Passeios em Moscou: 10 tours guiados na capital da Rússia

por Pâmela Queiróz

Passeios em Moscou: 10 tours guiados na capital da Rússia

Os passeios em Moscou, capital da Rússia, com certeza irão te surpreender. A cidade fica às margens do Rio Moscou e abriga prédios históricos como o Kremlin, um complexo onde está a residência do presidente e ainda tesouros czaristas no Palácio do Arsenal.

Na capital russa, você também encontra a Praça Vermelha, centro simbólico do país, o Mausoléu de Lênin, a coleção do Museu Histórico do Estado e a Catedral de São Basílio, conhecida pelas cúpulas coloridas e por ser uma das mais belas construções do mundo.

Este roteiro também te reserva paisagens encantadoras e, claro, muitas construções que vão desde prédios monumentais em estilo clássico soviético, projetados na era do líder comunista Josef Stalin, até edifícios modernos e cosmopolitas, levantados para modernizar a região.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Moscou 

Seguro viagem para a Rússia »

 

Quais são os melhores passeios em Moscou?

  1. Praça Vermelha e Cruzeiro com Jantar no Rio Moskva
  2. Monino Aviation Museum
  3. Galeria Tretyakov
  4. Cruzeiro de barco guiado pelo Rio Moscou
  5. Moscou: Metro Tour
  6. Kremlin e Praça Vermelha
  7. Banho russo em banheiras Sanduny
  8. Metrô de Moscou e Bunker 42
  9. Parque da Vitória e Museu da Segunda Guerra Mundial
  10. Kremlin e Arsenal

CLIQUE AQUI para agendar tours guiados para Moscou »

 

1. Praça Vermelha e Cruzeiro com Jantar no Rio Moscou

O que fazer em Moscou
Você poderá explorar a região da Praça Vermelha. | Foto: Олег Токарев, via Creative Commons

Moscou é um destino incrível da Rússia, cheio de beleza e história, sendo um das capitais mais lindas da Europa. Que tal começar o seu tour em Moscou em um passeio duplo, com duração de 6 horas e que inclua, além de guia profissional, a visitação de pontos turísticos da cidade?

Nesta opção de passeio guiado, você passa 3 horas em terra, na região da Praça Vermelha, e na sequência faz um cruzeiro de 3 horas pelo Rio Moskva.

Durante este passeio você irá aprender sobre a história da Praça Vermelha, o significado de seus monumentos, verá as famosas cúpulas coloridas da Catedral de São Basílio, descobrirá o local da antiga sede da KGB e ainda poderá desfrutar de um jantar russo enquanto navega pelo Rio Мoskva.

Para você ter uma ideia, do rio é possível ter uma vista panorâmica de algumas das mais belas paisagens da capital russa.

Mas além de muita beleza, você tem direito a uma refeição com três pratos de comida russa moderna, servida com uma taça de vinho.

Entre outros monumentos que você verá durante este tour, estão o Estádio Luzhniki, a Universidade Estadual de Moscou e a Catedral de Cristo Salvador.

 

2. Monino Aviation Museum

Museus em Moscou
Passeio no museu é imperdível para os fãs de aviação. | Foto: Alan Wilson, via Creative Commons

A Rússia tem uma cultura rica e muitos museus, então prepara o bloco de notas para copiar algumas sugestões para o seu roteiro.

A primeira dica é visitar o Museu de Aviação Monino em Moscou, o maior museu de aviação da Rússia, em um tour privado.

Esse passeio tem duração de 5 horas e conta com a presença de um ex-piloto militar que irá lhe mostrar as dependências da unidade, além de te ajudar a explorar a coleção de mais de 160 aeronaves.

Nesta experiência, você aprenderá mais sobre os diferentes artefatos russos, ouvirá grandes histórias do guia – um ex-piloto militar -, explorará a coleção de mais de 160 aviões, helicópteros e aeronaves, poderá admirar o maior helicóptero do mundo, além do Tupolev 4, 95, 100.

Entre outros destaques deste passeio está o maior avião, do início do século 20, “Ilya Muromets”, bem como a soviética “Concorde” (Tupolev-144), La-7 Ivan Kozhedub e Tupolev -22М.

 

3. Galeria Tretyakov

Museu de arte Moscou
Galeria abriga o melhor da arte russa. | Foto: Shakko, via Creative Commons

Neste tour guiado pela Galeria Tretyakov em Moscou você irá descobrir uma das maiores coleções de ícones e arte russa que vai do século XII ao século XX. A excursão é um dos mais culturais passeios em Moscou.

Nesta experiência, você também poderá explorar as coleções permanentes da Galeria Tretyakov, além de ter acesso a ícones dos séculos 12 ao 17.

A dica é iniciar o seu tour pelos quartos da Galeria Tretyakov em ordem cronológica, seguindo o seu guia. Assim você irá descobrindo obras especiais como as do pintor de ícones, Andrey Rublev.

A galeria foi fundada em 1854 por Pavel Tretyakov, que queria disponibilizar sua coleção de pinturas russas para o maior número possível de espectadores.

Entre as obras da coleção de pinturas russas, que remonta ao século 19, estão artes de Ivan Aivazovsky, Ivan Shishkin, Alexandre Ivanov, Konstantin Korovin, Ilya Repin, Valentin Serov, Vasily Surikov. No espaço você também encontra uma sala dedicada às obras de Mikhail Vrubel.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Rússia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

4. Cruzeiro de barco guiado pelo Rio Moscou

Moscou passeio de barco
Cruzeiro pelo Rio Moscou é um jeito delicioso de conhecer a cidade.

O Rio Moscou é uma atração à parte. Por isso, ao visitar a região, fazer um tour de barco pelo Rio Moscou é um passeio imperdível.

Nessa proposta, você navega durante 3 horas pelo rio, com um guia profissional, que te levará uma nova perspectiva da cidade.

Do barco é possível avistar locais emblemáticos de Moscou, como o muro do Kremlin e a Catedral de Cristo Salvador.

Entre os destaques desta experiência está a visualização de algumas das principais atrações do centro metropolitano da cidade, um mergulho na incrível história russa, a passagem pela controversa estátua de Pedro, o Grande, por Zurab Tseretelli e um espaço de arte moderna desenvolvido no local da antiga fábrica de chocolate Red October.

 

5. Moscou: Metro Tour

Metro Rússia
Arquitetura é um dos pontos que mais chama a atenção. | Foto: Alex Florstein Fedorov, via Creative Commons

Com certeza você já ouviu falar sobre o metrô da capital russa, um dos mais famosos do mundo devido a sua aparência que faz lembrar um museu.

Neste tour pelo metrô de Moscou, você faz uma visita subterrânea de 1h30 ao espaço acompanhado de um guia.

Nessa experiência, você descobre a história do misterioso Metro-2, conhece a incrível arquitetura russa, experimenta uma performance clássica underground ao vivo e tem uma visão mais ampla da história, arte, mitos e lendas de um dos maiores e mais belos sistemas de metrô do mundo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para ficar atento, durante o tour, o guia local fornecerá informações abrangentes sobre tópicos como o lendário e misterioso Metro-2, além disso, ele apresentará algumas estações.

Entre elas, Arbatskaya, a Revolution Square, a Kurskaya, a Lobby, a Komsomolskaya, a Novoslobodskaya e a Belorusskaya.

Durante o passeio você verá ainda a beleza da história e da arquitetura russa soviética e moderna, seguindo o culto das personalidades de Lênin e Stálin.

 

6. Kremlin e Praça Vermelha

O que fazer em Moscou
Belíssimo Kremlim, o palácio do governo russo.

Caso o seu foco sejam os pontos mais emblemáticos da Rússia, este tour pelo Kremlim e a Praça Vermelha em Moscou, de 3h30 com um guia local, pode ser uma boa pedida.

A parte boa e de destaque desta excursão é que com ela você poderá entrar nas catedrais do Kremlin e ver de perto a arte religiosa russa.

Mas essa experiência também te reserva outras surpresas como a visita ao prédio da presidência russa, localizado também no Kremlin, histórias fascinantes sobre a construção, visitação das três catedrais situadas no interior do complexo e parada no Campanário de Ivã III.

As catedrais do Kremlin são representações da Assunção, Anunciação e do Arcanjo São Miguel.

 

7. Banho russo em banheiras Sanduny

Esta sugestão é uma dica especial para quem busca viver o destino que visita e situações tradicionais da região. Então por que não tomar um banho russo em uma banheira Sanduny em Moscou?

Você sabia que a tradição russa de visitar a casa dos banhos tem muitos mitos em torno dela? Entre os locais mais famosos está o Banyas – Sandunóvskie.

É possível ter a experiência russa real, além de embarcar em uma jornada através do tempo. Tudo isso fará deste um dos melhores passeios em Moscou para quem buscar mergulhar na cultura local.

O voucher te permite 3 horas de “banho” e um guia, para você não cometer nenhuma gafe. Mas fique tranquilo, vou adiantar um pouco do que você irá encontrar neste rolê.

Durante o banho russo, você pode relaxar em banheiras quentes, revitalizar as energias e, claro, ver um pouco de arte.

Ao entrar no prédio, logo de cara, você verá mosaicos e afrescos na decoração do corredor que leva os visitantes aos vestiários.

Além disso, o passeio pode ser feito tanto por mulheres, quanto por homens, contudo, os espaços são subdivididos por gênero.

Uma curiosidade é que eles separam os homens em três classes e as mulheres em duas. Para tomar o “banho” é preciso estar com roupa apropriada.

Depois disso é possível entrar em uma sala de vapor quente, aquecida pela madeira, assim como há centenas de anos.

Na sequência o convite é para mergulhar nas águas de uma piscina fria. O tour é acompanhado por um pacote de galhos perfumados.

 

8. Metrô de Moscou e Bunker 42

O que fazer em Moscou
Um dos túneis do bunker 42. | Foto: Fastboy, via Creative Commons

Já falei sobre a necessidade de visitar o famoso metrô de Moscou, mas nessa sugestão de tour para o Bunker 42.

Nessa experiência, você irá aprender sobre a história do metrô, visitar cinco das estações mais bonitas da cidade com um guia privado e na sequência conhecer o Bunker 42 e ficar por dentro das histórias da Guerra Fria em um museu único.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O passeio tem duração de 4 horas. Entre os destaques desta excursão estão memórias dos dias da Guerra Fria e da URSS, visitação da instalação antinuclear do Bunker 42, obras-primas de engenharia, expostas em um museu da Guerra Fria, tesouros arquitetônicos e muitas outras atrações.

O metrô de Moscou conta com 215 estações, sendo que 44 delas são reconhecidas como importantes locais do patrimônio cultural do país.

 

9. Parque da Vitória e Museu da Segunda Guerra Mundial

Parque da Vitória Moscou
Museu da Guerra é muito interessante. | Foto: Alan Wilson, via Creative Commons

Outros dois locais que merecem a sua atenção são o Museu da Grande Guerra Patriótica e o Parque da Vitória.

Nesse tour de quase 3h20 você verá armas reais usadas na guerra e reconstruções em tamanho real de algumas ruas. É sem dúvida um dos mais interessantes passeios em Moscou.

O tour conta com um guia profissional e nesta experiência você poderá entender melhor a maior guerra que a humanidade já viu, se surpreender com o tamanho do Museu da Grande Guerra Patriótica.

Além disso, pode explorar como a sociedade e a história russas foram afetadas pela Segunda Guerra Mundial, admirar o monumento mais alto de Moscou no Memorial da Vitória, além de ver uma das melhores vistas da cidade, a partir do Parque da Vitória.

Neste passeio, você ficará ainda por dentro da história da Batalha de Stalingrado, verá reconstruções 3D em tamanho real das ruas de Leningrado, ouvirá relatos sobre os eventos que iniciaram a guerra e o papel de Stálin na derrota dos nazistas.

 

10. Kremlin e Arsenal

O que fazer em Moscou
Carruagem exposta no Museu do Arsenal. | Foto: Ramón, via Creative Commons

Outro local que já citei é o Kremlin, contudo, caso a sua busca seja um tour mais rápido, esse passeio introdutório de 30 minutos e com folheto em inglês pelo Kremlin pode te agradar. Então anota as dicas e poupe tempo, além de longas filas.

Nesta sugestão, você pode visitar dois dos mais importantes museus de Moscou, o Kremlin e o Palácio do Arsenal, no seu tempo, ou seja, mais rápido ou mais devagar.

Nesse passeio, você tem direito a guia de áudio/fones de ouvido em alguns idiomas, entre eles espanhol e inglês.

Os destaques desta experiência ficam por conta dos tesouros mais raros do Império Russo, guardados no Palácio do Arsenal e da Praça da Catedral – Patrimônio Mundial da Unesco.

 

Se apaixone pelos passeios em Moscou

A capital da Rússia é um destino fantástico. Você encontra cenários incríveis, muita história, tours para diferentes estilos de viajantes e muitas surpresas.

Antes de colocar os pés na estrada, faça um planejamento para não perder nenhum dos principais pontos turísticos em Moscou.

Não se esqueça de que toda vez que você faz as reservas para os tours em Moscou mais concorridos, você evita filas, ganha prioridade e ainda pode economizar tempo e dinheiro.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo cidades perto de Moscou, com dicas de destinos turísticos para conhecer nos arredores da capital da Rússia.

Boa viagem e até a próxima!

Gostou de conhecer os melhores passeios em Moscou? Então comente abaixo qual foi o seu favorito.

 

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *