Como se locomover em Toronto: dicas de transporte público

por Adriane Costa

Como se locomover em Toronto: dicas de transporte público

Se você pretende visitar o Canadá, saber como se locomover em Toronto é fundamental para aproveitar ao máximo sua viagem, principalmente na hora de conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Além do transporte público, que é de excelente qualidade, Toronto também oferece serviços de táxi e o popular Uber, que, dependendo do que você busca, podem ser boas opções para você se locomover em Toronto.

Ainda há a possibilidade de alugar carro, que no Canadá costuma ter um preço bem acessível, e se você está viajando em um número grande de pessoas, pode ser que fique bem em conta.

Planeje-se => Hotéis em oferta em Toronto

Seguro viagem para o Canadá »

 

Como é se locomover em Toronto?

Se locomover em Toronto
Existem muitas maneiras de se locomover em Toronto.

É importante salientar que o transporte público em Toronto, no Canadá, é muito tranquilo e extremamente seguro, tanto o ônibus, o metrô como o streetcar (bondinho elétrico) funcionam perfeitamente e os horários estipulados de chegada e partida de cada um são estritamente respeitados.

Descubra => Melhores passeios guiados em Toronto

 

Metrô

Transporte público Toronto 2018
Metrô de Toronto | Foto: Justin Main photified, via Wikimedia Commons.

O metrô é o considerado o meio de transporte mais fácil e muito elogiado pelos canadenses e turistas. Além de seguro, ele é confortável, possui paradas curtas e é utilizado por todos. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h30 a 1h30, e domingo, das 8h a 1h30. O metrô contempla 4 linhas que se conectam em algumas estações:

  • Linha 1 – Yonge-University Line (Yellow line): Possui 38 estações e faz seu trajeto no sentido norte-sul.
  • Linha 2 – Bloor-Danforth Line (Green line): Possui 31 estações e faz seu trajeto no sentido leste-oeste.
  • Linha 3 – Scarbarough Line (Blue line): Possui apenas 6 estações e faz conexão com a linha 2 na Kennedy Station.
  • Linha 4 – Sheppard Line (Purple line): Possui apenas 5 estações e faz conexão com a linha 1 na Sheppard-Yonge Station.

 

Tipos de passes do transporte público de Toronto

Transporte Toronto 2019
Estação Sheppard-Yong | Foto: Gloom on flickr.com, via Wikimedia Commons.

É importante lembrar que o TCC disponibiliza diferentes tipos de passes, que dão direito a todos os tipos de transportes públicos: metrô, ônibus e streetcar. As diferentes formas de utilizar o transporte público em Toronto são: metropass, tokens, presto card e dinheiro.

O metropass é o mais utilizado pelos moradores, com venda para 1 mês ($146,25), 1 semana ($43,75) e 1 dia ($12,50). A maior vantagem desse cartão é que ele pode ser utilizado várias vezes ao dia.

Os tokens são pequenas “moedas”, vendidas por $3,00, que dão direito a uma viagem, em qualquer um dos meios de transporte disponíveis na cidade. Com 1 token é possível fazer uma viagem, no entanto, existe uma quantidade mínima de tokens a serem vendidas, que são 3, totalizando 3 viagens no valor de $9,00.

O presto card é um cartão que foi implementado recentemente e funciona de forma simples: ele é recarregado e você vai utilizando conforme a sua necessidade. O cartão pode ser feito em diferentes locais: Shoppers Drug Mart, The TCC Custome Service Centre e Presto Fare Vending Machine (localizada nos terminais) no valor de $6,00 mais a recarga. Esse cartão está sendo implementado para substituir o metropass e os tokens, no entanto, o metropass e os tokens ainda encontram-se disponíveis.

O presto card é bom se você não usa o transporte público todos os dias, caso contrário, acredito que o monthy metropass seja muito mais vantajoso por permitir um número ilimitado de viagens por um preço fixo.

A tarifa normal de qualquer um dos meios de transporte é de $3,25. Portanto, a aquisição do metropass, token ou presto card acaba sendo uma boa forma de economizar. Também é possível pagar a sua passagem com dinheiro, no entanto, o ideal é que você tenha o dinheiro certo da tarifa, pois você não receberá troco caso pague com um valor maior.

Prático => Ônibus turístico em Toronto

 

Ônibus

Ônibus Toronto
Ônibus em Toronto | Foto: Egaowakaii, via Wikimedia Commons.

São mais de 140 linhas de ônibus disponíveis na cidade, no entanto, eles são considerados os meios de transporte mais complicados e também são os menos utilizados.

Apesar de receber essa “má fama”, ele apresenta muitos pontos positivos quando comparado ao transporte público do Brasil. Todos os ônibus têm ar-condicionado, entrada facilitada para cadeirantes, carrinhos de bebê e pessoas com dificuldade de locomoção, além de ser possível carregar a sua bike na parte da frente.

Apesar de ser considerado complicado, tudo é uma questão de adaptação. É claro que no início ele vai parecer ser um pouco mais difícil de entender, mas, para quem mora na cidade, fica mais fácil. O metrô acaba sendo o meio de transporte mais utilizado devido à facilidade de entendimento pelos turistas quando comparado aos ônibus.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Mais dicas para usar ônibus em Toronto

Como se locomover em Toronto
Interior do ônibus | Foto: Robert Taylor, via Wikimedia Commons.

Uma boa dica para a utilização de qualquer um dos transportes públicos da cidade é fazer o download de um aplicativo no seu celular para saber quais as linhas que você precisa utilizar, de acordo com o seu endereço e destino, e também conferir os horários de partida e chegada de cada meio de transporte.

Dentre os apps existentes tem-se o Triplinx, que é o app oficial da empresa responsável pelo transporte público de Toronto (TCC), além de outros como: Transit App e Moovit. O ideal é você instalar alguns e utilizar o que melhor funcione para você, sendo essa uma ótima forma de entender melhor como funciona o transporte público da cidade. Essa é uma das melhores maneiras de se locomover em Toronto.

Imperdível => Excursão em Toronto

 

Streetcar

Cartão presto Toronto
Streetcar em Toronto | Foto: (WT-shared) ぐら at wts wikivoyage, via Wikimedia Commons.

O streetcar é um bonde elétrico que anda sobre trilhos e, atualmente, existem 11 rotas para este tipo de meio de transporte. Eles estão sendo substituídos por novos streetcars, no entanto, a substituição leva algum tempo, pois os trilhos precisam ser trocados para que a mudança seja possível.

A maioria das rotas dos streetcars e dos ônibus opera 24 horas por dia, durante todos os dias. É importante lembrar que os 3 tipos diferentes de meios de transporte público (metrô, ônibus e streetcar) são conectados e fazem parte da mesma empresa. Portanto, é possível pagar uma passagem utilizando mais de um meio de transporte.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você utiliza o presto card no metrô, mas precisa seguir viagem em ônibus. Logo, no período de 2 horas, você pagará somente uma passagem ao passar novamente o seu cartão no segundo ou terceiro meio de transporte que esteja utilizando em uma viagem contínua.

Já com o metropass não é necessário ter esse tipo de preocupação, uma vez que o cartão te proporciona um número de viagem ilimitados, conforme a validade (mensal, semanal ou diário).

 

Dicas para usar transporte público em Toronto

Como andar em Toronto
Interior do streetcar | Foto: Rigers Rukaj, via Wikimedia Commons.

Já se você optou por adquirir tokens ou pagar em dinheiro, é necessário que sempre você pegue o transfer, que é o papelzinho dado a você no momento do pagamento da passagem. Dessa forma, é possível seguir viagem apresentando esse transfer em outros meios de transporte por aquele período de 2 horas.

Além disso, pegar o transfer é extremamente importante para comprovar o seu pagamento no meio de transporte, uma vez que agentes do TCC podem ter abordar a qualquer momento e pedir pela comprovação do pagamento da sua viagem. E essa é a única forma de comprovar, caso você utilize tokens ou dinheiro. Já quem usa presto card ou metropass precisa apresentar os cartões que a comprovação está feita.

Caso você não tenha como comprovar o pagamento da viagem ou tenha perdido o transfer, uma multa é aplicada no valor superior a 400 dólares. Portanto, é bom ficar ligado e não dar sorte ao azar. Esta é uma boa dica para se locomover em Toronto.

Interessante => Tour com guia local em Toronto

 

Táxi

É seguro andar de táxi em Toronto
Táxi em Toronto | Foto: SPBer, via Wikimedia Commons.

Fugindo um pouco dos transportes públicos, temos os famosos táxis. No Canadá, eles não apresentam um padrão de cor específico, como vemos em algumas cidades. Então, o jeito é ficar de olho na plaquinha escrita “táxi” em cima do carro.

Os carros, em geral, são uma boa alternativa para se locomover do aeroporto ou rodoviária para o hotel, por exemplo. Todavia, não são muito recomendados para se locomover no centro da cidade (Downtown) devido ao trânsito intenso em alguns momentos. Por falar nisso, leia o post sobre o aeroporto de Toronto para o centro.

É bem fácil encontrar táxis espalhados pela cidade, principalmente nos pontos turísticos mais famosos ou na frente do aeroporto, rodoviária, hotéis, bares, restaurantes etc. Uma das vantagens do táxi é não precisar de um aplicativo instalado no seu celular, diferentemente do Uber.

Ainda, no táxi é possível pagar em dinheiro. Logo, se você não está fazendo uso de cartão de crédito na sua viagem, o táxi pode ser uma opção válida. A desvantagem é que em alguns casos, se o motorista ajuda carregando as suas malas. Dessa forma, é interessante compensar o serviço com uma gorjeta, o que aumenta um pouco mais o valor da sua corrida, o que não acontece no Uber.

Veja => Excursão para Toronto Islands

 

Uber

Uber Toronto
Vantagem de pedir um Uber é que você sabe exatamente qual será o preço final da corrida.

O popular Uber também está presente no Canadá e pode ser uma boa opção para quando se quer chegar em algum lugar com maior agilidade. O serviço funciona de forma eficiente em Toronto. Contudo, o preço não é tão mais barato que os táxis, ficando um valor bastante similar.

A vantagem de pedir um Uber é que você sabe exatamente qual será o preço final da corrida, enquanto no táxi, apesar de se ter uma ideia, nunca sabemos qual será o valor final exato. Além disso, é importante ter o aplicativo instalado no seu celular para caso você precise um transporte em momentos no qual o transporte público não está funcionando.

A desvantagem é que o Uber no Canadá não aceita dinheiro. Sendo assim, se você pretende utilizar o serviço, é necessário que se tenha um cartão de crédito em mãos para efetuar o pagamento do serviço prestado. É possível utilizar o mesmo cartão de crédito que você utiliza o Brasil. Porém, é importante conferir se o seu cartão de crédito está habilitado para uso no exterior.

Se você está fazendo a sua viagem acompanhado de amigos ou familiares, muitas vezes optar pelo Uber pode ser a melhor opção, se o valor da corrida for dividido para quatro pessoas, por exemplo, fica mais barato que o transporte público, mais cômodo e também mais eficaz. Essa é uma das melhores maneiras práticas de se locomover em Toronto.

Confira =>  Tour de bike em Toronto Islands

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Aluguel de carro

Aluguel de carro em Toronto
Se você pretende visitar locais distantes, o aluguel de carro pode ser uma boa opção.

O aluguel de carro em Toronto não é a opção mais recomendada, não por ser caro (porque não é), mas sim, pelo fato de que possivelmente utilizar o transporte público para passear pela cidade seja mais vantajoso em questão de comodidade e economia. Como já falei anteriormente, se locomover pela Downtown é muito mais válido com o transporte público.

No entanto, se você pretende visitar locais mais distantes ou até mesmo conhecer a cidade vizinha, Niagara Falls, o aluguel de carro pode ser uma boa opção, se dividido entre 4 ou 5 pessoas. É possível alugar carros mais populares por preços bem em conta e também aproveitar a gasolina que é mais barata do que no Brasil.

A questão de alugar um carro é muito pessoal. Mas, na minha opinião, pode dar um pouco mais de trabalho, uma vez que a utilização do google maps será inevitável. O bom de utilizar os outros tipos de transporte (metrô, ônibus, streetcar, táxi ou Uber) é que você não precisa se preocupar com as direções durante o percurso até chegar ao local.

 

Mais sobre alugar carro em Toronto

Como andar de carro em Toronto
Desvantagem de alugar o carro é o trânsito da cidade.

De qualquer forma, o aluguel de carro no Canadá não é nada burocrático, sendo esse um processo extremamente simples em qualquer locadora do país. O grande diferencial é que é necessário ter 21 anos para dirigir no país, diferentemente do Brasil. Existem várias locadoras espalhadas pela cidade e os preços costumam ficar razoavelmente o mesmo em todas elas, sendo o grande diferencial o modelo do carro e os itens incluídos no aluguel.

Dentre as locadoras posso citar a Enterprise, que foi a locadora que utilizei com alguns amigos em uma viagem de Banff para Calgary, e uma outra viagem de Winnipeg para Thompson, e posso afirmar que não tivemos nenhum tipo de problema com a empresa, tudo funcionou certinho e os preços com aluguel e gasolina ficaram bem acessíveis para todos.

Se você quer opções de preços para aluguel de carro em Toronto, faça uma simulação na RentCars. Encontrei diárias de aluguel de carro em Toronto por R$ 132. Vale a pena fazer uma consulta e já garantir o seu carro já no aeroporto de Toronto. Essa é outra boa dica para se locomover em Toronto.

Beleza natural => Excursões para Cataratas da Niágara

 

Como se locomover em Toronto com conforto

Agora que você já conhece mais sobre quais são as formas de se locomover em Toronto, fica mais fácil de planejar seu roteiro de viagem e escolher a melhor forma para você desfrutar das belezas da cidade.

Independentemente do tipo de meio de transporte escolhido, certamente não haverá problemas quando o assunto for usar o transporte público em Toronto, uma vez que a cidade apresenta uma ótima infraestrutura e um excelente planejamento quanto à locomoçõ, oferecendo um ótimos serviços para os turistas e os moradores da cidade.

A empresa responsável pelo transporte público em Toronto é a TCC (Toronto Transit Commission), e, no site oficial, é possível conferir eventuais dúvidas que não forem esclarecidas neste post.

Confira esse vídeo incrível sobre a arquitetura de Toronto para você apreciar enquanto se desloca na cidade.  Vídeo do site oficial de turismo do Canadá:

Ficou com algum dúvida sobre como se locomover em Toronto? Deixe suas perguntas nos comentários.

 

ESCRITO POR

Adriane Costa

ESCRITO POR

Adriane Costa

Adriane, 25 anos, engenheira de alimentos. Faz Mestrado em Ciência dos Alimentos em Floripa, e conhece um canto novo da cidade todo final de semana. Já morou no Canadá, mas prefere o calor do Brasil. Gosta de pessoas, ama os animais. Viajar, trilhas, praia, mar, cerveja, música, mochila nas costas, boa companhia, é tudo que precisa.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *