Passeios em São Petersburgo: 10 tours guiados na Rússia

por Pâmela Queiróz

Passeios em São Petersburgo: 10 tours guiados na Rússia

Os passeios em São Petersburgo, na Rússia, são definitivamente incríveis. Claro que o país todo tem o seu mistério, mas beleza e lugares encantadores não faltam nesta cidade portuária, que fica às margens do Mar Báltico e foi capital imperial por dois séculos, tendo sido fundada em 1703 por Pedro, o Grande.

São Petersburgo é repleta de história e possui cenários que retratam desde a época monárquica dos czares até a Revolução Russa. Contudo, ela é considerada uma cidade jovem quando comparada à capital Moscou. A nível de curiosidade, saiba que ao longo do tempo a cidade viu a ascensão, o auge e a queda do Império Russo, isso por que foi lá que aconteceu a revolução e Lênin passou a comandar a União Soviética.

Neste roteiro dos melhores passeios em São Petersburgo você encontra ainda um centro cultural considerado ultramoderno, o Teatro Mariinsky que apresenta ópera e balé, além do Museu Russo, que expõe a arte russa e pinturas de ícones como Kandinsky.

Planeje sua viagem => Onde ficar em São Petersburgo

Seguro viagem para a Rússia »

 

Melhores passeios em São Petersburgo

  1. Cruzeiro noturno em São Petersburgo
  2. Visita Guiada com Almoço Russo
  3. Catedral de Santo Isaac
  4. Catedral do Sangue Derramado
  5. Grand Maket Russia
  6. Palácio de Catarina
  7. Palácio de Peterhof
  8. O Lago dos Cisnes no St. Petersburg Hall
  9. Cruzeiro Fluvial com Música e Champanhe
  10. Museu Hermitage

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Petersburgo »

 

1. Cruzeiro noturno São Petersburgo

Pontes Rio Neva
Passeio inclui as pontes levadiças da cidade.

São Petersburgo é um destino incrível da Rússia e de toda a Europa; destacando-se por ser cheio de pontes, então por que não iniciar o seu tour em um cruzeiro noturno em São Petersburgo para vislumbrar as construções, durante o White Nights Festival e com um guia profissional que fala inglês?

Esse é um dos melhores passeios em São Petersburgo, pois você vislumbrará edifícios iluminados, monumentos e pontes levadiças distribuídos ao longo da margem do rio.

O passeio tem quase 1h30 de duração e você ficará por dentro da história local, conhecerá os edifícios e monumentos a partir de uma nova ótica, a da iluminação.

Saiba que o trajeto tem início na Ponte Anichkov. O seu barco navegará pelos Rios Fontanka, Moyka e Neva.

Durante o passeio é possível ver as pontes abrindo e fechando, mas fique atento também aos arredores, já que você passará por inúmeros locais de interesse, entre eles o Circo Ciniselli, o Castelo de São Miguel, o Jardim de Verão e o Palácio de Verão, a Antiga Bolsa de Valores de São Petersburgo, as Colunas Rostrais, o Palácio de Inverno, a Fortaleza de Pedro e Paulo, além de inúmeras catedrais, parques e igrejas.

 

2. Visita Guiada com Almoço Russo

canais de São Petersburgo
Passeio guiado você poderá apreciar a bela arquitetura da cidade.

Que tal saborear um almoço russo?

Nesta visita guiada em São Petersburgo, além de você se familiarizar com alguns dos marcos mais brilhantes da arquitetura do país, também aprenderá um pouco mais sobre a gastronomia local.

De quebra, terá acesso a cozinha tradicional russa e, claro, irá saborear as peculiaridades de um banquete tradicional!

O passeio todo dura cerca de 5 horas e conta com guia em diversas línguas, entre eles, espanhol, inglês, francês e português.

Nessa experiência ganha destaque a visitação de pontos turísticos famosos do norte de Veneza, ensinamentos das tradições da cozinha russa, visita ao local mais romântico de São Petersburgo – o New Holland Island – e almoço tradicional russo com 4 pratos.

Saiba ainda que o tour começa no saguão do seu hotel, local onde um guia especializado irá te encontrar.

Na sequência, vocês farão um tour pelo metrô da cidade, e você ficará por dentro da história local.

Quando chegar na Fortaleza de Pedro e Paulo, fará uma visita especial ao elegante conjunto arquitetônico da Antiga Bolsa de São Petersburgo e Colunas Rostrais.

Desse ponto também é possível ver vistas incríveis da cidade. Mas calma, o ponto alto do tour só acontece depois que você explorar o coração da cidade.

Visite a praça principal de São Petersburgo, a Praça do Palácio, o Palácio de Inverno, o Edifício do Estado Maior e a Coluna Alexander.

Mas, depois disso tudo, o grande atrativo fica por conta de um almoço autêntico em um restaurante russo, onde será oferecida uma variedade de comidas típicas.

 

3. Catedral de Santo Isaac

Catedrais de São Petersburgo
Bela catedral e sua imponente cúpula dourada.

São Petersburgo conta com uma imensa variedade de igrejas e catedrais, por isso, cito algumas que merecem a sua atenção.

Por lá, você não pode deixar de fazer um tour pela Catedral de Santo Isaac em São Petersburgo.

Dela é possível desfrutar de vistas incríveis, caminhar pela escadaria e ver uma arquitetura belíssima. O bilhete adquirido antecipadamente vale por um dia.

Você ficará por dentro da história da Catedral de Santo Isaac, conhecer o interior da construção, tirar fotos na fachada que tem tons de rosa e cinza, além de mosaicos lindíssimos, dedicados a Santo Isaac da Dalmácia.

Apenas por curiosidade, saiba que a unidade conta com 112 colunas em granito vermelho, decoradas com o capital coríntio, talhadas individualmente e erguidas como um bloco único.

Também existe uma rotunda e a cúpula principal, folheada em ouro. Para chegar a colunata da Catedral você subirá mais de 262 degraus, mas lá de cima terá a visão encantadora do Rio Neva, do Almirantado e da Praça de São Isaac.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Rússia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Esse é, sem dúvidas, um dos imperdíveis passeios em São Petersburgo!

 

4. Catedral do Sangue Derramado

Catedral São Petersburgo
Interior da catedral é lindo e merece ser apreciado com tranquilidade.

Outra catedral que merece a sua atenção é a Sangue Derramado, espaço que também é um dos destaques arquitetônicos de São Petersburgo.

O tour pela Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo pode ser feito com um bilhete que você adquire antecipadamente.

O passe vale por um dia e assim você evita as filas nas bilheterias. Entre os destaques desta experiência estão o museu estatal da Catedral, os mosaicos detalhados que cobrem os tetos e as paredes, o local de assassinato do czar Alexandre II, além das aclamadas composições de imagens e decorações coloridas da catedral.

Para você ter uma ideia, a catedral funciona como museu estatal desde a restauração, realizada após os danos causados por uma bomba durante a Segunda Guerra Mundial.

Você encontra mais de 7.500 metros quadrados de mosaicos.

Então, durante este tour fique atento às imagens e encontre detalhes de cenas bíblicas nas paredes e nos tetos, entre eles, sob a cúpula central, está o mosaico de Cristo Pantocrator.

 

5. Grand Maket Russia

Passeios em São Petersburgo
Miniaturas impressionam pela riqueza de detalhes. | Foto: Benjamín Núñez González, via Creative Commons

A Rússia, com certeza, é um desses destinos que merece a nossa caminhada. E que tal andar por um local que te apresenta uma Rússia em miniatura?

Com um ingresso para o Grand Maket Russia, você encontra um layout em tamanhos mínimos, em comparação a grandiosidade deste país.

Neste espaço, você tem acesso a uma imagem generalizada do país. Só para ilustrar, o tamanho deste “milagre feito pelo homem” é de 800 metros quadrados.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A visita, de fato, é mais rápida neste tour, se compararmos o rolê nas ruas, porém, vale a pena garantir o seu bilhete de entrada com antecedência, assim você evita filas.

Além disso, ele vale por um dia todo, ou seja, você pode incluir este rolê em outro passeio e não perder tempo.

Entre os destaques desta experiência está a visualização do tráfego ferroviário e rodoviário, bem como a mudança do dia para noite, representações artísticas de várias cidades e regiões da Rússia, além de cenas que refletem todos os tipos de atividade humana do país.

Falando assim até parece um passeio simples, mas não se engane, todo o layout é feito com riqueza de detalhes e muitas representações são capazes de encantar os visitantes.

 

6. Palácio de Catarina

O que fazer São Petersburgo
Palácio de Catarina é um passeio imperdível na cidade.

Esta lista de passeios em São Petersburgo também conta com a visitação a palácios. E a primeira indicação é fazer um tour pelo Palácio de Catarina em São Petersburgo, a Grande.

Esse é um passeio considerado “simples”, mas saiba que se você não adquirir os bilhetes de visitação com antecedência pode ficar sem ver este monumento.

O passeio pode ter duração de até 5 horas e conta com guia em diversos idiomas.

Nele, você verá a magnífica Câmara de Âmbar, o belo paisagismo russo dos jardins do palácio, ficará por dentro da história local, aprenderá um pouco sobre a arquitetura barroca – estilo usado na construção do palácio.

Poderá ainda caminhar pelo Parque de Catarina, além de visitar os aposentos reais, conhecer a história de cada local e descobrir alguns dos segredos da monarquia russa.

Esse é um lugar rico em história já que todos os reis russos viveram, trabalharam, concederam audiências e recepções diplomáticas, além de bailes de gala e de máscaras, nos belos salões do palácio.

 

7. Palácio de Peterhof

O que fazer em São Petersburgo
Palácio impressiona quem o visita. | Foto: Alex Florstein, via Creative Commons

Outro Palácio que você deve visitar é o complexo do Peterhof em São Petersburgo. Considerado a residência de verão da família imperial, ele foi encomendado por Pedro, o Grande.

Na unidade você encontra belos jardins e muita história.

Então já sabe, esse é mais um passeio que precisa ser organizado com antecedência ou você corre o risco de não conseguir visitá-lo ou até passe horas em filas de espera para comprar os ingressos.

Dito isso, esse tour também pode ter duração de até 5 horas e conta com guia em inglês, alemão, italiano, espanhol e francês.

Nessa experiência ganham destaque os belos jardins, fontes e cascatas, o palácio principal – que  mistura os estilos barroco e clássico -, além dos cômodos incríveis do Grande Palácio.

O Peterhof é considerada a residência imperial mais antiga da Rússia. Atualmente, o complexo inclui o palácio principal e outros pequenos palácios e jardins.

Mas saiba que o palácio principal foi produto de uma construção que levou dois séculos para ser concluída.

O design original foi projetado por Pedro I da Rússia, inspirado no belíssimo Palácio de Versalhes.

Você ainda encontra uma coleção de pinturas, esculturas, mobiliário, entre outras peças.

 

8. O Lago dos Cisnes no St. Petersburg Hall

Ballet em São Petersburgo
Impressionante São Petersburgo Hall, onde ocorre as apresentações. | Foto: Ingvar-fed, via Creative Commons

A Rússia também é famosa pela ópera e pelo balé, então, que tal nesta viagem você assistir a um dos balés mais famosos do mundo, o Lago dos Cisnes, no St. Petersburg Hall?

Este com certeza será um momento inesquecível e um dos mágicos passeios em São Petersburgo que te aguardam. Adquira agora o ingresso para balé em São Petersburgo.

Nessa experiência você poderá ver de perto a tradição do balé clássico russo e ainda acompanhado por uma orquestra sinfônica.

A apresentação dura cerca de 2h20 e é encenada pelo famoso ballet clássico Swan Lake.

Você pode admirar o cenário glorioso do St. Petersburg Hall, além de ouvir a bela e poderosa música clássica de Tchaikovsky.

Você sabia que o Lago dos Cisnes é uma das mais famosas apresentações de balé do mundo? Ele também é um símbolo do balé clássico russo e uma parada obrigatória durante sua viagem a São Petersburgo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O teatro está localizado no centro da cidade, ao lado de alguns dos marcos históricos mais famosos da Veneza do Norte, como também é conhecida.

Não deixa de contemplar a vista das janelas do lobby do teatro, pois elas são belíssimas.

Além disso, do teatro é possível vislumbrar o Rio Neva, o centro histórico da Fortaleza de Pedro e Paulo, a Catedral de Santo Isaac, o Palácio de Inverno e o marco histórico do famoso cruzador Aurora.

 

9. Passeio de barco pelo Rio Neva

Rios São Petersburgo
Cruzeiro pelo Rio Neva será inesquecível.

Que tal aproveitar a magia das noites brancas e ver de perto a impressionante abertura da Ponte Neva em um passeio guiado no centro histórico de São Petersburgo?

Nesse tour você também tem à disposição amostras de culinária típica da região e muitas vistas incríveis. A atividade tem duração de 5 horas e conta com guia, além de guia em brochuras.

Entre os destaques desta experiência estão o charme especial de uma noite branca em St. Petersburg; um passeio pelo jardim de verão de Pedro, o Grande; e claro, um emocionante ambiente marítimo.

Esse tour também pode ser experimentado no solstício de verão, que acontece em junho e apresenta as noites brancas.

Você verá a abertura das pontes levadiças sobre o Neva, irá visitar a Griboedowkanal – pitoresca Igreja do Sangue e aprender fatos interessantes sobre o histórico de São Petersburgo.

No Neva você poderá apreciar além de um ambiente marítimo, com vistas belíssimas, refeições leves com direito a snacks e bebidas.

 

10. Museu Hermitage

Museus na Rússia
Impressionante prédio onde funciona o museu.

Antes de encerrar a sua passagem pela cidade, não deixe de conhecer o Museu Hermitage em São Petersburgo.

Nessa excursão de 3 horas, você é acompanhado por um guia e tem acesso a uma bela e rica coleção de arte da Europa Ocidental, incluindo obras-primas de Renoir e Da Vinci.

Você conhecerá a imponência da antiga residência imperial de inverno, seguirá o guia para ter acesso a detalhes das instalações, mas poderá também visitar o espaço por conta própria após o término do tour guiado, e claro, poupará tempo ao reservar a excursão com antecedência, já que não precisará pegar filas.

Para tomar nota e ficar de olho: no museu você poderá conhecer mais detalhes sobre o desenvolvimento da arte e da cultura material no Ocidente e no Oriente desde os tempos pré-históricos até os dias atuais.

Poderá admirar coleções de pinturas, gravuras e esculturas, além de tapeçarias, tapetes, ornamentos, móveis e joias.

O museu começou com 225 pinturas adquiridas em 1764 por Catarina II da Rússia, e hoje sua coleção conta com mais de 3 milhões de objetos e obras de arte.

 

Faça os passeios em São Petersburgo

São Petersburgo oferece cenários incríveis, muita história, passeios para diferentes estilos de viajantes e muitas surpresas.

Antes de colocar os pés na estrada, faça um planejamento para não perder nenhum rolê deste destino.

Não esqueça que toda vez que você faz as reservas com antecedência para os pontos turísticos mais concorridos, você evita filas, ganha prioridade e ainda pode economizar tempo e dinheiro.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo roteiro em São Petersburgo, com dicas de pontos turísticos e tudo o que fazer na cidade em cada dia de viagem.

Boa viagem e até a próxima!

Gostou de conhecer os melhores passeios em São Petersburgo? Que tal compartilhar este guia com quem vai te acompanhar nesta aventura pela Rússia?

 

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *