Como é fazer um passeio city tour em Foz do Iguaçu?

por Polly Batista

Como é fazer um passeio city tour em Foz do Iguaçu?

Habitantes de mais de 80 nacionalidades escolheram Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, para viver. Em um universo de 260 mil moradores, é como se cada grupo de três mil pessoas fosse de uma região diferente do mundo! Dá para acreditar? E tantas culturas assim em um único lugar só poderia dar nisso: um destino turístico no Brasil incrível! Por isso, além das visitas tradicionais você deve fazer um city tour em Foz do Iguaçu para conhecer mais de perto tudo isso.

Já não bastasse toda a localização privilegiada, o município oferece, além das atrações naturais, alguns cantinhos especiais. Dois destinos na minha opinião merecem ficar no seu topo na lista de prioridades: o primeiro é o Parque das Aves. E o segundo, é claro, o Parque Nacional das Cataratas. Porém, nesse artigo mostrarei como é fazer um city tour em Foz do Iguaçu. Confira!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Precisa de seguro viagem para Foz do Iguaçu »

 

O que ver na cidade de Foz do Iguaçu

Como é fazer o city tour em Foz do Iguaçu
Marco das Três Fronteiras faz parte do city tour em Foz do Iguaçu | Foto: QVM.

Ainda impressionada com as belezas naturais de Foz do Iguaçu, fui descobrir o que o ambiente urbano tem a oferecer por meio do city tour. A primeira coisa que você deve ter em mente é que Foz do Iguaçu é uma cidade limpa e bem organizada. Infelizmente, tive pouco contato com os moradores, mas pude perceber, através da equipe do Hotel Tarobá e dos receptivos, que eles são bem acolhedores e hospitaleiros.

A segunda informação que você precisa saber é que os principais pontos turísticos da cidade ficam bem afastados uns dos outros. Por isso, é fundamental que você contrate uma agência especializada, compre tickets do ônibus sightseeing ou mesmo organize um roteiro de transporte público.

No meu city tour, passei por três atrações turísticas em Foz do Iguaçu: o Templo Budista, a Mesquita Islâmica e o Marco das Três Fronteiras. Confira cada uma das experiências!

CLIQUE AQUI para reservar os melhores tours por Foz do Iguaçu »

 

1) Como visitar o Templo Budista em Foz do Iguaçu?

Vale a pena fazer city tour por Foz do Iguaçu
City tour por Foz do Iguaçu: templo budista | Foto: QVM.

Esse espaço fica localizado na área mais alta de Foz do Iguaçu. A ideia é justamente essa: oferecer uma vista privilegiada, longe do barulho e da agitação do centro da cidade.

Com pouco mais de 10 anos de existência, o local tem entrada gratuita e fica aberto de terça à domingo, das 9h30 às 16h30. Em um espaço de 50 hectares, ele é considerado um dos maiores destinados à contemplação budista no nosso continente.

Logo na entrada, você encontrará um fotógrafo que tira uma foto sua “sem compromisso”, na saída ele vai tentar lhe vender a foto, claro! Depois, você terá acesso à ampla área gramada e muitas estátuas de buda. Uma de sete metros de altura com o buda sentado sorrindo dá as boas-vindas aos visitantes, em seguida, são outras 120 douradas. Todas elas parecem iguais, entretanto, têm significados diferentes, pois cada uma representa a reencarnação de buda em lugares diferentes da terra.

Imperdível => Jantar no The Argentine Experience

Atrações incríveis do city tour em Foz do Iguaçu

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Foz do Iguaçu. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Onde ir durante o city tour em Foz do Iguaçu
No tour por Foz do Iguaçu tem Buda | Foto: Quero Viajar Mais.

No finalzinho desse pátio, tem outra estátua maior de 10 metros. Ela tem a cor escura e é a mais protegida de todas, pois tem umas espécies de leões de concreto nas laterais e fitas de isolamento, com aviso para os turistas não se aproximarem.

Prático => Excursão privada saindo de Foz do Iguaçu

O que ver no Templo Budista durante city tour por Foz do Iguaçu
Espaço budista está incluso no tour por Foz do Iguaçu | Foto: Quero Viajar Mais.

O santuário Ksitigarbha fica bem ao lado. É um prédio, cuja arquitetura é típica do Oriente, tipo aqueles pagodes, com muitas beiradas voltadas para cima. Você pode fotografa-lo do lado de fora, mas não por dentro. Por isso, a experiência de entrar no templo, é única. Internamente, mais esculturas de vários budas e mensagens de inspiração escritas por pessoas de todas as idades.

Do outro lado do templo, tem uma imagem do buda deitado em posição do nirvana. Ao redor da área central, eu vi quatro estátuas grandes de seres iluminados, segundo a filosofia budista. Para completar, há uma loja com lembrancinhas e artigos temáticos.

O templo budista de Foz do Iguaçu vale a pena ser visitado, porém tenho uma consideração a fazer: não existe informação alguma sobre o espaço in loco. Para o turista que quer muito mais do que tirar belas fotos, o lugar não oferece qualquer tipo de esclarecimento ou explicação sobre as estátuas ou filosofia budista. Esse para mim foi o lado menos positivo do city tour, pois apesar de bonito, calmo, não recebe bem os visitantes.

Divertido => Bar do Gelo em Foz do Iguaçu

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

 

2) O que ver na Mesquita Islâmica em Foz do Iguaçu?

Onde fica a mesquita em Foz do Iguaçu
Mesquita Islâmica é uma das paradas durante o city tour | Foto: Quero Viajar Mais.

Bem diferente é a Mesquita Islâmica, com visita guiada grátis em horários marcados, é uma imersão cultural que vale muito a pena fazer. Além do templo ser uma obra de arte, tive uma boa oportunidade de rever os meus conceitos a respeito de outra religião.

Construída em uma área de mais de 1.200m², em um bairro de maioria libanesa, a Omar Ibn Al-Khatab está aberta para os visitantes em geral. A primeira regra é que as mulheres devem colocar um véu, que é oferecido gratuitamente logo na entrada. As pernas de ambos os sexos também devem estar cobertas.

Vale a pena conhecer a mesquita em Foz do Iguaçu durante city tour
Mesquita Islâmica: city tour em Foz do Iguaçu | Foto: Quero Viajar Mais.

Depois disso, uma muçulmana fez uma explicação rápida sobre o espaço, cuja arquitetura foi inspirada no segundo maior centro sagrado do Islamismo, a mesquita Al Akssa, em Jerusalém. Cheia de arabescos e figuras geométricas em tons de azuis, a parte interna arredondada dela é simplesmente maravilhosa.

Uma televisão fixada no alto faz a transmissão ao vivo do ritual muçulmano que acontece 24h por dia em Meca, a cidade sagrada.

A parte central da mesquita não pode ser acessada, mas é possível conferir tudo a uma distância pequena, a exemplo dos tapetes que demarcam o lugar de oblação e também uma espécie de altar, onde fica o líder local.

Diferente => Tour da cultura árabe por Foz do Iguaçu

Como é o city tour em Foz do Iguaçu
City tour em Foz inclui visita à mesquita | Foto: Quero Viajar Mais.

Do lado fora, duas torres compõem a arquitetura do lugar e, historicamente, fazem alusão ao hábito de convocar os fiéis por meio de sinos para realizar as cinco orações diárias.

A senhora que deu a explicação era muito simpática e acessível, depois que o grupo maior saiu, ainda ficou batendo um papo mais informal conosco sobre a sua religião. Um privilégio.

Aproveite => Passeio de catamarã com jantar

Lugares bonitos para visitar no city tour em Foz do Iguaçu

Melhor city tour de Foz do Iguaçu
Detalhes: Mesquita Islâmica é muito bonita | Foto: Quero Viajar Mais.

O horário de funcionamento do templo é de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, aos sábados é das 9h às 11h30. Fique atento, porque aos domingos e feriados, o espaço não é aberto.

Delícia => Jantar com espetáculo folclórico

Onde comer durante o city tour em Foz do Iguaçu
City tour inclui doceria árabe | Foto: Quero Viajar Mais.

No artigo sobre a gastronomia em Foz do Iguaçu, também falo sobre uma doceria que fica bem ao lado da mesquita e agregou bastante valor para mim nessa imersão cultural árabe.

Prático => Ingresso para as Cataratas de Foz do Iguaçu

 

   

3) Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras no city tour
Marco das Três Fronteiras é parada do city tour | Foto: Quero Viajar Mais.

Oito quilômetros à frente, a van me deixou no Marco das Três Fronteiras. O nome já diz tudo: é o encontro do Brasil, Paraguai e Argentina. Mais do que isso, é também a união do afluente Iguaçu que deságua no rio Paraná. Diferente dos outros dois passeios do city tour, esse é pago. A entrada custa R$ 18,00 inteira, ou meia para quem tem direito.

Agende => Passeio para o Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras é incluso no city tour
City Tour inclui também o Marco | Foto: Quero Viajar Mais.

A cenografia do parque refaz a arquitetura dos povoados indígenas, criados por jesuítas. Tudo em tons de barro. Os pontos altos da visita são: o farol nas cores da bandeira do Brasil, que fica no meio de uma fonte com cortina de água; e o mirante de onde é possível ver os outros dois faróis das nações vizinhas.

Nessa área, há uma placa indicativa sobre a direção da Argentina, do Paraguai e do Brasil. O espaço tem ainda uma pequena praça de alimentação, com lanchonetes, restaurante e playground para a criançada.

Panorâmico => Ônibus turístico em Foz do Iguaçu

City tour contempla o Marco das Três Fronteiras

Onde levar as crianças durante city tour em Foz do Iguaçu
Criançada também se diverte no city tour em Foz do Iguaçu | Foto: QVM.

Infelizmente, não fiquei para ver o pôr do sol, que dizem ser muito bonito, mas deu tempo de conhecer o Memorial Cabeza de Vaca, cujas projeções contam a história da Tríplice Fronteira.

Panorâmico => Tour na Usina de Itaipu

 

Dicas para o city tour em Foz do Iguaçu

Vale a pena visitar a tríplice fronteira durante o city tour em Foz do Iguaçu
Meu city tour em Foz do Iguaçu foi feito pela Combo Iguaçu | Foto: QVM.
  • Antes de visitar o Templo Budista, leia sobre o espaço para poder entender o significado da filosofia. No local, não há indicações de nada;
  • Arrume um tempinho para sentar na grama e observar de cima a cidade de Foz e um pedacinho do Paraguai;
  • Consulte a temperatura da cidade, pois no dia que fui estava bem quente. Visite o Templo Budista primeiro, pois lá não vende água ou lanche;
  • Faça da Mesquita sua segunda parada. Consulta na portaria qual é o horário mais próximo da visita guiada e não perca por nada!
  • Lembre-se das roupas mais compostas e não se preocupe com a cabeça, pois eles oferecem gratuitamente um véu;
  • Na saída, passe na loja de doces árabes que fica bem em frente à mesquita. Não tenha medo de experimentar! São ótimos!
  • Aproveite para deixar o Marco das Três Fronteiras para o final da tarde. Lá tem praça de alimentação e restaurante.

E você, já fez um city tour por Foz do Iguaçu? Conte sua experiência aqui nos comentários!

Até + !!!

 

Pollyana Batista viajou a convite da Combo Iguassu, com apoio do Hotel Tarobá Foz. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Compras

Veja os melhores lugares e lojas para fazer compras

#09
Icone
Cataratas

Saiba tudo para organizar sua visita às Cataratas

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Compras

Veja os melhores lugares e lojas para fazer compras

#09
Icone
Cataratas

Saiba tudo para organizar sua visita às Cataratas

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *