Ilhas Jônicas, na Grécia: roteiro, como ir e mapa com dicas

por Guilherme Tetamanti

Ilhas Jônicas, na Grécia: roteiro, como ir e mapa com dicas

A Grécia abriga uma verdadeira coleção de ilhas paradisíacas (entre elas as Ilhas Jônicas), são 6.000 no total, sendo que apenas 227 habitadas, mas é difícil precisar as informações. O fato é que elas são separadas em cinco arquipélagos principais, além das ilhas no Mar Egeu.

Por isso, esse artigo é para dar dicas apenas dos principais destinos nas Ilhas Jônicas, que são exemplos da beleza única da natureza e ainda pouco conhecidas pelos turistas brasileiros, que estão mais acostumados com Mykonos e Santorini.

Formadas por um grupo de cerca de 30 ilhas, as ilhas Jônicas também são conhecidas como “Sete Ilhas”, uma homenagem para as sete principais: Corfú, Lefkada, Paxos, Ítaca, Citera, Zakyntos e Cefalônia. Essas duas últimas são as mais visitadas e nos próximos artigos darei todos os detalhes sobre suas belas praias, como chegar e dicas para você conhecer esses destinos, que estão entre os que mais me encantaram na Europa.

Por ora, confira o mapa das 5 ilhas com pontos de interesse para você montar o seu roteiro.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na Grécia

Seguro viagem para Europa: compare os melhores »

 

Incríveis Ilhas Jônicas

  1. Cefalônia
  2. Zakynthos
  3. Corfú
  4. Paxos
  5. Lefkada

As Ilhas Jônicas estão localizadas numa área menos desenvolvida, na costa ocidental da Grécia, sul da Europa. Pela proximidade e por terem sido dominadas pela Itália em épocas passadas, têm grande influência italiana e os vizinhos ainda são o principal público por aqui, seguidos pelos ingleses.

Ao viajar por algumas das ilhas, posso dizer com todas as letras que em diversos momentos encontrei a visão do paraíso, lugares que são a verdadeira perfeição da natureza. Grandes paredões de rochas e a mata nativa, emoldurados pelo azul clarinho e cristalino do mar, formam paisagens que dificilmente verei em outro lugar.

Minha vontade é voltar, e mesmo com a chance de visitar outros países, sempre me lembro desse cantinho único da Grécia!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Grécia »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Grécia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

1. Cefalônia

Destinos nas Ilhas Jônicas / Cefalônia
Vouti Beach, meu cantinho paradisíaco na Cefalônia.

Dentre as Ilhas jônicas, Cefalônia é a maior e a mais intocada, com características puras, sem a interferência do turismo em massa, sendo assim possível encontrar aldeias e vilas no interior da ilha.

As praias são intercaladas por grandiosas rochas e alugar um carro se torna extremamente necessário para explorar o encanto das cidades e o mar com tons de azuis que chega a ser difícil de acreditar.

As estradas são boas e transitar pela ilha é muito fácil, apesar das distâncias. Mesmo assim, dormindo apenas três noites na ilha, consegui explorar os principais destinos.

É verdade que fiquei tão encantado, que planejo voltar, e acredito que o ideal seja ficar pelo menos sete noites em Cefalônia.

 

2. Zakynthos

Dicas sobre as Ilhas Jônicas / Grécia
A vista mais famosa de Navagio Beach.

Zakynthos é a terceira maior das Ilhas Jônicas e incrivelmente linda, e foi minha porta de entrada para essa região, tanto fisicamente quanto na vontade de vir pra cá.

A água azul e cristalina se justifica pelo fato de que o fundo do mar é formado de calcário, proveniente da erosão das rochas que formam boa parte da ilha.

   

Um cenário de tirar o fôlego, para passear, dar um mergulho, andar de caiaque ou apreciar a vida marinha, com muitos pontos perfeitos para praticar snorkeling.

A praia de Navagio Beach é magnífica e deve ser visitada obrigatoriamente, ainda mais por estar na lista dos “lugares únicos no mundo”. De fato, realmente está. Claro, você não pode deixar de fazer uma excursão guiada para Navagio Beach e Gruta Azul.

Não é à toa que trouxe repentina fama para Zakynthos, afinal centenas de pessoas postaram fotos incríveis nas redes sociais com internet na Grécia, o que atiçou a vontade de tanta gente.

Para conferir minhas fotos no Instagram, acompanhe pela hashtag #QVM Grecia. Vai por mim, você entenderá porque essa região é tão especial!

 

3. Corfú

O que fazer na Ilhas Jônicas
Corfú | Foto: Michael Gleave, via Wikimedia Commons.

A cidadezinha de Corfú, capital da ilha grega com o mesmo nome, está localizada na costa que divide a Grécia com a Albânia, sendo excelente opção de turismo, pois oferece ótimos restaurantes, hotéis super charmosos e muito mais, como a chance de conhecer a produção de azeite e de vinho que são patrimônio da ilha.

Recomendo visitar a cidade velha, onde estão localizados palacetes, sobrados e igrejas bizantinas que nos deixam com a sensação de estar em cenas de filmes épicos. As ruas estreitas que parecem labirintos e as casinhas brancas, são características marcantes.

Infelizmente AINDA não tive a chance de conhecer a ilha, mas caso queira saber mais e esteja procurando o que fazer em Corfú, recomendo os artigos publicados nos blogs Vamos Pra Onde e Dondeando por Aí.

 

4. Paxos

Ilhas Jônicas na Grécia
Gaios, a capital de Paxos | Foto: Bogdan Giuşcă, via Wikimedia Commons.

Ao sul de Corfú, está a pequena ilha de Paxos, destinada para quem ama tranquilidade e pretende passar dias de férias curtindo praia, como as paradisíacas Monodendri e Levrecchio, além de visitar lugares para conhecer a história local.

Com uma população de apenas três mil pessoas, a ilha oferece atividades bem curiosas, como a visitação de museus para ver fósseis e pinturas cerâmicas. A economia da ilha gira em torno da produção de vinho, azeite e frutas, sendo que o interior da ilha é repleto de oliveiras.

Para saber mais, veja o roteiro de barco nas Ilhas Jônicas publicado pelo blog Uma Brasileira na Grécia. Entre os destinos que entraram na rota, estão Paxos e Corfú.

 

   

5. Lefkada

Turismo nas Ilhas Jônicas / Grécia
Porto Katsiki, em Lefkada | Foto: Konstantinos Stampoulis, via Wikimedia Commons.

A quarta maior ilha é Lefkada, a única entre as Ilhas Jônicas com acesso direto por uma estrada que faz a conexão com o continente. A população total é de 20 mil habitantes, concentrados na capital Levkas, localizada no norte.

A ilha é bem montanhosa e em toda a sua extensão podem ser encontradas falésias, cavernas, bosques, pinheiros, vinhedos, plantações de oliveiras e belas praias emolduradas por penhascos brancos. Um local que deve ser explorado com calma, sem esquecer de experimentar os sabores da cozinha local e conhecer sua rica história e tradições.

Não encontrei nenhum artigo em português para indicar, pelos menos não que eu tenha gostado. Quando eu for, coloco o link aqui 🙂

 

Dicas de destinos nas Ilhas Jônicas

*Vídeo do site oficial de turismo da Grécia.

Deu para ter uma boa noção da maravilha escondida que são as Ilhas Jônicas? Nos próximos artigos mostro em detalhes as melhores praias de Zakynthos e Cefalônia, destinos pelos quais me apaixonei e que sem sombra de dúvidas, pretendo voltar, e voltar, e voltar…

Enquanto isso, aproveite para ler o artigo: praias na Grécia para verão, que publiquei no blog Aprendiz de Viajante. São fotos de praias e destinos irados, muitas delas que tirei na viagem nas Ilhas Jônicas.

Pesquisando sobre os principais destinos nas Ilhas Jônicas? Precisa de dicas para descobrir o que fazer? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *