O que fazer no Destino Veredas, MG: dicas, roteiro e passeios

O que fazer no Destino Veredas, MG: dicas, roteiro e passeios

Imagem do Autor por Will Junqueira
5/5 - (1 votos)
Publicado em:
COMPARTILHE

Há muito o que fazer no Destino Veredas, região de Minas Gerais que fica a cerca de 60 quilômetros da capital Belo Horizonte. Com 16 municípios e muita opção para os turistas, essa é uma joia rara em meio à serra mineira.

Para acompanhar tudo isso mais de perto, fui convidado a conhecer a região e curtir 4 incríveis dias no Destino Veredas. Como já era de se esperar, essa foi uma experiência não somente de viagem, mas também gastronômica, artística e cultural.

A culinária local já é reconhecida por todos, mas os esforços para torná-la ainda melhor não param. Empreendedores investem pesado em novas formas de agraciar os visitantes, com experiências e atividades que levam a gastronomia mineira a outro patamar.

Mais do que isso, as atrações disponíveis na região garantem que você não ficará parado por muito tempo. O famoso Instituto Inhotim se encontra em Brumadinho, minha “casa” durante essa viagem. A veia artística se expande para artesãos e artistas, que compartilham com os turistas um pouco da arte local.

Neste post te explico detalhe por detalhe do que fazer no Destino Veredas, que tem tudo para despontar entre os principais atrativos de Minas. Para isso, vou compartilhar com você um roteiro perfeito, bem como dicas de passeios, pontos turísticos, onde se hospedar e o que comer enquanto estiver por aqui. Vamos?

O que visitar no Destino Veredas: 8 passeios e experiências

Há tantas coisas legais para fazer no Destino Veredas, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares aonde ir pela primeira vez no Destino Veredas, te ajudando a organizar tudo o que fazer no Destino Veredas:

  1. Instituto Inhotim
  2. Serra da Moeda
  3. Serra do Rola Moça
  4. Villa da Lavanda
  5. Alquimia dos Quintais
  6. Experiência 4 Estações com o Chef
  7. Ateliê Renan Florindo
  8. Ateliê Urucum Cerâmica

Instituto Inhotim

O que fazer no Destino Veredas com Inhotim
Vista externa da Galeria Adriana Varejão. Tacoa Arquitetos. Foto: Rossana Magri

Reconhecido mundialmente, o Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto de todo o mundo. Não à toa, se apresenta como um dos grandes chamarizes do Destino Veredas. Localizado em Brumadinho, ele conta atualmente com mais de 140 hectares.

A ideia de museu logo se perde quando adentramos o espaço. Com muito verde e um paisagismo impecável, essa é uma experiência única de vivenciar a arte junto à natureza. Por isso, além de museu ele também é considerado um lindo jardim botânico.

A visita vale a pena não somente para turismo, já que há muito conhecimento a se tirar daqui. Arquitetos, engenheiros, artistas plásticos, paisagistas e tantas outros profissionais podem se beneficiar muito do acervo aqui exposto.

Essa é também uma atividade interessante para famílias, estudantes e turistas em geral. É possível admirar as obras e ter um contato mais próximo, tornando mais fácil o entendimento do que é, de fato, a arte contemporânea.

Serra da Moeda

Como chegar na Serra da Moeda?
Acervo pessoal: Will Junqueira

Com mais de 1.700 metros de altitude em seu ponto mais alto, a Serra da Moeda se destaca no horizonte mineiro. Localizada em meio à Cordilheira do Espinhaço, ela se estende por 8 cidades, entre as quais Brumadinho.

A vista de seu topo é realmente inacreditável, sendo possível avistar quase toda a região Veredas. Muito por conta disso, esse é o ponto ideal para a prática de esportes de aventura que alguns turistas tanto amam. O voo livre aqui é bastante comum e atrai inúmeros interessados.

Com aproximadamente 70 quilômetros de extensão, a Serra da Moeda apresenta também um contexto histórico. Seu nome, inclusive, vem da época da extração de metais preciosos de seu terreno, o que iniciou a evolução da região como um todo.

Para melhorar, a cerca de 1.500 metros de altitude você poderá encontrar o Topo do Mundo, um mirante com uma das vistas mais lindas que já pude ver. Na região também se encontram hotéis e restaurantes, muito indicados para quem não quer sair daqui.

Parque Estadual da Serra do Rola Moça

destino de aventura em Minas Gerais
Acervo pessoal: Will Junqueira

Com um nome para lá de peculiar, a Serra do Rola Moça foi o último ponto que passamos antes de partirmos para o aeroporto de Confins. E, sinceramente, foi a melhor maneira de finalizar essa viagem.

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 

Abrangendo os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité, o parque é extenso. São mais de 4.000 hectares de natureza e algumas das vistas mais lindas de toda a região.

Em um determinado ponto ao lado da estrada é possível parar o carro e avistar, de uma só vez, quase toda a capital mineira. São cerca de 1.500 metros de altitude, dando uma boa visão não somente da serra, mas também de seus arredores.

Villa da Lavanda

Onde comer em Brumadinho
Acervo pessoal: Will Junqueira

Assim que desembarquei em Minas Gerais tive minha primeira parada na Villa da Lavanda. O local é simplesmente incrível e o nome não é à toa, visto que lindas plantações de lavanda dão aquele toque especial à paisagem.

Meu compromisso por aqui era tomar um brunch, o qual mais parecia um almoço de tão completo. Bolos e pães caseiros, geleias de diversos sabores, queijos deliciosos e, obviamente, um bom cafezinho para acompanhar. Tudo perfeito!

Mais do que isso, o empreendimento ainda oferece opções de hospedagem. São dois chalés muito bem equipados e com uma arquitetura bastante interessante. Em ambos os casos o contato com a natureza é próximo e com vistas belíssimas.

Alquimia dos Quintais

O que fazer no Destino Veredas experiências
Acervo pessoal: Will Junqueira

Ainda no primeiro dia de viagem, fui avisado que haveria um jantar “um pouco diferente”. Com o nome Alquimia dos Quintais, todos ficaram ansiosos e, sem dúvidas, a expectativa foi alcançada.

Na casa da mixologista Marcela Azevedo, fomos surpreendidos com uma experiência única que mistura drinks com gastronomia molecular. Os pratos eram todos feitos de drinks comestíveis, uma ideia que além de genial é deliciosa.

Macarrão de beterraba, molho de abóbora, cogumelos e até uma deliciosa sobremesa Tudo com álcool para tornar essa uma noite mais divertida e interessante. Marcela, também conhecida como Bruxa, tornou o jantar ainda mais inesquecível com seu humor e sua simpatia.

Ateliê Renan Florindo

atividades turísticas em Brumadinho
Acervo pessoal: Will Junqueira

Meu terceiro dia de viagem se iniciou com algo totalmente diferente do que eu previa. Na casa do artista plástico Renan Florindo, participei de uma experiência mais artística e relaxante, ideal para quem precisa descansar a mente durante as férias.

Conhecido por seus corações em branco, o artista nos contou um pouco de sua história e como ele iniciou o projeto. Em seguida, chegou o momento de colocar a mão na massa e pintar os lindos corações que ele havia separado.

Para variar, enquanto pintava a obra fui presenteado com outro café da manhã tipicamente mineiro. Tudo para compor um cenário perfeito de arte, paz e gastronomia caseira que remete tanto à região Veredas.

Experiência 4 Estações com o Chef

restaurantes na região de Veredas
Acervo pessoal: Will Junqueira

Depois de outro dia corrido, mal sabia que a noite seria repleta de emoções também. E isso fica na conta do Chef Reinaldo Mendes e seu restaurante Casa do Rei Bistrô.

A experiência em questão chama-se 4 Estações com o Chef, e se resume em um menu degustação com 5 pratos feitos de ingredientes locais. Até aí, tudo certo, mas o diferente mesmo foi quando ele nos vendou para as duas primeiras entradas.

Sem conseguir ver nada, provei o que parecia ser um macarrão e, em seguida, uma espécie de pastel. Já sem as vendas, descobri que o macarrão era na verdade um espaguete de chuchu ao molho pesto. O tal pastel era uma espécie de tempurá de uma folha comum na região, a ora-pro-nóbis.

Uma noite surpreendente e com comida deliciosa. Tipicamente Minas Gerais.

Ateliê Urucum Cerâmica

o que conhecer em Minas Gerais
Acervo pessoal: Will Junqueira

Como o artesanato faz parte da região Veredas, não seria possível finalizar essa viagem sem dar o devido destaque aos artesãos locais. Sendo assim, meu último dia se iniciou com uma divertida experiência de ceramista intitulada Barro Contemporâneo.

Com um pedaço de barro em mãos, fui desafiado a criar a minha própria arte. Vasos, copos, pratos, cumbucas e tudo mais surgiu ao longo da atividade, confirmando que essa é uma arte extremamente adaptável.

Em meio às tentativas — algumas frustradas — de criar algo interessante, novamente fui surpreendido com um cafezinho mineiro. Mais uma vez acompanhado de bolos, pães e patês, pudemos entender o porquê da fama da culinária de Minas.

Contando tudo isso, foi uma experiência relaxante em meio à natureza da pousada Vila Domaso. Para quem precisa se desconectar do mundo e descansar a mente, fica minha sugestão!

Quantos dias ficar no Destino Veredas

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer no Destino Veredas. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem por Minas Gerais, visitar a região de Veredas é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Veredas é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias no Destino Veredas só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente para quem gosta de arte, cultura e, sem a menor dúvida, a famosa culinária mineira.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer no Destino Veredas:

  • 1° dia: Brunch na Villa da Lavanda e Experiência Alquimia dos Quintais
  • 2° dia: Visita ao Instituto Inhotim e Experiência 4 Estações com o Chef
  • 3° dia: Experiência Coração em Branco, Almoço no Hotel Fazenda Igarapés e Cervejaria Bebrum
  • 4° dia: Experiência Barro Contemporâneo, almoço no Restaurante Abóbora E Serra Rola Moça

O que fazer no Destino Veredas em 1 dia

O que fazer no Destino Veredas em família
Acervo pessoal: Will Junqueira

Para ter uma viagem tranquila, é interessante dividir seu roteiro do que fazer no Destino Veredas de acordo com o dia. Sendo assim, sugiro que você inicie essa experiência de forma bem tranquila.

Para isso, o brunch do Villa da Lavanda é a melhor opção, já que você poderá ter um bom indicativo do que está por vir. São diversas opções de doces e salgados, tudo com a assinatura mineira que deixa tudo mais delicioso. Tudo isso em um ambiente a céu aberto e com cheiro da lavanda. Simplesmente perfeito.

Para o período da noite, minha dica fica para a experiência Alquimia dos Quintais, que junta mixologia e gastronomia molecular. Muito mais do que um jantar, esse é um momento único, em que seus sentidos perdem a noção do que é o que.

Para completar, essa é a chance de ter uma noite maravilhosa com muitas risadas acompanhado da “bruxa” Marcela. Sem dúvidas, ela torna toda esse refeição ainda mais especial com seu carinho e simpatia!

O que fazer no Destino Veredas em 2 dias

Instituto Inhotim, em Brumadinho
Cildo Meireles, Desvio para o Vermelho I, II e II (1967 – 1984), no Instituto Inhotim. Fev2022. Foto: Brendon Campos

Para o seu segundo dia de viagem, separe a manhã e a tarde para visitar o Instituto Inhotim. O museu — que mais parece um lindo parque — é bastante grande e dificilmente você conseguirá ver tudo em apenas um dia. Se quiser de fato admirar todas as obras, a indicação é reservar ao menos 2 dias de seu roteiro.

De qualquer forma, essa é uma visita incrível e que encanta até os famosos haters. Independentemente de seu gosto por arte, arquitetura ou paisagismo, o local é muito bem estruturado e com certeza faz por merecer o título de principal ponto turístico da região.

Pela noite, deixe o jantar à cargo do Chef Reinaldo Mendes da Casa do Rei Bistrô. Você pode apenas visitar o restaurante e se deliciar com as delícias da culinária tipicamente mineira.

Mas, se estiver buscando por algo diferente, sugiro fortemente que faça a Experiência 4 Estações com o Chef. Com os olhos vendados, descubra os pratos servidos e se divirta ao descobrir os reais ingredientes.

O que fazer no Destino Veredas em 3 dias

Onde comer em Brumadinho?
Acervo pessoal: Will Junqueira

Comece seu terceiro dia de viagem com uma atividade bastante diferente, mas muito agradável. Para isso, dirija-se ao Ateliê do Renan Florindo, artista capixaba que mora em Brumadinho e encanta com sua arte. A experiência Coração em Branco te possibilita pintar uma de suas obras aprender mais sobre a técnica utilizada.

Em seguida, a dica é almoçar no Hotel Fazenda Igarapés, na cidade de Igarapés. O local é um oásis de paz para quem precisa de férias de descanso, com diversos animais espalhados pela propriedade, além de uma paisagem belíssima. Para as crianças, há recreadores e atividades como tirolesa.

Depois de passear pelo hotel, aproveite de seu almoço completo em fogão à lenha para se deliciar com a culinária mineira. Da salada aos aperitivos, da famosa feijoada à sobremesa, tudo dá água na boca.

Para finalizar o dia, que tal uma passada pela Cervejaria Bebrum e uma incrível aula de como funciona esse processo? Aproveite para aprender sobre a produção da cerveja local, bem como para experimentar os tipos disponíveis e provar um de seus deliciosos pratos.

O que fazer no Destino Veredas em 4 dias

O que fazer no Destino Veredas em 4 dias
Acervo pessoal: Will Junqueira

Calma que ainda há muito o que fazer no Destino Veredas antes de ir embora. Assim, seu último dia começa com outra experiência típica da região e que novamente te faz ter contato com a arte.

Essa é a Barro Contemporâneo, aula de artesanato em barro que me relaxou muito mais do que imaginava. O espaço aberto em meio à Villa Domaso auxilia na criação de um clima perfeito para a prática de tal atividade.

Encerrando esse roteiro por Veredas, sua última refeição em Minas será no Restaurante Abóbora, um delicioso empreendimento com ares rústicos em meio à serra. Os pratos são incríveis e vão da carne à massa, do peixe à culinária vegana, e os saguis que aparecem ao seu redor apenas complementam esse almoço perfeito.

Se quiser, no caminho de volta para Belo Horizonte — ou mesmo o Aeroporto de Confins —, sugiro uma última parada. Esse é o mirante da Serra do Rola Moça, um local indescritível de onde você pode ver toda a capital mineira. Sinceramente, não há forma melhor de finalizar sua passagem pela região!

O que fazer no Destino Veredas

Como é possível ver acima, há muito o que fazer no Destino Veredas. Essa é uma região do estado de Minas Gerais com inúmeras opções de entretenimento e para os mais diversos perfis. Confira abaixo alguma das melhores alternativas de acordo com a categoria:

O que fazer no Destino Veredas com crianças

Se você pretende visitar o Destino Veredas acompanhado dos pequenos, não há com o que se preocupar. A região conta com passeios bastante interessantes para eles, como é o caso do Instituto Inhotim. O museu e jardim botânico pode ensinar muito para as crianças, além de ser uma divertida experiência.

Para os que gostam de um maior contato com a natureza, também existe inúmeras trilhas na região. Dessa forma, um momento em meio à serra mineira com seus filhos se apresenta como uma excelente oportunidade.

O que fazer no Destino Veredas de graça

Mesmo com diversas possibilidades, é sempre difícil encontrar o que fazer gastando pouco. Assim, o Destino Veredas se encarrega disso ao oferecer opões bem mais em conta e até gratuitas ao seus visitantes.

Bons exemplos são os passeios na natureza, já que muitos deles podem ser acessados de maneira gratuita. Ainda assim, é bom sempre ter com você um guia especialista se for se arriscar nos trechos mais complicados.

O que fazer no Destino Veredas pela primeira vez

Se essa será sua primeira vez na região, saiba que algumas atividades são quase obrigatórias em seu guia do que fazer no Destino Veredas. Uma delas, sem a menor dúvida, é a visita ao Instituto Inhotim, ponto turístico mais conhecido do local.

Para quem deseja apenas conhecer o museu, um dia é o suficiente para entender seu funcionamento e riscar essa atração de sua lista. Agora, se você quer de fato compreender o parque e analisar as obras, a sugestão é de ao menos dois dias.

O que fazer no Destino Veredas sozinho

A região Veredas é uma excelente alternativa para quem deseja viajar sozinho pelo Brasil. Além de paisagens lindíssimas e diversas atrações, esse é também um destino com excelentes experiências, nas quais você poderá conhecer outros turistas.

Vale dizer, também, que os mineiros são extremamente hospitaleiros, educados e preocupados com o seu bem-estar. Dessa forma, considero o estado o mais indicado para receber viajantes solo.

O que fazer no Destino Veredas e arredores

Como explicado mais acima, o Destino Veredas conta com mais 10 cidades. Assim, apenas nessa região você já tem atividade para pelo menos uma semana de viagem. São experiências das mais diversas, que vão da gastronomia à cultura, da natureza à arte. Para você poder se informar, confira os municípios que fazem parte da região:

  • Belo Vale;
  • Bonfim;
  • Brumadinho;
  • Ibirité;
  • Igarapé;
  • Itaguara;
  • Jeceaba;
  • Mário Campos;
  • Juatuba;
  • Mateus Leme;
  • Piedade dos Gerais;
  • Moeda.

Como chegar no Destino Veredas

Situado a pouco mais de 60 quilômetros de Belo Horizonte, há algumas maneiras de se chegar ao Destino Veredas. Para quem é de fora do estado, o avião é uma opção, enquanto os mineiros podem ser aproveitar de duas estradas federais para chegar à região. Assim, as melhores maneiras de se deslocar até aqui são:

mapa de Minas Gerais
Foto: visiteveredas.com.br

Avião

Como muitos dos turistas que visitam a região são de fora do estado de Minas Gerais, o avião acaba se apresentando como uma alternativa interessante de transporte. Para isso, o aeroporto mais próximo é o de Confins (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte).

Ele se encontra a cerca de 90 quilômetros de Brumadinho, ou pouco mais de 1 hora e meia de viagem (sem trânsito). Felizmente, há voos para diversos destinos no país, facilitando sua chegada e saída.

Carro

A cidade de Brumadinho é, territorialmente, um grande município, sendo maior que Belo Horizonte em tamanho. Muito por conta dessa extensão territorial, ela é cercada por duas rodovias federais.

De um lado está a BR-040, que liga a região ao Rio de Janeiro (440km), enquanto do outro está a BR-381, caminho mais fácil para chegar a São Paulo (540km). Ambas também podem — se pegá-las em direção ao norte — te levar a Belo Horizonte.

Ônibus

Infelizmente, não há um trajeto direto de Brumadinho para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, se você pretende aproveitar tudo o que fazer no Destino Veredas, a sugestão é se dirigir primeiramente a Belo Horizonte.

A parte boa, entretanto, é que há partidas todos os dias da capital para Brumadinho. Um ponto de destaque, porém, é que não são tantos horários, sendo preciso analisar bem para não ficar muito tempo esperando por sua conexão.

Onde ficar no Destino Veredas

Agora que já sabe como chegar e o que fazer no Destino Veredas chega o momento de descobrir onde ficar. Há inúmeras opções na região, as quais atendem aos mais diversos tipos de público, sendo legal pesquisar bem antes de fechar sua hospedagem. Existem tanto opções de pousadas em Brumadinho quanto nas outras cidades da região.

Algumas alternativas interessantes são:

Pousada Estalagem do Mirante

onde se hospedar na região de Veredas  em Minas Gerais
Acervo pessoal: Will Junqueira

Em plena Serra da Moeda e há alguns quilômetros do Topo do mundo está a Estalagem do Mirante. O hotel possui uma das melhores vistas de toda a região, além de oferecer diversos tipos de quartos.

Em geral, são suítes completas e independentes com tudo o que você precisa para relaxar em suas férias. A cascata que se transforma em uma linda piscina é apenas um de seus destaques.

  • Avaliação Booking: 8,7
  • Valor: $$$
  • Endereço: Avenida Nair Martins Drumond, 1000 Retiro do Chale, Brumadinho

Villa Rica Pousada Boutique

onde ficar em Brumadinho?
Acervo pessoal: Will Junqueira

Ainda no ambiente serrano, a Villa Rica é uma incrível pousada boutique que encanta a quem a visita. Há opção de suítes e chalés — que podem comportar até 5 pessoas — e o ambiente é lindo.

A propriedade conta com piscina, paisagismo lindo, quartos amplos e um incrível café da manhã. A simpatia dos funcionários é elogiável, bem como a atenção para com qualquer necessidade dos hóspedes.

  • Avaliação Booking: 9,2
  • Valor: $$$
  • Endereço: Rua Francisco dos Santos, 272, Brumadinho

Pousada Alta Vista

O que fazer no Destino Veredas com crianças
Acervo pessoal: Will Junqueira

Para quem pretende visitar o Instituto Inhotim, a Pousada Alta Vista é, sem dúvidas, a melhor opção. Ela está localizada a apenas 3 quilômetros do museu e conta com um ambiente magnífico.

Em meio à serra, oferece quartos completos — as duas suítes masters oferecem até banheira de hidromassagem. Além disso, há um belo jardim com vistas para a natureza e um café da manhã simples, mas extremamente saboroso.

  • Avaliação Booking: 9,0
  • Valor: $$
  • Endereço: Rua Fortunato Rodrigues, 200, Conceição de Itaguá, Brumadinho

Hotel Fazenda Igarapés

onde dormir em Brumadinho
Acervo pessoal: Will Junqueira

Outra excelente opção na região é o Hotel Fazenda Igarapés, que mistura a tradição do rústico com a estrutura de um grande hotel. Para isso, ele oferece aos hóspedes muita natureza, um lindo lago e animais espalhados pelo seu território.

Mais do que isso, toda a arquitetura do local é feita de madeira — e eles são especialistas na construção com esse material. Para completar, há um almoço para lá de especial e serviço de entretenimento para crianças.

  • Avaliação Booking: 9,0
  • Valor: $$$$
  • Endereço: BR 381 KM 513 Estrada do Retiro, 1000, Igarapé

Pousada Verde Villas

onde ficar hospedado em Veredas Minas Gerais
Acervo pessoal: Will Junqueira

Com uma excelente localização em Brumadinho, a Pousada Verde Villas é mais uma alternativa para quem deseja se hospedar na região. Há muito o que fazer no Destino Veredas e aqui você garante que estará no meio das atividades.

A hospedagem é uma excelente opção, em especial para casais que desejam passar alguns dias em meio à serra mineira. Café da manhã completo e uma vista espetacular completam os atrativos do local.

  • Avaliação Booking: 9,2
  • Valor: $$
  • Endereço: Avenida Nossa Senhora do Belo Ramo, 43 Bairro Jota, Brumadinho

Villa Domaso

O que fazer no Destino Veredas gastando pouco
Acervo pessoal: Will Junqueira

Por fim, outra excelente alternativa para quem deseja passar um tempo no Destino Veredas é a Villa Domaso. Foi aqui que tivemos a experiência Barro Contemporâneo, e o lugar é realmente lindo.

Com um clima mais natural e em meio a muito verde, há um lindo restaurante com uma incrível vista. Além disso, oferece suítes completas e espaçosas, muita arte e peças artesanais feitas no próprio empreendimento.

  • Avaliação Booking: 9,5
  • Valor: $$
  • Endereço: Estrada Manoel Delfino Amorim, 17, Brumadinho

Onde comer no Destino Veredas

Minas Gerais é um dos melhores estados brasileiros para se comer, e aqui não temos nenhuma novidade. A culinária local é rica e simples, transformando cada refeição em uma experiência única. E, por consequência, te adicionando alguns quilinhos a mais ao longo da viagem. Sendo assim, se é para comer com gosto, os restaurantes a seguir são a minha sugestão:

Villa da Lavanda

Onde comer em Brumadinho?
Acervo pessoal: Will Junqueira

Mais uma vez a Villa da Lavanda aparece por aqui, mas agora como uma opção de alimentação. Como você já pôde ver, o brunch servido no local é simplesmente delicioso, além de vasto e com inúmeras alternativas.

Fazer a refeição em meio a uma plantação de lavanda e com verde para todos os lados, porém, é o seu grande diferencial. Isso atrelado, obviamente, ao atendimento perfeito e os sabores mineiros que você sente a cada mordida.

Casa do Rei Bistrô

O que fazer no Destino Veredas com chuva
Acervo pessoal: Will Junqueira

Para além da experiência com os olhos vendados, a Casa do Rei Bistrô se apresenta como uma excelente alternativa para comer na região. Há muito o que fazer no Destino Veredas e, por conta disso, o jantar é seu momento de descanso por aqui.

Sabendo disso, apostar no restaurante para garantir uma boa refeição é uma aposta certeira. A gastronomia é de alta qualidade, e sempre trazendo à mesa ingredientes locais para o visitante.

Hotel Fazenda Igarapés

hotel fazenda em Brumadinho
Acervo pessoal: Will Junqueira

Esquecendo a parte de hospedagem e entretenimento, o Hotel Fazenda Igarapés também oferece um almoço classicamente mineiro. Em um grande restaurante, você se depara com um enorme fogão à lenha e inúmeros pratos.

Feijoadas, polenta, torresmo e muita comida caseira estão disponíveis para hóspedes e visitantes. Para terminar, um balcão de sobremesas completa a experiência com o melhor dos doces mineiros, como doce de leite e diversas geleias.

Cervejaria Bebrum

O que fazer no Destino Veredas gastronomia
Acervo pessoal: Will Junqueira

O grande atrativo da Cervejaria Bebrum, localizada no meio de Brumadinho, é sua cerveja artesanal, obviamente. Ainda assim, o local ainda oferece aos seus visitantes uma bela oferta de pratos.

De costelinhas ao barbecue a caldos deliciosos, há muito o que comer por aqui enquanto espera por sua gelada. Ah, e para pegar mais da bebida, basta aproximar seu cartão e se servir normalmente. Tecnologia e funcionalidade unidas.

Abóbora Restaurante

pratos típicos Brumadinho
Acervo pessoal: Will Junqueira

Já na parte mais rural de Brumadinho você encontrará o Abóbora Restaurante, um delicioso espaço no meio das montanhas. Ao se sentar, você logo perceberá alguns saguis passeando pelo local, ou talvez de olho em seu prato.

Além dos pratos maravilhosos e com apresentação lindíssima, há drinks exclusivos e um ambiente extremamente relaxante. Para quem gosta de aventura, há uma trilha de pouco mais de 7 minutos que te leva a uma linda floresta de samambaias.

Dicas finais sobre o que conhecer no Destino Veredas

vale a pena ir para região de Veredas em Minas Gerais
Acervo pessoal: Will Junqueira

Não há dúvida nenhuma a respeito da receptividade de Minas Gerais. com certeza, esse é um dos estados mais hospitaleiros de todo o Brasil, com pessoas carinhosas e extremamente educadas. Não à toa, não importa o que você vai fazer no Destino Veredas, será muito bem tratado. Esse, aliás, é um novo destino dentro do estado, que conta ainda com diversos outros lugares lindos para você visitar.

Mais do que isso, é preciso lembrar que os mineiros oferecem algumas experiências únicas aos seus visitantes. A culinária local é simplesmente incrível, sendo difícil voltar de viagem com menos peso do que tinha antes. Ainda na gastronomia, Minas oferece atividades de diversos tipos, que vão das fazendas de café aos produtores locais de doce de leite, cachaça e tantos outros produtos típicos.

Com esse recorte do estado como um todo, é simples entender que o Destino Veredas apresenta aos turistas tudo isso e muito mais. Dessa forma, basta escolher uma boa pousada em Minas Gerais e partir para essa aventura deliciosa.

Vale lembrar, porém, que ao se organizar com certa antecedência e pesquisar bem sobre o local, você garante que aproveitará mais sua estadia. Além disso, evita aqueles pequenos problemas que podem acabar com sua experiência.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações do Destino Veredas?

São tantas coisas para fazer no Destino Veredas que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixar de conhecer:
Instituto Inhotim
– Serra da Moeda
– Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Quais são os melhores passeios e experiências no Destino Veredas?

Se você está procurando garantir que sua viagem ao Destino Veredas não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a região tem a oferecer, então veja essas sugestões:
– Alquimia dos Quintais
– 4 Estações com o Chef
– Coração em Branco
– Barro Contemporâneo

Quais são os melhores hotéis e pousadas no Destino Veredas?

Para quem busca por um bom hotel ou pousada para ficar no Destino Veredas, a boa notícia é que são várias as opções. Algumas das melhores são:
Villa Domaso (Brumadinho)
Villa Rica Pousada Boutique (Brumadinho)
Pousada Estalagem do Mirante (Brumadinho)
Hotel Fazenda Igarapés (Igarapé)
Pousada Alta Vista (Brumadinho)
Pousada Verde Villas (Brumadinho)

Quais são os melhores restaurantes no Destino Veredas?

Nada melhor do que comer em Minas Gerais e, para isso, o Destino Veredas oferece inúmeras opões de altíssima qualidade, como por exemplo:
– Villa da Lavanda;
– Casa do Rei Bistrô
– Hotel Fazenda Igarapés
– Cervejaria Bebrum
– Abóbora Restaurante

Quais são os museus e exposições mais populares no Destino Veredas?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus no Destino Veredas. Confira quais são os mais populares.
Instituto Inhotim

Vale a pena reservar passeios e hospedagem no Destino Veredas antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer no Destino Veredas.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Will Junqueira

Will Junqueira, 28 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais