Los Roques: dicas, como ir, onde ficar e o que fazer

por Eulalia Moreno
5/5 - (1 vote)

Los Roques: dicas, como ir, onde ficar e o que fazer

Na Venezuela, a distância entre o Purgatório e o Paraíso é de apenas 170 quilômetros: apenas 30 minutos de vôo entre a martirizada Caracas e a mágica Gran Roque, única ilha habitada do arquipélago de Los Roques com os seus 40 km², 42 ilhotas (chamadas de “Cayos”)  e mais de 300 bancos de areia.

Protegida por barreiras de corais é uma região de areias brancas e finas, águas translúcidas com visibilidade entre 10 e 30 metros. Desde 1972 é um Parque Nacional que cobra uma taxa única, na chegada, equivalente a USD 1,00, quer você fique lá por dois dias, uma semana, 15 dias ou um mês.

Planeje sua viagem => Encontre ofertas de hotel em Los Roques

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Como ir para Los Roques?

Dicas de Los Roques

Caracas, capital da Venezuela, é uma cidade localizada entre montanhas. Por essa razão, os aeroportos ficam sempre a distâncias consideráveis, dentre eles o Aeropuerto Internacional Simon Bolivar, a 26 quilômetros do centro, em Maiquetia, com dois terminais: internacional e doméstico.

Desembarcando do seu voo internacional em Caracas dirija-se por um corredor, com modernas esteiras, do portão 11 para o terminal doméstico de onde partem os voos para Los Roques. Caso o seu voo internacional chegue numa hora incompatível com os voos para Gran Roque (das 9h00 às 16h00, confirme sempre), faça o pernoite no Villa Playa Grande, um simpático hotel de um casal de portugueses que oferece traslado de e para o aeroporto, com segurança.

Veja mais opções de hotéis perto do Aeroporto de Caracas »

 

Quando ir a Los Roques?

Quando ir a Los Roques

Não há tempo ruim no arquipélago, com a temperatura oscilando entre os  30º/40ºC, e as águas entre 25º/30ºC, o que não afetará sua decisão sobre quando ir a Los Roques. Os meses de outubro e novembro são considerados os mais chuvosos, mas apenas simples garoas no final da tarde.

E os furacões que de vez em quando assolam a região do Caribe, em Los Roques chegam sempre com os chamados “rabos de furacões”, um vento levemente mais forte do que a brisa habitual, e o mar agitado com ondas de 5 centímetros e não com a placidez das piscina habituais.

Quando é a alta temporada em Los Roques? Bom, o ano todo é bom, mas os meses de junho, julho, dezembro e janeiro tudo fica cheio, hotéis e voos mais caros e a ilha fica lotada de turistas.

 

Quanto custa viajar e que bagagem levar?

Programe as suas férias, e sua disponibilidade, principalmente no que diz respeito ao custo dos voos internacionais que, como sabemos, comprados com antecedência são infinitamente mais baratos.

Duas companhias aéreas operam o destino de Grand Roque em voos de aproximadamente 20/30 minutos. Uma com um avião de 25 lugares que custa USD 350,00, e outra com aviões de 15 lugares que custa USD 260,00 (preço por pessoa, ida e volta).

Em se tratando de aviões de pequeno porte, a bagagem permitida por passageiro é de 10 quilos. Se você levar uma mochila com 20 quilos, poderá pagar o excesso. Mas se você levar uma prancha de kitesurfe, que pesa 5 quilos, com certeza ficará em terra porque os aviões não transportam grandes volumes.

Caso Los Roques seja apenas uma etapa da sua viagem e você esteja com muita bagagem, leve uma mala ou mochila para acondicionar o indispensável. Não se iluda, porque no aeroporto de Caracas NÃO existe guarda volumes. Contudo, você poderá deixar a sua bagagem excedente sob os cuidados do Jacobo, um motorista de extrema confiança da Pousada La Corsaria, que tratará disso para você.

 

Quantos dias ficar em Los Roques?

Reserve entre 5 dias e uma semana para ficar em Los Roques, contando as viagens aéreas com os seus tempos de espera. Mais do que isso talvez seja excessivo e cansativo.

Há muitos turistas brasileiros, argentinos e franceses circulando por Los Roques. Muitos deles prolongando a estadia inicial de uma semana para 18, 20 dias, encantados com a mágica do local.

 

Quanto dinheiro levar?

Em Grand Roque não existem caixas eletrônicas, quase não aceitam cartões de crédito, tampouco cheques de viagem. O melhor mesmo é levar dólares americanos (USD), pagar com dólares americanos e dar um descanso também para a cabeça no que diz respeito a câmbio em bolívares venezuelanos (VEF), que enlouquecem o mais mentalmente sadio dos mortais.

Pousadas, restaurantes, associação de lancheiros (para os passeios de barco), farmácias, prestadores de serviços para pesca, mergulho, kitesurfing, todos aceitam dólares americanos. A única exceção é a Lan House existente no local, mas habitualmente as pousadas têm wi-fi. Você pode também pagar em dólares e aceitar o troco em VEF, mas sempre correndo o risco de se enganar com os enlouquecidos câmbios oficial e negro.

A sugestão é que leve o necessário para as despesas. Em caso de emergência, negocie com a pousada um outro método de pagamento, por exemplo por PayPal.

Com as pousadas praticando o sistema de diária completa – café da  manhã, cavas (falaremos disso adiante), lanche e jantar, os seus gastos diários extras em Los Roques não ultrapassarão os USD 35,00. A menos que você queira praticar mergulho com cilindro, com aluguel de equipamentos, que nunca lhe custará menos de USD 200,00 por dia.

 

O que fazer em Los Roques?

O que fazer em Los Roques

   

Os dias são ocupados com passeios de barco, práticas esportivas ou apenas curtindo nas areias das praias. Do cais do pequeno porto partem as lanchas e ali mesmo há várias lojas onde se alugam equipamentos para “snorkel”, kitesurf e mergulhos com cilindro.

Os passeios custam entre USD 3,00 e USD 30,00 por pessoa, dependendo do tempo da viagem.  Mas se preferir alugar uma lancha exclusiva, ela custará USD 60,00.

Praias de Los Roques
Cayo de Água, a ilhota mais bonita de Los Roques.

Cayo D’Água é a ilhota mais distante, cerca de uma hora de viagem de barco e custa USD 17,00 por pessoa, com guarda sol e cadeiras incluídas. O sol é muito forte e não há sombra em lugar nenhum.

No regresso de Cayo D’Água, há Dos Mosquises, onde funciona um centro de pesquisas e recuperação da fauna marinha, onde você poderá adotar uma legítima tartaruga local.

Francisquí fica a 20 minutos de Gran Roque e é excelente para snorkeling e windsurfe. Em Rabusquí você poderá ver lindas estrelas do mar multicoloridas. Carenero, Sebastopol, Bajo Fabián, Madrisquí, Cayo Pirata e Agustin são outras ilhas que ficam a poucos minutos de navegação.

Em Crasquí funciona um dos três restaurantes disponíveis (é necessário marcar com antecedência) e serve exclusivamente lagostas entre os meses de dezembro e maio.

 

Não existem problemas para os turistas em Los Roques?

A crise política, econômica e social social da Venezuela atinge a população residente de Los Roques, que é de aproximadamente 3 mil pessoas (dentre elas 1200 crianças). Eles sofrem com a escassez dos alimentos, o racionamento de produtos de limpeza e higiene, como se vivessem em qualquer região da Venezuela.

Tratando-se de um Parque Nacional a segurança é garantida. Os únicos carros que circulam pelas ruas de areia em Gran Roque são os do policiamento ostensivo, o que garante a qualidade da estadia para o turista que, em momento algum é incomodado pelos residentes locais nem confrontados com situações de violência.

O seguro de viagem é recomendado. O hospital local oferece atendimento básico e UTI, além de um helicóptero que está sempre a postos para o transporte em situações de emergência.

A água potável é proveniente da dessalinização que acontece à conta de potentes maquinários movidos a óleo diesel. As chuvas não acontecem e o controle do fornecimento de água existe. As pousadas estão preparadas para enfrentar esse problema com cisternas subterrâneas e água trazida de Caracas, como também com o abastecimento de gêneros alimentícios para manter os seus restaurantes.

E há quem reclame dos “guaripetes”, pequenas lagartixas negras que surgem aqui e acolá, assim como reclamamos dos “borrachudos” no litoral norte de São Paulo.

 

Expedição pelos arredores de Gran Roque

Na praça Bolivar, a única, você encontra uma farmácia, a única agência bancária (Banesco), e os escritórios das empresas aéreas onde as suas bagagens serão despachadas antes do embarque. Habitualmente os serviços das pousadas fazem isso. Tenha sempre a sua bagagem fechada.

O forte da alimentação é a base de frutos do mar, ceviches, mas há alternativas. O La Chuchera é um simpático restaurante para comer massa; o Canto de La Ballena tem um excelente sushi; o Café Restaurante Aquarena é excelente para uns drinques no entardecer.

Ao fim da tarde recomenda-se um passeio ao velho farol de Gran Roque, de onde se pode apreciar um magnífico pôr do sol. Mas volte antes do anoitecer, porque a iluminação é ruim e o caminho acidentado.

Há 3 bares temáticos, um deles até se arriscando a ser uma discoteca com música techno, que funcionam durante todos os dias e parte da noite. Todos fecham alternadamente dois dias por semana, já que a lei obriga a um descanso de 48 horas para os trabalhadores.

 

Onde ficar em Los Roques?

Economizar muito em Gran Roque pode não valer a pena. Os quartos de hospedarias intermediárias ou inferiores não possuem chuveiro quente, luxo só encontrado nas categorias superiores. Via de regra, somente nelas você encontrará ar-condicionado, frigobar, camas confortáveis e certo charme nas acomodações.

   

Há 60 pousadas para todos os gostos e bolsos, sendo que a média pratica preços entre USD 35,00 e USD 140,00 por casal. Algumas com diária completa, outras apenas para pernoitar. Como em Gran Roque a oferta de hotéis é pequena, a opção mais aconselhável acaba sendo a de pousadas com diárias completas.

Algumas pousadas possuem as suas próprias lanchas e incluem na diária passeios às ilhas mais próximas, numa viagem de 5 minutos. São preparadas as “Cavas” (o nosso isoporzinho) com água, sucos, sanduíches frios e frutos, que são colocadas nas lanchas e garantem a alimentação durante o dia, já que nas 42 ilhotas somente funcionam 3 restaurantes que atendem apenas com marcação antecipada.

Se não estiver já incluída na diária, o custo de uma “Cava” é de USD 5,00 para duas pessoas (por favor, não faça contas ao custo de uma cerveja nas areias de Copacabana).

 

Indicações e Serviços

Caso não consiga uma conexão imediata entre Caracas e Gran Roque, fique por ali mesmo em Maiquetia na Villa Playa Grande, que oferece traslado do e para o aeroporto. Hotel barato com excelentes condições de hospedagem e preços.

Pousada La Corsaria é vocacionada para atender turistas que não querem se aborrecer com nada, e sem cobrar mais por isso. A pousada é do baiano Fabio Blinder, um cidadão do mundo que depois de correr o mundo decidiu se estabelecer em Los Roques.

A partir do site basta clicar em “Orçamento” que o turista pode calcular, gratuitamente e sem qualquer margem de erro, quanto lhe custará ir de Caracas para Los Roques, hospedagem, alimentação, prática de esportes, etc.

Onde ficar em Los Roques
Foto: Divulgação.

Outra opção, dada pela entusiasta de Los Roques, Lilian B., é a Casa de Sol. A pousada é gerida por um casal de roqueños, Sol e José Jimenez.

Los Roques é um destino único. Não dá para comparar com nenhum lugar, aqui encontramos as mais lindas praias, as vistas mais deslumbrantes e uma vida marinha riquíssima! A parte difícil é que depois de Los roques, ficamos mal acostumados com tamanha beleza. É uma viagem que marca pra sempre e ao menos um vez na vida precisa ser feita. No meu caso inúmeras vezes, pois sou apaixonada por esse lugar (Lilian B. de São Paulo).

Caso prefira, há alguém que pode ser um tipo de “anjo da guarda” entre Caracas e Los Roques, o guia  Leo Limoncelli (Whatsapp: +58 424 247-2962 | E-mail: leonardo.limoncelli@gmail.com). Ele pode tratar das suas reservas aéreas, hospedagem, indicar locais para câmbio, etc.

As empresas aéreas que fazem o trajeto entre Caracas e Los Roques são as seguintes: Chapi AirAlbatros AirFly Los Roques (Conviasa).

Contatos de barqueiros particulares em Los Roques (Telefone e Whatsapp):

  • Chichi: +58 414 837-2930
  • Henry Jose Marin: +58 414 267-9068
  • Rony: +58 424 775-6282

 

Contatos de escolas de mergulho em Los Roques:

  • Eco Buzos (certificada PADI) => www.ecobuzos.com

 

Contatos de escolas de kitesurfe em Los Roques:

  • Escola em Francisquí (Elías: lottemou@yahoo.com | +58 414 012-6751)
  • Play Los Roques => www.playlosroques.com

 

ESCRITO POR

Eulalia Moreno

ESCRITO POR

Eulalia Moreno

Eulalia Moreno, jornalista internacional e turista incidental, reside em São Paulo e aproveita as suas viagens profissionais para conhecer cantos e recantos das cidades que visita. Como escreveu o poeta, "os sonhos comandam a vida", e neste insensato mundo, viajar é preciso!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *