Cidades perto de Monte Verde: 16 lugares nos arredores

por Pâmela Queiróz

Cidades perto de Monte Verde: 16 lugares nos arredores

Você sabe quais outras cidades perto de Monte Verde pode conhecer quando visitar esse destino? Se a sua resposta foi não, então fique por aqui!

Neste artigo vou te apresentar uma lista com roteiros incríveis para você aproveitar ao máximo a visita a esse pequeno distrito de Camanducaia, em Minas Gerais.

Na minha última passagem pela vila, na verdade, meu roteiro principal era Joanópolis, cidade localizada no interior paulista. Contudo, em menos de três dias, além de Joanópolis, visitei Monte Verde e São Francisco Xavier.

No final, nem sei dizer qual destino curti mais, mas saiba que as opções de roteiros pelos arredores de Monte Verde são tantas, que se combinar direitinho, você pode visitar todos eles, mesmo em dia de chuva.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Monte Verde

Vantagens de ter um seguro viagem Brasil »

 

Cidades perto de Monte Verde para visitar

  1. Aiuruoca
  2. Alagoa
  3. Itamonte
  4. Maria da Fé
  5. Passa Quatro
  6. Carvalhos
  7. Gonçalves
  8. Extrema
  9. Marmelópolis
  10. Delfim Moreira
  11. Cristina
  12. Bueno Brandão
  13. Bom Repouso
  14. Itanhandu
  15. Pedralva
  16. Joanópolis

CLIQUE AQUI para reservar hotel nas cidades de Minas Gerais »

 

O que visitar em Monte Verde

Monte Verde Minas Gerais
Cidade tem natureza e belas paisagens | Foto: Rafael Vianna Croffi, via Creative Commons.

Antes de detalhar destino por destino das cidades perto de Monte Verde, vou falar sobre Monte Verde. Esse pequeno distrito conta com 4.132 habitantes e tem apenas 69 anos. Está há cerca de 6 horas de Belo Horizonte e a apenas 3 horas de São Paulo.

A região é ótima para quem deseja turistar por mais de um estado ou município. Monte Verde é ideal para quem quer fazer bate-volta para outros roteiros e ao mesmo tempo aproveitar tudo o que a vila oferece. Por falar nisso, é possível conhecer a maior parte das atrações turísticas da cidade em 2 ou 3 dias.

Assim, incluir outros destinos no seu roteiro, por exemplo, em uma viagem de 15 dias, é tarefa obrigatória.

Monte Verde é um local de baixas temperaturas, ótimo para tomar muito chocolate quente, comer fondue, provar a gastronomia mineira e, claro, cervejas, vinhos e cachaças artesanais.

O pequeno distrito possui arquitetura suíça e conta ainda com paisagens montanhosas belíssimas.

Assim, uma das melhores épocas para visitar Monte Verde é no inverno, pois você pode conferir os ares românticos da região. O período mais movimentado fica entre julho e agosto.

Mas mesmo assim, esse pode ser um destino para o ano inteiro, já que por lá o sol também se faz brilhante e muito convidativo.

Além disso, com as temperaturas mais altas, você pode fazer trilhas e caminhadas, conhecer os mirantes e se aventurar em tirolesas.

De qualquer forma, nessa vila romântica você encontra restaurantes, bares, lojinhas de artesanatos e muita comida boa. Então bora conhecer alguns destinos para incluir no seu roteiro?

Confira => Aluguel de carro em São Paulo

 

O que fazer nos arredores de Monte Verde

Aiuruoca

Aiuruoca Minas Gerais
Vale do Matutu em Aiuruoca | Foto: Luiz Paulo Marques de Souza, via Wikimedia Commons.

Se você deseja fazer ecoturismo, Aiuruoca é o local perfeito, abrindo a lista de cidades perto de Monte Verde.

Além de estar no sul de Minas Gerais e a 989 metros de altitude, nesse destino você encontra turismo de aventura, bosques, muitas cachoeiras e trilhas.

Aiuruoca conta com montanhas emaranhadas por araucárias, picos como o do Papagaio, a Reserva Ambiental do Matutu e o Vale dos Garcias.

Além disso, tem locais para praticar rapel, escalada, tirolesa e até rafting. A população dessa cidade não passa dos 7 mil habitantes.

E por falar nisso, ela integra o circuito turístico Terra Altas da Mantiqueira.

Ah, para chegar lá basta seguir pela Rodovia AMG-1035 a partir do entroncamento com a BR-267. São cerca de 3h50 minutos entre Aiuruoca e Monte Verde.

 

Alagoa

Cidades mineiras
Paisagens em Alagoa são de tirar o fôlego | Foto: Carlos Correia, via Wikimedia Commons.

Com quase 3 mil habitantes, Alagoa fica no topo da Serra da Mantiqueira, a 1,6 mil metros de altitude, e só é acessada por meio de estradas estreitas. No entanto, essa pequena vila atrai milhares de turistas em busca do tradicional queijo parmesão, de fabrico próprio e receita exclusiva.

Esse destino é considerado a “Terra do Queijo Parmesão”. Diga-se de passagem, o clima e topografia da região contribuem bastante para que a receita saia impecável!

Além disso, a região é tranquila e se torna agitada apenas durante as festas da Semana Santa, Torneiro Leiteiro – na ExpoAlagoa, Nhá Chica, Natal e Ano Novo.

Mas caso você queira um pouco mais de atrações turísticas, por lá você pode fazer trilhas e caminhadas. Entre Alagoa e Monte Verde são em média 5 horas de viagem.

 

Itamonte

Itamonte Minas Gerais
Centro de Itamonte | Foto: Esdras Emídio, via Wikimedia Commons.

Em Itamonte você pode conhecer dois parques: o Parque Nacional de Itatiaia e o Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Nesses espaços é possível visitar cachoeiras, fazer trilhas, conhecer picos rochosos e claro, ter muito contato com a natureza nesta das cidades perto de Monte Verde.

Além disso, entre as especialidades desse destino está a gastronomia tradicional, baseada em truta.

Porém, se você assim como eu não consumir produtos de origem animal, aproveite a visita em Itamonte para visitar alguns dos pontos mais altos da região.

Entre eles, a Pedra do Sino de Itatiaia com 2.670 metros e a Pedra do Picu com 2.151 metros.

Entre outros pontos interessantes estão as cachoeiras da Fragária, do Escorrega, da Conquista e da Usina dos Bragas. Apenas 4 horas de viagem separam Itamonte de Monte Verde.

 

Maria da Fé

Cidades de Minas Gerais
Estação Ferroviária de Maria da Fé | Foto: Rodney Damián, via Wikimedia Commons.

Também situada em Minas Gerais, Maria da Fé tem quase 15 mil habitantes e é conhecida como a cidade mais fria do estado. Por curiosidade, no inverno as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 0°C.

Então já sabe, se visitar este destino durante a estação mais fria do ano, leve um casaco bem pesado.

Por falar nisso, é possível visitar Maria da Fé não só quando turistar por Monte Verde, mas também quando o seu roteiro incluir Campos do Jordão, já que ambas estão bem próximas.

Mas de volta ao turismo disponível em Maria da Fé, por lá você encontra atividades rurais como passeios a cavalo ou a típica comida mineira preparada em fogão a lenha. Maria da Fé fica a 3 horas de Monte Verde.

 

Passa Quatro

Cidades perto de Monte Verde
Passa Quatro é rodeada de montanhas | Foto: LeonardoG, via Wikimedia Commons.

Com quase 17 mil habitantes, Passa Quatro, é outro destino que você pode incluir no seu roteiro das cidades perto de Monte Verde. A cidade é pequena, tem ares interioranos, é charmosinha e possui construções do final do século XIX. Você pode, inclusive, fazer um passeio de maria-fumaça.

Mas as atrações não acabam por aí, a cidade reserva aos visitantes atrações de ecoturismo, passeios em cachoeiras como a da Gomeira, a trilhas na Floresta Nacional e claro, o pôr do sol no Pico do Itaguaré.

Essa cidade também possui montanhas, fazendas, pesqueiros e passeios turísticos no Trem da Serra da Mantiqueira. Você sabia que os trilhos ligam a estação local ao túnel ferroviário no alto da Serra da Mantiqueira? Pois é, ele vai até as proximidades da Garganta do Embaú!

Curiosidades à parte, ao visitar a região aproveite para provar cachaças, doces e gastronomia típica de Passa Quatro. Entre Monte Verde e Passa Quatro são cerca de 4 horas de viagem.

 

Carvalhos

turismo no Brasil
Carvalhos tem menos de 5 mil habitantes | Foto: Lucasdr98, via Wikimedia Commons.

A cidade foi batizada Carvalhos para homenagear a família Carvalho, de origem judaico-marroquina que se instalou na região e construiu uma igreja dedicada à Nossa Senhora Aparecida.

Hoje, não há familiares dos primeiros imigrantes na cidade, que possui menos de 5 mil habitantes, segundo o IBGE.

A vila mantém a sua estrutura a partir de lojas de materiais para construção, supermercados e farmácias.

No entanto, a região conta com inúmeras cachoeiras, são cerca de 70 quedas. Por falar em cachoeira, a mais famosa delas é a Cachoeira da Estiva.

Além disso, Carvalhos possui muitas áreas para trilhas, são mais de 400 quilômetros propícios para a prática de Off-Road.

Outro cartão-postal desse destino é o Pico do Muquém. Outros dois que também não ficam atrás são o Pico do Calambau e dos Três Irmãos.

Ao unir os três picos, temos a Serra dos Três Irmãos.

Por fim, a região também abriga o Pico do Quilombo, na Serra do Quilombo, a Serra da Aparecida e a Serra do Grão-Mogol. De Monte Verde a Carvalhos são aproximadamente 4 horas de viagem.

 

Gonçalves

O que fazer em Minas Gerais
Gonçalves é cheia de paisagens rurais | Foto: Rafael Vianna Croffi, via Creative Commons.

Considerada uma cidade pacata, Gonçalves é o destino ideal para quem busca, literalmente, sombra e água fresca.

   

No destino você encontra cafés e lojas calmos, espaços para descansar, zonas rurais, cachoeiras e mirantes. Uma ótima opção entre as cidades perto de Monte Verde.

Esse também é um destino considerado agradável para casais e famílias que querem conforto com gostinho da tranquilidade mineira.

Hoje, Gonçalves é considerada um dos polos turísticos em crescimento na Serra da Mantiqueira.

A cidade faz parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas e oferece, entre outras atividades, turismo para quem deseja praticar Mountain Bike, Trekking, Boia Cross, Cascading, Rapel, Cavalgada e Off Road.

Ah! E se você curte alimentação saudável, por lá é possível encontrar produtores rurais orgânicos e adquirir diversos produtos livres de inseticidas e venenos. Apenas 2 horas de viagem separam Monte Verde de Gonçalves.

 

Extrema

Cidades perto de Monte Verde
Pico do Lopo, em Extrema | Foto: Gabrielribeirov, via Wikimedia Commons.

Se você está em São Paulo, Monte Verde é um dos lugares para viajar a dois, isso porque é muito fácil de acessar, a cidade fica na divisa entre Minas e São Paulo e conta com cinco rotas turísticas para animar os visitantes.

Nesse roteiro, você encontra passeios com cachoeiras, subidas a pedras gigantes e passeios a ateliês de arte e alambiques. Quem deseja elevar os níveis de adrenalina também pode praticar rafting ou voo livre.

Em 1 horinha você chega em Extrema partindo de Monte Verde. Por isso, esse também é um dos melhores destinos para fazer um bate e volta entre os dois locais!

 

Marmelópolis

Cidades perto de Monte Verde
Serra da Mantiqueira em Marmelópolis | Foto: Henrique de Abreu, via Wikimedia Commons.

Marmelópolis também integra o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas.

Além disso, esse destino pertencente à APA Serra da Mantiqueira e abriga em seu território uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN da Terra da Pedra Montada.

Por curiosidade, a cidade se chama Marmelópolis por ser produtora de Marmelo, inclusive, nos meses de setembro, ela celebra a Festa do Marmelo.

Vale lembrar que ela também é uma das mais frias da região e durante o inverno chega a marca temperaturas abaixo de zero.

Ao visitar Monte Verde por que não incluir Marmelópolis no seu roteiro de cidades perto de Monte Verde, apenas 3h30 separam as duas cidades.

 

Delfim Moreira

O que fazer em Delfim Moreira
Região é repleta de cachoeiras | Foto: Mateussf, via Wikimedia Commons.

Delfim Moreira ganha destaque devido às belíssimas cachoeiras que abriga. Além disso, a cidade conta com paisagens de tirar o fôlego.

Fundada em 17 de dezembro de 1938, a pequena vila conta com quase 9 mil habitantes, altitude de 1 200 metros e 409,2 km² de área. Por lá, além das cachoeiras, você pode conferir o artesanato local e a gastronomia.

Ah, a cidade fica pertinho de Maria da Fé, Virgínia e Marmelópolis. Além disso, também fica próxima de Cruzeiro, Piquete, Guaratinguetá, Campos do Jordão, Wenceslau Braz e Itajubá.

Já imaginou um roteiro com todos esses destinos? Se você turistar por lá, me conta aqui embaixo depois o que achou do rolê! São cerca de 3 horas entre Delfim Moreira e Monte Verde.

 

Cristina

Cidades mineiras
Cristina | Foto: Daniel, via Wikimedia Commons.

Com quase 11 mil habitantes, Cristina é mais um destino que você pode colocar na sua rota de cidades perto de Monte Verde.

Esse local é conhecido como cidade imperatriz e ganhou o nome de Cristina em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.

Por curiosidade, saiba que o nome foi sugerido por um filho do município, o conselheiro Joaquim Delfino Ribeiro da Luz.

Assim, em 1868, a Vila Christina, antes chamada de “Espírito Santo dos Cumquibus”, recebeu a visita da Princesa Isabel que conheceu o local que ganhou o nome de sua mãe.

Além disso, Cristina também é o local onde nasceu Delfim Moreira, 10º presidente do Brasil. Curiosidades à parte, esse destino conta com algumas atrações turísticas, entre elas, o “Museu do Trem”.

E também monumentos, como o busto e cripta de “Dr. Silvestre Dias Ferraz Junior”; a estátua do Leão e do Peixinho, o famoso “Chafariz” e o túmulo do “Conselheiro Joaquim Delfino Ribeiro da Luz”.

Para anotar na agenda, Cristina oferece aos visitantes passeios em praças, casarões antigos, cachoeiras, chácaras, rios, fazendas históricas e montanhas. Cristina fica a cerca de 3 horas de Monte Verde, bora visitar a cidade da imperatriz?

 

Bueno Brandão

Cachoeiras em Minas Gerais
Cachoeira dos Machados | Foto: João Carlos Medau, via Creative Commons.

Com quase 12 mil habitantes, Bueno Brandão tem como principal atração o turismo ecológico, já que a cidade abriga inúmeras cachoeiras.

Entre elas, existem algumas que você precisa conhecer, como a do Luís, do Félix e do Machado II, três das mais belas da região.

Dito isso, marque no seu roteiro, Bueno Brandão tem 1.600 metros de altitude e fica na Serra da Mantiqueira.

A cidade conta com clima tropical e se o seu foco for visitar as cachoeiras, marque seu tour para o verão, época em que os termômetros atingem os 32°C.

No inverno, eles podem cair abaixo dos -4°C. São só 2 horinhas entre Monte Verde e Bueno Brandão, mais um destino que não pode ficar de fora do seu tour.

 

Bom Repouso

Outro destino para você visitar quando estiver pelas bandas de Monte Verde é Bom Repouso.

Com pouco mais de 11 mil habitantes, a cidade conta com montanhas, altitude de 1.371 metros acima do nível do mar, clima ameno e úmido, durante o verão, seco e frio no inverno.

Entre as atrações deste local estão as culturas de frutas silvestres como o morango, turismo ecológico e belíssimas paisagens.

Dito isso, saiba que Bom Repouso abriga também a segunda maior imagem de Nossa Senhora das Graças do Brasil.

A imagem tem 20 metros de altura e foi construída em argamassa. Só para ilustrar, ela equivale a um prédio de seis andares.

Ao todo, possui 1.410 metros de altitude. Em 1h30 você chega a Bom Repouso partindo de Monte Verde, então, em qual cidade você deseja almoçar?

   

 

Itanhandu

Cidades perto de Monte Verde
Montanhas de Itanhandu | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

Conhecida como a “Cidade Saudável”, Itanhandu conta com clima puro e muitas belezas naturais.

A cidade faz parte da microrregião de São Lourenço e abriga diversos rios, entre eles, Itanhandu, Verde, Posses e Vermelho, responsáveis por formar belas cachoeiras e corredeiras.

Assim, na região é possível praticar esportes radicais como o montanhismo, motocross e voo livre.

Além disso, ela também atrai pessoas interessadas em curtir um dia tranquilo em águas cristalinas. No entanto, a cidade também fica cheia durante o período do Festival de Música de Itanhandu.

O evento acontece em julho e conta com a participação de músicos mineiros, paulistas e cariocas.

Voltando ao turismo ecológico, saiba que a nascente do Rio Verde está localizada no alto da Serra da Mantiqueira, a 20 quilômetros  da cidade e ao visita-la, você desbrava matas virgens, acessa ar puro e pode visualizar paisagens belíssimas.

Outra atração turística fica por conta do Rancho da Pedra, onde os visitantes pode fazer trilhas e tirar muitas fotos da natureza.

Antes de encerrar os passeios desse destino, saiba que ele conta ainda com caminhadas na Barrocada, Condado e Estiva, passeios na Cachoeira Vô Delfim e diversão no Rio Cipó. Cerca de 4 horas separam Itanhandu de Monte Verde.

 

Pedralva

Pedralva Minas Gerais
Famoso Pedrão, em Pedralva | Foto: Leonardo Pallotta, via Wikimedia Commons.

Também localizada no sul de Minas, Pedralva, que possui pouco mais de 12 mil habitantes, conta com diversas atrações turísticas.

A primeira delas é a Serra do Pedrão, um grande e maciço rochoso onde é possível praticar voo livre, alpinismo e trekking.

A Serra da Pedra Branca, um dos pontos culminantes da região com aproximadamente 1.848 metros de altitude; a Gruta do Badulaque, um sítio arqueológico que conta com cachoeiras, rios e lagos. Mas a diversão nesse destino, que fica pertinho de Monte Verde, não acaba ainda.

A cidade também é famosa por realizar diversas festas, entre elas as celebrações ao padroeiro São Sebastião em janeiro; o Carnaval, que desfila com destaque para o Bloco do Pink Floyd; o aniversário do município, em 7 de maio; e o Pedrock, que apresenta diversas bandas da região em julho.

Dito isso, saiba ainda que você pode provar, segundo os moradores da cidade, a melhor cachaça do Brasil, doces artesanais, o tradicional queijo de Minas e muitos outros artesanatos. Ficou com vontade de visitar esse destino? A cidade fica a menos de 3 horas de Monte Verde, então pode colocá-la no seu roteiro.

 

Joanópolis

cidades perto de Monte Verde em SP
Cachoeira dos Pretos | Foto: Rodrigo Soldon, via Creative Commons.

Eu sou suspeita para falar sobre Joanópolis, não que não goste dos demais destinos que citei acima, mas passei quase uma semana na cidade, em meio a cachoeiras e natureza e, claro, me apaixonei.

O lugar tem cara de cidade de interior, os moradores são muito educados e receptivos e por lá, o que não falta é ar puro e muito verde.

A cidade ficou eternizada por seriados de TV, matérias jornalísticas, programas de humor e reportagens como Capital do Lobisomem.

Confesso que viajei para lá sem saber desse fato, mas de qualquer forma, isso não teria influenciado em nada a minha escolha.

Já que fiquei em uma casinha rústica muito aconchegante e tive à minha disposição, basicamente, três cachoeiras para visitar.

Joanópolis tem pouco mais de 12 mil habitantes. A principal atração turística da cidade é maior queda d’água do Estado de São Paulo, a Cachoeira dos Pretos. São cerca de 154 metros de altitude.

Além disso, Joanópolis é produtora de água e também possui a maior porção de Mata Atlântica preservada da região, ou seja, possui inúmeras cachoeiras, picos e pedras, ideal para quem busca tranquilidade, ar puro e esportes de aventura.

Entre outras atrações estão a Cachoeira Escondida, a Rampa de Asa Delta, a Cachoeira dos Pires, o Gigante Adormecido e a Represa Jaguari/Jacareí.

A cidade fica a 120 quilômetros da capital paulista e a cerca de 1h30 de Monte Verde – no meu caso, eu estava mais perto porque usei rotas alternativas.

No entanto, não as indico, pois eram estradas de terra, bem esburacadas. Feito esse adendo, saiba que é possível acessar a cidade por meio das rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I.

 

Visite as cidades perto de Monte Verde

Monte Verde, por si só, já agrada a maior parte dos viajantes, então imagina incluir no seu roteiro outras cidades, igualmente belas e incríveis, para você curtir durante a sua viagem? Claro que algumas ficam um pouco mais distantes, levam cerca de 5 horas na estrada.

Mas saindo cedinho, você pode visitar um pico belíssimo e encerrar a noite em uma das cidades mais românticas do sudeste. Pois é, Monte Verde pode te propiciar essas maravilhas.

Além disso, esse destino também fica a menos de 1h30 de outros locais encantadores, como Joanópolis ou Extrema, que fica a 1 hora de distância e também conta com passeios divinos.

Então agora que você sabe tudo que te aguarda nesse rolê, que tal fazer as malas e colocar os pés na estrada? Boa viagem e até a próxima!

Gostou das dicas de cidades perto de Monte Verde? Conte nos comentários qual delas com certeza vão entrar para o seu roteiro.

 

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#08
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#09
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#08
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#09
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *