Início / Europa / Luxemburgo / Como se locomover em Luxemburgo: dicas de transporte público

Como se locomover em Luxemburgo: dicas de transporte público

Neste post, falarei sobre como se locomover em Luxemburgo. O transporte público é muito acessível dentro da cidade e é possível chegar ao país vindo de cidades dos territórios vizinhos, como ir de Paris a Luxemburgo, da Bélgica e de países da Alemanha e Inglaterra, seja de ônibus, trem ou avião.

Todas as facilidades fazem confirmar que visitar Luxemburgo vale muito a pena. Como as distâncias entre os países europeus não são tão grandes e sendo Luxemburgo um pequeno país, outra grande vantagem é o custo, que no geral é baixo. Confira as informações.

Planeje sua viagem => Veja os 30 melhores hotéis de Luxemburgo

Como funciona o seguro viagem obrigatório para Europa »

 

Como se locomover em Luxemburgo?

Dicas de transporte público em Luxemburgo
Foto: Occitandu34 [CC0], via Wikimedia Commons.

Luxemburgo possui linhas ferroviárias que oferecem facilidade aos habitantes e visitantes, para que possam circular de forma prática e rápida entre as grandes cidades dentro do país. A linha também permite acesso a outros países próximos.

Há também ônibus, que é utilizado por grande parte da população. Todos os ônibus oferecem ambiente climatizado, permitindo aos seus usuários se aquecerem no inverno e também amenizar o calor nos poucos dias quentes durante o verão.

Além disso, este meio de transporte é altamente pontual, com letreiros nos principais pontos de paradas da cidade, mostrando o horário de partida dos próximos ônibus, que raramente atrasam.

Luxemburgo também oferece estações de bicicletas, que permite o aluguel e é possível devolver a bicicleta na estação mais próxima. Em geral, o país é muito seguro, no caso do transporte público não é diferente, pois são muito seguros e limpos.

Na cidade, não há metrô e o tram está em fase de testes desde o final de 2017, sendo pouca a sua cobertura. Conheça abaixo todos os meios de transporte para se locomover em Luxemburgo:

Curiosidade => Como usar WhatsApp na Europa?

 

Trem

Como se locomover em Luxemburgo
Foto: Wuppertaler, via Wikimedia Commons.

A Estação de Trem de Luxemburgo, a Gare Centrale, é sempre muito movimentada. Os trens são o principal meio utilizado por visitantes e habitantes para viajar em maiores distâncias tanto dentro do país, como para ir além da fronteira.

Ou seja, o trem sai de Luxemburgo e vai para os países vizinhos.

O preço das passagens é justo e as vendas dos tickets são realizadas na própria estação e também é possível comprar online. Há também postos de autoatendimento para compra e validação de passagens compradas pela internet, no caso de passagem de trem.

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto

 

Ônibus

Como andar de ônibus em Luxemburgo
Foto: Ex13, via Wikimedia Commons.

Os ônibus são o meio mais utilizado para conhecer bem Luxemburgo. Eles têm letreiros mostrando a próxima parada e conta com áudio, que facilita mais ainda,  a cada parada, pois avisa onde o ônibus está.

Cartões estilo bilhete únicos podem ser adquiridos em agências na Estação Ferroviária Central, mas a forma mais prática é usando SMS, para assim comprar tickets através de mensagem usando o celular.

Porém, comprando vários tickets na agência, fica ainda mais barato, já que é possível usar o cartão ilimitadas vezes até a data de vencimento. Isso mesmo, é ilimitado.

Não existe roletas nos ônibus, nem um controle diário, porém fiscais podem esporadicamente entrar no ônibus para verificar se os tickets são válidos e se todos estão com a passagem do ônibus, mas essa fiscalização acontece muito raramente. Caso exista uma infração, o infrator será obrigado a pagar multa.

Experimente percorrer os pontos de interesse de Luxemburgo a bordo de um ônibus turístico por apenas 14 euros.

Os tickets para andar de ônibus custam 2 euros para curta duração. Isso significa que é possível ir e voltar de um ponto qualquer, com um mesmo ticket, desde que seja utilizado até no máximo 2 horas.

Também é possível comprar um lote de 10 tickets de curta duração e pagar 16 euros, economizando 4 euros.

Métodos para obter tickets de ônibus:

  • Com o motorista do ônibus (somente dinheiro e é muito raro usarem essa opção para comprar ticket);
  • SMS;
  • Caixas automatizados de vendas de tickets (aceita cartão e dinheiro);
  • No guichê da empresa na estação de trem (aceita cartão e dinheiro);
  • Com recarga do cartão mKaart (aceita cartão e dinheiro);
  • Aplicativo M-ticket;

 

Bicicleta

Andar de bicicleta em Luxemburgo
Foto: GilPe, via Wikimedia Commons.

As estações de bicicletas estão espalhadas em 75 pontos de Luxemburgo, em uma distância entre elas em torno de 300 a 400 metros. A empresa é a Vel’oh!. É possível fazer trajetos curtos com a bike.

As estações são localizadas sempre em lugares estratégicos, próximos a pontos de ônibus, da Estação de Trem e nos grandes centros comerciais.

Na própria estação, que é ao ar livre, onde as bicicletas ficam estacionadas, há máquinas com tela e local para inserção do cartão bancário para efetuar o pagamento.

Existe a possibilidade de alugar uma bicicleta, comprar um ticket para usar por 7 dias e consultar a conta na Vel’oh! e visualizar se há bicicletas disponíveis em outras estações. Todo o processo de aluguel é automatizado, e o interessado faz tudo sozinho.

Para 7 dias você paga a assinatura por 1 euro e pode usar por 5 horas a cada 24h por 5 euros. Cada hora a mais sai por 1 euro.

O país possui relevante número de vias para ciclistas e incentiva o uso das bicicletas como alternativa limpa de meio de transporte. O aluguel de bicicletas está disponível nos 7 dias da semana, 24 horas por dia.

Dúvida =>  Quanto custa usar internet na Europa?

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Tram

Como andar de tram em Luxemburgo
Tram em Luxemburgo | Foto: Metrophil, via Wikimedia Commons.

Há ainda o tram, espécie de bondinho elétrico. Ele circula em fase de teste e começou no fim de 2017. A ideia é que esses trans substituam os ônibus convencionais em Luxemburgo até 2021.

Quando for concluída, serão 16 km de extensão com 24 paradas entre a Luxexpo em Kirchberg ao Cloche d’Or em Gasperich.

As mesmas observações para o ônibus, servem para o tram, o mesmo ticket para o ônibus serve para o tram, assim como os preços. É só olhar o tópico “Ônibus”.

 

Como chegar em Luxemburgo de Paris

Como chegar em Luxemburgo de Paris
Gare Centrale de Luxemburgo | Foto: wuppertaler, via Wikimedia Commons.

A partir de Paris, na França, é possível ir para Luxemburgo de trem, pela Gare d’Este. Para chegar em Luxemburgo de Paris, a viagem dura cerca de 2 horas e 15 minutos.

Também é possível ir de ônibus, para quem tem mais tempo, pois a viagem dura mais tempo, em torno de 8 horas e é possível ir desde o Aeroporto Charles de Gaulle, passando por Bruxelas.

Existe também a possibilidade de ir para Luxemburgo em ônibus que sai da Gare Routière, situada no leste de Paris.

Os voos também oferecem bons preços, no caso de uma viagem planejada com certa antecedência, preços promocionais podem ser encontrados e que valem muito a pena. O aeroporto de Luxemburgo é pequeno, mas recebe voos das principais cidades dos países da Europa e que tem preços atrativos.

Relato => Por que é tão importante contratar um seguro viagem?

 

Como chegar em Luxemburgo de Bruxelas

Como chegar em Luxemburgo de Bruxelas
Estação de Luxemburgo | Foto: Mmkay, via Wikimedia Commons.

De Bruxelas, na Bélgica, a Gare du Nord e a Gare du Midi oferecem trens para ir para Luxemburgo. A viagem dura em média 3 horas apenas, mas pode variar dependendo do percurso. Há trens que passam por Paris, sendo esses percursos, mais longos. A chegada é na Gare Centrale, estação principal de Luxemburgo.

De ônibus, partindo de Bruxelas é também muito vantajoso. O tempo de ônibus, nesse caso, é menor do que indo de trem, menos de 3 horas, e também dá para embarcar na Gare du Nord. Conheça uma excursão guiada de 12 horas a Luxemburgo saindo de Bruxelas.

 

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Como chegar em Luxemburgo de Frankfurt

Como chegar em Luxemburgo de Frankfurt
Estação de Luxemburgo | Foto: Smiley.toerist, via Wikimedia Commons.

Como para os outros casos,  o trem é a melhor opção, mais barata e mais rápida. Normalmente, há escalas e o percurso toma pouco mais de 4 horas. A escala mais conveniente é passando por Saarbruken, na Alemanha.

Indo de ônibus de Frankfurt para Luxemburgo, a vantagem está no preço. A diferença vale a pena, apesar de que ir com ônibus pode demorar 2 horas a mais do que ir de trem.

Completo => Roteiro na Europa para 30, 25, 20, 15 e 7 dias

 

Como chegar em Luxemburgo de Amsterdam

Como chegar em Luxemburgo de Amsterdam
Estação Central de Luxemburgo | Foto: Mmkay, via Wikimedia Commons.

Para chegar em Luxemburgo de Amsterdam, na Holanda, além dos voos, que normalmente não são caros e uma ótima opção, há os trens a partir da Amsterdam Centraal, em que a viagem dura cerca de 7 horas.

Porém, para quem quer curtir a viagem passando por pequenas cidades, é possível sair de Amsterdam de trem, com escala em Maatricht, que também fica na Holanda, e chegar em Liège, na Bélgica. A viagem até a Bélgica dura cerca de 3 horas, e de Liège até Luxemburgo, o trajeto é feito em 2 horas e meia.

De ônibus, o percurso dura em volta de 8 horas, o preço é bastante inferior do que o trem, e ficando de olho nas promoções, dá pra encontrar uma passagem com boa oferta.

Relato => Por que é tão importante contratar um seguro viagem?

 

Melhor transporte de Luxemburgo

Melhor transporte de Luxemburgo
Tram está em fase de testes | Foto: GilPe, via Wikimedia Commons.

Dentro da cidade, é possível fazer muitos passeios caminhando, porém, principalmente durante o inverno, é importante saber como se locomover usando os meios de transporte disponíveis, visto que a temperatura pode cair até -17°.

Como todos os ônibus e trens têm aquecedor, é uma boa forma de além de fugir do frio, se locomover de maneira mais rápida, otimizando tempo.

Além disso, Luxemburgo faz fronteira com diversos países, podendo ser um ponto estratégico para visitar outros países da Europa.

Outro fato importante é que, como o país preza pela multimodalidade linguística, os atendimentos nos pontos de venda de passagens de ônibus e de trem facilitam muito a compra dos tickets por turistas, pois normalmente todos os atendentes falam inglês, além de alemão, francês e luxemburguês.

Como existe uma grande imigração portuguesa, não é muito difícil conseguir até mesmo se comunicar usando o português.

Você já pensou em visitar Luxemburgo durante uma eurotrip? Já conhece? Deixe seus comentários! 

 

Leia nossos últimos artigos sobre Luxemburgo:

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *