Tudo sobre os principais passeios durante a visita na Usina de Itaipu

por Guilherme Tetamanti

Tudo sobre os principais passeios durante a visita na Usina de Itaipu

Foz do Iguaçu realmente conta com muitas atrações que não se limitam apenas a ver as Cataratas do Iguaçu. Por toda a cidade, outros pontos turísticos podem ser visitados e apreciados, provando que o local é mesmo uma ótima opção para quem quer conhecer destinos diferentes e aproveitar bastante.

A conhecida Usina de Itaipu é outro daqueles passeios imperdíveis, e dentro do Complexo Turístico Itaipu há opções diversificadas de passeios para você curtir. Nesse texto te apresentarei os tours existentes para você já ir se programando para conhecer durante a sua visita.

Leia também => Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

 

Os passeios na Usina de Itaipu

Passeios em Foz do Iguaçu

Inaugurada em 1984, a Usina de Itaipu é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. A construção chegou a fazer parte da lista oficial de candidatas para as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, mas não ganhou o título. Pelo menos o Brasil entrou com o Cristo Redentor, principal e mais famoso entre os pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Apesar do encantamento que a grandiosidade de Itaipu sempre trouxe aos seus visitantes, foi somente em 2007 que a fundação responsável pela gestão da usina, criou o Complexo Turístico Itaipu (CTI), com o intuito de explorar o potencial do turismo e suas atrações.

Hoje em dia a visita na Usina de Itaipu tem vários focos, tanto para conhecer suas instalações, projeto de preservação ambiental e até mesmo passeios de barco no lago formado pelo represamento do Rio Paraná.

 

Porto Kattamaran

Passeio na Usina de Itaipu

Uma das atrações mais recentes do Complexo Turístico, o passeio conhecido como Porto Kattamaran, nos dá a chance de fazer uma viagem inesquecível no reservatório da maior hidrelétrica do mundo. Sem dúvidas, é imperdível!

Passeio de barco na Usina de Itaipu

O passeio acontece todos os dias às 14h, 16h e 19h (horário de verão). Claro que o passeio do pôr-do-sol é o mais bonito, mas independentemente do horário, a vista proporcionada é daquelas de tirar o fôlego. No barco há infraestrutura de bar, além de restaurante e lanchonete no píer, ponto de partida do passeio, com uma vista sensacional do lago de Itaipu. Toda a parte da alimentação é paga separadamente.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Foz do Iguaçu. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ecomuseu

Ecomuseu de Itaipu
Foto: Divulgação.

Um museu com uma proposta bem diferente, localizado dentro do Completo Turístico. Trata-se do Ecomuseu, com atrações interativas e com diversas exposições, sendo o local ideal para você conhecer um pouco da história de Itaipu.

Com cenários que retratam bem o passado, uma maquete gigante e totens eletrônicos, o museu traz a história completa de Itaipu, desde a ocupação da região da usina, até projetos de conservação que fazem parte do dia-a-dia do complexo.

Uma atração bastante conhecida é a réplica do eixo de uma turbina, igualzinha aquelas que estão em atividade (e visitadas no Circuito Especial), com a possibilidade de ouvir os ruídos característicos do coração da hidrelétrica.

 

Polo astronômico

Polo Astronômico de Itaipu.
Foto: Divulgação.

Em uma área que conta com planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu, você terá diversas atrações dentro do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho. Logo na entrada você já conhece o Espaço Universo, com exposições de réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais, além de simuladores do sistema solar. O observatório conta ainda com três telescópios, onde é possível ver a Lua, os planetas e algumas galáxias. Fãs da astronomia vão se encantar nesse local.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

 

Vista panorâmica

Passeio com vista panorâmica de Itaipu

A Usina de Itaipu é uma grande obra de engenharia, que chama a atenção e desperta a curiosidade dos turistas. E para ter uma noção mais real do tamanho de Itaipu, você precisa fazer o passeio para ter uma vista panorâmica do complexo. Assim, você contemplará a visão externa e ter a exata noção de toda a grandiosidade da usina. Desde o vertedouro até o topo da barragem de concreto, onde ficam instaladas as 20 unidades geradoras.

O início do passeio é no centro de recepção de visitantes com a exibição de um filme sobre Itaipu. Depois, um roteiro de ônibus que inclui uma parada no mirante central e dependendo da operação da usina, o ônibus passa até por cima da barragem, onde a vista é impressionante. É um daqueles passeios imperdíveis para fazer em Foz do Iguaçu.

 

Iluminação da barragem

Passeio Iluminação da Barragem de Itaipu
Foto: Divulgação.

Até a energia gerada por Itaipu é digna de espetáculo. A beleza da paisagem no tour conhecido como Iluminação da Barragem, te deixará de boca aberta. Antes mesmo do acendimento das luzes, dois apresentadores e um vídeo que é mostrado em telões, te contam a história da hidrelétrica e a traduzem em números.

De repente a barragem é iluminada por nada menos que 747 refletores e 112 luminárias, com direito até a trilha sonora criada para a apresentação. A energia consumida nesse espetáculo seria suficiente para iluminar uma cidade com 15 mil habitantes, só para se ter uma ideia.

 

Refúgio biológico

Passeio na visita de Itaipu

Itaipu também tem um papel importante na preservação do meio ambiente na tríplice fronteira. O Refúgio Biológico Bela Vista é o mais antigo e bem-sucedido projeto da hidrelétrica nessa área, com unidade de proteção criada para receber animais e plantas desalojados devido a construção do reservatório da usina.

O roteiro desse passeio inclui uma caminhada de 2 km em uma trilha no meio da floresta nativa e conta com lições de educação ambiental. São mais de 960 gêneros de plantas e 50 espécies de animais. Alguns deles são o jacaré, quati, coruja, serpentes e até uma onça pintada.

 

Circuito especial

Principais passeios na Usina de Itaipu

E não vá embora do Complexo Turístico sem conhecer o Circuito Especial, que inclusive foi premiado pelo Ministério do Turismo como um passeio que prega as melhores práticas em atrativos turísticos. Nesse circuito, além de percorrer os principais cartões-postais dessa gigantesca barragem, você também terá uma aventura pelo interior da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.

   

Visita dentro da Usina de Itaipu

Sem dúvidas é um passeio diferente de tudo que você já pensou. Nele você descobrirá a arquitetura das catedrais de concreto e sentir a pulsação da usina ao tocar nas paredes e nas estruturas que direcionam a água para o interior das turbinas. Também será possível conhecer a sala de comando central, que é onde técnicos brasileiros e paraguaios ficam monitorando a produção de forma integrada, separados apenas por uma simbólica fronteira.

Usina de Itaipu

E depois de percorrer a estação galeria, que conta com quase um quilômetro de comprimento, você poderá descer ao nível onde estão as turbinas em trabalho de geração de 700 megawatts cada uma. Para você ter ideia, essa energia é suficiente para abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências. São emoções e memórias que você guardará para sempre!

 

Vai fazer a visita na Usina de Itaipu?

Depois de ler esse artigo, tenho certeza que seu desejo de fazer a visita ao Complexo Turístico de Itaipu será tão grande quanto o de conhecer as Cataratas. Afinal, são tantos atrativos em um só lugar, perto da Usina de Itaipu, que sem dúvidas torna o complexo de Itaipu num lugar especial. Não tem como não ficar com vontade de ir visitar e conhecer todos os passeios oferecidos!

Então, se você pretende ficar alguns dias na cidade, não deixe de visitar a Usina e todo o Complexo Turístico de Itaipu, que de fato é imperdível. Foz do Iguaçu é um destino diferenciado, entre os mais bem estruturados de todo o Brasil, com passeios para todos os gostos.

Ficou com alguma dúvida? Definiu quais passeios pretende fazer na Usina de Itaipu? Caso precise de alguma ajuda para definir sua visita, basta fazer um comentário abaixo que terei o maior prazer em responder!

Deixe suas perguntas, sugestões ou dicas!

Até + !!!

 


Guilherme Tetamanti viajou com apoio da Loumar Turismo e Iguass Express Hotel. A viagem foi parcialmente patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Compras

Veja os melhores lugares e lojas para fazer compras

#09
Icone
Cataratas

Saiba tudo para organizar sua visita às Cataratas

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Compras

Veja os melhores lugares e lojas para fazer compras

#09
Icone
Cataratas

Saiba tudo para organizar sua visita às Cataratas

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Guilherme Tetamanti

    Oi Lucimar, Na página de ingressos da Usina de Itaipu tem os preços atualizados. Abraços

  2. Carlos Alberto de Souza

    Tudo bem, Guilherme? Me dá uma dica vou chegar em Foz na sexta-feira as 14:00, quero fazer o circuito especial neste dia, e o passeio geralmente dura 2 horas e meia, vi no site que têm ingresso nos horários as 17:00 hs. Eu consigo fazer este passeio e quero ir de transporte público estarei a 5km do parque das aves. Vale a pena ir neste horário e o ingresso é caro não têm meia-entrada e li em alguns comentários que levando comprovante de doação de sangue consegue pagar meia. Mas é arriscado irei em Janeiro não ter vaga. E o transporte público é fácil acesso?

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Carlos, Tem transporte público sim, inclusive por ser a maneira que muitos funcionários de Itaipu voltam para casa. Sobre a meia entrada, não sei te dizer, melhor confirmar direto com eles! Abraços

  4. Orlanda

    quero conhecer Itaipu em um dia só como faço pra conhecer o maximo de coisas me dá uma dica com horários pra chegar lá e pretendo ir na sexta ou no sábado pra pegar as luzes de noite !! Tenho uma dúvida desculpa ser tão burra ,mas essas atrações são todas no mesmo ponto é um ingresso só e o ingresso pra fazer essas visitações são compradas no mesmo lugar

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Orlanda, Faça o Circuito Especial + Porto Katamaran + Iluminação na Barragem, assim terá uma visão geral da usina. Abraços

  6. Lucimar

    Oi boa noite, gostaria de saber o preço da entrada da visitação da usina.Adorei o seu roteiro estou indo mês quem e vou ficar 3 dias.

  7. Juliana

    Oi Guilherme, muito obrigada pela resposta. Não conseguiremos fazer a visita especial pq estaremos com uma bebê de 2 anos (só maiores de 14 podem entrar), por isso teremos q nos contentar com a panorâmica mesmo:( Vamos num sábado, então vai dar pra ver a iluminação também. E aí veremos como vamos de horário pra ver se cabe refúgio ecológico e mais alguma coisa à tarde (ecomuseu ou polo astronômico). Um abraço!

  8. Juliana

    Olá, vamos ficar 6 dias em Foz do Iguaçu, distante de Itaipu (perto do parque nacional). Queria ir pra Itaipu um dia, fazer a visita panorâmica e ver a iluminação noturna e tb ir ao refugio ecologico (estamos com uma criança de 2 anos). Vendo a postagem, achei interessante tb o polo astronomico, ecomuseu e o porto! O que vc sugere pra fazer em 1 dia?!? Muito obrigada!

  9. Guilherme Tetamanti

    Oi Juliana, O tour para ver a iluminação noturna acontece somente às sextas e sábados, fique atenta nisso. Recomendo fazer o circuito especial, que é a visita dentro da usina...esse é essencial. A visita panorâmica é apenas uma volta pelo complexo, mas não entra nas instalações. Todos os passeios valem a pena, pois a estrutura que eles montaram é realmente fenomenal. Você precisa montar o roteiro de acordo com os horários. Eu consegui fazer no mesmo dia o circuito especial, refúgio ecológico e porto kattamaram. Se for sexta ou sábado ainda cabe a iluminação na barragem. Abraços