Início / Américas / América do Sul / Brasil / Santa Catarina / Dicas de restaurantes e o que comer em Florianópolis

Dicas de restaurantes e o que comer em Florianópolis

Florianópolis, em Santa Catarina, é famosa por suas praias e belezas naturais, isso todo mundo sabe, mas é fato consumado que ela guarda outra maravilha: sua gastronomia! Tendo os frutos do mar como base da alimentação, a tainha, a ostra, o siri e o camarão são os principais ingredientes dos pratos típicos da região.

Claro que existem muitos outros, como o mexilhão, a arraia e o berbigão, todos fazendo parte de comidas tradicionais… pastel, pirão, moqueca e tantas outras formas de preparo encontradas nos restaurantes de Florianópolis. Se você está procurando dicas sobre o que comer em Floripa, aqui é o seu lugar 😉

Planeje sua viagem => Onde ficar nas praias de Florianópolis

Vantagens de contratar um seguro de viagem »

 

Tainha

O que comer em Florianópolis
Tainha recheada assada | Foto: www.wikilicias.com.br

A tainha é um dos ingredientes mais comuns da culinária local e os pratos feitos com esse peixe variam muito. Pode ser na brasa, no forno, recheada com farofa de camarão, assada com sal grosso ou como o gosto e a imaginação mandam. Independente da forma de preparo, os moradores locais afirmam que o segredo para uma boa tainha é o tempero!

A tainha faz parte da história do Brasil e de Floripa desde o século XVIII e a pesca acontece de março a junho, envolvendo toda a comunidade das vilas de pescadores. Os pescadores partem para as praias com águas mais quentes, principalmente a Praia dos Ingleses e a Barra da Lagoa, com seus pequenos barcos de madeira e aguardam dia e noite a chegada dos cardumes que se aproximam do sul.

Quem estiver na cidade e quiser experimentar as delicias feitas com a tainha não terá dificuldades, pois está incluída no cardápio de quase todos os restaurantes de Floripa, mas entre os mais famosos estão o Porto do Contrato, em Ribeirão da Ilha, além do tradicional Bar do Arante, no Pântano do Sul.

Descubra => Melhores passeios em Florianópolis

 

Ostra

Ostra Xperience no Ribeirão da Ilha.

A ostra também é outra iguaria muito comum nos pratos da cidade. Isso porquê Florianópolis é conhecida como a Capital Brasileira das Ostras. O título foi dado pela cidade ser recordista em produção e comercialização deste crustáceo. Hoje, só no bairro do Ribeirão da Ilha, são cerca de 130 fazendas marinhas produtoras de ostras.

As receitas com ostra por aqui são muito variadas, entre as mais famosas estão a fritada de ostras e a ostra gratinada com requeijão, parmesão e provolone, além é claro de comer o crustáceo in natura. Independente da receita, a dica é ficar muito atento com a conservação da ostra!

Para quem quiser experimentar, o bairro do Ribeirão da Ilha, além de abrigar a maior parte das fazendas produtoras, tem os melhores restaurantes que servem ostras na cidade. A maioria está a beira-mar, e além dos pratos deliciosos, você aproveitará uma vista incrível da Baía Sul e do Morro do Cambirela.

Entre os restaurantes mais famosos da região estão o Ostradamus e Umas e Ostras. Outra opção bem tradicional na cidade para comer ostras é o Mercado Público de Florianópolis, um dos principais pontos de encontro da cidade, frequentado por locais, turistas e até celebridades.

Leia também => Turismo de experiência em Florianópolis

 

Casquinha de Siri

Restaurantes de Florianópolis
Casquinhas de siri | Foto: Msadp06, via Wikimedia Commons.

A casquinha de siri é outro prato bem típico de Florianópolis. A receita chegou na Ilha ainda no século XVII, junto com os imigrantes portugueses e de lá para cá ganhou algumas adaptações para o gostinho do local.

Ela também é facilmente encontrada nos restaurantes da cidade, mas uma das mais famosas é servida no Restaurante Ponto de Vista, na Lagoa da Conceição.

Planejando alugar um carro em Florianópolis?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Camarão

Onde comer em Florianópolis
Sequência de camarão | Foto: Marcelo Träsel, via Wikimedia Commons.

Apesar de não estar entre os três pratos mais típicos de Floripa, a culinária da ilha é à base de frutos do mar, logo o camarão também tem um lugar especial no coração dos manézinhos, e por que não dos turistas. Servir a sequência de camarão já virou uma tradição nos restaurantes de Florianópolis, onde é oferecida uma sequência de pratos, que variam de casa para casa, mas geralmente incluem: casquinha de siri, porções de camarão frito ao alho e óleo, frito à milanesa e ao bafo e, finalizando, um filé de peixe grelhado ao molho de camarão com acompanhamentos.

Para quem gosta de camarão é imperdível né? É tanto camarão que dá até para enjoar! Os principais restaurantes que servem a sequência de camarão estão na Lagoa da Conceição, principalmente na Avenida das Rendeiras. O Diego, morador de Floripa e autor do blog Meus Roteiros de Viagem, escreveu um guia sobre onde comer na Lagoa da Conceição.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Completo => City Tour em Florianópolis

 

Outros restaurantes em Florianópolis

A cidade oferece ainda ótimos restaurantes de culinária portuguesa, afinal Florianópolis teve colonização açoriana. Entre os mais famosos estão o Delícias Portuguesas, no centro da cidade, além de várias opções no bairro do Ribeirão da Ilha, que tem forte herança açoriana.

Costa da Lagoa da Conceição | O legal de almoçar por aqui é o meio de transporte utilizado para chegar até os restaurantes, que em geral são excelentes. O barco é o transporte público local, onde a passagem custa cerca de 10 reais ida e volta.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Não perca => Guia das praias de Florianópolis

 

Onde comer em Florianópolis

Por fim, o que não faltam na cidade são pizzarias e restaurantes de comida italiana, de comida alemã, francesa, entre várias outras opções! É muito fácil comer bem em Floripa!


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Pesquisando sobre os restaurantes de Floripa? Ainda tem dúvidas sobre o que comer em Florianópolis? Gostaria de compartilhar suas histórias e dicas?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

4 Comentários

  1. Oswaldo Laranjeira Filho

    Qual o melhor lugar de Floripa para se comer frutos do mar,principalmente em Canasvieiras,onde vou ficar.

  2. A gastronomia da ilha realmente é muito boa. Mandou bem no post!
    Obrigado por citar o Meus Roteiros de Viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *