Início / Venezuela

Venezuela

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalA Venezuela, ou melhor, a República Bolivariana da Venezuela é uma país da América do Sul localizado no mar do Caribe. Mas, o turismo na Venezuela não se resume às praias do Caribe, há o visual urbano da capital, planícies e ainda uma pedaço das Cordilheiras dos Andes.

A Venezuela é um país maravilhoso, cheio de pontos turísticos inacreditáveis. Embora tenha praias do Caribe, cachoeiras gigantes e montanhas em forma de mesa, o turismo na Venezuela hoje em dia é super pouco explorado por conta da polêmica política.  

Apesar da crise política e econômica que os país passa nos últimos anos, que começou no governo do ex-presidente Hugo Chávez, e que tem deixado alguns viajantes receosos, o turismo na Venezuela continua em alta. O que, por outro lado, contribui para a economia do país e, em consequência, para sair da crise.

Muitas pessoas ficam com medo de fazer uma viagem para a Venezuela. No entanto, além dos destinos maravilhosos, como a Isla Margarita, é um lugar barato para viajar! Sendo assim, você que quer conhecer lugares incríveis e fomentar o turismo, vai encontrar aqui dicas para saber o que fazer na Venezuela. 

Para saber tudo sobre o turismo na Venezuela, seus principais destinos e pontos turísticos, clima, moeda e mais, leia este artigo até o final. Tenho certeza que você vai querer conhecer a “Pequena Veneza” da América do Sul, apelido dado pelo italiano Américo Vespúcio que achou o país parecido com a Veneza italiana.

Leia também => Hotéis em oferta na Venezuela

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Turismo na Venezuela

O que fazer na Venezuela
Bandeira da Venezuela.

Já citei acima que a Venezuela é, de um lado, Caribe e, de outro, Cordilheiras dos Andes. E, dessa forma há montanhas, florestas, cidades urbanas e praias de areia branca e água azul cristalino, agradando a todo tipo de viajante.

Essa variedade de paisagem também resulta num clima misto: no geral o clima é tropical (quente e chuvoso), mas na cordilheira costuma nevar e marcar temperaturas negativas. A melhor época para visitar é de dezembro a abril, quando chove menos.

Além da miscigenação de paisagem e clima, a cultura da Venezuela é resultado de diversas influências e possui características do colonizadores espanhóis, dos africanos e dos indígenas que já habitavam toda a América do Sul.

Essa característica é observada na cultura, no artesanato e na gastronomia. Os pratos costumam ter muito feijão, milho e banana, sendo os pratos mais famosos a arepa, cachapa, empanadas, tequeños, quesillo e muito mais.

Entre os destinos turísticos mais famosos estão a capital, Caracas, as ilhas Los Roques e de Margarita, o Parque Nacional Morrocoy na província de Falcón, Mérida e outros. Neste artigo você descobrir um pouco mais da Venezuela: Deus e o diabo nas terras do petróleo.

Descubra => Melhor época para viajar pela América do Sul

 

O que fazer na Venezuela?

Caracas

Turismo na Venezuela
Vista de Caracas.

Diferentemente da maioria dos países, os pontos turísticos da Venezuela mais visitados estão bem longe da capital. De preferência, em uma ilha no Caribe. Isso porque Caracas, a capital venezuelana é considerada a cidade mais perigosa do mundo. Sem dúvidas, é um fato que assusta os turistas, que ficam receosos.

É uma pena, pois Caracas é uma das capitais mais bonitas da América do Sul. E tem muitos pontos turísticos legais lá. Veja esse artigo para saber mais sobre Caracas e a segurança na Venezuela.

Se você quiser conhecê-la mesmo assim, é só tomar algumas precauções básicas. Visto que a violência é mais centralizada em alguns bairros. Por isso, é indicado ficar só pelo centro e nos principais pontos turísticos. Além disso, evite sair à noite a pé, o melhor é pegar um táxi ou Uber. E claro, tome cuidado com seu celular, câmera e carteira.

Um dos principais atrativos turístico da cidade é o teleférico Warairarepano, localizado no Parque Nacional El Ávila. Ele sai da região central e sobre por 20 minutos até a montanha Ávila. Lá do alto se tem uma vista linda da cidade (vale tirar muitas fotos lá em cima) e ainda pode aproveitar para fazer umas comprinhas nas lojas de artesanato ou experimentar um pouco da culinária local.

Outro ponto bem visitado é a Plaza Bolívar, palco de importantes eventos políticos da história do país e onde ficam o Palácio Municipal, Catedral de Caracas, construída no século XVII e referência em arquitetura romântica, e o Museu Sacro.

Outros pontos turísticos de Caracas são o Parque Del Leste, Plaza Bolívar, o Museo de Arte Contemporáneo, a Casa de Campo de Guzmán Blanco, Palácio de Miraflores. No Centro Histórico da cidade está o Panteão Nacional da Venezuela, fundado no século XIX, ele abriga a sepultura do líder da independência venezuelana, Simón Bolívar.

Importante => Certificado internacional de vacina de febre amarela

 

Los Roques

Caribe venezuelano
Ilha Cayo D´Água, em Los Roques.

Se tudo o que você quer é relaxar, então que tal ir direto para Los Roques, o arquipélago cheio de praias paradisíacas no Caribe? Com certeza, são as praias da Venezuela mais famosas. Veja as fotos e todas as dicas de Los Roques.

Los Roques é um arquipélago cheio de ilhas e cayos (ilhotas formadas na superfície dos arrecifes de coral), aproximadamente 350, localizado no Mar do Caribe. Protegida por barreiras de corais é uma região de areias brancas e finas, águas translúcidas com visibilidade entre 10 e 30 metros.

Quem visita o arquipélago tem como opções de tour, os passeios de barco, práticas de esportes aquáticos como mergulho com snorkel e cilindro, esportes como kite surf, ou apenas fica tomando sol na praia. Mas, mais bonito que as praias de água azul claro, é a paisagem no fundo do mar com uma grande diversidade de animais marinhos e uma bela barreira de coral.

No post, falo sobre o clima na ilha e a melhor época para visitá-la, quanto custa viajar para Los Roques e o que levar na bagagem e ainda quantos dias ficar no arquipélago, quanto dinheiro levar e muitas dicas do que fazer por lá.

Los Roques também faz parte do artigo sobre 10 lugares para lua de mel na América do Sul, lindo e baratos.

Dicas => Como usar internet fora do Brasil

 

Andes Venezuelanos

Tudo sobre o turismo na Venezuela
Mérida é uma das cidades dos alpes.

Se por um lado, a Venezuela é tudo o que o Caribe tem de melhor para oferecer, por outro ela também tem o melhor da Cordilheira dos Andes: picos com até 4 mil metros de altitude, vales, lagoas e até neve.

Entre os estados venezuelanos cortados pela cordilheira estão Mérida e Trujillo e, além das paisagens de tirar o fôlego os três oferecem estrutura de lazer e turismo.

A primeira cidade desse caminho dos Andes é Trujillo ou Nuestra Señora de la Paz de Trujillo. É uma cidade antiga, cheia de história e que possui um dos monumentos mais altos da América do Sul, a estátua da Virgem da Paz, protetora da cidade. Outra cidade linda no estado é Jajó, com pequenas ruas de pedra e casinhas de paredes brancas.

De Trujillo para Mérida há a Rota das Neves, uma estrada que de um lado é cheio de montanhas e casinhas lá no alto e do outro um grande desfiladeiro. A vista é maravilhosa.

Mas, a cidade não é formada apenas por montanhas, ela abriga a Universidade de Los Andes e, por isso, é sempre cheia de estudantes, além de um teleférico que vai até o Pico do Espelho, que fica a 4,6 mil metros de altitude, sendo o mais alto do mundo.

Dúvida => Dinheiro ou cartão para uma viagem internacional?

 

Mais pontos turísticos da Venezuela

Praias na Venezuela
Isla Margarita, caribe venezuelano.

Além do arquipélago Los Roques, existem outras praias na Venezuela, ou melhor, no Caribe Venezuelano. Alguns lugares à beira do Mar do Caribe para incluir no seu roteiro de viagem são: Chichiriviche (Parque Nacional Morrocoy) e Isla Margarita (Porlamar, Laguna de la Restinga).

A Ilha Margarida tem mais de 50 praias e duas penínsulas ligadas pela areia e os mangais do Parque Nacional Laguna de la Restinga, é um dos destinos de férias preferidos dos venezuelanos. Na ilha são praticados esportes aquáticos como windsurf, surf, vela, além de pescaria.

Maracaibo é a capital de Zulia e a segunda maior cidade da Venezuela. É um grande centro petrolífero e uma cidade moderna e agitada, embora pouco visitada pelos viajantes.

Entre seus atrativos está o Lago Maracaibo que possui 13 mil km² e é o maior lago da América Latina, a Basílica Nossa Senhora de Chiquinquirá, a Ponte General Rafael Urdaneta, o Jardim Botânico e muito mais.

 

Parque Nacional Canaima

Dicas de turismo na Venezuela
Parque Nacional Canaima | Foto: NileGuide, via Wikimedia Commons.

E ainda, existe outro ponto turístico da Venezuela, bem longe das famosas praias do Caribe. É o Parque Nacional Canaima. Além de místico, o lugar dos índios pemons possui gigantes cachoeiras e tepuis – montanhas, também enormes, em forma de mesa. Esse lugar serviu como inspiração para o Paraíso das Cachoeiras do filme Up – Altas Aventuras.

Essa reserva tem mais de 30 mil km², considerada o sexto maior parque do mundo e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1994. A maior parte do parque é formada por rochas, mas há também várias corredeiras e quedas d´água. É lá no parque que está o Salto Ángel, o maior salto do mundo com 979 metros de altura.

Os principais passeios do Parque Nacional Canaima são para Salto Angel e o trekking no Monte Roraima e dá para casar os dois passeios. 

 

Cachoeira Salto Angel

Pontos turísticos na Venezuela
Cachoeira Salto Angel | Foto: Tyraelux, via Wikimedia Commons

É apenas a maior cachoeira do mundo! Sim, é a mais alta, tem quase 1km de queda. Fica no Parque Nacional Canaima, mas não é a única cachoeira gigante por lá. Eventualmente, você também pode querer conhecer outras cachoeiras como o Salto El Sapo e Sapito e Salto La Golondrina.

Para chegar lá, a cidade mais próxima para chegar de Avião é Ciudad Bolivar, depois ainda é preciso pegar um avião teco-teco, um barco e uma longa trilha para chegar no mirante da Cachoeira e mais trilhar para chegar nas piscinas naturais. No caminho, tem vários tepuis, montanhas em forma de mesa.

 

Trekking no Monte Roraima

Turismo na Venezuela
Monte Roraima | Foto: M M from Switzerland, via Wikimedia Commons.

As falésias do Monte Roraima, o tepui mais famoso também ficam na Venezuela, bem na divisa com Brasil e Guiana. Mas, 85% do território é Venezuelano. 

É conhecido como Monte Perdido, pois achavam que era inalcançável, por ser tão gigante. Trata-se de uma chapada gigantesca, quase sempre encoberta por nuvens, já que fica lá no alto. São 2739 metros de altitude. Leia mais sobre o trekking no Monte Roraima no blog Vida Sem Paredes.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Dicas de turismo na Venezuela

A Venezuela é um dos destinos mais lindos da América do Sul e, ao mesmo tempo, diferentes por misturar praias caribenhas com cidades andinas. Apesar dos problemas econômicos causados pela política adotada pelo governo venezuelano, é um país que vale a pena conhecer e que não é caro.

Caso queira saber mais sobre algum destino do país, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e dá uma olhada no post índice de destinos. Lá estão reunidos os artigos sobre a Venezuela feitos por blogueiros de viagem brasileiros.

E ai, deu vontade de viajar para Venezuela e conhecer suas belas praias e pontos turísticos? Se você visitou o país recentemente, não deixe de comentar e contar sua experiência para os outros viajantes!

 

Confira mais artigos sobre a Venezuela:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!