Mont Saint-Michel: tudo sobre a cidadela medieval na França

Mont Saint-Michel: tudo sobre a cidadela medieval na França

A Abadia do Mont Saint-Michel reabriu hoje, dia 15, para visitas. Porém, a bilheteria, restaurantes e cafés continuam fechados. Máscaras e um novo percurso para circular dentro da Cidadela foram projetados, mas a expectativa é que até 1.500 pessoas possam ser recebidas por dia no lugar, que é um deslumbre!

Isso porque, a cidadela de Mont Saint-Michel é um dos pontos turísticos mais icônicos da França e sede de um fenômeno único no mundo. É que a mudança repentina de marés faz com que a pequena cidade medieval da Europa se torne uma ilha.

A cidade em si é pequena e os pontos turísticos “obrigatórios” podem ser visitados em uma tarde. Como o interior da Abadia do Monte Saint-Michel e a visita guiada aos bancos de areia que circundam a baía do Mont Saint-Michel.

Todos os demais são dispensáveis, porém listarei aqui neste artigo, caso seja do interesse particular de alguém. Para organizar seu roteiro em Mont Saint-Michel a primeira providência é consultar a tábua das marés da região.

Assim você não será pego de surpresa com a subida da maré — que são as maiores da Europa. É possível acessar o local tanto na maré alta como na baixa. Porém, como a água chega com uma rapidez impressionante, a disponibilidade de alguns passeios pode variar.

Neste artigo, esclareço todas as suas dúvidas sobre como ir para Mont Saint-Michel no inverno ou em outras épocas do ano, falo da história, mapa de Mont Saint-Michel, distância de Paris e mais. Tenho certeza que ao final você entenderá porque o destino atrai milhões de pessoas todos os anos e está na lista de desejo de tantas outras!

Planeje sua viagem => Seguro viagem para a França

Hotéis para ficar em Mont Saint-Michel »

 

Atrativos do Mont Saint-Michel

mont saint michel como ir
Mont Saint-Michel pode ser conhecida em uma tarde.
  • Abadia do Mont Saint-Michel
  • Cidade medieval de Saint-Michel
  • Bancos de areia da baía do Monte Saint-Michel
  • Casa de Tiphaine
  • Museu Arqueoscópio
  • Museu do Mar e da Ecologia
  • Museu Histórico

CLIQUE AQUI para ver os melhores passeios em Mont Saint-Michel »

 

O que fazer no Mont Saint-Michel?

Ao chegar no Mont Saint-Michel, distante 360km de Paris, a visita é intuitiva. Ele fica em uma ilha rochosa na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França.

Uma rua principal liga o portal de entrada à abadia, e é nessa rua que ficam os principais pontos de interesse da ilha, inclusive diversos pequenos museus. Basta se deixar levar pelo passeio e você acabará conhecendo todos os atrativos da cidade!

 

Abadia do Mont Saint-Michel

mont saint michel no inverno
Abadia do Mont Saint-Michel é um dos patrimônio da Humanidade.

A abadia é o motivo do Mont Saint-Michel ser hoje um dos principais monumentos históricos do mundo e Patrimônio da Humanidade da Unesco. Era uma pequena igreja criada no topo da ilha rochosa no ano 709 e que, em 966, uma comunidade de monges beneditinos se estabeleceu no local.

Durante o período medieval, o local viria a ser um dos mais importantes destinos de peregrinação de toda a Europa ocidental. A abadia foi fundada no século 11, seguida das demais construções que fazem parte do complexo, como o claustro e seu belíssimo jardim e o refeitório.

O local teve também uma importância militar estratégica, tendo sido um marco de resistência sobretudo durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra. Durante a Revolução Francesa, foi transformado em prisão. Desde 2001, quem toma conta da abadia são as Fraternidades Monásticas de Jerusalem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fazer a visita nessas construções é um dos pontos altos do passeio pelo Mont Saint-Michel. Porém, é bom estar bem preparado: são cerca de 400 degraus no total, uma subida puxada sobretudo para os idosos.

A visita à abadia pode ser feita todos os dias do ano, exceto 1º de Janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. Os horários dependem da época, variando entre 9 e 9h30 (abertura) e 18 e 19 horas (fechamento). Os últimos visitantes são admitidos até uma hora antes do fechamento.

A entrada custa 10 euros, porém em alguns casos é possível pagar menos ou até mesmo ter direito a acesso gratuito. Você pode comprar antecipadamente um ingresso para a Abadia do Monte Saint-Michel com tour autoguiado.

 

Cidade medieval de Saint-Michel

mont saint michel como ir
Construções da cidade | Foto: Francesco Bandarin, via Wikimedia Commons.

O acesso ao Mont Saint-Michel é feito a pé ou por meio dos shuttles gratuitos, ambos por meio da plataforma que liga a ilha ao continente. Você chegará pelo portal principal de entrada e logo encontrará a Rue Grande, que é a rua principal, mas não tem muita coisa.

É nessa rua que ficam os principais restaurantes, diversas lojas de souvenirs e também alguns hotéis. Porém, a quantidade de turistas que se aglomera por lá pode tornar a subida um pouco estressante. Falando em restaurantes, descubra as comidas típicas para provar na França.

Vale a pena conhecer a Rue Grande, porém as melhores vistas e ângulos serão encontrados ao se explorar as ruelas alternativas e escadarias. Você pode se surpreender ao se deparar com jardins e casas encantadoras nesses caminhos menos visitados.

Todos os percursos levam à abadia, portanto não precisa ficar preocupado em não se perder. Apesar da cidade ser murada e ter um portão de acesso, ele nunca é fechado.

Portanto, não tem hora para entrar e sair do Mont Saint-Michel. Fique atento apenas aos horários do shuttle, caso deseje atravessar a passarela com esse meio de transporte.

   

Prático => Excursão de Paris para o Mont Saint-Michel

 

Bancos de areia da baía do Mont Saint-Michel

O que fazer no Mont Saint-Michel
Foto: Pcany, via Wikimedia Commons.

Andar pelos bancos de areia que circundam o Mont Saint-Michel quando a maré está baixa pode ser um programa divertido, caso você goste de aventuras. Porém, é importantíssimo destacar que você nunca deve fazer esse passeio sem estar acompanhado de um guia experiente.

Isso porque as marés sobem com uma velocidade impressionante, sendo extremamente arriscado caminhar no meio da baía se estiver em período de alta.

Além disso, há diversos pontos de areia movediça no local. O guia será responsável por ensinar os visitantes a se livrar delas em segurança.

Durante a travessia, além de belíssimas vistas da abadia e das construções em seu entorno, os turistas podem avistar muitas espécies de plantas e animais, especialmente aves, mas é possível se deparar até com focas. Os horários, a duração e o valor dependem da travessia e do guia escolhidos. Para economizar no país, leia o post sobre qual moeda levar para a França.

 

Casa de Tiphaine

Cidades turísticas da França
Fachada do museu | Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Em francês, procure por Logis Tiphaine. Trata-se da casa museu da célebre personagem histórica Tiphaine de Raguenel, uma astróloga. Ela foi construída por seu marido, o cavalheiro Bertrand Du Guesclin, conhecido como “a águia da Bretanha”.

A casa ainda tem os móveis do século 14, tapeçaria, obras de arte, a armadura do cavalheiro medieval e até mesmo um cinto de castidade, bem como o escritório de astrologia de Tiphaine. Em tempos de conflitos (a casa foi construída durante a Guerra dos Cem Anos), a casa era considerado um dos locais mais seguros e protegidos do reino.

A visita custa entre 9 euros para um museu e 18 euros o ingresso que dá direito a visitar todos os quatro museus do local. O horário de funcionamento é das 10h30 às 17h30.

 

Museu Arqueoscópio

Cidades da França
Peça do Museu Arqueoscópio | Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Em cerca de 10 minutos, uma apresentação desenvolvida pelo Museu Arqueoscópio (Musée Archéoscope) mostra todas as diferentes etapas da criação da Abadia do Monte Saint-Michel por meio de uma animação 3D com efeitos especiais.

É um programa simples e rápido, que pode ser facilmente incluído em um dia de passeios pelo Mont Saint-Michel. Depois de passear por dentro da abadia, é interessante entender como tudo foi planejado, construído, destruído e reconstruído no decorrer de tantos séculos.

Se visitar apenas esse local, o ingresso custa 9 euros. Já o ingresso de 18 euros dá direito a passear por esse e mais três museus. O funcionamento vai do primeiro final de semana de fevereiro a 11 de novembro (exceto dia 25 de dezembro e 1 de janeiro) das 9 às 17h30. Durante as férias de final de ano, julho e agosto, o museu funciona das 9 às 18h30.

Passeio => Tour de dia inteiro ao Mont Saint-Michel

 

Museu do Mar e da Ecologia

Museu do Mar e da Ecologia em Saint-Michel
Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

Se tem um lugar na França que sofre intensas mudanças naturais em decorrência do mar, é o Mont Saint-Michel. Por isso, foi criado um museu exatamente para entender como funcionam as marés e a influência que elas têm sobre a ilha.

O espaço também explica sobre o problema de assoreamento do local e mostram as obras que já foram feitas para combatê-lo.

   

Para os aficionados pelo tema, o local tem expostas 250 maquetes de antigos navios de guerra, comércio e pesca, que ilustram algumas das principais atividades dos habitantes da região até hoje.

Esse é um dos quatro museus que podem ser visitados, conjuntamente, com o mesmo ingresso pelo custo de 18 euros. Para visitar apenas um, o valor é 9 euros. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas, todos os dias.

 

Museu Histórico

Bate-volta Mont Saint-Michel
Foto: Jordiferrer, via Wikimedia Commons.

O Museu Histórico conta a história de 13 séculos do Mont Saint-Michel por meio de coleções antigas de armas, objetos de tortura medievais, pinturas, esculturas, e da reconstituição de masmorras e de importantes figuras históricas em cera.

O valor da visita é o mesmo que os descritos anteriormente: 9 euros pela entrada, sendo possível comprar, por 18 euros, o ingresso para os quatro museus. O Museu Histórico abre todos os dias das 9h30 à 17h30.

 

Tudo sobre Mont Saint-Michel

É difícil ver uma foto do Mont Saint-Michel e não ficar intrigado com aquela construção esplendorosa, cheia de história, no meio do mar ou de bancos de areias, dependendo da maré. Toda a expectativa que o local desperta não é em vão.

Na verdade, a abadia e as demais construções são ainda mais grandiosas do que podemos imaginar. Só mesmo visitando o local para entender. A visita ao Mont Saint-Michel pode ser feita junto a passeios em cidades da França ao redor, como Rennes, Caen e Saint-Malo.

Um dia reservado ao monte é mais que suficiente para explorar o que esse ponto turístico tem de melhor: as ruelas medievais, o incrível “complexo” da abadia e as vistas incríveis tanto do continente para o monte, quanto da imensidão vazia dos bancos de areia.

As vendas do tickets ocorrem online, no site oficial (www.abbaye-mont-saint-michel.fr).

Para finalizar, nada melhor do que um vídeo sobre o Mont Saint-Michel publicado pelo site oficial de turismo da França. Confira:

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que considera viajar e conhecer os destinos da França como Mont Saint-Michel!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Baroni

ESCRITO POR

Aline Baroni

Aline Baroni, 31 anos, é jornalista e vegana. Natural de Curitiba, embarcou recentemente em um avião para morar na Provença, no sul da França. Gosta de comer, cozinhar e viajar e, se der para unir os três, ainda melhor!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *