de Marrakech ou o tour privado pela medina e souks de Marrakech.

Imperdível =>  Voo de balão em Marrakech

 

Faça compras nos Souks

o que saber sobre marrakech
Souk em Marrakech.

Os Souks são os tradicionais mercados árabes que tem quase mil anos de existência e ficam dentro das medinas, em becos e ruelas que fazem do local um grande labirinto. São um dos mais famosos pontos turísticos de Marrakech.

É onde se vende de tudo, roupas, acessórios, artigos para casa, prataria, comida, especiarias, produtos de beleza, cada segmento separado em diferentes souks.

Alguns vendedores trabalham em seus produtos ali mesmo, como é o caso dos artigos em ferro. Você vai ouvir muito barulho, carroças, animais e motos circulando pelos estreitos becos e é isso que faz a experiência ser ainda mais legal.

É o local ideal para se fazer compras em Marrakech e adquirir vários souvenirs, mas fique atento aos preços e às dicas que eu vou dar.

jemaa el-fna
Sempre negocie o valor das mercadorias nos souks.

Não se assuste com os gritos e a insistência dos vendedores e SEMPRE negocie o valor, peça desconto ou ofereça um valor bem mais baixo.

Não tenha vergonha, pois é assim que funciona! Se o vendedor aceitar sua oferta, leve o produto, não é de bom grado que você desista da própria oferta. Na maioria dos casos eles colocam preços bem acima do que realmente valem os produtos.

O vendedor quis me vender um lenço por 250 dirhams e no final eu levei dois lenços por 75 dirhams. Ficam localizados a norte e a leste da Praça Djema el-Fnaa. Você pode fazer uma excursão de 3 horas pelos souks de Marrakech.

Imperdível => Desert trip de Fez para Marrakech

 

Explore o Museu de Marrakech

dicas do marrocos
Museu de Marrakech | Foto: Ontem, via Wikimedia Commons.

Em um antigo palácio do século XIX fica o Museu de Marrakech, que abriga obras de arte, joias, artefatos como moedas islâmicas e bordados de Rabat.

O pátio (e seu lustre) é a parte principal do museu e ao seu redor ficam as salas com as coleções do museu e exposições temporárias.

Funciona todos os dias de 9 da manhã ao meio dia e das 3 às 6 da tarde. O ingresso custa 70 dihrams ou 36 reais. Sua localização é bem na Praça Ben Youssef.

Diferente => Marrakech City Tour por transporte

 

Visite a Madrassa Ben Youssef

cidade dos marrocos
Madrasa Ben Youssef | Foto: Nash Finley, via Wikimedia Commons.

Fundada no século XIV, a Madrassa Bem Youssef foi no passado o mais importante centro de estudos do Alcorão do norte da África e faculdade de teologia onde somente os alunos mais brilhantes eram aceitos.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Hoje é um monumento de visitação muito importante de Marrakech, com suas paredes decoradas em mármore e mosaicos e continua um local ainda muito bem conservado, que ainda possui um local de reza e portas maravilhosas dignas de fotografias incríveis.

No momento da visitação evite saias, shorts e camisas sem mangas em sinal de respeito. Embora esse seja o último dos pontos turísticos de Marrakech da lista “oficial”, saiba que há duas sugestões de bônus para você conhecer na cidade.

Seu funcionamento é diário de 8 às 17 horas, o ingresso custa 70 dihrams ou 36 reais e fica localizado na Praça Ben Youssef, perto de outros atrativos.

Delícia => Excursão de culinária berberesa em Marrakech

 

Relaxe em um hammam

pontos turísticos de Marrakech hammam
Hammam é uma casa de banho turco.

Ir ao Marrocos e não conhecer um hammam ou uma casa de banho turco não tem graça! São banhos relaxantes de limpeza através do vapor e da esfoliação da pele e também tem a opção de massagem.

Na cultura árabe os banhos têm a função de purificação e reflexão e em alguns mais tradicionais são separados por gênero, onde mulheres e homens têm espaços diferentes, mas em outros mais modernos há espaços para casais aproveitarem esse momento juntos.

Ao se preparar para o banho normalmente você irá utilizar roupas íntimas descartáveis e o espaço cede o roupão. Os pacotes vão dos mais básicos que duram 30 minutos até os mais longos que podem chegar a quase duas horas de tratamento.

É um ritual revigorante e vale a pena cada dihram gasto ali. Aconselho a marcar com antecedência, pois é algo bem concorrido. São diversas opções como o Hammam na sauna a vapor ou SPA luxuoso com tratamento de hammam, então escolha a mais próxima do seu hotel e relaxe!!!

Marrocos => Melhores destinos para mochilão 

 

Tome um drink no rooftop do Hotel The Pearl

pontos turísticos de Marrakech rooftop
Hotel The Pearl | Foto: Booking.

É importante saber que o Marrocos como um país islâmico e na cultura muçulmana não é fácil encontrar bebida alcoólica em qualquer lugar.

Em Marrakech você encontrará bebida alcoólica para comprar em supermercados e lojas especializadas, mas não em restaurantes principalmente pela Medina.

Um ótimo local para saborear um drink ou um bom vinho é o panorâmico rooftop do Hotel The Pearl, que é restaurante e terraço bar.E também experimentar uma das comidas típicas do Marrocos.

Você poderá assistir ao pôr do sol, sentar em dos aconchegantes sofás, ver os prédios terrosos ao redor, o céu estrelado e respirar a cultura do alto.

O bônus entre os pontos turísticos de Marrakech está aberto todos os dias de 11 às 2 horas e fica no Hotel The Pearl. Endereço: Av. Echouhada et Rue du Temple, Hivernage، Marrakesh 40000.

Incrível => Excursão para a Cidade Azul no Marrocos

 

Dicas dos pontos turísticos de Marrakech

Marrakech é uma cidade encantadora, cheia de sons, aromas, vibrações e um povo que ainda carrega marcas do passado e preza pela cultura de um povo. Veja onde ela está localizada no mapa do Marrocos.

Os 8 pontos turísticos de Marrakech e os 2 programas que indico neste artigo são de grande valia para qualquer turista que quer saber um pouco mais sobre esse lugar mágico.

Se programe para visitá-los, tire um tempo para cada um deles e não deixe de viver essa cultura. Saboreie a culinária, tome um suco de laranja na praça, relaxe em um hamman após um dia de longas caminhadas.

E faça uma barganha com um vendedor no souk e volte pra casa com a mala cheia de souvenirs e muitas histórias!

Gostou das dicas de pontos turísticos de Marrakech? Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários abaixo.

 

ESCRITO POR

Paula Batista

ESCRITO POR

Paula Batista

Sou brasileira, mineira, mas constantemente confundida com estrangeira. Apaixonada por viagens e moda. Amo brigadeiro na mesma intensidade que detesto comida japonesa. Lugar favorito no mundo: Holanda. Sonho realizado: ter conhecido Israel. Curta minhas selfies e fotos tiradas por desconhecidos no meu Instagram: @pauletesb

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *